ARBITRAGEM»» 54.º Aniversário do NAFAS - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ARBITRAGEM»» 54.º Aniversário do NAFAS

Com a presença de muita gente ilustre

Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal comemorou 54 anos de vida

Foi numa sala repleta de gente ligada à arbitragem que decorreu no sempre acolhedor Manjar das Laranjeiras, em Fernão Ferro, o jantar comemorativo do 54.º aniversário do Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal, o mais antigo do país.

José Carlos Gomes, vereador do pelouro de desporto da Câmara Municipal do Seixal; António Matos, vereador do pelouro de desporto da Câmara Municipal de Almada; Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Corroios; Sousa Marques, presidente da Associação de Futebol de Setúbal; Lucílio Batista, em representação do conselho de arbitragem da FPF; Aníbal Guerreiro, presidente do conselho de arbitragem da AFS; e, José Luís Tavares, sócio n.º 1 do NAFAS, foram algumas das personalidades que marcaram presença no evento que decorreu num ambiente de verdadeira harmonia.

Venâncio Tomé, na qualidade de presidente da Assembleia Geral do NAFAS, abriu a sessão protocolar começando por agradecer a presença de todos passando depois a palavra ao presidente da direcção recentemente eleito, Hernâni Fernandes, que deixou uma saudação especial aos representantes dos núcleos do Barreiro, Setúbal, Pinhal Novo e Santiago do Cacém bem como ao mestre Joaquim Campos e Alberto Hélder para depois salientar que “o NAFAS tem boas relações com o poder local com quem se reuniu muito recentemente com o objectivo de manter, e se possível alargar, os protocolos existentes”. Hernâni Fernandes, salientou também o “bom relacionamento com todos os núcleos e com o Conselho de Arbitragem que permitiu a revisão da tabela de prémios de jogo no final do Verão passado, coisa que não acontecia há quatro anos”. O problema do policiamento e o recrutamento de novos árbitros foram também questões abordadas pelo presidente do núcleo que não se esqueceu de agradecer uma mensagem enviada pelo seu antecessor, António Sérgio, da Turquia, país onde vive actualmente.

Antes da intervenção dos convidados Hernâni Fernandes premiou os associados que se destacaram na época anterior. António Costa e Paulo Almeida foram contemplados pelos seus 25 anos de filiação e João Marques e André Duque agraciados com os prémios de Ascensão pela classificação obtida no final da época 2012/2013, que os levou aos quadros C3 N2 da FPF.

A falta de internacionais e as boas prestações

José Luís Tavares desafiou a nova direcção a dar continuidade à história do núcleo e lamentou o facto do distrito de Setúbal estar tão fraco a nível internacional onde actualmente só tem um assistente. “Setúbal chegou a ter 4 internacionais e presentemente não tem nenhum. Temos que voltar a ser o que éramos. Mas, para isso é também necessário que deixe de ser penalizado a nível da arbitragem nacional”.

Aníbal Guerreiro mostrou-se satisfeito com a “colaboração dos núcleos na formação dos árbitros e nas sessões que foram tornadas obrigatórias” e deixou o alerta para a necessidade dos árbitros se apresentarem em boas condições físicas. “Não podemos aceitar que no nosso quadro de elite haja quem não consiga fazer o número mínimo de voltas. Quem não tiver pedalada tem que sair”, afirmou.

Lucílio Batista deixou uma saudação do presidente do CA da FPF, Vítor Pereira, que não pode estar presente e sobre a questão dos árbitros de Setúbal, disse que “o problema tem alguns anos, já vem de trás. Mas, tenho uma grande esperança nesta nova geração. Voltar a ser o que era só depende dos árbitros, tudo se resume a boas prestações, sem isso nada feito. Mas, é como digo, tenho uma grande confiança no futuro”.

“O Núcleo de Almada / Seixal
é o ex-libris da arbitragem feminina”

Sousa Marques começou a sua intervenção com uma saudação ao anterior presidente que mesmo estando longe não se esqueceu de dar os parabéns e deixou uma palavra ao esforço de Venâncio Tomé que no dia seguinte tinha jogo em Coimbra mas não quis deixar de estar presente no aniversário. Quanto ao resto, disse que “a AFS continuará a ter uma relação aberta com os núcleos, tem sido assim e assim continuará a ser enquanto eu for presidente. O núcleo de Almada / Seixal é o ex-libris da arbitragem feminina porque tem o maior número de árbitros no distrito, quatro no quadro nacional e agora uma internacional”. E a finalizar afirmou que “há muitos factores que influenciam o trabalho dos árbitros mas como diz o Lucílio, as boas prestações são essenciais. Sem trabalho nada se consegue”.

António Matos recordou os “momentos vividos com José Luís Tavares que levaram à construção da nova sede em Almada” e falou da hipótese agora do seu “alargamento para fazer face às necessidades actuais do núcleo que precisa de se expandir” mostrando igualmente a total “disponibilidade da Câmara Municipal de Almada para continuar a apoiar o desenvolvimento da arbitragem na região”.

José Carlos Gomes saudou todos os presentes referindo que “ser árbitro é uma tarefa de grande responsabilidade, por isso o município deseja as maiores felicidades aos homens e às mulheres que abraçaram esta carreira”. O autarca lembrou também que “a parceria estabelecida há muitos anos que é para manter. O NAFAS tem uma história muito rica e vasta. Portanto, apesar das dificuldades com que nos debatemos, procuraremos continuar a apoiar não só o NAFAS mas também todas as colectividades do concelho. Esta é uma prática democrática que temos tido neste município e é assim que queremos continuar”. E, a concluir felicitou também os jovens que se estão a iniciar neste caminho, realçando que “o futuro passa por eles”.

No final foram cantados os parabéns ao aniversariante e servido a todos os presentes uma fatia de bolo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here