PORTUGUESES LÁ POR FORA… Sucesso - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 10 de setembro de 2013

PORTUGUESES LÁ POR FORA… Sucesso

Com 100% de vitórias no campeonato

Futebolistas e treinador da margem sul
conquistam título de campeões na Finlândia

A festa do título no balneário...
Diogo Nobre (treinador, natural de Corroios), Adimar (ex-B. Mar Almada), Tiago Ramalho (ex-C. Piedade) e Pedro Cardoso (ex-Almada) estão a fazer sucesso nas longínquas terras da Finlândia ao serviço do Peimari United que acaba de se sagrar campeão apesar de faltarem ainda três jornadas para a conclusão do campeonato.

Desde que chegaram os nossos conterrâneos têm captado as atenções dos finlandeses que desde logo se renderam à sua qualidade técnica e aos seus métodos de trabalho que têm resultado em pleno.

Sempre com os três portugueses em grande plano, orientados de forma bastante competente por Diogo Nobre, a equipa foi deslumbrando praticamente em todos os jogos, razão pela qual se mantém invencível com o melhor ataque e a defesa menos batida do campeonato.

“Bater o máximo possível de recordes” é agora o grande objectivo do treinador Diogo Nobre que não esconde a sua satisfação pelo brilharete conseguido.

“Trabalhar com jogadores desta qualidade é fantástico”

Como é que se sente neste momento, depois do título conquistado pela sua equipa?
Penso que toda a época foi uma viagem fantástica, e este jogo foi só a cereja no topo do bolo. Pessoalmente sinto-me bastante feliz. Depois de no primeiro ano ter sido muito difícil a adaptação, penso que agora não só a equipa sénior mas todo o clube está a crescer de uma forma incrível. Como treinador sénior e coordenador do clube não podia estar mais feliz, mas não me sinto completamente realizado porque isto foi só o começo, dum grande projecto que está a crescer. Portanto, invés de descansar, vou começar já a trabalhar na próxima época para podermos ser campeões de novo e irmos o mais longe possível na Taça Finlandesa. Para além disso ainda faltam alguns jogos, e temos como objectivo bater o máximo possível de recordes, como por exemplo o da melhor defesa, melhor ataque e jogos a ganhar seguidos (estamos a 3 jogos de conseguir fazer o pleno, com 100% vitórias no campeonato).

Para o clube certamente é também um momento histórico!
Sim, o clube é novo, e embora os infantis tenham sido campeões também, um título sénior traz sempre mais reputação. Toda a zona está orgulhosa e tivemos muita gente no último jogo. Este título vai ser sempre especial porque foi o primeiro e toda a gente tem de se lembrar quem foi a geração que trabalhou para o ganhar.

A ida dos jogadores portugueses para o clube foi uma aposta ganha?
É fantástico poder trabalhar com jogadores desta qualidade aqui. Não só eles estiveram fantásticos, também ajudaram todos os miúdos finlandeses a melhorar e a perceber que é sempre possível haver mais intensidade nos treinos/jogos, para além da ambição, que era um pouco baixa neles. Trouxeram também mais alegria ao grupo, pois os portugueses, estão sempre a meter-se com eles e a brincar no balneário, ao contrário do que era normal aqui, em que as pessoas são mais fechadas. Foi fantástico e espero poder mantê-los comigo pelo menos mais um ano.


"Levar mais jogadores portugueses é uma hipótese"

E, agora que o campeonato está a terminar, há uma pergunta que se impõe. Na próxima temporada como vai ser?
Tiago Ramalho em plena acção...
É uma boa pergunta, mas eu não tenho uma boa resposta. Posso dizer que vou fazer tudo para apresentar condições suficientes para manter o Tiago e o Adimar no plantel para a próxima época, e esperar para ver se o Inter Turku avance com uma proposta pelo Pedro Cardoso no final da época (Outubro) para ver o que fazemos em relação a ele (obviamente que gostava de o manter, mas não quero negar-lhe essa grande oportunidade, claro). Os jogadores portugueses estão completamente adaptados, a equipa está a jogar muito bom futebol e não quero perder ninguém do plantel, até porque para o ano talvez os rapazes finlandeses nascidos em 95 tenham que ir para o exército e poderá ser um problema, que até me poderá levar a trazer mais alguém de Portugal, quem sabe. Neste momento, já recebemos um novo extremo muito bom que fez as camadas jovens no Inter Turku (vai fazer os 3 últimos jogos), assim como já estreámos todos os juniores nascidos em 96 (que para o ano vão integrar o plantel) e dois nascidos em 97 que vão ser chamados a treinar na pré-epoca. Portanto, estamos a tentar prepararmo-nos para o futuro e voltarmos a ser campeões. Nesta altura, o único grande “reforço” confirmado é o treinador Hugo Henriques que já aceitou ficar mais um ano, depois de um trabalho excelente que fez nas camadas jovens e em todo o clube.

Dois novos projectos

O Inverno que é muito rigoroso por essas paragens está a chegar. Isso quer dizer que vão ficar inactivos durante esse período?
Toda a gente ajuda na construção da Peimari Arena
Não, agora que a época está a acabar estamos muito concentrados em dois novos projectos. A Peimari Arena que vai possibilitar jogar futebol no Inverno. Já começamos a construir este pavilhão que vai trazer muito boas condições à equipa, com um relvado sintético de qualidade top, balneário “especial” para a equipa sénior (com sauna, e outras facilidades), ginásio, salão para aulas de ginástica, etc. O mais incrível é que o nosso presidente conseguiu todo o financiamento para a primeira fase, à base de patrocínios e voluntariado. Toda a aldeia (e também a equipa sénior) tem ajudado em tudo o que pode, sendo que algumas empresas de construção têm feito certos trabalhos de borla, e o banco local pagou 40% do investimento total e toda a gente oferece “um dia de trabalho” quando tem tempo. Cada um faz o que sabe para meter o projecto de pé.

E o outro projecto?
O segundo projecto consiste em trazer o futebol à escola local, desde o 1.º até ao 9.º ano. Eu e o Hugo estamos a visitar turma a turma para dar aulas de futebol nas manhãs. Os miúdos estão a adorar e claro que o objectivo (que já está a ser conseguido) é trazer mais miúdos para os treinos de futebol á noite. A Finlândia é um país que vive muito o hóquei no gelo e por isso, temos de levar até a eles o futebol, para que queiram experimentar e perceber como é divertido, porque a verdade é que eles não têm essa noção, não têm a cultura “futebolística” que nós temos e os treinadores das camadas jovens retiram um pouco o prazer desta primeira experiência com o desporto, levando os miúdos a desistir e ir para outras modalidades porque não tratam os miúdos como miúdos, mas sim como “mini-adultos”.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here