SETÚBAL»» Seminário sobre o desporto-rei - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

SETÚBAL»» Seminário sobre o desporto-rei

No Auditório Municipal Charlot…

FAMÍLIA DO FUTEBOL REUNIU-SE PARA DEBATER TREINO DESPORTIVO

Dirigentes e treinadores do desporto-rei estiveram presentes no Seminário "A Globalização e a Interdisciplinaridade no Treino de Futebol"


Foi no Auditório Municipal Charlot, em Setúbal, que no passado sábado, dia 30, se realizou o seminário "A Globalização e a Interdisciplinaridade no Treino de Futebol", integrado no programa de “Setúbal 2016, Cidade Europeia do Desporto” no qual ao longo do dia o muito público presente teve a oportunidade de partilhar conhecimentos com vários profissionais do mundo do futebol, desde jogadores a técnicos e treinadores.

Os cerca de 130 participantes ouviram os profissionais falar de futebol, modalidade que apaixona tantos milhões, mas que tem a sua componente racional e científica como se pode assistir, com abordagens sobre as diferentes dimensões deste desporto, como em relação ao “modelo de governação do futebol em Portugal”, por Joaquim Sousa Marques, “a dimensão ética”, por Rui Carvalho; e, ainda, “o papel do IPDJ na implementação da formação de treinadores”, por Mário Moreira.

No campo da metodologia de treino o seminário contou com o testemunho dos treinadores que trouxeram a sua experiência de sucesso; Mariano Barreto, João de Deus e João Tralhão, apresentaram o state of the art no treino, com grande enfoque na formação. O papel muito especial do psicólogo foi apresentado por Pedro Almeida e o treino de guarda-redes numa abordagem muito interessante sobre o papel único desta posição, apresentada por Nuno Santos.

As honras de abertura estiveram a cargo do Vereador Manuel Pisco, em representação de Maria das Dores Meira, presidente da edilidade setubalense; do Presidente da Associação de Futebol de Setúbal, Joaquim Sousa Marques e de Carlos Coutada, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e a sessão de encerramento contou com a presença de Augusto Baganha, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude e com as intervenções de António José Gonçalves, director da EDUGEP e José Cordovil, adjunto do Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Num breve balanço do seminário, o director da EDUGEP, António José Gonçalves, realça: "conseguimos reunir um conjunto de profissionais de topo do futebol, e não queremos ficar por aqui. Estamos a planear mais actividades semelhantes, e outras, no domínio da formação específica, que vão responder a uma lacuna que existe neste âmbito".

objectivo será "ir ao encontro das necessidades dos diferentes agentes que actuam em clubes, associações e autarquias. Queremos ser a primeira linha de apoio destas instituições na região, e queremos que saibam, sem margem para dúvidas, que estamos aqui para trabalhar com e para essas pessoas", concluiu.


Este seminário foi acreditado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, tendo sido promovido pela EDUGEP em parceria com a Associação de Futebol de Setúbal e a Câmara Municipal de Setúbal.


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here