TAÇA AFS»» Presidente da Associação esclarece - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

TAÇA AFS»» Presidente da Associação esclarece

Critério de desempate nunca foi questionado como está a ser agora…

REGULAMENTO ESTÁ EM VIGOR DESDE QUE A PROVA SE DISPUTA NESTE FORMATO

No sentido de clarificar a questão levantada por alguns treinadores sobre a forma de desempate no final da fase de grupos da Taça AFS quando as equipas terminam com o mesmo número de pontos, o nosso jornal contactou o presidente da Associação de Futebol de Setúbal, Joaquim Sousa Marques, que se prontificou de imediato a esclarecer a situação.

A despenalização dos cartões amarelos foi também um assunto abordado pelo presidente da AFS que deixou igualmente uma mensagem à família do futebol distrital na altura em que se prepara o arranque dos campeonatos distritais de seniores.  

“Como a fase de grupos se disputa apenas a uma volta
 as equipas não disputam o jogo em idêntica situação”

“Naturalmente que respeitamos todas as opiniões e estamos sempre disponíveis para as avaliar e para introduzir as alterações que forem consideradas adequadas a melhorar as competições que organizamos, no sentido de contribuírem para a melhoria do futebol distrital, sem dogmas, e sem pretensões de nos considerarmos donos da verdade e da razão, independentemente do nosso estatuto de dirigentes e apesar da experiência acumulada no desempenho destas funções.

Na vida estamos sempre a aprender e muitas vezes aprendemos com quem não estamos à espera, não temos aspirações em ensinar e não é a experiência de praticante ou de treinador que legitima verdades absolutas no universo do futebol, porque aos dirigentes exigem-se muitas outras valências.

Relativamente ao critério de desempate do regulamento da prova, convém recordar que o mesmo está em vigor desde que a prova se disputa neste formato, desde à várias épocas, e nunca este critério foi questionado como está a ser agora, e apenas no final desta fase da prova.

É por demais evidente que, e não é uma questão de inteligência, sendo a fase de grupos disputada apenas a uma volta, o critério de desempate não deveria ser o do jogo disputado entre as equipas que se encontram empatadas, porque as equipas não disputaram o jogo em idêntica situação, como teria acontecido se tivessem oportunidade de disputar dois jogos, um em casa e outro fora, ou se o jogo fosse disputado em campo neutro.

E sobre esta opção não existe muito mais a acrescentar, foi uma opção ponderada e que, em função da perspetiva em que se está, pode ser aceite ou contestada. Quem tomou a opção está numa posição privilegiada, de independência face aos envolvidos.

“Penalização dos cartões amarelos parece susceptível de ser avaliada”

Relativamente à outra questão levantada respeitante à penalização dos cartões amarelos, contribuindo para a melhoria do futebol distrital, é algo que já aconteceu no passado e que por motivos vários foi decidido ao nível das competições da FPF despenalizar, de jogo para jogo, e que por arrasto foi estendido às competições distritais.

Este é um tema que me parece susceptível de ser avaliado, de se auscultar todos os intervenientes, sem excepção das suas capacidades intelectuais e outras, de se pesar as vantagens e os inconvenientes da penalização e de concluir pela opção mais adequada e consensual.

Mensagem do presidente no arranque dos campeonatos


Já agora aproveito a oportunidade, neste arranque de época e particularmente no arranque dos campeonatos distritais de seniores, para desejar que sejam competições que valorizem o futebol distrital, que contribuam para a divulgação e para o crescimento da modalidade, que sejam atractivas para os adeptos no sentido do aumento do número espectadores, sem esquecer os valores do fair play, que devem estar sempre presentes, dentro e fora das quatro linhas. Saudações desportivas para todos, em especial para a família do futebol distrital”.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here