ARBITRAGEM»» Pedro Henriques esteve na Amora - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

domingo, 6 de setembro de 2015

ARBITRAGEM»» Pedro Henriques esteve na Amora

Provas físicas e testes escritos…

ÁRBITROS DA AF SETÚBAL REALIZAM PRIMEIRA ACÇÃO DE AVALIAÇÃO DA ÉPOCA

Os árbitros da Associação de Futebol de Setúbal realizaram este sábado as provas físicas na pista da Sobreda, às quais se seguiram provas escritas e uma palestra no auditório da Escola Secundária de Amora que teve como orador o ex-árbitro de futebol e actual comentador da TVI, Pedro Henriques.

O tema escolhido foi o treino do árbitro, mas não se pense que foi apenas de corrida e abdominais que se falou. Antes pelo contrário, falou-se de tudo um pouco, nomeadamente treino físico, técnico, táctico, psicológico, tomada de decisão, treino invisível, nutrição, estabilidade emocional, formação em futebol, ética e atitude.

Foram cerca de 40 minutos muito bem passados com Pedro Henriques a cativar a assistência no desenvolvimento dos temas [com algumas histórias curiosas à mistura] que mereceram a maior atenção por parte da plateia.

Depois de ouvirmos Pedro Henriques ficámos com a ideia de que todos saíram da sessão mais enriquecidos pela forma clara e objectiva como abordou todos os assuntos e por algumas sugestões e aconselhamentos que deixou.




“Procuro transmitir a esta rapaziada aquilo que são as minhas ideias”

No final da sessão também nós falámos com Pedro Henriques e perguntámos-lhe se considerava importante para quem está no início da carreira a realização destas acções. “Penso que sim. Eles olham para mim como alguém que já passou pelo futebol profissional, que adquiriu algumas experiências, que agora está numa vertente diferente, na comunicação social e que vê muitas vezes os árbitros com os olhos daquilo que é o público e os próprios jornalistas, nas críticas que fazem. Com esta junção da experiência como árbitro e de agora estar na comunicação social procuro transmitir a esta rapaziada aquilo que são as minhas ideias quer em relação a coisas mais técnicas como à questão da atitude, da postura, do comportamento e daquilo que as pessoas às vezes esperam de um árbitro. Não é só a decisão de marcar uma grande penalidade mas o comportamento que têm que ter dentro do campo ou fora das quatro linhas”.



A importância do treino psicológico…

Durante a sua intervenção Pedro Henriques falou de algumas experiências vividas enquanto árbitro de futebol e algumas bem curiosas. “Isto não faz sentido se não formos buscar exemplos práticos, coisas que ocorreram neste caso comigo. Na parte do treino psicológico é um pouco essa vertente. Na altura trabalhava com o João Nuno Pacheco e as coisas que nós fazíamos tinham sempre alguma ligação ao terreno, aquilo que eram as minhas dificuldades, os meus erros e como é que eu nessa componente psicológica podia melhorar. Penso que isso pode ser também uma mais-valia para esta rapaziada jovem que está às portas do nacional e que ao ouvirem-me a mim, ou outra pessoa qualquer, poderão também eles próprios formarem na sua mente e na sua ideia aquilo que pode ser o melhor para eles e tentar aquilo que mais queremos na vida que é ter sucesso”.


“Ser árbitro não é só pegar no saco ao fim-de-semana”

Ser árbitro não é tarefa fácil e às vezes torna-se mesmo ingrato. Por isso, pedimos a Pedro Henriques que deixasse alguns conselhos a quem está agora a começar ou quem quer ser árbitro…  “Às vezes não é a questão do entrar mas sim a questão do ficar. Tirar o curso muita gente tira, depois de verem como é a realidade da arbitragem, o ter que se levantar cedo, de serem injuriados, de não ganharem logo dinheiro ou de ganharem muito pouco, ficam desmotivados mas há uma coisa que nos move a todos na vida, quer seja nas relações pessoais quer seja no trabalho, é a paixão. Um árbitro deve sentir paixão pela actividade que desenvolve, muita vontade, e uma boa atitude em relação àquilo que querem fazer, sabendo à partida que não vai ser fácil. Mas depois do caminho trilhado e principalmente quando se tem sucesso a arbitragem tem muitas coisas boas, conhece-se muita gente, está-se por dentro de uma modalidade desportiva. Quem gosta de futebol é óbvio que também procura o sucesso, pelo reconhecimento ou pelo dinheiro que se pode ganhar, e essa componente é cada vez mais atingida pelos árbitros. Há pessoas que são conhecidas por serem árbitros de futebol e que têm uma vida um pouco melhor porque se ganha bem quando se chega ao futebol profissional, não há que esconder estas coisas. Portanto, penso que para ter sucesso o árbitro deve ter atitude, postura, vontade, paixão e trabalhar porque sem trabalho nada se consegue. Ser árbitro não é só pegar no saco ao fim-de-semana. Quem pensa assim não está cá a fazer nada”.  



Aníbal Guerreiro, presidente do Conselho de Arbitragem:

“ESTAMOS A TRABALHAR FORTE NA FORMAÇÃO DOS ÁRBITROS”

Aníbal Guerreiro, presidente do Conselho de Arbitragem também falou à nossa reportagem sobre a palestra de Pedro Henriques, da forma como decorreram as provas e do que espera para esta nova temporada.

“Começámos com as provas físicas de manhã na pista da Sobreda, depois tivemos um teste escrito e posteriormente um teste de inglês. Depois aproveitámos a presença de uma figura de renome da arbitragem, o Pedro Henriques para fazer uma acção sobre o treino do árbitro. Era importante para estes árbitros beberem um bocadinho daquilo que pessoas com muita experiência na arbitragem viveram. Acho que foi interessante. Valeu a pena, ele é um bom comunicador e transmitiu coisas muito importantes para quem quer seguir a carreira de árbitro”.

“As provas físicas não correram tão bem como esperávamos”

Em relação às provas físicas constatou-se que nem todos estavam em boa forma sendo penalizados por isso. “As provas físicas não correram tão bem como nós esperávamos mas é natural que as pessoas não estejam ainda bem preparadas porque provavelmente estiveram de férias e descuram um pouco a preparação, mas isto é mesmo assim. Quem reprovou vai ter que esperar até realizar novas provas e não vai poder actuar. Por recomendação da UEFA as provas não devem ser repetidas antes de 30 dias. Portanto, deverão realizar-se daqui a um mês, sensivelmente”.


Por fim, numa perspectiva para a nova época Aníbal Guerreiro referiu que “estamos a trabalhar forte na formação dos árbitros. Desta forma, esperamos que se não for melhor que seja pelo menos igual à época passada, que foi bastante positiva. Vamos aguardar, mas estou esperançado que eles vão corresponder”.  

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here