Pages

sábado, 30 de junho de 2012

Paio Pires Futebol Clube
comemorou 87 anos de vida

ANIVERSÁRIO Sócios com 25 e 50 anos foram distinguidos

O Paio Pires Futebol Clube que no passado dia 6 de Junho completou 87 anos de vida, realizou na passada sexta-feira, dia 29 de Junho, na sua sede social, a habitual sessão solene que contou com a presença de algumas dezenas de associados e algumas personalizadas, de onde se destacam o vereador da Câmara Municipal do Seixal, Jorge Gonçalves; o presidente da Junta de Freguesia de Aldeia de Paio Pires, Fernando Gomes e um representante da Associação das Colectividades do Concelho do Seixal. Bruno Santos, presidente da Assembleia Geral do clube, abriu a sessão começando por agradecer a presença de todos, passando de imediato a palavra aos convidados de honra que enalteceram o trabalho desenvolvido pelo clube junto da comunidade local ao mesmo tempo que deixaram algumas críticas em relação à actual situação económica do país que está a estrangular as colectividades e a dificultar o apoio das entidades oficiais, nomeadamente das autarquias locais, que manifestaram a sua disponibilidade para continuarem a ajudar dentro das suas possibilidades que não são de forma nenhuma as desejadas. Durante a sessão foram também atribuídos diplomas aos associados que completaram 25 anos de filiação clubística e medalhas aos que fizeram 50 anos de sócio. No final, foram todos convidados a cantar os parabéns e ao mesmo tempo a saborearem uma fatia de bolo devidamente decorado com o emblema e as cores do clube.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

KAYAK POLO Com vista ao Campeonato do Mundo

Clube de Canoagem de Amora
dá três atletas à Selecção Nacional


O Clube de Canoagem de Amora tem três atletas convocados para os trabalhos preparatórios das Seleções Nacionais de Kayak Polo que vão disputar em Setembro, em Poznan, na Polónia, o campeonato do mundo da especialidade. João Ribeiro, técnico nacional, convocou um total de 30 atletas para o estágio que decorre nos dias 30 de Junho e 1 de Julho, nas instalações do Clube Fluvial de Coimbra. Para a equipa sénior foram convocados 13 atletas, de onde sobressai Nuno Alves, do Clube de Canoagem de Amora. O Clube Fluvial de Coimbra é o clube mais representado com 4 atletas; logo seguido do CD Paço de Arcos, com três; Associação Pagaia Sul, com dois; e CC Setúbal, CC Amora, AC Fronteirense e CN Arcos de Valdevez, um, cada. Para a equipa de Sub-21, o clube amorense não deu nenhum atleta, mas para a selecção de Sub-18, foram convocados dois, Francisco Monteiro e Bruno Silva. Outros clubes representados nesta selecção: Associação Pagaia Sul e CD Paço de Arcos, com três; e, Clube Fluvial de Coimbra, um atleta.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

José Carlos Santos é o
novo treinador do Arrentela

Substitui Eduardo Santos que foi para o Paio Pires

O Atlético Clube de Arrentela, que terminou o campeonato distrital da 2.ª divisão em quarto lugar, já encontrou substituto para o lugar do treinador Eduardo Santos que se transferiu para o Paio Pires. A escolha recaiu em José Carlos Santos, ex-treinador da equipa de juniores do Almada, que abraça assim a sua primeira experiência no futebol sénior, depois de uma carreira de sucesso no futebol juvenil. Ao longo dos 18 anos que dedicou ao futebol dos mais jovens, José Carlos Santos conquistou cinco títulos: um na categoria de escolas, ao serviço do ARCAS; dois de infantis, um pelo Almada e outro pelo Corroios; um de iniciados, também pelo Ginásio de Corroios; e, um de Juvenis, pelo Charneca de Caparica. Para além destes feitos, o novo treinador do Arrentela, pode orgulhar-se também de ter feito parte da equipa técnica, como adjunto de Horácio Rodrigues, nos juniores do Ginásio de Corroios, que em duas épocas consecutivas subiram da 1.ª divisão distrital à 1.ª divisão nacional. Nos últimos três anos esteve a treinar a equipa de juniores do Almada. Nesta sua nova experiência no futebol sénior, José Carlos Santos vai contar com a colaboração do adjunto de Bruno Félix, ex-jogador do Almada que resolveu colocar um ponto final na sua carreira como jogador), do treinador de guarda-redes Artur e do observador Diogo Santos. “Formar uma equipa jovem mas competitiva para lutar com dignidade na competição onde vier a competir com o objectivo de colocar o Arrentela no lugar onde merece estar”, é o objectivo traçado por José Carlos Santos.
 Monte Caparica vence
 Sesimbra Summer Cup


