2.ª DIVISÃO DISTRITAL»» Olímpico do Montijo 6 Quinta do Conde 0 - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

2.ª DIVISÃO DISTRITAL»» Olímpico do Montijo 6 Quinta do Conde 0


O jogo visto pelo presidente da ADQC, Joaquim Tavares:

TODOS PENSARÃO QUE NUM RESULTADO DE 6-0 O ÁRBITRO NÃO TEVE QUALQUER INFLUÊNCIA NO RESULTADO. PURO ENGANO

Expliquemos então.
A tarde estava óptima e o público encheu as bancadas do Campo da Liberdade, no Montijo.
Frente a frente duas equipas separadas por um único ponto.
Aos 2’, o senhor árbitro, resolve transformar uma grande penalidade claríssima sobre Zé Carlos num livre contra a ADQC e mostra o cartão amarelo ao jogador por pretensa simulação. Primeiro grande erro com possível influência no resultado, caso a grande penalidade viesse a ser convertida. Este erro viria a ter dupla consequência negativa para a ADQC, já veremos porquê.
Ao minuto 38’, o senhor assistente do lado do peão também não consegue ver 3 (três) jogadores do Montijo, de tal forma que o jogador que recebeu a abola até parou, mas como o assistente nada assinalou, acabou por arrancar em direcção à baliza e fazer o golo.
Ou seja, a ADQC vai para o intervalo a perder 1 – 0, quando deveria ir ganhar 1 – 0. E porque é que não foi? Não por mérito do Montijo, nem por demérito da ADQC, mas sim por influência directa do árbitro da partida, até porque não houve outras oportunidades de golo para qualquer uma das equipas.
Início da segunda parte e novamente o equilíbrio durante os primeiros 15’, tentando as duas equipas contrariar os sistemas defensivos até esta altura bastante acertivos para ambos os lados.
Ao minuto 60’, a bola é colocada nas costas da defensiva da ADQC, saindo o jogador de posição também duvidosa, mas aqui poderemos dar o benefício da dúvida ao árbitro, onde Dércio faz um penalti claro e consequente expulsão, aumentando o resultado para 2-0.
Decorria o minuto 62’, quando Zé Carlos, após receber uma bola à entrada da grande área do Montijo contorna o central e vai em direcção da baliza. Mas aqui sim, o mesmo assistente que antes não vira os avançados do Montijo três metros à frente dos defesas da Quinta do Conde, deixando seguir o lance, também neste caso não viu o avançado da ADQC mais de um metro atrás dos defesas do Montijo, tendo de imediato levantado a bandeirola. Zé Carlos remata à baliza e, para espanto de todos, vê o 2º cartão amarelo e consequente expulsão.
Quando a Quinta do Conde poderia voltar ao jogo, é-lhe sonegada essa possibilidade e fica reduzida a nove jogadores.
A partir daqui sim, a equipa do Olímpico geriu os últimos 28’ a seu belo prazer, com mais duas unidades em campo, vindo a obter de forma natural, mais 4 golos.
Para além destes erros, graves e com influência directa no resultado, registe-se ainda duas cotoveladas a jogadores da ADQC, (um lábio cortado a Ivo e um olho negro a Grampola, que não foram simulações), mesmo à frente do árbitro sem que este nada assinalasse.
O senhor árbitro é um jovem e está numa fase de aprendizagem. Poderá evoluir mas para isso terá que trabalhar muito e sobretudo ser humilde, coisa que não demonstrou nem durante nem depois do jogo.
Como sabia que estava a ser observado, mostrou cartões a torto e a direito. Aos 16 minutos, apesar da correcção de ambas as equipas, já havia mostrado 6 cartões amarelos, vindo a terminar o jogo com 12 amarelos e 2 vermelhos, num jogo facílimo de arbitrar.
A melhor forma de um árbitro dar nas vistas é passar despercebido durante o jogo, mas não foi este o caso. Tentou mostrar tanta autoridade que acabou por demonstrar que só através da amostragem de cartões consegue impor essa autoridade.
Por fim, com o resultado já em 6 – 0 deu 10 (dez) minutos de descontos aos quais ainda acrescentou 3, ou seja, 13 minutos.
No entanto, a equipa do Montijo e os seus adeptos nenhuma culpa têm disto e por isso, com todo o desportivismo os felicitamos.




