CURIOSIDADE»» A propósito do Portimonense - C. Piedade - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 19 de outubro de 2013

CURIOSIDADE»» A propósito do Portimonense - C. Piedade

Foi médio ofensivo e avançado

Presidente do Portimonense jogou futebol no C. Piedade

Fernando Rocha, presidente do Portimonense
Fernando Rocha, de 58 anos, presidente do Portimonense jogou futebol no Cova da Piedade, que vai ser seu adversário na próximo domingo em jogo a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Fernando Rocha confirmou ao nosso jornal que na verdade jogou nos juvenis e nos juniores do C. Piedade abandonando depois a modalidade para se dedicar ao andebol tornando-se praticante no Ginásio Clube do Sul.

 “Deixei o futebol porque no Inverno muitas vezes não treinávamos pelo facto do campo antigo sofrer de forma frequente inundações quando chovia muito. Eu chateei-me com aquilo e fui para o Ginásio do Sul jogar andebol. Mas, no ano em que fui júnior lembro-me da equipa sénior ser treinada pelo prof. Rodrigues Dias e de fazerem parte dela jogadores como o Jesus (actual treinador do Benfica), Franklim e Móia, entre outros. Lembro-me também de um célebre jogo a contar igualmente para a Taça de Portugal em que o C. Piedade perdeu por 6-3 com o Benfica sendo dois dos três golos do C. Piedade marcados pelo Móia (o outro foi marcado por Arlindo logo no primeiro minuto de jogo) que na época seguinte acabou por ser contratado pelo Benfica”.

Para desfazer a curiosidade de saber como era Fernando Rocha como jogador de futebol procuramos obter algumas informações que se tornaram infrutíferas. Afinal de contas já passaram 42 anos e a memória das pessoas não é como a de um computador. Ficámos então a saber que nos arquivos do clube não há qualquer referência sobre a passagem de Fernando Rocha pelo clube nem ninguém que se lembre dele como jogador. Ainda assim, desenvolvemos esforços e conseguimos contactar alguns ex-companheiros de Fernando Rocha mas também nenhum deles respondeu de forma positiva ao nosso desejo, nem mesmo com a ajuda de uma foto [onde todos os jogadores estão referenciados e da qual não faz parte Fernando Rocha mas sim um Luís Fernando e um outro Fernando que era guarda-redes] tirada no Estádio José Alvalade, na época de 1970/71, na fase final do campeonato nacional de juvenis.


Ex-companheiros não se recordam


Manuel Pereira, um dos jogadores que está na foto, a propósito, disse: “fiz as camadas jovens e até joguei nos seniores mas só me lembro de um Fernando que era guarda-redes. Também era médio ofensivo e avançado e sempre fui titular portanto tenho que conhecê-lo. Provavelmente era conhecido por outro nome ou alcunha”.

Belmiro, que também terá sido seu companheiro, lembra-se de “um Fernando que carinhosamente chamavam "Gasosa" mas não me parece que seja o senhor em questão”.

Adérito outro dos nomes que terá jogado na mesma equipa de Fernando Rocha, assim como Gualter, também não tem ideia nenhuma de o ter tido como companheiro. “Na equipa havia mais que um Fernando mas eu só me lembro de um rapaz muito franzino que era guarda-redes. A minha memória não recorda o Fernando Rocha integrando as equipas de que fiz parte e de que possuo fotos (escalão de Juvenis 1969-70; 1970-71 e 1971-72). Da equipa de Juniores (1972-73) não disponho de fotos o que dificulta ainda mais a possibilidade de recordar algo”.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here