FUTEBOL JUVENIL No escalão Sub-13 

O Monte de Caparica foi o brilhante vencedor da segunda edição do Sesimbra Summer Cup que decorreu de 21 a 24 de Junho. A equipa azul e branca, que passou a ser liderada no início deste mês por Pedro Paiva - após o convite endereçado pelo presidente da direcção, Manuel Couto - partia para o torneio sem qualquer tipo de favoritismo, devido ao facto de contar apenas com meia-dúzia de atletas no arranque da fase preparatória, mas acabou por superar-se de tal forma que acabou por sagrar-se vencedora, no escalão sub-13. Na fase de grupos o Monte Caparica venceu o Charneca por 1-0 e no mesmo dia derrotou o Sesimbra por 4-3, depois de ter estado a perder por 3-2, até três minutos do fim. No dia seguinte, o último da fase de grupos, o Monte de Caparica venceu os Ídolos da Praça, por 3-1, e, como prémio pela sua boa prestação, no penúltimo dia do torneio, teve direito a um almoço oferecido pelo Presidente. À partida para Alfarim já era sabido que as meias-finais ditavam um "derby". As coisas voltaram a correr bem e, no final, quem fez a festa foram os jovens do Monte que derrotaram o Cova da Piedade, por expressivos 6-3. Na final, disputada com o Olímpico do Montijo, o jogo começou da pior maneira para equipa azul e branca que sofreu um golo, logo aos 14 segundos. Mas, esta, sem nunca se dar por vencida, restabeleceu a igualdade já na segunda parte de penalti. No desempate, feito através de pontapés da marca de grande penalidade, os pupilos do mister Pedro Paiva foram mais eficazes e acabaram por vencer por 3-2, fazendo a festa. Para além do primeiro lugar no torneio, o Monte de Caparica conquistou também o troféu de melhor marcador, por Jacinto Gomes, autor de 8 golos. Do grupo de trabalho da equipa campeã faziam parte Pedro Paiva (treinador), Rui Gonçalves (adjunto), Lina Lourenço (directora), Fábio Conceição, Ruben Cardoso, David Estevens, Bruno Costa, Eduardo Costa, Leonardo Costa, Rodrigo Brandão, Diogo Lampreia, Adílson Semedo, Pedro Pinto, Luís Magalhães, Jacinto Gomes, David Correia e Vasco Pernas (jogadores).
HÓQUEI EM PATINS

Torneio “Cidade do Seixal”
realiza-se este fim-de-semana



Integrado no programa das Festas Populares de S. Pedro, a secção de hóquei em patins do Seixal Futebol Clube vai organizar no Pavilhão da Quinta dos Franceses o II Torneio “Cidade do Seixal”. O evento realiza-se a 29 e 30 de Junho e 1 de Julho, dia reservado para as grandes finais que decorrem a partir das 9 horas com jogos relativos aos diversos escalões da modalidade, desde os benjamins aos seniores e veteranos. No torneio participam as equipas do Parede, Juventude Salesiana, Alverca, Cascais, Nafarros, Algés, Paço d’Arcos, Sporting de Tomar, Sporting CP, Atlético do Tojal e Os Corujas, vindos da Associação de Patinagem de Lisboa e Ribatejo e ainda Azeitonense, Sesimbra, Fabril, CUF, Vasco da Gama, Grândola e Alcacerense para além do Seixal que, em resultado do crescimento do número de praticantes, apresentará, este ano, equipas de sete escalões, quando no ano passado apenas tinha apresentado quatro. A organização pretende que o torneio venha a ser não só um momento de convívio entre todos mas também uma grande jornada de divulgação da modalidade no concelho do Seixal visando a futura aderência de mais público, mais crianças e mais jovens praticantes. Entretanto, o clube aproveita para informar que se encontram abertas as inscrições para a escolinha de hóquei em patins que funciona às quartas e quintas-feiras, às 18 horas e aos sábados, às 9, 30h, para crianças a partir dos 4 anos.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

