AMORA»» Dois sintéticos substituem os campos pelados - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 18 de junho de 2013

AMORA»» Dois sintéticos substituem os campos pelados

Jornal de Desporto revela todos os pormenores sobre a Academia de Formação 

 Obras na Medideira 2 vão começar imediatamente


O Amora vai ter muito em breve, já a partir de Setembro, dois campos sintéticos no local onde actualmente estão os pelados da Medideira 2.

Tudo tem a ver com a recém-criada Academia de Formação e com um protocolo estabelecido entre o clube, as autarquias locais e uma empresa privada, a Friends & Company, que será o principal promotor do projecto ao qual está também associado o Leão Altivo, clube que se dedica apenas à prática do futebol de formação.

Para acertarem a calendarização e os pormenores das obras as entidades envolvidas [Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Amora, o investidor, a empresa que vai construir e o Amora Futebol Clube] estiveram ontem reunidos.


 A relva que vem de França chega no dia 15 de Julho

O projecto consiste na requalificação de toda aquela zona. O que vai acontecer é o arrelvamento do actual campo de futebol de 11 e do outro ao lado que ficará para o futebol de 7. “As obras têm que começar já porque a relva que vem de França estará cá no dia 15 de Julho para ser aplicada”, disse ao nosso jornal Paulo Tomás, o responsável máximo pela empresa investidora que no num espaço de aproximadamente cinco anos pretende montar o segundo campo sintético de futebol de 11 no local onde agora vai ficar o de 7.

  “Na primeira fase de obras vamos preparar a base do campo que tem que ser nivelado para receber a relva. Depois, há também que recuperar toda a zona envolvente. Os balneários vão ser recuperados e pintados, o que está partido ou estragado vai ser substituído, os muros vão ser pintados, algumas zonas circulantes serão pavimentadas e será feita também a requalificação do bar. Portanto, vai ficar um espaço digno e de excelência não só para a formação mas também para o convívio porque os pais que acompanham os atletas vão ficar muitas horas dentro daquele espaço”, adiantou Paulo Tomás que quer ver tudo pronto na primeira semana de Setembro para poder fazer a inauguração muito possivelmente logo a seguir à Festa do Avante.

A época de 2013/2014 começa nessa altura e nós queremos ter tudo pronto a nível de infraestruturas para que o trabalho de preparação da época possa ser desenvolvido sem qualquer tipo de problemas porque há necessidade de comunicar aos atletas as novas condições e as novas regras, bem como o plano de treinos e aquilo que é a forma de pensar o treino para aplicar aqui no Amora que vai ter uma formação de excelência no distrito de Setúbal”.

 Jogadores do Leão Altivo serão
 integrados no Amora 
para aí seguirem a sua formação 

Envolvido no projecto está também o Leão Altivo, que é um clube autónomo, mas para que não fiquem dúvidas é bom que se diga um nada tem a ver com o outro. Isto é, continua a haver Leão Altivo e continua a haver Amora, o modelo de treino será o mesmo mas os treinadores de um clube nada têm a ver com o outro. O que vai acontecer é o seguinte, explica Paulo Tomás: “O Leão Altivo, que tem apenas quatro anos, só está com escalões até aos Iniciados. Como só temos um campo de futebol de 7 que funciona em Vale de Milhaços estamos a utilizar para o futebol de 11, portanto apenas na categoria de Iniciados, o Complexo Carla Sacramento e o Campo Vale da Abelha, em Paio Pires. Com este protocolo, o que vai acontecer é o Leão Altivo passar a jogar no escalão de Iniciados, na condição de visitado, ou seja, duas vezes por mês, na Medideira, mantendo-se os treinos no Complexo Carla Sacramento. A outra parte do protocolo tem a ver com o futuro dos meninos que estão no Leão Altivo. Quando chegavam aos Iniciados não tinham continuidade, saíam para outros clubes. A partir de agora, passam a ter a possibilidade de continuarem no Amora. Os que saírem dos Iniciados de primeiro ano no Leão Altivo vão ser integrados no Amora para seguirem aí a sua formação até aos juniores”.

 Transformar o Amora num clube de excelência


Paulo Tomás, fez também questão de salientar a qualidade do trabalho desenvolvido no Leão Altivo destacando sobretudo o seu principal mentor, Paulo Correia, e o seu braço direito, Bruno Caires: “Entendo que o projecto que trazemos tem credenciais porque o seu grande mentor desportivo é o Paulo Correia, que é nosso sócio, faz parte integrante do grupo, é natural de Amora e um homem que só respira futebol. É formado, foi ele que montou a primeira academia de formação em Portugal, a Escolinha do Paulo Sousa e foi também ele que montou as academias de formação do Sporting quando abriram portas para o resto do país e, quando se formou em educação física, andou pela Europa onde melhor se formam os atletas, como é o caso do Ajax, Newcastle e outros. Criou o seu próprio modelo e o resultado está à vista, o Leão Altivo tem quatro equipas em competição nas provas distritais e todas elas marcaram presença nas fases finais. O que queremos transportar para o Amora é este projecto que tem um líder, o Paulo Correia, e um outro elemento também muito importante, o Bruno Caires que é o seu braço direito. Estou convicto que o impacto que vai ter no Amora será muito maior do que teve no Leão Altivo, pela história que o Amora tem e pelo talento que há aqui à volta. Não tenho dúvida nenhuma que o objectivo de querer transformar o Amora num clube de excelência a nível da formação vai ser atingido, dentro de muito pouco tempo”.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here