VOLEIBOL FEMININO»» Lobatos Volley em festa - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

domingo, 7 de junho de 2015

VOLEIBOL FEMININO»» Lobatos Volley em festa

CM Seixal, JF Amora e patrocinadores marcaram presença…  

CAMPEÃS NACIONAIS FORAM ALVO DE MERECIDA HOMENAGEM


Os Lobatos Volley prestaram na passada sexta-feira, dia 5 de Junho, uma justíssima homenagem à sua equipa sénior realizando para o efeito uma festa simples e singela mas muito bem organizada, porque tudo foi pensado ao pormenor.

Desde a recepção aos convidados, ao espectáculo musical produzido e realizado por alunos da escola, até ao jantar devidamente servido por atletas dos escalões mias jovens, tudo decorreu na perfeição.

Na cerimónia marcaram presença várias personalidades ligadas à vida autárquica, desportiva e educativa de onde destacamos o vereador do pelouro do desporto da Câmara Municipal do Seixal, José Carlos Gones; o presidente da Junta de Freguesia de Amora, Manuel Araújo; Célia Almeida, directora da Escola Pedro Eanes Lobato, Isabel Costa, em representação do departamento de desporto da CM Seixal e Horácio Cardoso, em representação da JF Amora.

Na festa apresentada pelo professor Armando Lopes o primeiro a usar da palavra foi o presidente dos Lobatos Volley, professor Pelágio Moreira [mentor do projecto] que realçou a importância da prática desportiva junto da comunidade e das muitas amizades que se constroem através do desporto. E, como exemplo falou do seu caso pessoal e do seu percurso como desportista que começou em Angola no Vila Clotide [primeira filial do Futebol Clube Barreirense, em Angola], pelos trampolins da Casa do Povo de Corroios e agora pelo voleibol na Escola Pedro Eanes Lobato.

Manuel Araújo, por sua vez salientou que “nós na Junta de Freguesia de Amora temos acompanhado este projecto e ficámos entusiasmados com esta fase final da equipa sénior. Em países onde há petróleo ou nas regiões autónomas é muito fácil investir em atletas e formar grandes equipas mas é um trabalho sem bases de sustentação e não é um projecto de futuro ao contrário do que acontece aqui onde se realiza um trabalho de base, através da formação”.  

Célia Almeida, directora da escola disse que “enquanto directora é um orgulho ter um colega como o professor Pelágio e é também um orgulho podermos ter dado um pequeno contributo. Este grupo e este clube para o agrupamento tem uma dupla valência porque projecta a imagem da Escola Pedro Eanes Lobato e depois porque as jogadoras são um exemplo para as nossas alunas”.

José Carlos Gomes começou por dar uma saudação especial os Lobatos Volley. “A Câmara Municipal do Seixal está muito satisfeita com o que foi conseguido porque o desporto é qualquer coisa de espectacular porque proporciona adrenalina, disputa, paixão e ao mesmo tempo amizade que perdura para toda a vida. Estou maravilhado porque como se pode verificar neste caso em que o desporto nos traz organização, disciplina, educação e formação, factores que devemos valorizar por serem importantes para as nossas vidas”.


PELÁGIO MOREIRA, PRESIDENTE DO CLUBE:

“Começámos a trabalhar com vista à nova época logo no dia seguinte à final”

Como principal mentor do projecto, como se sente nesta altura?
Uma emoção muito grande com toda esta envolvência. Estamos a homenagear a equipa sénior mas temos também que agradecer às meninas da formação que ajudaram e colaboraram na festa, aos técnicos, à Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Amora e outros patrocinadores. Tudo isto é fruto de um trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos que conseguimos ver aqui reflectido com estas manifestações de carinho.

Alguma vez pensou chegar tão cedo à 1.ª Divisão Nacional?
Sabíamos que tínhamos um projecto sólido e que mais tarde ou mais cedo chegaríamos lá mas confesso que a ideia passava por concretizar este anseio ao fim de 20 anos. Chegámos à 1.ª Divisão Nacional é um facto mas importa salientar que aqui todas as meninas são amadoras e estão connosco porque gostam de voleibol e têm uma equipa técnica de qualidade que poderia estar em qualquer uma das melhores equipas nacionais, mas que felizmente para nós aqui na Escola Pedro Eanes Lobato. O prof. Nuno Maria é um treinador de extrema qualidade, pode haver igual mas melhor não há. Na 2.ª Divisão pode haver equipas com melhor qualidade individual mas em termos colectivos nós fomos as melhores esta época devido essencialmente à forma como a equipa técnica preparava os jogos.