 Correr D’Água é tri-campeão

FUTSAL Jogos do Seixal 2012 


O Grupo Desportivo Correr D'Água, ao derrotar na final a equipa da Naval Tagus, sagrou-se pela terceira vez consecutiva campeão do Torneio de Futsal dos Jogos do Seixal, na categoria de seniores. Organizado pelo Núcleo Cabeço de Vide, o torneio que decorreu no Pavilhão da Escola Manuel Cargaleiro, no Fogueteiro, contou com a participação das equipas do Pinhal do General, Casal do marco, Cavaquinhas, Dacena, Tijuleiros United Team, Fogueteiro A, Barriganas, Old Scholl, Cabeço de Vide, Fernão Ferro, Cariocas, Ginásio de Corroios, Naval Tagus, All Star Fogueteiro, Correr D’Água e Fred e o Resto. Para chegar ao título, o Correr D’Água teve que eliminar o Fred e o Resto (6-2), o Casal do Marco (4-2), o Cabeço de Vide, nas meias-finais (8-3) e a Naval Tagus, na final que foi disputada de forma muito equilibrada (2-2). A equipa da Naval Tagus esteve em vantagem no marcador por duas vezes mas o Correr D’ Água, que nunca se deu por vencido, conseguiu levar a decisão para o prolongamento, e, posteriormente para o desempate por grandes penalidades. Eis, o nome dos campeões: Elson David, João Silva, Nuno Campos, Pedro Meias, Miguel Barros, Pedro Morgadito, Américo Oliveira, Rui Rodrigues, Tiago Guerreiro, Tiago Mestre e Sérgio Passeiro. O Cabeço de Vide, ao levar a melhor sobre a equipa dos Tijuleiros United Team, também no desempate por penaltis, depois de uma igualdade a seis bolas, conquistou o terceiro lugar.
ARBITRAGEM Sophia Rosa e Mónica Salvador

 Jovens promessas sobem
ao Quadro Nacional Feminino

  Sophia Rosa e Mónica Salvador, ao classificarem-se, respectivamente, em primeiro e segundo lugar, foram promovidas ao Quadro Nacional Feminino. Com o mesmo percurso, curiosamente, ambas, entraram para o mundo da arbitragem na época de 2008/2009, fizeram duas épocas como árbitro jovem, uma época como árbitro de 2.ª categoria e outra como árbitro de 1.ª categoria distrital. Durante a época que agora findou Sophia Rosa fez 60 jogos e Mónica Salvador 82, na globalidade como árbitro principal ou árbitro assistente. Para ficarmos a conhecer melhor estas jovens, que entraram para o mundo de arbitragem por brincadeira, a primeira ainda com 19 anos e a segunda já com 20, fomos ao seu encontro.

 “A época correu às mil maravilhas porque fiquei em primeiro lugar. Sinceramente, não estava à espera”, começou por dizer ao DIÁRIO DA REGIÃO, Sophia Rosa que está mais habituada a dirigir jogos masculinos. “Tenho a noção de que vai ser diferente porque elas complicam mais. Mas, vamos ver. Já que cheguei até aqui, prometo lutar para tentar ir o mais longe possível, embora saiba que, neste momento, é impossível chegar à I Liga. Já há mulheres a apitar na 3.ª Divisão Nacional mas enquanto as regras não forem alteradas é pouco provável ir mais além”. Sophia Rosa, é mesmo da opinião que é necessário que haja uma mudança de mentalidades no futebol nacional. “Queremos os mesmos direitos. Não compreendemos por exemplo porque é que só podemos apitar jogos nacionais até aos juniores da 2.ª Divisão. Enquanto não houver uma mudança de mentalidades nada feito”, reclama a jovem que entrou para a arbitragem pela mão de uma senhora que a convidou a tirar o curso. “A princípio, não queria ir. Mas, depois, na brincadeira, entusiasmei-me e quando chegou a altura de decidir optei pelo futebol de onze. E, segundo parece, tive sorte, porque mal acabámos o curso, fizemos as provas e integramo-nos logo numa equipa feminina. Os primeiros jogos foram complicados. Mas, depois, com o decorrer do tempo, o nervosismo passa e agora já não posso passar sem isto. Quem gostar de futebol, que venha experimentar. Isto é espectacular”, disse. 

