1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» U. Santiago 0 Almada 1 - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

domingo, 29 de novembro de 2015

1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» U. Santiago 0 Almada 1

Almadenses jogaram com dois juniores no onze inicial…

ALMADA OBTÉM VITÓRIA SURPREENDENTE EM SANTIAGO DO CACÉM

O Almada Atlético Clube, que está a passar por momentos conturbados devido à saída de alguns jogadores, foi uma das sensações da 7.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão com o triunfo que alcançou em Santiago do Cacém.

Nuno Cirilo que havia assumido o comando técnico da equipa após a saída de Luís Firmino debatia-se com um grande problema para este encontro face ao reduzido número de jogadores disponíveis. Neste sentido, foi obrigado a recorrer à equipa de juniores, fazendo mesmo alinhar de início dois que haviam jogado na véspera os 90 minutos.

Perante todas estas adversidades a motivação foi enorme e no final pode dizer-se que estão todos de parabéns pela atitude, empenho e dedicação que tiveram. Foram estes os predicados que valeram e que contribuíram para a conquista dos três pontos que muitos achavam ser uma missão impossível.

A equipa de Santiago do Cacém que na jornada anterior havia dado uma fraca imagem do seu real valor voltou a não estar bem e acabou por ser derrotada num jogo em que era obrigatório ganhar para poder continuar a desenvolver o seu percurso normal.

A primeira parte decorreu de forma bastante equilibrada e com poucas oportunidades de golo para ambos os lados; duas para a equipa da casa e uma [a mais flagrante] para o Almada que em determinados momentos do jogo exerceu mesmo algum ascendente sobre o adversário. Contudo será de salientar que o U. Santiago ficou reduzido a 10 unidades aos 40 minutos por expulsão de Fábio Oliveira

Na segunda parte o U. Santiago continuava a jogar sem grande fulgor e o Almada começava a acreditar que poderia chegar à vitória como veio de facto a acontecer com o golo marcado por Varela, aos 83 minutos.

Com este triunfo o Almada subiu ao oitavo lugar da tabela classificativa e o U. Santiago baixou para o 11.º lugar, embora tenham ambos o mesmo número de pontos (9).

Na próxima jornada o U. Santiago desloca-se ao Campo da Bela Vista para defrontar o Comércio Indústria e o Almada recebe no Pragal o Beira Mar para mais um dérbi da cidade do Cristo-Rei.






A OPINIÃO DOS TREINADORES



NUNO BRITES, treinador do U. Santiago:

“Houve uma equipa que não nos deixou ter sucesso e nos retirou do jogo aos 40 minutos”

“Houve uma equipa dentro do campo que não nos deixou ter sucesso e nos retirou do jogo aos 40 minutos. Estreámos três novos jogadores que vieram contribuir para um maior equilíbrio do plantel e que se portaram muito bem, neste jogo de estreia. O jogo começou por ser repartido de parte a parte, com algum predomínio nosso. Fizemos quarenta minutos em crescendo e quando conseguimos instalar-nos no nosso meio campo ofensivo por largos períodos e criar situações de finalização, houve uma pessoa dentro do campo que com sucessivas análises menos correctas do desenrolar do jogo nos foi desconcentrando e prejudicando. O cúmulo foi o cartão vermelho directo mostrado ao Fábio Oliveira num momento crucial da partida. Controlámos os minutos finais desta primeira parte sem grandes sobressaltos. Na segunda metade do prélio, jogando com 10 jogadores, consentimos algum predomínio da posse de bola à valorosa equipa do Almada, mas as ocasiões para um e outro lado foram quase inexistentes. Ao cair do pano o Almada consegue suplantar-nos no marcador num golo imerecido mas bem conseguido. Nunca no decorrer destas jornadas iniciais do campeonato me queixei das arbitragens nem tal é habitual no meu discurso, nem serve de alibi, mas no domingo assistimos a uma actuação que mancha o desempenho deste sector e que sistemática e consecutivamente nos foi retirando do jogo através de juízos reiteradamente desacertados sempre na mesma direcção. Espero que tal não se volte a repetir e que exista uma maior assertividade nas nomeações, até porque este campeonato é extremamente competitivo e bem disputado”.





NUNO CIRILO, treinador do Almada:

“Tivemos que jogar com dois juniores de primeiro ano a titulares no centro da defesa”

“Sabíamos que ia ser um jogo muito complicado por várias razões... Primeiro porque o Santiago do Cacem tem uma excelente equipa e depois pelo momento que a nossa equipa atravessa. Só tínhamos 10 jogadores seniores disponíveis, sendo dois deles guarda-redes. Por essa razão tivemos que jogar com dois juniores de primeiro ano a titulares no centro da defesa”.

Falando sobre o jogo... “A primeira parte foi equilibrada mas com maior ascendente do Almada que conseguiu criar várias situações de perigo para a baliza do Santiago. Defensivamente compactos e muito concentrados, conseguimos anular todas as investidas do adversário que só conseguia criar perigo através de remates de meia distância. Eles tiveram duas situações perigosas, uma muito bem resolvida pelo nosso guarda-redes e a outra a sair ligeiramente por cima da trave. E, nós, perto do intervalo tivemos a melhor oportunidade de golo quando Varela isolado falhou o remate e o guarda-redes segurou a bola facilmente”.

“Sentindo que estávamos perto do golo, na segunda parte entrámos determinados, com muita vontade e cedo se percebeu que esta seria uma parte de sentido único onde o adversário praticamente não conseguiu sair do meio campo e onde o Almada, por várias vezes, poderia ter marcado facto que não aconteceu devido talvez a algum nervosismo ou ansiedade. O jogo aproximava-se do fim mas a nossa equipa, mesmo com os índices físicos no limite, nunca desistiu e acabámos por chegar ao golo por intermédio do Varela, aos 83 minutos”.

“Uma palavra de agradecimento aos jogadores pela entrega, dedicação e motivação que encontraram para este jogo”


Volto a referir que devido às dificuldades tivemos que jogar com dois juniores de primeiro ano (Márcio Leal e Bruno) a titulares e que os dois fizeram uma excelente exibição mesmo depois de terem jogado no dia anterior  90 minutos pelos juniores. Perto do fim entrou mais um júnior de primeiro ano (Pedro Fonseca). Queria também agradecer aos jogadores que jogaram fora das suas posições e que em prol da equipa deram o seu melhor e conseguiram também um excelente desempenho. Deixo igualmente uma palavra de agradecimento a todos os jogadores pela entrega, dedicação e motivação que encontraram para este jogo. Não tem sido fácil e só quem está diariamente com a equipa sabe as dificuldades. O grupo é unido, jovem, tem muita qualidade e muita vontade em continuar junto. Espero que isso possa acontecer porque ainda vamos a tempo de, todos juntos, conseguirmos o objetivo proposto no início da época”.




Post Bottom Ad

Responsive Ads Here