CARTÃO BRANCO»» Foi apresentado oficialmente - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 13 de março de 2015

CARTÃO BRANCO»» Foi apresentado oficialmente

Trata-se de um cartão pedagógico que visa a promoção do fair play…


PRESIDENTE DA AF SETÚBAL ENALTECE IMPORTÂNCIA Da iniciativa

Os responsáveis pelas instituições promotoras do Cartão Branco/fairplay, entre as quais a Associação de Futebol de Setúbal, apresentaram oficialmente na passada quinta-feira, no Museu do Desporto, em Lisboa, aquela que é a mais recente ferramenta dos árbitros.

O cartão branco é uma iniciativa pioneira lançada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED) e Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal (CAJAP), cuja parceria estende-se igualmente, numa primeira fase, às federações de andebol, patinagem e basquetebol e, tem para a AF Setúbal uma importância acrescida uma vez que coube à instituição regional o abrir de portas, no futebol nacional, à aplicação de um cartão pedagógico que visa a promoção do fair play.

Esperamos que esta iniciativa contribua para que todos os intervenientes nas competições organizadas no âmbito da associação valorizem os comportamentos positivos”, vincou o presidente da Direcção da AF Setúbal, Joaquim Sousa Marques, que marcou presença no evento, no qual estiveram entre outras figuras, o secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro.

O dirigente associativo lembrou que o arranque deste projecto-piloto começa pelos escalões mais jovens, “mas o objectivo passa por ser implementado em todos os patamares etários”.

Para Joaquim Sousa Marques “os comportamentos de fair play também se ensinam e, acima de tudo, defendem o futebol”. O cartão branco destina-se a todos, inclusivamente ao público”, lembrou o líder associativo.

Recorde-se que a aplicação do cartão branco, que possibilita aos árbitros reconhecer e recompensar as atitudes e comportamentos eticamente relevantes por parte dos atletas, treinadores e dirigentes envolvidos no jogo, envolve, no que respeita à AF Setúbal, as seis fases finais das provas distritais de infantis e benjamins, de futebol e futsal.

A implementação da iniciativa arrancou no último fim-de-semana, nos quatro jogos da fase final de sub-13.

Declarações proferidas no âmbito do lançamento oficial do Cartão Branco/Fair play:

Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro:

"O cartão branco é a possibilidade que se dá a um árbitro em determinado momento do jogo exibir um cartão branco, que é um reforço positivo pelo comportamento eticamente positivo, pelo fair play demonstrado, um sinal importante, porque reforça a imagem do árbitro, que deve ser também uma imagem positiva".

Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), José Fontelas Gomes:
O cartão branco é um projecto que valoriza a ética, o fair play e o despoletar de valores que devem estar no futebol".~

 Fonte: Notícias AFS



Post Bottom Ad

Responsive Ads Here