 A nova época vai exigir muito mais esforço e trabalho

 
Foi uma época muito importante para mim, mas algo atribulada porque dediquei muito tempo à arbitragem, apesar de estar no 1.º ano da faculdade. Senti bastantes dificuldades, mas agora posso dizer que valeu a pena porque vi o meu esforço compensado com a subida aos Quadro Nacional”, referiu ao nosso jornal Mónica Salvador que nunca dirigiu jogos femininos. “A nova época vai exigir muito mais esforço e muito mais trabalho. Mas, nós cá estamos para o que der e vier”. Mónica Salvador é também da opinião de Sophia Rosa, no que respeita à mudança de mentalidades para que a mulher possa progredir no mundo da arbitragem mas, ainda assim, salienta que é também ”importante que as mulheres se unam mais e que façam todos os esforços para subirem à 3.ª Divisão Nacional porque quantas mais lá estiverem mais possibilidades há de subirem à 2.ª Divisão”. A jovem universitária adiantou ainda que o seu objectivo nunca foi o campeonato feminino. “As minhas perspectivas sempre estiveram concentradas no campeonato masculino. É por isso que vou lutar, custe o que custar com a ideia de poder chegar até onde me deixarem”. A sua vinda para a arbitragem também aconteceu por brincadeira, conta: “Foi uma amiga minha que queria tirar o curso mas como não queria ir sozinha, convidou-me. Acabei por ir, tirei uma excelente nota, comecei a gostar e já lá vão quatro anos”. Mónica Salvador confessa que gosta daquilo que faz mas recusa a ideia que está ali para mandar nos homens. “ Não se trata de mandar, mas sim de nos impormos porque os jogos têm regras. Não estamos ali para estragar a vida a ninguém, estamos só a dirigir um encontro. A princípio muitos ficam surpreendidos por ser uma mulher a dirigir o jogo mas depois até aceitam. Acho mesmo que têm muito mais respeito às raparigas que aos rapazes”. Em relação aos nomes menos próprios com que às vezes são ‘mimadas’, Mónica Salvador diz que “é impressionante. As pessoas não têm o mínimo de bom senso. Mas, o futebol é assim mesmo. Às vezes até nos rimos com o que dizem, levamos tudo para a brincadeira, embora por vezes não nos conseguimos abstrair do exterior. O melhor é mesmo desligar o aparelho auditivo quando se entra em campo”, frisou.
TORNEIO LOPES DA SILVA

 Selecção de Setúbal conquista primeiro ponto


  Depois de duas derrotas, ambas por 3-0, nas partidas disputadas com Leiria e Porto, a Selecção Sub-14 do nosso distrito (Setúbal) conquistou o seu primeiro ponto no Torneio Lopes da Silva que está a decorrer na Ilha de S. Miguel, nos Açores. Uma igualdade a zero foi o resultado do encontro disputado no Complexo Pauleta, com a selecção de Ponta Delgada. No terceiro dia de competição, que ficou marcada por quatro empates, o resultado de maior relevo foi obtido por Lisboa que goleou Angra do Heroísmo por 8-0. Com três vitórias, nos três jogos disputados, Lisboa, Aveiro, Porto e Leiria lideram a tabela classificativa com o número máximo de pontos. A maior competição nacional, que envolve a participação das 22 selecções distritais e regionais do nosso País, prolongar-se-á até ao próximo sábado, 30 de Junho. A maior competição nacional, que envolve a participação das 22 selecções distritais e regionais do nosso País, que se prolonga até ao próximo sábado, 30 de Junho, tem hoje um dia de parabéns para descanso dos atletas. Amanhã, quinta-feira, a equipa distrital defronta a selecção da AF Horta.

RESULTADOS
    3.ª Jornada

C. BRANCO 0 PORTO 1
PORTALEGRE 0 BRAGANÇA 1
A. HEROÍSMO 0 LISBOA 8
GUARDA 0 AVEIRO 1
BRAGA 0 V. CASTELO 0
COIMBRA 0 HORTA 0
SETÚBAL 0 P. DELGADA 0
BEJA 0 MADEIRA 1
VISEU 0 LEIRIA 2
VILA REAL 0 ÉVORA 1
SANTARÉM 1 ALGARVE 1

terça-feira, 26 de junho de 2012

JOSÉ TEIXEIRA, O ‘MOURINHO’ DO FUTEBOL JUVENIL:


 “A alcunha foi criada pela forte
liderança das equipas que treinava” 


  Grande parte da sua actividade desportiva foi desenvolvida no Amora, onde teve o privilégio de trabalhar com treinadores como Jorge Jesus, Manuel Oliveira, Ricardo Formosinho, José Rachão e José Carvalho e no seu curriculum conta com alguns títulos conquistados. Foi campeão da AF Setúbal, em Iniciados pelo Amora, na época de 1991/92 e em Juniores, pelo Seixal, em 2007/2008. Para além destes clubes, José Teixeira - pai do actor Pedro Teixeira - deixou também a sua marca em clubes como o Paio Pires e ADQC. Por isso, foi com alguma surpresa que o vimos à frente da equipa de Juvenis do Eirense (AF Coimbra) que na passada semana se deslocou à Quinta do Conde para realizar um jogo de carácter amigável.


 Sendo o teu percurso desenvolvido na nossa região como é que apareces a treinar uma equipa do distrito de Coimbra? 
Coimbra apareceu na minha vida após ter acabado a época no Quinta do Conde como adjunto do Jorge Fernandez na equipa de juniores e por ter decidido dar um novo rumo à minha vida particular. Era uma situação nova para mim e algo que nunca tinha experimentado, ao longo da minha carreira. Já tinha tido propostas de treinadores com quem tinha colaborado, sobretudo no Amora, mas nunca quis aceitar esses desafios. O ficar longe da família e sentir-me um “emigrante” por causa do futebol não era a melhor forma que via para a minha vida. Em Coimbra, como o “bichinho” do futebol estava presente, através de contactos feitos com pessoas que conheci na cidade, surgiu a hipótese de treinar o Eirense, em Juvenis e, cá estou, neste clube que tem uma mística fantástica, graças ao coordenador de futebol, Mister José Viterbo; à presidente, Catarina Crisóstomo e ao vice-presidente Paulo Campos.

