- JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 21 de julho de 2012

GOTHIA CUP Pelos observadores da competição

 Lobatos Foot elogiados
pelo futebol mais atraente e tecnicista


Lobatos Foot, Almada e Olímpico do Montijo não conseguiram passar dos oitavos-de-final da Gothia Cup, a maior competição do mundo dedicada ao futebol dos mais jovens, mas a sua prestação pode e deve ser considerada como muito positiva, porque todas eles conseguiram ultrapassar com êxito a fase de grupos, caindo apenas nas eliminatórias. Os Sub-15 do Almada nos 32 avos, os Sub 18 do Olímpico do Montijo nos 16 avos e por fim os Sub-13 do Almada e os Sub-15 dos Lobatos Foot nos 1/8 de final. No que respeita aos Lobatos, que na edição anterior haviam sido vice-campeões na categoria de sub 14, foram afastados pelos franceses do ACBB Paris que apresentaram uma equipa muito poderosa tanto em termos atléticos como em termos físicos, numa partida em que a estrelinha da sorte nada quis com a equipa amorense que acabou por ser derrota com um golo sofrido no último minuto do jogo, saindo assim de cabeça erguida e muito elogiada por todos devido à qualidade do futebol praticado. “Fomos considerados pelos observadores da Gothia Cup, como a equipa de sub-15 com o futebol mais atraente e tecnicista das 234 que participaram neste escalão. Mas, para além disso houve também quatro jogadores referenciados pelas suas prestações: Filipe Miranda e Tiago Lopes (que repetiram a distinção da época passada), Gonçalo Lopes e Tomas Santos. Estas afirmações que foram feitas para todo o plantel ouvir deixou-nos obviamente muito orgulhosos”, disse a propósito Armando Lopes, principal responsável pelos Lobatos que receberam convites e propostas de parcerias já para o próximo ano.

 Sub-13 do Almada tinham
qualidade para vencer o torneio

Excelente foi também o desempenho das equipas de Sub-13 e Sub-15 do Almada, que participaram pela primeira vez na competição. A equipa de Sub-15 depois de ter ganho o seu grupo só com vitórias ainda eliminou uma equipa francesa, Agen Footbal (2-0), mas depois não conseguiu resistir aos italianos do Castenaso Villanova (0-1) e acabou por ser afastada na segunda eliminatória. Mais longe foram os Sub-13 que lograram ir até aos oitavos-de-final de onde com alguma frustração porque não foram nada inferiores ao seu adversário, o Dallas Texans (EUA), tal como refere Tiago Coelho, um dos responsáveis pela estrutura do futebol de formação do clube: “Foi uma das derrotas mais frustrantes da nossa carreira desportiva. Dominámos desde o primeiro minuto e o nosso adversário fez apenas três remates à nossa baliza, durante toda a partida. Sofremos um golo numa situação de canto. Carregámos até ao último minuto mas o azar e a grande qualidade do guarda-redes adversário, não deixaram que a melhor equipa ganhasse. Saímos de cabeça bem levantada mas com a sensação e a frustração de que poderíamos ter chegado mais longe. Tínhamos qualidade para vencer o torneio”.

 Olímpico do Montijo
surpreendido com a organização

Muito positiva foi também a participação do Olímpico do Montijo que se classificou em segundo lugar na fase de grupos com uma vitória (sobre uma equipa alemã) e dois empates (frente a italianos e suecos). Nas eliminatórias, os montijenses derrotaram uma equipa do Kosovo, por 2-0 mas depois não conseguiram resistir ao maior poderio do Fassebergs (Suécia) que ganhou por 5-0, numa partida em que nada lhes terá corrido de feição. Joaquim Conceição, responsável pela comitiva do Olímpico, descreveu assim a ideia com que ficou da competição: “Espaços desportivos repletos de assistência e de jogadores, uma atmosfera primaveril para os nossos costumes. Este ano foram quebrados todos os recordes de países participantes e de clubes, falamos em 1642 equipas de 80 países. Conseguem imaginar? Venham para o ano, para ver beleza, organização e excelência. Todas as equipas portuguesas estão de parabéns porque alcançaram excelentes resultados. Mas, acima de tudo, o mais importante é que conviveram num ambiente fabuloso, numa cidade em que durante uma semana por ano se abre aos futuros jogadores de futebol do mundo. Futebol Juvenil é em Gotemburgo, no Gothia Cup”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here