- JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 19 de abril de 2013


Portugueses lá por fora…

Carlos Serra (CC Luz e Vida) está no México


Jornal de Desporto tomou a iniciativa de ir ao encontro de desportistas da nossa região que se encontram a trabalhar no estrangeiro. A ideia passa por dar a conhecer a sua actividade, como tem decorrido a sua integração na nova realidade, quais os resultados obtidos e se os objectivos estão a corresponder às expectativas. Procuraremos assim estabelecer um elo de ligação e ao mesmo tempo manter o laço de amizade que nos une através da vertente desportiva.


Já desenvolvemos alguns contactos e já obtivemos algumas respostas. Por isso, vamos começar desde já a dar voz aos nossos desportistas emigrantes. E o primeiro é Carlos Serra, uma personalidade muito querida junto do movimento associativo do concelho do Seixal e em especial do Clube de Campismo Luz e Vida, onde tem desenvolvido um papel preponderante a nível da natação.

Mas, por onde anda Carlos Serra?
Estou no México, mais propriamente em Guadalajara e continuo ligado à natação.

Como é que surgiu essa oportunidade?
Através de uma nadadora que conheci em Agosto de 2010, em Gotemburgo, na Suécia, por ocasião dos campeonatos do mundo de natação masters. Em  Abril de 2011, a convite dela, vim visitar o México, enamoramo-nos, e resolvi passar aqui, grande parte do meu tempo. Encontrei também melhores condições para treinar e competir uma vez, que há imensas provas para masters, quer de águas abertas, quer de piscinas. Aliás, o desporto masters aqui, é visto de uma maneira, mais forte e competitiva que em Portugal. Enquanto o nosso campeonato tem a duração de dois aqui no México são quatro dias. Começam às 07.30 e acabam perto das 23 horas. É incrível a participação e a competição. Estamos a falar, de um país de dimensões enormes onde há pessoas que se deslocam milhares de quilómetros para poderem estar presentes. Aqui, derivado ao clima, há provas todo o ano. Se não for no sul, é no norte ou centro. Se não for de mar, é piscina. Embora haja um começo e encerramento de época, não é tão rigoroso como em Portugal. Normalmente, a época desportiva começa em Outubro, com os campeonatos de piscina curta, e só acaba nos finais de Setembro. É sempre a dar...

E como é que está a correr a época?
Para mim, infelizmente a época ainda não começou mas estou a treinar para que esteja em condições o mais breve possível. Normalmente, faço oito treinos por semana, três de exercícios em seco, que pode ser ginástica, pesos, corrida ou bicicleta e cinco de água. Agora, por exemplo, para aumentar os meus níveis de resistência vou andar mais ou menos duas horas de bicicleta. Tenho treinado imenso, em termos de quantidade de treinos, não em intensidade, pois anda por aqui, um ombro a chatear-me e tenho que o controlar. Não me impede de treinar, mas impede-me de apurar a forma, para poder participar em provas oficiais. Talvez vá participar, nos Campeonatos Nacionais de Natação Masters, que se realizam muito perto da Cidade do México, nos finais de Maio, ou seja a cerca de 600 Kms do local onde me encontro, Guadalajara. Até lá, vamos ver como me sinto.

Qual o clube que representas?
A minha equipa é o Sport City uma cadeia de ginásios, piscinas e pavilhões que existe por todo o país. Só a minha equipa, tem mais de 500 nadadores, é a maior equipa de natação masters que existe neste imenso país.

No final, Carlos Serra deixou um abraço extensivo a todos os portugueses e uma mensagem especial a todos os amantes do desporto com a promessa de dentro em breve voltar a dar notícias. “Que esta minha actividade, aqui ou aí no nosso país, seja vista por outras pessoas, como uma mensagem, de que nunca é tarde, para se praticar desporto. Que se mexam e não se entreguem à inactividade”.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here