 O trabalho está a correr bem? 
Até ao momento sim. Sinto que os atletas que estiveram a meu cargo na época que findou tiveram uma boa margem de progressão, assim como os que se juntaram ao plantel provenientes dos Iniciados que tinham acabado de disputar o Campeonato Nacional. Fizemos uma boa época. Mas, o trabalho não é só meu. Tenho que salientar a participação activa do José Viterbo, o trabalho fantástico dos outros treinadores, João Pedro Simões e António Carvalho, que comigo colaboram no dia-a-dia, o apoio dos directores da equipa, Malta e Rui Parente, e o corpo clínico (como nunca tinha visto noutro clube), constituído por três enfermeiros e um fisioterapeuta.

 Tenho o sonho de ser campeão distrital em Coimbra

  É por lá que queres continuar ou estás a pensar em regressar às origens? 
No futebol como toda a gente sabe, o que hoje é verdade, amanhã deixa de o ser. Foi-me depositada a confiança por mais uma época. Por isso, vou continuar. Depois, no final da próxima época, logo se vê. Neste momento, a minha cabeça está toda concentrada no Eirense.. Todos sabem que tenho a minha família nos arredores de Lisboa, que sempre deixei abertas as portas dos clubes por onde passei e que ainda há cerca de um mês recebi o convite para um projecto muito interessante que acabei por recusar porque tenho o sonho de juntar o título de campeão distrital de Coimbra aos que já conquistei em Setúbal.

 No teu percurso tens treinado essencialmente equipas dos escalões jovens. Nos teus horizontes não está a hipótese de um dia vires a abraçar um projecto a nível de seniores? 
Antes de vir para Coimbra foi-me apresentado um projecto para assumir o comando de uma equipa sénior mas como as pessoas que geriam esse clube não mereciam credibilidade, ficou logo fora de questão. O futebol para mim sempre foi visto como uma escola de virtudes e há quem ande no futebol e não saiba o significado destas palavras. Sempre me dediquei às equipas jovens porque é o que me tem proporcionado as minhas maiores alegrias como treinador. Mas, nos meus horizontes está tudo desde que os projectos sejam credíveis.

 Na nossa região és conhecido como o Mourinho do futebol juvenil. Sentes-te honrado por isso? Porque é que te tratam assim? 
Claro que sinto. Essa alcunha foi criada ao longo de anos pela forte personalidade que tinha na liderança das equipas que treinava, por estar sempre na linha da frente a defender os atletas, pelos grupos fortes que sempre criei e pela forma como fechava os meus balneáreos. Os títulos vinham por acréscimo. Sempre que era favorito nunca fui campeão e quando tinha equipas mais fracas acabei por ser. Foi assim no Seixal quando fomos campeões de juniores, em 2008. Recebi uma equipa formada à base de jogadores provenientes do futsal e tinha um central que na época anterior tinha sido guarda-redes de hóquei em patins. Só o trabalho, união e entrega aos jogos fizeram desse grupo campeão.


 Jorge Jesus, Manuel de Oliveira, José Rachão…

Qual foi o proveito que tiraste do facto de teres trabalhado com treinadores como Jorge Jesus, Manuel Oliveira, Ricardo Formosinho e José Rachão? 
Jorge Jesus foi o melhor treinador que conheci a trabalhar no campo. Extremamente exigente para com os atletas e de uma exigência para consigo próprio fora do comum. Respirava o treino. Era um estudioso do futebol e tinha um naipe de variação de treinos que nunca cansava os jogadores. Quem lidou com ele e o conheceu não se admira de o ver onde está hoje. Manuel de Oliveira foi o homem que mais me ensinou, ao contrário de muitos treinadores que escondem o que sabem, com receio de serem ultrapassados. Ricardo Formosinho foi um treinador que não me marcou em nada de nada. José Rachão é de outro mundo. Um homem fantástico e de uma disponibilidade total que regia o seu trabalho pelo respeito, pela amizade, pelo profissionalismo. Com ele passei os melhores momentos no Amora. Para completar, tenho que falar de José Carvalho, um homem com um H muito grande, a quem o Amora, por respeito a tudo o que fez pelo clube, deve uma homenagem, seja ela de que tipo for. E, por último, uma palavra para José Viterbo que conheci este ano. Rigoroso, exigente, profissional, mas acima de tudo aquele amigo com que podemos contar sempre que precisamos. Um homem que se preocupa em dar formação aos seus treinadores e que está sempre ao lado deles, em tudo o que precisam.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Paio Pires já tem treinador
para a nova época desportiva


