FC SETÚBAL»» É uma das novidades esta época - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

FC SETÚBAL»» É uma das novidades esta época

Com um projecto deveras ambicioso clube quer chegar à 1.ª Liga…

“UM DOS GRANDES OBJECTIVOS PASSA POR DESCOBRIR DIAMANTES NOS BAIRROS SOCIAIS”

Uma das grandes novidades nas competições aa Associação de Futebol de Setúbal esta época é a participação do FC Setúbal no Campeonato Distrital de Seniores da 2.ª Divisão.

O clube [recentemente criado na capital do distrito] arranca, na sua primeira época desportiva [2015/2016], com três escalões de futebol. Dois na formação [Sub-13 e Sub-15] e uma equipa de seniores com um projecto focado na descoberta de diamantes do futebol no interior dos bairros sociais em Portugal.

Neste momento o projeto está a ser desenvolvido no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, por iniciativa de Eugénio Valdomiro Furtado (Valdo), jogador de futebol, com 4 anos de formação nas escolas do Sporting.

Um dos objectivos principais consiste em criar o máximo de motivação no interior de cada jovem do bairro social, com a finalidade de o conseguir tirar das rotinas do bairro e colocá-lo em clubes profissionais de futebol, para que cada um deles possa encontrar o seu lugar na sociedade.



“Ter uma equipa sénior na Primeira Liga
com 70 % de jogadores da região”


Motivar o jovem a jogar por amor a camisola, conseguir um dia ter uma equipa de seniores na Primeira Liga com 70 % de jogadores da região de Setúbal, para que sejam estes a patrocinar todos os escalões de formação, fazem parte também dos seus objectivos. 


“O nosso primeiro grande objectivo é que cada criança encontre o prazer em jogar à bola, que cresça num ambiente saudável, que aprenda a viver em grupo, que saiba o que é o Fair-Play e a seguir se tiver talento, as nossas parcerias locais e internacionais com clubes profissionais podem-lhe oferecer uma carreira profissional”, refere o presidente Mário Leandro.




Jogos em casa são em Palmela

Sem espaço próprio para jogar, o FC Setúbal assinou um protocolo com a Palmela Desporto para os seus dois escalões da formação e a equipa sénior realizarem oficialmente os jogos dos seus campeonatos em relva natural. Prevista está também a organização neste espaço de torneios internacionais destinados à formação com equipas de Espanha, França, Alemanha.

Segundo Mário Leandro, “o FC Setúbal tem alguns projectos a curto prazo e outros a longo prazo. Descobrir talentos nos bairros sociais para os preparar e promover para clubes profissionais, fazem parte dos planos a curto prazo”.


A importância das parcerias e os patrocinadores


“O projecto a longo prazo tem a ver com a promoção do FC Setúbal no futebol português. Vamos começar pela quinta divisão [II Distrital] mas vamos quere subir de escalão, este ano ainda não porque é o ano do arranque, mas queremos atingir a Liga Profissional talvez daqui a 5 ou 10 anos, tudo vai depender da nossa dinâmica tanto dentro como fora do campo nomeadamente a nível da captação de investidores e estabelecimento de parcerias com clubes da América do Sul, África e Ásia que queiram apostar financeiramente em jogadores com idades compreendidas entre os 12 e os 24 anos”.

O responsável pela formação do FC Setúbal é João Carlos Sequeira que tem uma carreira de jogador profissional em Portugal e possui o curso de treinador UEFA nível 2.

O presidente Mário Leandro também possuidor do Curso UEFA Nível 2 será o treinador da equipa sénior, funções que desempenhou na Bélgica. Valdomiro Veiga (Valdo) será seu adjunto.

VEJA AQUI O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO PROJECTO




Post Bottom Ad

Responsive Ads Here