E agora na 1.ª Divisão como vai ser, certamente mais complicado tanto a nível desportivo como na vertente financeira…
As despesas vão ser maiores sem dúvida. E nesse sentido começámos a trabalhar com vista à nova época logo no dia seguinte à final. O objectivo principal é manter as mesmas jogadoras porque a cobiça por algumas delas é grande e depois tentar reforçar o grupo com mais duas ou três jogadoras. A nossa ideia nesta primeira época passa pela manutenção na 1.ª Divisão para depois por lá podermos ficar muito tempo.

E o clube está preparado para isso?
Precisamos do apoio dos patrocinadores e também do apoio da CM Seixal e JF Amora sobretudo no que respeita às instalações para podermos ter mais espaço para treinos e jogos. Esta é a nossa principal dificuldade porque não temos instalações próprias. O clube vive da cedência das instalações da CM Seixal, do apoio da JF Amora e dos patrocinadores. Portanto, tem necessidade que estas instituições e pessoas continuem a acreditar no projecto.



NUNO MARIA, TREINADOR PRINCIPAL DA EQUIPA CAMPEÃ:

“Este grupo vai marcar o voleibol na margem sul porque é a primeira equipa feminina a chegar à 1.ª Divisão Nacional”


Que significado tem esta subida à 1.ª Divisão Nacional e a conquista do título?
Para mim, significa muito. O início de um projecto que foi muito pensado e que culminou com a subida de divisão 11 anos depois; ou seja, de uma forma muito mais rápida do que pensava. Nada disto foi pensado como equipa mas sim como projecto desportivo, pedagógico e educativo e isso dá-me um gozo enorme. Tudo funcionou como se de uma família tratasse e eu estou muito grato pela forma como tudo aconteceu mas ao mesmo tempo preocupado com o futuro. Espero que a subida à 1.ª Divisão represente a consolidação do projecto e que consigamos mantermo-nos por lá por muito tempo se possível integrando muito mais meninas da nossa formação.

Este parece ter sido um grande problema mas ao mesmo tempo um bom problema…
É mesmo isso. Este grupo vai marcar o voleibol na margem sul porque é a primeira equipa feminina a chegar à 1.ª Divisão Nacional. Marcámos aqui de forma histórica a situação. É um facto que daqui para frente vamos ter muito mais problemas e que vamos ter mais responsabilidades nas tomadas de decisão. Sou uma pessoa ambiciosa que gosta de desafios mas não vamos dar o passo maior que a perna.

O grupo vai manter-se?
Sim, vai manter-se mas terá que ser reforçado porque teremos que ter um plantel mais extenso e nesta altura já temos três novas jogadoras. Entre as equipas da 1.ª Divisão só há três ou quatro profissionais. Todas as outras, onde se incluem os Lobatos Volley, são  amadoras e muitas até pagam do bolso delas para jogar e treinar.  Vamos continuar assim com este amadorismo mas tentando dar sempre o maior profissionalismo dentro do campo. Contudo, há coisas que não podemos deixar de dizer. Esta equipa subiu à 1.ª Divisão a treinar três vezes por semana coisa que não acontece em mais lado nenhum a este nível. Apesar de contarmos com o apoio da CM Seixal o espaço é pouco. Os escalões de formação entraram todos no nacional e estão nas mesmas condições. Se queremos ter mais ambição, temos que ter mais espaço e é por isso que nesta altura já estamos a pensar arranjar outro pavilhão porque no próximo ano vamos ter todos os escalões (11).

Quais são então os principais objectivos para a nova época?
Assegurarmos a manutenção na 1.ª Divisão o mais rápido possível. Não é fácil e como prova disso posso acrescentar que a equipa que subiu o ano passado desceu esta época. O grau de exigência é muito superior, por isso vamos ter que formar um grupo forte que assegure pelo menos o mesmo nível de competição”.      
  



Post Bottom Ad

Responsive Ads Here