SESIMBRA SUMMER CUP»» AF Setúbal e FPF dão mais força legal ao torneio

Fernando Gomes, esteve presente na cerimónia…

CM SESIMBRA E JF CASTELO ASSINAM PROTOCOLO COM FEDERAÇÃO E ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL

A Sala do Governador, na Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, serviu de palco, na passa terça-feira, à cerimónia da assinatura do Protocolo para a Promoção e Organização de Actividades Recreativas e de Lazer no Âmbito do Desporto, que ao abrigo do Decreto Lei 45/2015, confere ao Torneio Sesimbra Summer Cup um estatuto organizativo enquadrado na legislação existente.

No evento promovido pela autarquia sesimbrense, a assinatura do documento foi rubricado pelos presidentes da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso, e pelo autarca Ricardo Dias, em representação da Junta de Freguesia do Castelo.

Quatro responsáveis das quatro entidades parceiras na promoção e organização do Torneio Sesimbra Summer Cup, evento desportivo nascido há quase uma dezena de anos, e que centra particular foco no futebol formativo, com especial destaque na prática do futebol de praia.

Refira-se que o torneio, a caminho da sua 8.ª edição, e já é uma referência no plano nacional, foi idealizado pela Junta de Freguesia do Castelo, a par dos clubes concelhios, e que desde a primeira hora contou com o apoio da AF Setúbal.



Câmara de Sesimbra realça ligação à AF Setúbal

Francisco Jesus, edil sesimbrense, foi, ainda na qualidade de presidente da Junta do Castelo, o mentor do Sesimbra Summer Cup, e na hora de recordar o pontapé de saída para a concretização do torneio, já lá vão oito anos, não deixou de realçar e elogiar o apoio institucional da AF Setúbal, “parceira desde o início deste processo”, “mas que tem merecido o continuado reconhecimento por parte da actual Direcção presidida por Francisco Cardoso, o que muito nos honra”.

Refira-se que na altura do início do torneio a AF Setúbal era liderada por Joaquim Sousa Marques, actual presidente honorário, que marcou presença na cerimónia protocolar.

O presidente da Câmara assumiu que este é um documento que “vem regular o torneio e é um garante da segurança de todos os envolvidos. É um protocolo ancorado no Sesimbra Summer Cup, mas que permitirá a dinamização de outras iniciativas”, destacou.

Francisco Jesus reforçou que o torneio conta, hoje, com o apoio das entidades mais representativas do nosso futebol, num reconhecimento pela promoção que o evento assume em nome do futebol de base, e que “já abriu as portas a atletas à Selecção Nacional de futebol de praia e a clubes de projecção nacional”.

Ao presidente da FPF, o edil sesimbrense deixou a certeza de que Fernando Gomes pode continuar a contar com a autarquia para o desenvolvimento de iniciativas federativas e deixou um desafio: “Que considere Sesimbra para voltar a ser palco das finais nacionais dos campeonatos de futebol de praia”.



FPF elogia relação duradoura

Fernando Gomes não hesitou em lembrar que “a FPF esteve sempre disponível para apoiar o Sesimbra Summer Cup, que teve na sua essência o contributo institucional da AF Setúbal”.

O presidente federativo reconheceu que “Sesimbra tem tido um relacionamento institucional com a federação muito positivo e é um dos poucos concelhos com um estádio permanente para a prática do futebol de praia”.

No que respeita ao protocolo, Fernando Gomes vincou que o mesmo “estabelece regras claras na salvaguarda dos atletas” e que resulta do “reconhecimento de uma relação de longa duração entre entidades que promovem o desporto enquadrado na legislação existente”.

Presidente da AF Setúbal sublinha envolvência dos clubes filiados

Ao saudar as demais entidades envolvidas na cerimónia de assinatura de um protocolo, que teve o condão de contar com a presença do presidente da FPF, Francisco Cardoso não hesitou em assegurar a continuidade do apoio institucional encetado pela anterior Direcção da AF Setúbal. “É motivo de orgulho manter esta colaboração institucional, no âmbito de um evento que envolve quatro clubes nossos filiados [GD Sesimbra, GD Alfarim, AD Quinta do Conde e ACRTU Zambujalense]”, assinalou o dirigente associativo.

“O Sesimbra Summer Cup é reconhecidamente um torneio já está enraizado na nossa região, o qual conta habitualmente com significativo número de emblemas da AF Setúbal representados aos quais somam-se anualmente a participação de largas dezenas de equipas fruto da capacidade organizativa dos seus promotores mas, sobretudo, porque tem especial preocupação pelo fomento da actividade desportiva junto dos mais jovens e com a singularidade de destacar o futebol de praia”, enalteceu Francisco Cardoso, a propósito de um torneio que ganhou estatuto internacional.

Para o presidente associativo regional, “este tipo de eventos serão sempre bem acolhidos pela AF Setúbal e que, no âmbito da sua objectividade à luz dos regulamentos legais, devem servir de incentivo ao aparecimento de iniciativas semelhantes que, envolvendo, preferencialmente, a colaboração dos nossos clubes filiados, são contributo para a dinâmica do universo AF Setúbal e da promoção do nosso distrito”, registou Francisco Cardoso.



Freguesia do Castelo antevê crescimento

“Em 2010, o lançamento do Sesimbra Summer Cup ficou marcado pela força do apoio institucional da AF Setúbal e pelo reconhecimento da FPF, um fato que muito nos orgulha”, registou Ricardo Dias, autarca em representação da Junta de Freguesia do Castelo.

Vincando a forte promoção que o evento tem assumido em nome do futebol de praia, Ricardo Dias assumiu que a junta de freguesia estará sempre disponível para fortalecer o torneio, o qual este ano, na sua 8.ª edição deverá contar com um número ainda mais significativo de equipas participantes, nas variantes de futebol de 11 e de praia, em diversos escalões de formação.


Sousa Marques feliz pelo momento

O ex-presidente da AF Setúbal, Joaquim Sousa Marques, não hesitou em aceder ao convite da autarquia sesimbrense e presenciou a assinatura do protocolo, deixando elogios ao seu sucessor pelo reiterar do apoio ao torneio.

“Saúdo a aposta continuada da Direcção da AF Setúbal em reconhecer institucionalmente este torneio. O presidente Francisco Cardoso entendeu que esta ligação merecia ser prolongada e felizmente que assim é, para levar a bom porto esta relação de Sesimbra, do turismo e da praia, mas principalmente do futebol de praia que é no fundo a dinâmica e um elemento muito importante para a FPF estender a promoção do futebol de base através desta variante. Fico feliz por isso”, assumiu Joaquim Sousa Marques.

O ex-dirigente associativo lembrou que “a AF Setúbal, desde a primeira hora, aceitou, aderiu e colaborou com a Junta do Castelo e com os clubes no sentido de dar uma dimensão maior a este torneio”. “Conseguimos chamar a Federação e agora este protocolo é o materializar de um processo, que formaliza uma importante colaboração institucional”.

Refira-se que além das personalidades já referidas, a cerimónia registou a presença de autarcas sesimbrenses, dirigentes dos quatro clubes do concelho de Sesimbra filiados na AF Setúbal envolvidos na organização do Sesimbra Summer Cup e altos responsáveis da estrutura directiva da FPF.

Notícia AFS

Share on Google Plus