- JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

GOTHIA CUP Jogadores referenciados pelas suas prestações

Público escandinavo encantado
com a magia dos Lobatos Foot


O DIÁRIO DA REGIÃO, que acompanhou o dia-a-dia das equipas da nossa região que participaram no maior evento de futebol juvenil do mundo, faz hoje o balanço geral da competição.


A magia e a qualidade do futebol português contagiaram de forma bastante positiva todos os que assistiram ao Gothia Cup, a maior competição do mundo para jovens futebolistas, que juntou em Gotemburgo, na Suécia, de 15 a 21 de Julho, 1642 equipas de 80 países, dos cinco continentes. De parabéns, estão, pois, os representantes do Almada Atlético Clube, Olímpico do Montijo e Lobatos Foot pelo seu excelente desempenho que os levou a ultrapassar com assinalável êxito a fase de grupos. Nas eliminatórias as coisas não correram tão bem em termos de resultados mas nem por isso a sua prestação sai beliscada porque todos saíram de cabeça bem erguida e com a noção de que poderiam ter chegado mais longe, se num ou noutro caso tivessem tido um pouco mais de sorte, como aconteceu com os Sub-13 do Almada e com os Lobatos. No que respeita à equipa da Escola Pedro Eanes Lobato - que na edição do ano anterior havia sido vice-campeã na categoria de Sub-14 e este ano no escalão de Sub-15 ficou pelo caminho nos oitavos-de-final face à derrota sofrida por 1-0, com um golo sofrido no último minuto de jogo, com a equipa que acabaria por se sagrar campeã, o ACBB Paris (França) - importa salientar que os seus jogadores foram muito elogiados não só pela imprensa, mas também pelos público escandinavo e até mesmo pela própria organização que destacou quatro atletas: Filipe Miranda e Tiago Lopes (que repetiram a distinção da época passada), Gonçalo Lopes e Tomas Santos. “Fomos considerados pelos observadores da Gothia Cup, a equipa de sub-15 que praticou o futebol mais atraente e tecnicista das 234 que participaram, neste escalão. Mas, para além disso, houve também quatro jogadores referenciados pelas suas prestações. Isto, como é óbvio, deixou-nos muito orgulhosos”, disse a propósito Armando Lopes, principal responsável pelos Lobatos que já receberam convites e propostas de parcerias para o próximo ano.

 Tínhamos qualidade para vencer

 Excelente foi também o desempenho das equipas de Sub-13 e Sub-15 do Almada, que participaram pela primeira vez na competição. A equipa de Sub-15 depois de ter ganho o seu grupo só com vitórias foi afastada na segunda eliminatória. Mais longe foram os Sub-13 que lograram ir até aos oitavos-de-final de onde saíram com alguma frustração porque não foram nada inferiores ao seu adversário, o Dallas Texans (EUA). “Foi uma das derrotas mais frustrantes da nossa carreira desportiva porque dominámos o jogo por completo e o adversário que marcou o golo numa situação de canto fez apenas três remates à nossa baliza. O azar e a grande qualidade do guarda-redes adversário, não deixaram que a melhor equipa ganhasse. Saímos de cabeça bem levantada mas com a sensação e a frustração de que poderíamos ter chegado mais longe. Tínhamos qualidade para vencer o torneio”, referiu Tiago Coelho, um dos responsáveis pela estrutura do futebol de formação do clube.

 Beleza, organização e excelência

 Bastante positiva foi também a participação do Olímpico do Montijo que se classificou em segundo lugar na fase de grupos. Nas eliminatórias, os montijenses derrotaram uma equipa do Kosovo, por 2-0 mas depois não conseguiram resistir ao maior poderio daquele que viria a sagrar-se campeão, o Fassebergs (Suécia), com quem perderam por 5-0. Joaquim Conceição, responsável pela comitiva do Olímpico, descreveu assim a ideia com que ficou da competição: “Espaços desportivos repletos de assistência e de jogadores, numa atmosfera verdadeiramente fantástica. Foram quebrados todos os recordes de países e clubes participantes, 1642 equipas de 80 países. Conseguem imaginar? Venham para o ano, para ver beleza, organização e excelência. Todas as equipas portuguesas estão de parabéns porque alcançaram excelentes resultados. Mas, o mais importante é que conviveram durante uma semana num ambiente fabuloso. Futebol Juvenil é em Gotemburgo, no Gothia Cup”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here