SEIXALÍADA»» Milhares de participantes na Festa de Abertura - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sábado, 22 de setembro de 2018

SEIXALÍADA»» Milhares de participantes na Festa de Abertura


Joaquim Santos, presidente da CM Seixal…
“NÃO EXISTE NENHUMA INICIATIVA DESPORTIVA POPULAR IGUAL NO PAÍS”

Mais de três mil pessoas estiveram presentes na Festa de Abertura da 35.ª edição da Seixalíada, que teve lugar no Parque Urbano de Fernão Ferro, onde puderam participar nas dezenas de iniciativas que se realizaram durante a tarde.
A Festa de Abertura foi apenas uma pequena amostra daquilo que se vai passar ao longo das quatro semanas em que decorre o evento.
Esta tarde os mais novos não foram esquecidos pelo que tiveram ao seu dispor várias modalidades apropriadas para a sua idade, bem como diversos insufláveis, artes plásticas, magia, mikado e xadrez gigante.
A Seixalíada é efectivamente uma iniciativa de desporto para todos e é por isso que o desporto adaptado tem também um programa específico, que conta este ano com o corfebol, o andebol adaptado, o boccia e o futebol para cegos, bem como com actividades de experimentação de tricicleta e slalom.
Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que “o desporto é uma área de grande importância no município, tendo em conta todos os benefícios que traz à população, em termos de saúde e também em termos de ocupação de tempos livres, sendo a Seixalíada a iniciativa desportiva popular de maior dimensão do concelho, não existindo nenhuma igual no país. É por isso que a autarquia apoia diariamente o movimento associativo local, através da atribuição de apoios para actividades regulares e pontuais, estabelecidas através de contratos-programa, que permitem que as nossas associações e colectividades possam dinamizar e proporcionar aos nossos munícipes a enorme oferta desportiva que está à vista no nosso concelho.
É também por isso que a autarquia tem dotado o concelho de uma rede de equipamentos desportivos, onde é possível realizar actividades físicas todos os dias. Também o desporto ao ar livre é dinamizado no nosso município, onde dou como exemplo a Baía do Seixal que convida à prática de desportos náuticos e de lazer”.
O autarca acrescentou ainda que “para além destes apoios, a Câmara Municipal do Seixal tem ainda comparticipado obras de requalificação dos espaços das colectividades e associações, num investimento que ronda, nos últimos anos, mais de 4,5 milhões de euros.

Entende a autarquia que a aposta que faz no desporto para todos traz benefícios para os munícipes ao nível da sua saúde, e promove também o lançamento de grandes atletas que iniciam a sua actividade desportiva nas colectividades do concelho, sendo este um bom exemplo que, a ser aplicado em todo o país, traria benefícios para a população nacional e favoreceria os resultados em provas de alta competição como os Jogos Olímpicos.
A 35.ª edição da Seixalíada apresenta este ano uma oferta de 56 modalidades, que vão das artes marciais, às actividades náuticas, futebol e patinagem, entre outras. Esta edição conta com novas modalidades, como o duatlo, que integra pela primeira vez o calendário da Seixalíada.
Seixalíada certificada com a Bandeira da Ética
A somar a tantos outros reconhecimentos, em 2018 a Seixalíada foi certificada com a Bandeira da Ética. Este é um processo de certificação dos valores éticos no desporto, dirigido aos clubes, escolas e projectos cujo objectivo seja a promoção dos valores éticos através do desporto, conceito evidenciado com o projecto Seixalíada, no âmbito da promoção do Desporto para Todos.
Os números da Seixalíada
A Seixalíada é um dos pontos altos do calendário desportivo do concelho e a comprová-lo estão os números de 2017, ano em que a iniciativa somou 198 eventos, 65 modalidades e 20199 participantes, dos quais 15 334 eram do concelho. Foram ainda realizados 179 eventos de nível local, 16 de nível regional e 3 eventos de dimensão nacional. 
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, juntas de freguesia, movimento associativo e escolas do concelho, e conta também com o apoio do Centro Humanitário Estuário do Tejo da Cruz Vermelha Portuguesa no Seixal, associações de bombeiros, forças de segurança pública e diversos patrocinadores.



Post Bottom Ad

Responsive Ads Here