NAFAS»» Foi o primeiro a nascer em Portugal - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

NAFAS»» Foi o primeiro a nascer em Portugal

Em ambiente de grande confraternização…

ÁRBITROS DE ALMADA E SEIXAL COMEMORARAM 56 ANOS DE VIDA

O Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal assinalaram a passagem do seu 56.º aniversário com um jantar comemorativo realizado no passado sábado, dia 16 de Janeiro, no Manjar das Laranjeiras, em Fernão Ferro.

Presentes estiveram cerca de meia centena de árbitros e alguns convidados num puro e salutar convívio que se prolongou pela noite dentro sempre em ambiente de grande confraternização.

Depois do repasto seguiu-se o momento solene com a intervenção de várias personalidades e entidades que se associaram ao evento sendo a mesa de honra preenchida por José Luís Tavares, sócio n.º 1 do NAFAS, em representação do Presidente da Assembleia Geral, Venâncio Tomé, que teve de se ausentar pelo facto de ter que viajar para a Madeira no exercício das suas funções; José Carlos Gomes e José Barreto, vereadores das Câmaras Municipais do Seixal e Almada; Sousa Marques, presidente da AF Setúbal; Lucílio Batista em representação do Conselho de Arbitragem da FPF; Rui Macau, do Conselho de Arbitragem da AFS e David Salvador, em representação dos Núcleos de Árbitros do Distrito.

José Luís Tavares que foi o primeiro a usar da palavra salientou a importância do NAFAS que “tem uma vida extraordinária na acção cultural dos concelhos de Almada e Seixal. É também importante dizer que o nosso Núcleo, a nível desportivo, é um exemplo para todos os Núcleos do país porque foi o primeiro a nascer em Portugal e que continua a ser um exemplo pela forma como trabalha e por aquilo que aqui se faz”.  
David Salvador, disse ser “uma grande honra estar presente no aniversário do NAFAS” a quem desejou também “as maiores felicidades”. Na sua intervenção salientou igualmente a importância de “trabalharmos todos em conjunto para que a arbitragem possa melhorar na AF Setúbal”.




Fernando Marques, Mendes Dias e João Marques foram distinguidos

Hernâni Fernandes, presidente do NAFAS, por sua vez afirmou: “Somos o Núcleo N.º 1 do País. Por isso, vamos ter que continuar a trabalhar para continuarmos a ser os melhores. Queremos crescer mais e para isso estamos também a contar com o apoio das autarquias que nos têm ajudado bastante, como acontece agora com o alargamento da nossa sede e com a cedência das instalações da Pista Carla Sacramento, às terças e quintas-feiras. O entendimento com a AF Setúbal também tem sido importante porque com ele os núcleos tornam-se mais fortes e neste aspecto tenho que deixar um agradecimento especial ao José Manuel Esteves pelo trabalho desenvolvido na formação de novos árbitros”. A finalizar a sua intervenção Hernâni Fernandes aproveitou também para entregar emblemas de prata a dois associados que completaram 25 anos de filiação: Fernando Marques e Mendes Dias. João Marques recebeu também o prémio ascensão pela sua promoção à categoria C2.

Rui Macau referiu que “o Núcleo de Almada /Seixal é um baluarte na formação de árbitros em Portugal. Está dinâmico e continua a crescer.  O Conselho de Arbitragem está muito satisfeito com isso e vai continuar sempre em estreita colaboração não só com ele mas também com todos os outros núcleos do distrito”.

Lucílio Batista afirmou que “bem ou mal o Conselho de Arbitragem da FPF decidiu que só iria a jantares de Núcleos em datas relevantes. Mas como foi aqui que nasci como árbitro pedi para estar aqui sempre representado. Estou aqui por delegação do Vítor Pereira e sinto-me muito honrado por isso, assim como estou muito satisfeito por ver aqui o José Luís Tavares que me deu o curso de árbitros, há 33 anos. Foi um enorme prazer vê-lo aqui”.

O vereador do pelouro de desporto José Carlos Gomes adiantou que “a CM Seixal vai continuar a apoiar o NAFAS dentro daquilo que for possível” e mostrou-se também receptivo a dar uma ajuda na criação do Estatuto de Utilidade Pública. “Temos um departamento próprio que pode encaminhar o processo se ele for solicitado” e por fim salientou a importância da formação porque “existem no distrito bons valores”.




Almada candidata-se a Cidade Europeia do Desporto em 2018

José Barreto, vereador da CM Almada frisou que “é gratificante ver o trabalho feito pelo Núcleo na valorização dos árbitros, trabalho esse que nem sempre é reconhecido. Estamos também disponíveis para ajudar na criação do Estatuto de Utilidade Pública”. O autarca aproveitou também para anunciar a candidatura de Almada a Cidade Europeia do Desporto, em 2018. “Estamos neste momento a desenvolver o processo de candidatura”, referiu também.

Sousa Marques, o último convidado a intervir, realçou e enalteceu o trabalho desenvolvido pelos Núcleos e recordou que no distrito há três centros de treino para árbitros. “A formação no distrito não existia se não fossem os núcleos porque o recrutamento é feito por eles. Se estes não existissem a arbitragem no nosso país seria muito mais fraca”. O presidente da AF Setúbal salientou também a presença de muita juventude, “é sinal de que a renovação está a ser feita. Os regulamentos em vigor são difíceis para a arbitragem nacional e isso reflete-se na arbitragem distrital. Temos que nos adaptar. Somos um distrito com história muito grande a nível nacional mas hoje não estamos tão bem. Por isso, há que continuar a trabalhar para que nos próximos tempos possamos voltar a sê-lo”.


Depois das intervenções foram cantados os parabéns e cortado o bolo de aniversário. 

Fotos: Rui Nunes       

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here