FUTEBOL 1.ª Divisão da AF Setúbal


   Eduardo Santos, de 54 anos, que na época passada orientou o Arrentela no campeonato distrital da 2.ª divisão, é o novo treinador da equipa principal do Paio Pires, sucedendo assim a Vítor Bento que havia sido promovido a técnico principal depois da saída de João Amaral, que iniciou o campeonato. Eduardo Santos, está assim de regresso ao primeiro clube que representou como atleta federado, depois de ter passado como treinador por todos os clubes do concelho do Seixal, que se dedicam à prática do futebol sénior; Arrentela, nas épocas de 1995/96, 2010/2011 e 2011/2012; Amora, em 1998/99 e 1999/2000; e, Seixal, em 2004/2005. Como pontos altos da sua carreira, será de destacar a passagem que teve pelo Amora, onde orientou jogadores como Rui Maside, Jaime Mercês, Cafu, Malá, Canoa e Valido, entre outros, quando o clube amorense se encontrava 2.ª divisão nacional; e, Cabaço, Mário Jorge e Tiago Correia, na 3.ª divisão, pelo Seixal. Entre os jogos mais importantes que realizou como treinador destaca-se o Benfica - Amora, a contar para a 5.ª eliminatória da Taça de Portugal, disputado no antigo Estádio da Luz.
Ginásio Clube de Corroios
reúne-se em Assembleia Geral


Apreciação, discussão e votação do relatório e contas do exercício social de 2011 


  Nos termos do n.º 5 do artigo 15º dos Estatutos, o Ginásio Clube de Corroios vai reunir-se em Assembleia Geral, no dia 28 de Junho de 2012, pelas 21 horas, na sede social, com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto Único - Apreciação, discussão e votação do relatório e contas do exercício social de 2011. Se à hora fixada para o início dos trabalhos não tiver comparecido o número de associados previsto no artigo 15º dos Estatutos, os mesmos iniciar-se-ão meia hora depois, com qualquer número de sócios presentes, nos termos do mesmo artigo.

domingo, 24 de junho de 2012

Selecção Sub-14 de Setúbal
entra a perder no Torneio Lopes da Silva


Setúbal entrou a perder no Torneio Lopes da Silva que se está a disputar em Ponta Delgada, nos Açores. No jogo disputado esta manhã no Complexo das Laranjeiras, a selecção sub-14 do nosso distrito, composta por jogadores do V. Setúbal, Ginásio de Corroios, Beira Mar de Almada, C. Piedade, Pescadores da Caparica, Pinhalnovense, Desp. Fabril e “Os Amarelos”, perdeu com a sua congénere de Leiria, por 3-0. No quadro, que juntamos, estão os resultados registados nos jogos realizados até ao momento:



JOGO
Bragança 1 Madeira 1
Beja 0 Lisboa 1
Portalegre 0 Aveiro 1
A. Heroísmo 0 V. Castelo 1
Guarda 2 Horta 0
Braga 0 P. Delgada 2
Coimbra 0 Porto 3
Setúbal 0 Leiria 3

Amanhã, às 11 horas, no Complexo Lajedo, Setúbal defronta a selecção do Porto, que na primeira jornada derrotou Coimbra, por 3-0. Na terça-feira, joga no Complexo Pauleta, com Ponta Delgada; na quinta-feira, volta ao Complexo Lajedo onde defronta a selecção da Horta; e, na sexta-feira, no Campo Jácome Correia, joga com Viana do Castelo.
CAMPEONATO NACIONAL DE INICIADOS 

Sorteio prévio das Séries para
a época 2012/2013 já se realizou 

Corroios, Barreirense e Olímpico do Montijo deverão ficar na Série F que integra também os três grandes de Lisboa (Benfica, Sporting e Belenenses) e o V. Setúbal na Série G, onde medirá forças com sete clubes do Algarve e dois do Alentejo.



Face à reformulação dos quadros competitivos, e, neste caso concreto, no que respeita ao Campeonato Nacional de Juniores “C” (Iniciados) - que passará a ser disputado em sete séries -, decorreu, na passada semana, no Auditório “Manuel Quaresma” da sede da Federação Portuguesa de Futebol o sorteio prévio das séries referentes à época 2012/2013 que serão constituídas da seguinte forma: Série “A” - 11 clubes; Série “B”: 10 clubes; Série “C”: 11 clubes; Série “D”: 10 clubes; Série “E”: 10 clubes; Série “F”: 10 clubes; e, Série “G”: 10 clubes. O distrito de Setúbal vai estar representado na competição por quatro clubes: V. Setúbal, Barreirense, Ginásio de Corroios (que se mantêm da época passada) e Olímpico do Montijo, que se sagrou campeão distrital. 


