FUTEBOL»» Morreu Manuel de Oliveira - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 21 de junho de 2017

FUTEBOL»» Morreu Manuel de Oliveira

Funeral realiza-se esta quinta-feira 22 de Junho...


MORREU O ANTIGO TREINADOR DE FUTEBOL MANUEL DE OLIVEIRA


Esta é uma daquelas notícias que nunca gostamos de dar por se tratar da morte de uma pessoa por quem nutríamos uma grande simpatia. Estamos a falar do antigo treinador de futebol Manuel de Oliveira com quem passámos alguns bons momentos.

Convivemos com ele aquando da sua passagem pelo Amora e depois mais tarde quando ele desempenhava as funções de comentador na Rádio Renascença e eu de relatador na Rádio Baía. Encontrávamo-nos muitas vezes no Estádio da Luz e no final foram muitas as vezes que me dava boleia para a margem sul. Como eu trabalhava em Lisboa e nunca levava carro ele prontificava-se sempre para me trazer mesmo que para isso tivesse que fazer um pequeno desvio no seu percurso.

Durante as viagens, as nossas conversas eram sempre relacionadas com o futebol e foram muitas as histórias que me contou relacionadas com gente bem conhecida relacionada com o mundo da bola, umas já tornadas públicas e outras talvez não. Guardo com saudade esses bons momentos de convívio porque ele era de facto um homem que gostava sobretudo de conversar. Um verdadeiro comunicador e um bom amigo.

Foi esta terça-feira, aos 85 anos, que Manuel de Oliveira partiu. O corpo vai para a igreja da Misericórdia (Barreiro), esta quarta-feira à tarde, e o funeral seguirá para o cemitério da Quinta do Conde na próxima quinta-feira (22/06) em horário ainda por definir.

Em sua homenagem o Desportivo Fabril já colocou a sua bandeira a meia-haste.


Carreira de Manuel Oliveira

O antigo treinador orientou clubes como a CUF, Varzim, Leixões, Barreirense, Olhanense, Portimonense, Vitória de Setúbal ou Marítimo. Enquanto jogador, actuou como médio e foi campeão nacional na época 1952/1953 ao serviço do Sporting.

Além dos leões, Manuel Oliveira passou pela CUF e pelo Atlético. "Fiz 630 jogos na primeira divisão, treinei 14 clubes na 1ª Divisão, 10 clubes na II e III Divisão e ainda a selecção da Guiné e os Lusitanos de França. Este livro não tem nada de especial, descreve com simplicidade e de forma reduzida a minha passagem pelo futebol, que começou aos 16 anos e que termina no caixão. Considero que a minha carreira foi positiva, mas o meu trabalho não foi reconhecido. Sempre pensei chegar mais longe, como a selecção nacional", referia, a 10 de Outubro de 2009, o antigo técnico.



Foi um dos mentores de Jorge Jesus

O ex-jogador e treinador é um dos mentores de Jorge Jesus, que sempre que pode não poupa nos elogios ao trabalho que este desenvolveu ao longo da sua carreira. "O futebol está sempre a evoluir, o Manuel de Oliveira nos anos em que era meu treinador já era um criador da táctica, ensinou-me muito e algum do conhecimento que tenho hoje, devo a ele. Recordo que há 30 anos, o Manuel Oliveira foi, se calhar, o primeiro treinador do mundo a implementar o 3-4-3, com três centrais, tinha eu 19 anos. 

Lembro-me que esse sistema foi usado num jogo na Luz onde empatámos 2-2. Ainda hoje algumas equipas o utilizam. As equipas ganham jogos pelo trabalho que fazem durante a semana, é o que se costuma dizer e em 80/90 por cento das vezes é verdade, mas aprendi com ele que no banco também se ganham jogos", referiu, em 2009, Jorge Jesus, na altura treinador do Benfica, durante a apresentação do livro Memórias de um Treinador de Futebol, de Manuel Oliveira.

Jesus foi treinado por Manuel de Oliveira no Olhanense, quando tinha 19 anos. "Ele trazia-me, a mim e outros jogadores, todos de Lisboa, e num determinado dia parou o carro várias vezes pelo caminho, mandava-nos sair e perguntava, como é que isto tinha acontecido a vencer por 3-0", contou.


Manuel Oliveira Santos nasceu no Pinhal Novo, no dia 29 de Maio de 1932. 


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here