JUNIORES»» Paio Pires subiu à 1.ª Divisão - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

domingo, 17 de maio de 2015

JUNIORES»» Paio Pires subiu à 1.ª Divisão

Houve festa rija no Vale d’Abelha…

PAIO PIRES REGRESSA AO ESCALÃO PRINCIPAL 27 ANOS DEPOIS

O Paio Pires carimbou o passaporte para a 1.ª divisão este sábado ao derrotar no Vale D’Abelha o Sindicato por três bolas a zero, com dois golos de Paulo Ferreira (23 e 42’) e um de Tiago Bexiga (85’), num jogo em que as coisas não foram assim tão fáceis como à primeira vista podem parecer.

Depois de um período inicial de algum equilíbrio o Paio Pires começou a aparecer com mais insistência junto à baliza contrário e num curto espaço de tempo atirou duas bolas ao ferro. O Sindicato respondeu e por mais de uma vez colocou à prova o guarda-redes alvinegro que se mostrou sempre muito seguro. 

O maior pendor ofensivo da equipa da casa acabou por ser compensado aos 23 minutos com a obtenção do primeiro golo marcado por Paulo Ferreira. A equipa setubalense procurou reagir mas quem voltou a marcar foi o Paio Pires outra vez por intermédio de Paulo Ferreira, já relativamente perto do intervalo.

Na segunda parte, de um momento para o outro, e de forma inesperada, o Sindicato ficou reduzido a dez unidades e alguns minutos depois surgiram mais duas expulsões [uma para cada lado], sem se saber bem porquê e para colmatar este momento menos bom do jogo foi também expulso o treinador do Sindicato.

Passada esta fase o jogo voltou à normalidade com ambas as equipas à procura do golo e com o Sindicato a dar excelente réplica, apesar de jogar em inferioridade numérica. O Paio Pires começou então a gerir o resultado que era do seu inteiro agrado e acabou por aumentar a vantagem por volta dos 85 minutos por Tiago Bexiga.

Pouco depois surgiu o apito final do árbitro e deu-se a explosão de alegria entre os paiopirenses que comemoraram efusivamente a subida de divisão no campo, no balneário e até mesmo nas ruas contíguas ao campo de futebol.

No final do jogo, o nosso jornal falou com o treinador José Teixeira que também não escondia a sua alegria porque havia acrescentado mais uma subida de divisão ao seu curriculum.

JOSÉ TEIXEIRA, treinador da equipa:

“Não é fácil reestruturar uma equipa de juniores em apenas um ano mas conseguiu-se, foi muito bom”

Sinto uma enorme alegria. Esta era uma promessa que tinha feito ao presidente para daqui a dois anos. Era assim que as coisas estavam programadas, mas o futebol é isto, não se programa. Com muita juventude e com uma equipa com apenas cinco jogadores de segundo ano, conseguimos subir 27 anos depois. É bom que o Paio Pires tenha subido de divisão”, foi assim que começou a nossa conversa com José Teixeira.

A promoção foi conseguida apenas a duas jornadas do fim mas poderia ter acontecido muito antes; ou seja, logo a seguir ao jogo com o Palmelense. “Depois desse jogo andámos a brincar um bocadinho e a equipa desconcentrou-se, pensava que já estava tudo resolvido porque tínhamos oito pontos de vantagem. Na semana passada em Alfarim também tivemos alguma infelicidade mas desta vez a equipa esteve muito bem, quis ganhar e mereceu subir. Mas há equipas muito boas neste campeonato, como por exemplo os Pelezinhos, Sindicato e Grandolense, para além do Ginásio de Corroios que andou a passear neste campeonato porque tem de facto uma grande equipa. Depois, logo a seguir está o Paio Pires que tem boas individualidades mas por vezes faltava-lhe o colectivo. Não é fácil reestruturar uma equipa de juniores em apenas um ano mas conseguiu-se, foi muito bom.

A vitória neste jogo é inteiramente justa mas o resultado final não espelha as dificuldades impostas pelo adversário que foi um digno vencido. “Este era um jogo muito difícil. No jogo da primeira volta ganhámos apenas por 1-0. Por isso já estávamos à espera de dificuldades mas hoje a equipa quis e aos 13 minutos já tinha atirado duas bolas ao poste. A equipa demonstrou que queria subir sem esperar pelo jogo da última jornada em Alcácer. Ainda bem, foi bom para nós, para o Paio Pires, para os jogadores e para os adeptos que merecem ter uma equipa na 1.ª Divisão”.