A competição será disputada em três fases: a primeira pelos 72 clubes, sendo apurados para a segunda fase os dois primeiros de cada Série, um representante dos Açores, um da Madeira e os dois melhores terceiros classificados das séries do Continente, perfazendo um total de 18 clubes que serão divididos em três séries de seis clubes cada, para apurar o primeiro classificado e o melhor segundo de cada série, para a terceira fase.  

ÁGUAS ABERTAS Nos 3Km de Abrantes

 Nadadores da Margem Sul com bom desempenho no Aquapolis SFUAP, Associação Naval Amorense e Clube de Campismo Luz e Vida foram os clubes da nossa região que marcaram presença na competição.


  Arseniy Lavrentyev (Algés) foi o vencedor da quinta edição do Aquapolis de Abrantes, prova de Águas Abertas organizada pela Associação de Natação do Distrito de Santarém. Para percorrer os 3Km o vencedor gastou o tempo de 33:42.28, ligeiramente melhor que Vasco Gaspar (SFUAP) que se classificou em segundo lugar com 33:44.10 e Hugo Ribeiro (Gespaços) que preencheu o último lugar do pódio com 33:45.48. Excelente desempenho tiveram também André Marinho (SFUAP) que terminou em quarto lugar com 35:13.87; Cláudio Pinheiro (Luz e Vida), oitavo lugar com 37:22.13; Rafael Gil (Naval Amorense), 9.º lugar da geral e primeiro juvenil com 37:24.03; Carlos Eduardo (Luz e Vida), 11.º lugar com 38:03.73; David Carvalho (Luz e Vida), 14.º lugar com 38:17.39; Diamantino Gato (SFUAP), 18.º lugar com 41:12.15; David Costa (Luz e Vida), 19.º lugar com 41:45.88; Paulo Carvalho (SFUAP), 22.º lugar com 42:14.82; Diogo Pinheiro (Luz e Vida), 23.º lugar com 43:08.54. Na prova estavam inscritos 59 nadadores em representação de vinte clubes oriundos dos mais diversos pontos do país.

sábado, 23 de junho de 2012

FPF aprovou recurso a árbitros estrangeiros nos escalões profissionais

  O recurso a árbitros estrangeiros nos escalões profissionais, que se encontra referido no regulamento de arbitragem da Liga, foi aprovado em assembleia geral extraordinária da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Com um resultado de com 47 votos a favor, 16 abstenções e 11 contra, o documento, que esclarece normas, condutas, direitos, deveres e critérios organizacionais, prevê no Artigo 9, ponto 3, a utilização de “árbitros e árbitros assistentes inscritos em federações estrangeiras [com a categoria equivalente aos portugueses] com as quais a FPF estabeleça contrato tendo por objecto o intercâmbio de serviços em condições de paridade”. Este artigo coloca “preto no branco” a proposta já defendida pela Liga no final do campeonato nacional, que terminou em Maio. De fora da votação ficou o regulamento de disciplina da Liga já que o organismo que tutela o futebol profissional irá votar a 28 de Junho um outro documento pelo que, na opinião do Conselho de Justiça da FPF, não fazia sentido ratificar uma proposta que dentro de dias ficaria “ultrapassada”. “Foi pedido ao presidente da Liga que retirasse a proposta. Ele não a retirou. Juridicamente terá as suas razões e acabou por ver votada a sua retirada. Ainda há tempo útil para o novo regulamento ser aprovado”, garantiu Elísio Carneiro, vice-presidente da FPF.

200 mil euros para o futebol de praia
e 150 mil euros para a promoção do futebol feminino

 Antes desta assembleia geral extraordinária, foi votado o orçamento da FPF para a temporada 2012-13, que prevê uma redução de sensivelmente oito milhões de euros, sendo que esta não afectará os escalões “amadores”. Está ainda previsto um apoio de 150 mil euros para o futebol feminino. Segundo Elísio Carneiro, apesar de a FPF não poder contar com um eventual prémio de apuramento para uma competição internacional, uma vez que não existe nenhuma grande competição internacional em 2012-13, as contas estão controladas devido a uma “racionalização entre as despesas e as receita”. “No próximo ano há três jogos do ciclo mundial e um encontro particular. Por isso não haverá prémios de acesso a uma grande competição internacional. Equilibrou-se o orçamento racionalizando-se condutas e despesas. Diminuímos o orçamento de 41 para 33 milhões. Não afecta o futebol não profissional. Aí não haverá cortes. Os torneios interassociações vão realizar-se. Vamos ainda atribuir 200 mil euros para o futebol de praia e 150 mil euros para a promoção do futebol feminino”, concluiu o responsável.