MANUEL PINÉU, treinador da ADQC:

“Estou revoltado e muito triste pela forma como tudo aconteceu”

"Começo por uma frase muitas vezes dita, quando perdes por 6 vens falar do quê? No entanto este resultado deixa-me muito para falar. Revoltado e muito triste pela forma como tudo aconteceu, deixo como nota que ao minuto 60`a minha equipa perdia por 1-0 num golo obtido em claro fora de jogo quando nos minutos iniciais foi-me roubada uma clara grande penalidade a meu favor e com um erro duplo, não só por não ter sido marcada essa grande penalidade como ainda por cima tendo sido mostrado um cartão amarelo ao meu jogador por simulação, nada mais surreal. Como atrás referi o minuto 38’ viria a ter novamente o mesmo protagonista da partida em que não 1 mas 3 jogadores em claríssima posição de fora de jogo sem que o trio de arbitragem quisesse apitar deixou prosseguir a jogada vindo o Montijo a inaugurar o marcador. Ao intervalo rectificámos algumas situações e dentro da estratégia que tínhamos montada sentimos que poderíamos inverter o resultado, no entanto o Montijo viria a fazer o 2º golo ao minuto 60’ num penalti bem marcado contra a minha equipa, 2’ minutos depois sem que nada novamente justificasse o meu jogador Zé Carlos numa situação caricata recebe a bola de costas para o central e ao contorná-lo para rematar á baliza é-lhe marcado um fora de jogo que ninguém viu e 2º cartão amarelo. A partir daqui tudo se tornou mais fácil, quero no entanto deixar algumas observações, não me queixo só quando perco, quando a minha equipa foi ao Real Clube de Portugal perdemos e tivemos um trio de arbitragem comandado pelo Sr. Paulo Rodrigues que fez um excelente trabalho”.

”É fácil errar contra nós”

“A equipa do Olímpico do Montijo e respectiva massa associativa nada têm a ver com as minhas críticas, uns pela forma digna com que continuaram a jogar e essa é a melhor forma de respeitar o adversário e o seu público pela forma exemplar com que se portou. Por último deixo um alerta, o nosso atleta Zé Carlos à 5ª jornada tem tantas expulsões (2) como ao longo da sua carreira que já é longa, com os seus 34 anos de idade. De realçar ainda a postura da minha equipa que conseguiu manter a cabeça fria apesar de tudo o que este trio de arbitragem fez ao longo do encontro. O meu agradecimento também aos adeptos da ADQC que nos vieram apoiar. Acho que a ADQC tem vindo a ter ao longo destes anos em todo o seu futebol desde a formação até ao futebol sénior uma postura correcta que nada é merecedora de algumas situações que vou presenciando em que é fácil errar contra nós. Este árbitro já o ano passado conseguiu fazer um trabalho igual (mau) ao que fez neste jogo, coincidências ?????”


FICHA DO JOGO

Jogo no Campo da Liberdade, no Montijo 
ÁRBITRO: Pedro Almeida (Núcleo de Almada / Seixal)

OLIMPICO DO MONTIJO: Carlos Miguel; Vasco, Iuri Guerreiro, Talinhos, Paulinho; Danilo, Pedro Monteiro, Paulo Mota; João Pedro, Cami, Neto.
TREINADOR: Ricardo Balegas

ADQC: Dércio, (Yuri, 60’); Baguinho, Giló, João Monteiro, Ivo Mendonça; Filipe Pinto, (Alberto Soeiro, 38’), Zé Alberto, (Marcos, 58’), Grampola; Rodri, Elói e Zé Carlos.
TREINADOR: Manuel Pinéu

Ao intervalo: 1-0
Disciplina: cartão amarelo para Zé Carlos (2`e 62`), Baguinho (7`), Ivo Mendonça (33`), Alberto Soeiro (55`), Rodri (70`). Cartão vermelho para Dércio (60`), Zé Carlos (62`).




Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here