PINHALNOVENSE 1 UNIÃO DE LEIRIA 2 (CN Seniores) - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 5 de março de 2014

PINHALNOVENSE 1 UNIÃO DE LEIRIA 2 (CN Seniores)

Pinhalnovense desperdiça penálti

União de Leiria vence com auto-golo em jogo atípico

Numa partida atípica, com quatro expulsões, um autogolo que deu a vitória aos forasteiros e um castigo máximo desperdiçado pela equipa da casa, acabou o União Leiria por levar para casa os três pontos em disputa.

Frente a um Pinhalnovense que teve o domínio do encontro, quase em todo o tempo de jogo, apresentou-se o União Leiria fruto do maior traquejo dos seus jogadores, com um futebol de contenção, pausado, tentando apanhar a formação da casa em contrapé, para chegar com algum perigo à baliza de Pedro Alves. E, não poderia ter começado melhor o Pinhalnovense porque se colocou na frente do marcador aos 10’, após uma excelente abertura para o flanco direito do seu ataque onde apareceu Gonçalo completamente desmarcado a bater sem grande dificuldade João Guerra, com um remate colocado.

Após ter sofrido o golo, o União Leiria que até então não tinha saído do seu meio campo, reagiu e aos 12 minutos num livre frontal, Pepo obrigou Pedro Alves a defesa apertada. Na resposta, é novamente a equipa azul e branca, que tem a oportunidade para aumentar a vantagem, mas Filipe Falardo sózinho frente o guardião leiriense, atrapalhou-se e permitiu a defesa deste. E, como quem não marca sujeita-se a sofrer, foi efectivamente o que aconteceu, com a equipa de Leiria no espaço de três minutos a inverter o marcador, em dois lances de bola parada e com a ajuda da defesa da casa. Aos 21’ o capitão Luís Carlos aproveita um livre para chegar mais alto que a defesa adversária e de cabeça bater Pedro Alves e três minutos depois, novamente de bola parada, na transformação de um canto, o central Santamaria introduz o esférico na sua baliza, com o guarda-redes Pedro Alves também a ficar mal na forma como atacou o lance.Em vantagem, a equipa do União, que nesta segunda fase leva já duas vitórias (Loures, fora e Ferreiras, em casa), utilizou toda a experiência dos seus atletas para não deixar fugir mais esta vitória.

No segundo tempo houve de tudo, quatro expulsões e um castigo máximo desperdiçado pelo Pinhalnovense, emoção e incerteza do resultado até ao fim do tempo de jogo.

Embora a equipa da casa viesse do intervalo com a disposição de inverter o marcador, é o Leiria que tem a primeira ocasião de perigo, novamente com o capitão Luís Carlos a levar a melhor sobre os centrais da equipa da casa, cabeceando sobre a trave da baliza de Pedro Alves. Voltava o Pinhalnovense a mandar na partida, obrigando o guarda-redes João Guerra a trabalho aturado. O momento do jogo surge aos 59’, com Zezinho a derrubar Nuno Gomes na área de rigor, castigo máximo a favorecer o Pinhalnovense e o jogador do U. Leiria a ver o segundo amarelo deixando a sua equipa reduzida a dez unidades. Mas, o que poderia ser o momento de viragem para a equipa da casa acabou por não ser porque Filipe Falardo não converteu o castigo máximo atirando o esférico à trave da baliza adversária e, como se isso não bastasse minutos depois as duas equipas ficaram iguais no número de jogadores, por expulsão com vermelho directo ao capitão Peixoto que deu uma cotovelada na cara de André Sousa. Até ao final aconteceram mais duas expulsões; Hélio Vaz no espaço de quatro minutos vê por duas vezes o cartão amarelo e já em tempo de compensação é Santamaria que vê o vermelho directo, também por cotovelada na cara de Pedro Emanuel.

No final, vitória do pragmatismo de uma equipa com jogadores mais experientes, que já andaram por outras paragens, o traquejo fez a diferença. O Pinhalnovense lutou muito e poderia ter dado outra expressão ao resultado se no momento chave (castigo máximo desperdiçado e superioridade numérica) da partida tivesse mais discernimento. O União Leiria, com nove pontos isola-se no primeiro lugar e fica com fortes probabilidades de regressar ao futebol profissional.

A equipa de arbitragem que veio do Porto, nada a apontar. Esteve bem no assinalar do castigo máximo. Disciplinarmente os jogadores complicaram o trabalho do juiz de campo que se limitou a aplicar as leis de jogo. Por isso, nada a apontar relativamente às quatro expulsões.


A OPINIÃO DOS TREINADORES:

LUIS MANUEL (Pinhalnovense):

“Entrámos fortes e chegámos ao golo mas depois…”

”Foi um jogo bem disputado. Se calhar relativamente à qualidade do jogo não foi assim tão bom, mas nós no banco por vezes não temos essa percepção. Nós entrámos bem no jogo. Entrámos fortes e chegámos ao golo mas depois sofremos dois de bola parada, o último dos quais num autogolo. Estivemos sempre por cima, falhámos um penalti, há jogos assim. O Leiria foi um justo vencedor porque fez dois golos e nos só fizemos um. Tivemos oportunidades para fazer mais mas não fizemos e acabámos por ser penalizados, por isso”.


RUI NASCIMENTO (União Leiria):

“Voltei a ser feliz num campo que bem conheço”

“Num campo extremamente difícil e de boas recordações para mim voltei a ser feliz porque o resultado foi arrancado a ferros, contra uma equipa bem orientada e bem organizada. As outras equipas que aqui vierem vão ter muitas dificuldades porque o Pinhalnovense tem uma equipa guerreira que trabalha muito e nunca dá o jogo por vencido. Não foi um bom jogo, foi mais de entrega por parte dos jogadores. Houve muitos cartões e quatro expulsões, até parece que existiu uma batalha campal. Foi uma partida atípica onde os meus jogadores tudo fizeram para levar a vitória. Por isso, os parabéns aos meus atletas”.

PAIS CORREIA



FICHA DO JOGO

Jogo no Campo Santos Jorge, no Pinhal Novo
ÁRBITRO: Pedro Campos (Porto), auxiliado por Renato Barqueira e Bruno Ferreira

PINHALNOVENSE: Pedro Alves; Peixoto, Alain Pilar, Santamaria, João Santos; Ricardo Correia, Gonçalo (Lélé, 76’), Filipe Falardo, Ângelo Rego (Ju, 85’); Diogo (Nuno Tavares, 61’) e Nuno Gomes.
Suplentes não utilizados: William, Filipe, Douglas e Michel
TREINADOR: Luís Manuel

U. LEIRIA: João Guerra; Cedric (Pedro Emanuel, 83’), Emiliano Tê, Fabeta, Hélio Vaz; Zezinho, Coça (André Sousa, 64’), Luís Carlos; André Perre, Bruno Simão e Pepo (Pimenta, 78’).
Suplentes não utilizados: Vítor Maranhão, Leandro, Ricardo Cardoso e Kata
TREINADOR: Ricardo Nascimento

Ao intervalo: 1-2
Marcadores: 1-0, Gonçalo (10’); 1-1, Luís Carlos (21’); 1-2, Santamaria (24’) pb.
Disciplina: cartão amarelo para Zezinho (22 e 59’), Santamaria (52’), Emiliano Tê (56’), Ricardo Correia (65’), Bruno Simão (72’), Hélio Vaz (89 e 90+3’), Pedro Emanuel (90+4’). Cartão vermelho para Zezinho (59’, por acumulação), Peixoto (66’, directo), Hélio Vaz (90+3’, por acumulação) e Santamaria (90+4’, directo).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here