1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» ALMADA 1 MONTE DE CAPARICA 1 - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» ALMADA 1 MONTE DE CAPARICA 1

Arbitragem não agradou a ninguém…

Dérbi é dérbi e como tal polémica foi coisa que não faltou


Num dérbi sempre apetecido, Almada e Monte de Caparica encontraram-se no Campo do Pragal para disputarem o encontro relativo à 14.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão. O jogo terminou empatado a uma bola mas ninguém ficou satisfeito com a repartição de pontos nem com o trabalho da equipa de arbitragem que mereceu duras críticas por parte dos treinadores das duas equipas.

O Monte de Caparica começou melhor e colocou-se em vantagem logo aos seis minutos com um golo marcado por Fábio Santos. O Almada não conseguia explanar o seu futebol e o domínio no primeiro tempo pertenceu quase por completo à equipa orientada por José Meireles.

Na segunda parte, a expulsão de André Costa (com duplo amarelo) veio trazer algum benefício ao Almada que melhorou substancialmente a sua produção de jogo. E, aos 77 minutos, surgiu nova situação desagradável para o Monte de Caparica que viu o árbitro (por indicação do seu assistente), assinalar uma grande penalidade que não terá existido porque Albasini toca na bola e não no jogador do Almada (Williams).

Luís Costa, chamado a cobrar não desperdiçou a ocasião e empatou a partida que se manteve inalterável até ao fim, podendo o Monte de Caparica lamentar alguma falta de sorte quando Pedro Martins (90+3’) atirou à base do poste. De salientar que o Almada também terminou o jogo somente com 10 jogadores por expulsão de Carlos Soares aos 83’, com vermelho directo.


  
A OPINIÃO DOS TREINADORES


 ÉLIO SANTOS, treinador do Almada:

“Nomear um jovem para um jogo destes é lançá-lo para a fogueira”

“O Monte de Caparica entrou por cima, com o jogo bem controlado a meio campo e no primeiro ataque que fez, marcou o golo. Até ao final da primeira parte, o Monte de Caparica controlou perfeitamente o jogo porque o Almada não entrou bem e nunca conseguiu dar uma demonstração daquilo que na realidade sabe fazer. A única situação que criámos foi mesmo já perto do intervalo (aos 43m) com Paulo Tavares a cabecear, após cruzamento de Bruno Pais. Na segunda parte, o Almada entrou melhor e a expulsão do jogador do Monte de Caparica fez aumentar a sua auto-estima. Passámos então a construir mais jogadas de ataque embora com poucas oportunidades. Com as alterações efectuadas sim conseguimos exercer algum domínio mas o Monte defendeu sempre muito bem. Entretanto, numa jogada de envolvimento, Dani faz um passe para Williams, e acontece a grande penalidade que deixou algumas dúvidas. A mim pareceu-me que o Albasini toca na bola mas o árbitro assistente levantou a bandeirola e o árbitro marcou penalti que resultou no golo do empate. Logo a seguir Fabinho falha na cara do guarda-redes e na recarga Dani também desperdiça. Depois, acontece a expulsão do Carlos Soares (não se sabe bem porquê) e isso originou algumas situações de contra-ataque do Monte de Caparica que já na parte final atirou à base do poste. Resumindo e concluindo, na 1.ª parte o Almada esteve muito mal. O Monte de Caparica fez o seu papel, marcou e defendeu bem. Na 2.ª parte, o Almada foi melhor e chegou ao empate que acho ter sido um desfecho justo”. Em relação à arbitragem, Élio Santos diz que “não houve casos nenhuns entre os jogadores. A arbitragem não esteve bem. O árbitro foi infeliz em muitas jogadas e errou para os dois lados. É pena porque se trata de um jovem. Quem nomeia os árbitros deveria ter em conta que este encontro por ser um dérbi é muito mais que um jogo de futebol. Nomear um jovem para um jogo destes é lançá-lo para a fogueira de uma forma desumana. Em vez de os beneficiar acaba por os prejudicar. Este jogo merecia um árbitro mais experiente e com outra tarimba”.



JOSÉ MEIRELES, treinador do Monte de Caparica:

“Tinha o jogo ganho e não nos deixaram ganhar”

“Foi um dérbi que terminou da forma como começou; ou seja, com uma igualdade que se fica a dever não ao que o Almada fez mas sim a alguém que foi a Almada desvirtuar o jogo. Não me estou a referir propriamente ao árbitro mas principalmente ao assistente que estava do lado do banco do Almada que transformou todo o jogo, com o penalti a ser assinalado por ele e muitos cartões a jogadores do Monte de Caparica mostrados também a seu pedido. O que se passou foi muito mau. Como tinha observador, o árbitro certamente vai ser penalizado por isso. Sobre o jogo, quero dizer que o Monte de Caparica entrou melhor porque foi a Almada para ganhar. Fizemos um golo aos seis minutos depois de anteriormente já termos tido uma boa situação. O nosso golo mexeu com a equipa do Almada que só se encontrou por volta da meia hora quando conseguiu equilibrar a partida. Aos 35 minutos há um lance muito duvidoso na área do Almada mas o árbitro deixou seguir e fomos para o intervalo com o jogo equilibrado e com o Almada a dar a ideia de querer dar a volta à situação, mas nós sempre com a situação controlada. Na segunda parte, tivemos logo no início a expulsão do nosso lateral direito e ficámos reduzidos a 10 jogadores. Procurámos então pausar o jogo e ganhar algum tempo nas bolas paradas e lançamentos laterais. O Almada teve mais iniciativa de jogo e acabou por chegar ao golo num penalti inacreditável. Passado algum tempo, o Almada fica também reduzido a 10 jogadores devido à expulsão (mal feita) a um seu jogador e nos últimos 10+5 minutos que acabaram por ser 18, só deu Monte. Aos 90+3’ uma bola atirada ao poste por Pedro Martins podia-nos ter dado a vitória. Embora aceite o empate, acho que o Monte de Caparica perdeu dois pontos porque tinha o jogo ganho e não nos deixaram ganhar”.


FICHA DO JOGO

Jogo no Campo N.º 1 do Complexo Desportivo do Pragal, em Almada
ÁRBITRO: Rui Ramos (Núcleo de Setúbal)

ALMADA: Fábio Carvalho; Bruno Pais, Carlos Soares, Pedro Henriques, Chiquinho (Paul, 60’); Dinis, Chaves, Cirilo (Williams, 50’), João do Carmo (Dani, 72’); Paulo Tavares, Luís Costa e Fabinho.
TREINADOR: Élio Santos


MONTE DE CAPARICA: Neno; André Costa, Tó, Albasini, Heta; Pelé, Jota (Mauro Pereira, 59’), Fábio Santos; Ruben Braga (Pedro Martins, 54’). Austrelino e Steve (Luís Oliveira, 72’).
TREINADOR: José Meireles


Ao intervalo: 0-1
Marcadores: 0-1, Fábio Santos (6’); 1-1, Luís Costa (77’) gp. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here