FUTEBOL»» ADQC defronta selecção mundial de Esperanto - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

FUTEBOL»» ADQC defronta selecção mundial de Esperanto


Evento inserido no 103.º Congresso Internacional…

VETERANOS DA QUINTA DO CONDE RECEBERAM O CONVITE COM ALGUMA SURPRESA MAS MUITA HONRA

A equipa de Veteranos da ADQC [Associação de Desenvolvimento da Quinta do Conde] vai defrontar esta quinta-feira, dia 2 de Agosto, às 18 horas, no Estádio Universitário, a Selecção Mundial de Esperanto, num jogo de futebol de 11, com entrada gratuita, evento integrado no 103.º Congresso Internacional de Esperanto que está a decorrer na cidade de Lisboa.

Em disputa estará pela sexta vez a Taça Zamenhof, actualmente nas mãos dos esperantistas, após vitória obtida em Seul no ano de 2017.

A Selecção Mundial de Esperanto existe desde 2014 e já disputou partidas contra selecções como a do Saara Ocidental e dos Mapuches, entre outras.

Este ano a formação dos Esperantistas contará com jogadores de dez países: Portugal, Benim, Argentina, Timor Leste, Uruguai, França, Alemanha, Taiwan, Espanha e Republica do Congo, todos utilizando a língua internacional Esperanto para se comunicar, tanto nos treinos como durante a partida.

A equipa está sendo treinada pelos argentinos Jorge Montanari e Francisco Godinez Galay.


Congresso realiza-se pela primeira vez em Portugal

Franclim Coelho Vieira explicou ao nosso jornal como surgiu a possibilidade de marcar presença neste evento.

“No mês passado recebemos com alguma surpresa, mas com muita honra, um convite para efectuarmos um jogo de futebol 11 contra uma selecção de Língua Esperanto que estaria em Portugal, por ocasião do 103.º Congresso Universal da Língua Esperanto, que pela primeira vez se realizaria em Portugal. A nossa resposta foi pronta e afirmativa tendo até hoje trabalhado em simultâneo com a organização, com o treinador e com a presidente da selecção”.

Apesar do calor que se prevê a organização espera poder contar com a presença de muito público.

“O congresso tem cerca de 2000 inscrições e como tem acontecido nestes últimos anos em que se têm realizado estes jogos contra uma equipa do País organizador costumam estar presentes muitos congressistas”.


35 jogos por época

A equipa de Veteranos da ADQC considera que o convite “prestigia o clube, a região e o próprio País”.

De referir que os veteranos da Quinta do Conde percorrem todos os anos o País de ponta a ponta e também já realizaram algumas saídas para o estrangeiro como aconteceu nos últimos dois anos em que participaram no Torneio de Millen, na Bélgica.

“Fazemos por época cerca de 35 jogos e quase todos com terceira parte onde o convívio e a amizade estão sempre acima de tudo”, referem com satisfação.

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here