ALMADA»» Fernando Matos, presidente da direcção: - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 31 de agosto de 2013

ALMADA»» Fernando Matos, presidente da direcção:

Há muita vontade de vencer mas ninguém se assume...

“Clube ainda não tem estruturas para pensar em grandes voos”


Fernando Matos, presidente da Direcção
O Almada Atlético Clube apresentou-se ao trabalho na passada sexta-feira, dia 30 de Agosto, no Campo do Pragal. Equipa técnica, jogadores e dirigentes reuniram-se para fazer uma primeira abordagem àquilo que poderá vir a ser a nova época desportiva.

Depois da excelente temporada realizada na época anterior que culminou com a conquista do segundo lugar é natural que as expectativas sejam grandes sobretudo junto dos associados e adeptos mas a grande verdade é que ninguém no grupo de trabalho se assume como candidato à subida de divisão.

Há o desejo de querer fazer melhor e muita vontade em ganhar mas o Almada “não quer dar o passo maior que a perna” porque neste momento “não tem estruturas para pensar em grandes voos”. As palavras são do presidente da direcção, Fernando Matos, que se recusa a criar falsas expectativas. Talvez daqui a quatro ou cinco anos tenhamos condições para pensar nisso. “O nosso objectivo é ambicioso porque passa por elevar todos os escalões a um patamar superior, mas temos consciência que isso só se consegue com tempo e trabalho estruturado. Outro dos objectivos é tentar equilibrar as contas porque continua a ser difícil pagar as despesas do dia-a-dia”, frisou também o dirigente almadense na entrevista que concedeu ao nosso jornal.

Principal objectivo não passa pela subida de divisão

Quais são os objectivos para esta nova época?
Os objectivos da equipa de futebol sénior acabam por estar integrados num objectivo que é global do clube. Temos estado a apostar num projecto que é de longo prazo. Portanto, não passam por dizer que é este ano que vamos subir de divisão, seja em que escalão for. O nosso objectivo é ambicioso porque passa por elevar todos os escalões a um patamar superior, mas temos consciência que isso só se consegue com tempo e trabalho estruturado. Uma vez que o ano passado estivemos muito próximo, poderia fazer algum sentido dizer que este ano é que é, mas não queremos dar um passo maior que a perna e muito menos criar falsas expectativas. O clube neste momento não tem ainda estruturas para pensar em grandes voos. Primeiro há que tentar o equilíbrio financeiro e económico. Portanto, não estamos em condições de propor, pedir ou almejar grandes objectivos. O que nós realmente ambicionamos é ter equipas mais competitivas que o ano passado em todos os escalões. Se o trabalho for bem feito vai com certeza dar frutos, com o tempo. Talvez daqui a quatro ou cinco anos o clube tenha condições para pensar noutros objectivos, mas não este ano.

Seria hipócrita da nossa parte colocar a fasquia mais elevada

Relvado do Pragal já está em muito boas condições...
Mas se na época passada ficou em segundo lugar é natural que esta época queira fazer melhor e isso passa naturalmente por chegar ao fim em primeiro lugar...
Isso é o que todos desejam naturalmente. Mas, no nosso caso, a acontecer, teríamos no próximo um grande problema orçamental. Como já disse, não definimos isso como objectivo. Temos um excelente plantel, uma equipa bastante competitiva e vamos querer andar nos lugares da frente, mas volto a frisar, não queremos definir um objectivo para o qual o clube não está ainda preparado. Com o tipo de condições que oferecemos aos jogadores seria hipócrita da nossa parte colocarmos objectivos mais ambiciosos. Por outro lado, também sabemos que vai ser um campeonato mais competitivo devido às equipas que desceram da 3.ª divisão. Vamos querer ganhar todos os jogos, jogo a jogo, e depois ver como as coisas correm mas não vamos fazer disso o nosso cavalo de batalha.

E no que respeita às camadas jovens há a ambição de colocar algumas equipas nos campeonatos nacionais?
É na verdade uma ambição que temos mas talvez para daqui a dois ou três anos. Estamos a construir plantéis bastante interessantes e competitivos, portanto é uma coisa que pode acontecer mas não vamos pedir isso a nenhum treinador. Não o queremos fazer para não criar pressão em ninguém e muito menos nos atletas que não têm ainda grande maturidade. Se trabalharem bem e se o grupo for coeso, com a qualidade que temos nas equipas, é uma coisa que pode acontecer de forma natural. Se acontecer já este ano vamos ficar felizes se não acontecer não será um problema.

Continua a ser difícil pagar as despesas do dia-a-dia

Que projecto tem a direcção para os tempos mais próximos?
Este ano criámos uma modalidade nova, a patinagem artística. Uma oferta que não tínhamos e que vem possibilitar a prática do desporto feminino no Almada Atlético Clube, embora seja uma modalidade para ambos os sexos. Esperamos ter bons espectáculos no nosso pavilhão e fazer alguns campeões. Quando viemos para a direcção um dos nossos objectivos era criar outras modalidades para além do futebol e andebol. Para além desta [patinagem] temos como hipótese o atletismo e também chegámos a apresentar à CMA um projecto de triatlo e tivemos em avaliação um outro projecto de voleibol. Queremos também proporcionar melhores condições aos atletas e planeados alguns torneios ao longo do ano para os diversos escalões sobretudo no que respeita à formação, junto dos mais jovens. Outro dos objectivos é tentar equilibrar as contas. Já regularizámos algumas mais urgentes nomeadamente com as Finanças e a AF Setúbal mas o clube ainda não está livre de todas as dívidas porque continua a ser difícil pagar inclusivamente as próprias despesas do dia-a-dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here