SEIXAL»» Atletas do concelho reforçam universo da AF Setúbal - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 22 de maio de 2018

SEIXAL»» Atletas do concelho reforçam universo da AF Setúbal


Torneios amadores vão passar a ser homologados… 

CÂMARA MUNICIPAL, FPF, AF SETÚBAL E ASSOCIAÇÃO DAS COLECTIVIDADES DO CONCELHO ASSINAM PROTOCOLO

Os Presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, Associação de Futebol de Setúbal, Câmara Municipal do Seixal e Associação das Colectividades do Concelho do Seixal assinaram esta terça-feira o protocolo institucional que confere o enquadramento legal à luz do decreto-lei 45/2015, de 09 de Abril, à realização de eventos de futebol e de futsal, devidamente homologados pela FPF/AF Setúbal, organizados, até agora fora da esfera associativa / federativa, pelo Município do Seixal.

A cerimónia, realizada esta manhã, num lotado Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, mereceu rasgados elogios por parte dos responsáveis que rubricaram um documento que oficializa a integração dos praticantes informais de futebol e de futsal do concelho do Seixal no universo do futebol federado.


 “O futebol e o futsal ganham mais segurança”.

“É com muita satisfação que registamos a assinatura deste protocolo. O campeonato de futsal do Seixal e torneio de futebol indoor 4x4 do Fogueteiro são duas iniciativas que concentram um significativo número de praticantes e que a partir de agora fortalecem a família do futebol na nossa região”, começou por testemunhar, com entusiasmo, o presidente da Direcção da AF Setúbal, Francisco Cardoso.

O dirigente associativo, saudando a unidade institucional que sai reforçada com este protocolo, enalteceu a relevante parceria que a AF Setúbal tem vindo a cimentar com o Município do Seixal, e lembrou que com esta integração de praticantes, “o futebol e o futsal ganham mais segurança”.

“A garantia de que todos os praticantes integrados serão portadores de seguro desportivo e de exames médico-desportivos, confere uma exigível e fundamental segurança que devemos entender como sinónimo de renovada tranquilidade e responsabilidade”, sublinhou Francisco Cardoso, que se fez acompanhar na cerimónia pelo vice-presidente Administrativo, Carlos Sevilha.


 

“Vantagens ao nível da arbitragem e dirigismo”

No plano federativo, o presidente da Direcção da FPF, Fernando Gomes, depois de saudar os parceiros institucionais, salientou a importância do desenvolvimento das actividades de recreação e de lazer no seio da Federação.

“Com este protocolo, ultrapassamos os 10 mil praticantes de 30 concelhos do país, que passaram a estar envolvidos no seio da FPF. A saúde e a segurança dos atletas tem sido uma preocupação máxima e que vai ao encontro da legalidade, que temos de salvaguardar”, destacou o líder federativo.

Fernando Gomes lembrou que com esta integração abrem-se outras vantagens no plano da formação regularmente promovida pelas estruturas federativa e associativas distritais, por exemplo ao nível da arbitragem e do dirigismo.

Ladeado pelo edil seixalense, o presidente da FPF realçou o importante contributo que a autarquia do Seixal tem dado ao longo dos anos, através das inúmeras iniciativas, em prol da dinâmica desportiva no seu território e, dirigindo-se a Francisco Cardoso, saudou o presidente da AF Setúbal pelo seu “grande e meritório trabalho que está a fazer em nome do futebol do distrito”.


“Seixal vai continuar a apostar no Desporto”

Mais de um ano depois de se ter encetado o processo institucional que agora está concretizado, Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, assumiu que a assinatura do protocolo “significa a aproximação do desporto de recreação ao de competição”.

“Para nós, este é um momento alto, porque é sinónimo de que o nosso trabalho, reflectido nas muitas iniciativas promovidas com os nossos clubes, não passou despercebido. Este protocolo é motivo de orgulho”, assumiu o edil seixalense, felicitando a FPF e a AF Setúbal pela concretização.

Joaquim Santos garantiu que o concelho do Seixal vai continuar a apostar no Desporto, e avançou que a somar às obras previstas para o reforço das infra-estruturas nos recintos do Amora FC e do Seixal 1925, “há o objectivo de vir a edificar o estádio municipal de Vale de Milhaços, em Corroios.


“Protocolo visa fazer crescer a prática do futebol e do futsal”

O peso da dinâmica da actividade desportiva seixalense é referência na nossa região, pelo que além da FPF, AF Setúbal e CM Seixal, o protocolo contou igualmente com a assinatura da Associação das Colectividades do Concelho do Seixal.

Hélder Rosa, dirigente da instituição representativa concelhia, não hesitou em congratular-se pelo “momento significativo que marca a assinatura de um protocolo que visa fazer crescer a prática das modalidades do futebol e do futsal”.

“Obrigado à FPF, AF Setúbal e Câmara Municipal do Seixal por este momento tão significativo”, reiterou.

Perante esta nova realidade, admite-se que cerca de um milhar de praticantes reforcem, desde já, o Universo AF Setúbal.

Recorde-se que esta foi a segunda cerimónia do género na nossa região, depois do Município de Sesimbra, em Janeiro último, ter protocolado a homologação do Torneio Sesimbra Summer Cup.

In AFS

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here