Para além da importância que teve para o clube esta subida de divisão foi também muito importante para José Teixeira que já tinha sentido a mesma emoção ao serviço do Amora [Iniciados] e do Seixal [Juniores – 1.ª Divisão]. “É verdade, esta é a terceira subida com uma equipa do concelho do Seixal. É uma enorme alegria e uma marca mas neste caso o mais importante foi o trabalho desenvolvido pelos jogadores. Eu disse-lhes para não desperdiçarem a oportunidade porque o Paio Pires para o ano poderia proporcionar-lhes um bom campeonato na 1.ª Divisão. É mais uma coisa que fica, mais uma subida, mas já tenho idade suficiente para não viver estas coisas com demasiada euforia. Agora vamos começar a trabalhar na preparação da nova época”.

Para além do plantel, esta é também uma subida do Casacão, do Marco, do Paulo Graça, do Paulo Saraiva, da Paula Cristina, de todo o posto médico, direcção, pais dos atletas que sempre nos acompanharam e em especial de um enorme director, o Salvador, que nunca deixou faltar nada à equipa”.    
     


JOSÉ CARLOS COSTA, presidente do clube:

“Parabéns à equipa técnica e aos jogadores que foram os grandes obreiros”

Visivelmente satisfeito com o feito conseguido estava igualmente o presidente do clube, José Carlos Costa, com quem falámos também no final do jogo: 

 “Ter uma equipa que sobe de divisão 27 anos depois foi um marco importante. É um trabalho que valorizamos. De parabéns está a equipa técnica e os jogadores. Nós como direcção tentamos dar as melhores condições para eles fazerem o trabalho. Foi o que aconteceu. Estão todos de parabéns, o José Teixeira, o Casacão, os treinadores de guarda-redes, bem como os jogadores que foram os grandes obreiros”.

José Carlos Costa foi recentemente reeleito presidente da direcção. Por isso, era também importante saber quais são as perspectivas para o novo mandato. “É muito complicado gerir o clube porque não há patrocínios nem receitas absolutamente nenhumas e andamos sempre a contar os tostões. A nova direcção vai querer fazer melhor que a anterior. Tem uma ou outra pessoa que já passaram por cá e sabem bem como isto é. Possivelmente, iremos dar andamento a outras coisas como é o caso da Praça de Toiros e no futebol procuraremos subir de divisão, tanto nos seniores masculinos como no futebol feminino que esta época vai ter também uma equipa de juniores”.
Perante as dificuldades económicas inerentes à situação do próprio país cada vez se torna mais complicado levar por diante esta missão porque o dinheiro não abunda. E no Paio Pires, qual é a sua verdadeira situação económica, tem dívidas? Foi esta a questão que colocámos a José Carlos Costa.

Tem, como todos os outros clubes têm. Neste momento a dívida do Paio Pires ronda os 3.000 euros, à AF Setúbal e a um ou outro fornecedor, mas são dívidas controladas que estão a ser pagas, não é nada que assuste. Tomara todos os clubes do país terem a dívida que nós temos. É muito complicado manter tantas equipas porque as despesas são muitas. A situação é melhor do que quando tomei conta do clube e temos a garantia de que pagamos tudo com o que recebemos. Vamos tentar elevar isto um pouco mais mas não é fácil para um clube que movimenta cerca de 370 atletas”.
   

Resultados e Classificação

RESULTADOS (25.ª jornada): Zambujalense 1 Pelezinhos 6; Luso 9 Alfarim 0; Paio Pires 3 Sindicato 0; Grandolense 1 Alcacerense 1; Palmelense 1Monte de Caparica 1.

CLASSIFICAÇÃO: 1.º lugar, Corroios, 61 pontos; 2.º lugar, Paio Pires, 41 pontos; 3.º lugar, Pelezinhos, 36 pontos; 4.º lugar, Luso, 35 pontos; 5.º lugar, Palmelense, 34 pontos; 6.º lugar, Sindicato, 31 pontos; 7.º lugar, Grandolense, 29 pontos; 8.º lugar, Monte de Caparica, 26 pontos; 9.º lugar, Alcacerense, 23 pontos; 10.º lugar, Seixal, 20 pontos; 11.º lugar, Zambujalense, 17 pontos; 12.º lugar, Alfarim, 9 pontos.


ÚLTIMA JORNADA (23/05/2015): Seixal – Zambujalense; Sindicato – Luso; Alcacerense – Paio Pires; Monte de Caparica – Grandolense; Pelezinhos – Palmelense.


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here