“OS BELENENSES”»» Escola de Futebol no Barreiro - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 30 de março de 2016

“OS BELENENSES”»» Escola de Futebol no Barreiro

 Bruno Cruz, coordenador do projecto…

“TREINAMOS EQUIPADOS À BELENENSES MAS COMPETIMOS À GALITOS”


O Galitos Futebol Clube e o Clube de Futebol “Os Belenenses” estabeleceram uma parceria que resultou na criação de uma escola de futebol que funciona nas instalações do Campo Hipólito Santos Cunha que foi completamente remodelado com a implementação de um piso sintético.

A funcionar desde o início da época a escola tem sido um sucesso e neste momento integra já mais de uma centena de atletas de várias idades que têm um denominador comum; o gosto pela prática do futebol.

Com gente devidamente qualificada a trabalhar na formação, os mais jovens vão aperfeiçoando a sua aprendizagem e os outros vão competindo a nível oficial nas provas organizadas pela Associação de Futebol de Setúbal e os resultados têm sido bastante satisfatórios.

Com o objectivo de saber mais pormenores sobre este projecto que é liderado por Jorge Prazeres, o JORNAL DE DESPORTO colocou algumas questões ao coordenador da escola, Bruno Cruz:    

“Renasceu um novo clube no Barreiro”

No Barreiro existe uma escola de futebol do Belenenses. Como surgiu esta possibilidade?
O projecto de formação “EFB Barreiro” é liderado pelo Presidente e fundador da Empresa Playpiso, Jorge Prazeres, sendo que a gestão e desenvolvimento do mesmo ficam a cargo do Coordenador da Escola de Futebol, Bruno Cruz e o Coordenador técnico Vítor Hugo Pires. Com o arranque da época futebolista 2015/16, renasceu um novo clube no Barreiro.

Através da parceria, o Galitos FC renasceu, instalações renovadas, campo sintético de fut 11 e fut 7, novas equipas técnicas e uma EF OS BELENENSES Barreiro.

A EFB Barreiro engloba todos os escalões de formação, desde o Futebol 5: Aprendizagem (atletas nascidos entre 2008 e 2011), Futebol 7: Competição (2007 a 2003) e Futebol 11: Competição (2002 a 1999), não contando apenas com o escalão de Juniores que iniciará a partir da próxima época.

O projecto conta com a colaboração de treinadores de qualidade, com formação na área e experiência no cargo, para além de jovens treinadores com vontade de aprender e contribuir positivamente para o sucesso deste projecto.

A equipa de trabalho é constituída pelo prof. Bruno Esteves (Aprendizagem e Benjamins), Filipe e Miguel Dias (Aprendizagem), Paulo Almeida (Infantis), Vitor Hugo Rego e Pedro Pereira (Iniciados), Vítor Pires, Tiago Afonso e Tiago Lourenço (Juvenis), Emanuel (Treinador de Guarda-redes).




“Desenvolvimento do jovem atleta a longo prazo”

Quais os pontos fortes da formação?
O projecto de formação “EFB Barreiro” tem como base o modelo de desenvolvimento do jovem atleta a longo prazo. Este modelo tem a capacidade de fornecer todas as ferramentas para potenciar jogadores, desde o seu início na modalidade, como no decorrer da sua passagem ao longo do seu crescimento. Apresenta as janelas de oportunidade a desenvolver em todas as idades, bem como promove uma excelente retenção da criança à modalidade. É um modelo dirigido ao jogador de futebol, ao seu treino, competição e recuperação com base na idade biológica, ou seja, a maturidade física, em vez da idade cronológica.

Trata-se de um modelo que traz benefícios aos treinadores e à escola, mas, fundamentalmente beneficia os pais e os atletas, que serão sempre o foco de intervenção da nossa escola. Desta forma:
> Promovemos o jogo em todas as idades, géneros e níveis de habilidade e deficiência.;
> Existe uma melhor compreensão do programa de treino de futebol;
> Existe uma aprendizagem adequada ao nível de cada jogador;
> Promovemos um comportamento competitivo nos jogadores;
> Consciencializamos os pais, quando têm comportamentos desadequados;
> Promovemos uma maior integração do jovem atleta para com o desporto, levando a um compromisso do mesmo para toda a vida.




Excelente desempenho nas competições da AF Setúbal

Já tem muitos alunos? Como tem vindo a decorrer a sua evolução?
Esta mudança promoveu um incremento de novos atletas no clube, número que em 6 meses já ultrapassa a centena.

Treinamos equipados à Belenenses mas competimos Galitos. Os nossos escalões iniciaram os respectivos campeonatos competitivos com um novo “grito” – FORÇA, UNIÃO, QUERER, GALITOSSSS – grito que tem vindo a aumentar de volume, com a passagem à fase final das nossas equipas de Infantis A e Iniciados A, nas provas oficiais da AF de Setúbal.

Os juvenis encontram-se a disputar a subida de divisão mantendo-se nos lugares cimeiros da classificação.

Foi um arranque promissor para todas as equipas, uma vez que tanto as de formação como as de competição têm tido um excelente desempenho desportivo.

Nos treinos evidenciam ambição e espírito de grupo, o ideal para atingir os objectivos traçados, fazendo uso das ferramentas de treino para alcançar os melhores resultados desportivos, sociais e pedagógicos.




“Iremos continuar com a melhoria das instalações”

O Barreiro foi em tempos um autêntico viveiro de jogadores. A Escola de Futebol do Belenenses vai trabalhar também nesse sentido?
Com a inserção do modelo de trabalho desenvolvido pelo Belenenses os resultados já estão à vista, como referimos no ponto anterior, as nossas equipas têm tido resultados muito positivos para os primeiros 6 meses de trabalho.

É nossa pretensão potenciar a criação de selecções em cada escalão dos melhores jogadores da região, promover a integração dos mesmos nos treinos integrados no Restelo com as equipas principais.

Iniciaremos, ainda este ano, em torneios já agendados a colocação de alguns atletas em selecções que serão criadas entre todas as escolas do Belenenses.

Acreditamos que este modelo de integração e evolução do atleta será o melhor para potenciar jogadores.

Que mais há para dizer sobre este projecto?
Podemos adiantar que iremos continuar com a melhoria das instalações e das condições de treino com a construção de mais um campo de fut11 com marcações de fut7 e fut9 e dois campos de fut5.


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here