Fonte: Jornal Público
Almada foi o melhor
clube de formação em 2001/2012

 Ranking das competições de formação dos clubes da AF Setúbal





O Almada foi o clube que teve melhor desempenho no futebol de formação do distrito de Setúbal, classificando-se à frente do Desportivo Fabril, Vitória de Setúbal e Barreirense, conforme se pode verificar através do ranking divulgado no final da época desportiva de 2011/2012, pelo blog OPINIÕES/REFLEXÕES







1º Almada Atlético Clube 495 pontos
2º Fabril Barreiro, Grupo Desportivo 481,5
3º Vitória Futebol Clube 454,5 
4º Barreirense, Futebol Clube 426 
5º Olímpico Montijo, Clube 376 
6º Pinhalnovense, Clube Desportivo 350 
7º Cova da Piedade, Clube Desportivo 343 
8º Beira Mar Almada, Atlético Clube 339 
9º Amora Futebol Clube 316,5 
10º Pescadores Costa Caparica, Grupo Desportivo 308,5 
11º Quinta do Conde, Associação Desenvolvimento 297,5 
12º Arrentela, Atlético Clube 278,5 
13º Leão Altivo Associação 257,5 
14º Alcochetense, Grupo Desportivo 254,5
      Desportivo de Portugal 254,5 
16º Sesimbra, Grupo Desportivo 244,5 
17º Corroios, Ginásio Clube 210 
18º Os Amarelos, Grupo Desportivo 208 
19º Monte da Caparica Atlético Clube 206,5 
20º Palmelense, Futebol Clube 183 
21º Os Pelezinhos, Clube Desportivo 176 
22º Brejos Azeitão, Centro Cultural Desportivo 173 
23º Clube Recreio Instrução 172 
24º Alcacerense, Atlético Clube 160 
      Seixal Futebol Clube 160 
26º Vasco da Gama, Atlético Clube 154 
27º 1º Maio, Grupo Desportivo Recreativo 145 
28º Playhouse Sport Academia 142 
29º Sarilhense, 1º Maio Futebol Clube 139,5 
30º Paio Pires Futebol Clube 125 
31º Alfarim, Grupo Desportivo 124,5 
32º Estrela S. André, A. Cultural Recreio Desporto 113,5 
33º Trafaria, Clube Futebol 110 
34º Charneca da Caparica Futebol Clube 105 
35º Grandolafoot, Escola Futebol Associação 86,5 
36º Idolos Praça, Núcleo Recreativo Desportivo 85,5 
      Luso Futebol Clube 85,5 
38º Comércio e Indústria, União Futebol 81 
39º Fernão Ferro 70,5 
40º Sonho XXI - Futindoor 60 
41º Vinhense, Sporting Clube 59 
42º Luvas Pretas, Associação Desportiva 58,5 
43º Quintajense Futebol Clube 56,5 
44º Vale Milhaços, Centro Convívio Desportivo 50 
45º Silveirense, Futebol Clube 45,5 
46º União Sport Club 45 
47º Areias, Futebol Clube 41,5 
48º Galitos Futebol Clube 41 
 Ginásio Clube Montijo 41 
50º Alvaladense, Futebol Clube 35,5 
51º O Grandolense, Clube Recreativo 35 
52º Cruzamento Pegões, Sociedade Recreativa 30 
53º Melidense, Juventude Desportiva 29,5 
54º Ermidense, Futebol Clube 28,5 
      Zambujalense, A. Cult. Rec U. Trabalhadores 28,5 
56º O Sindicato, Grupo Desportivo Recreativo 21 
57º Samouquense, Associação Desportiva 19,5 
58º Casal Figueiras, União Desportiva Recreativa 14 
59º Botafogo Futebol Clube de Cabanas 13 
60º Porto Covo, CDR 12 
61º Afonsoeirense, Estrela Futebol Clube 7,5 
62º Moitense, União Futebol Clube 2,5

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Barreiro recebe Festa de encerramento
da Associação de Futebol de Setúbal 

Realiza-se no dia 7 de Julho na Casa da Cultura da Quimiparque




A Casa da Cultura da Quimiparque, antigo cinema CUF, na cidade do Barreiro, foi o local escolhido para a realização da festa de encerramento das actividades desportivas da Associação de Futebol de Setúbal que terá lugar no próximo dia 7 de Julho, pelas 21h 30m. Mais uma vez a AF Setúbal conseguiu manter a tradição de entregar os troféus aos vencedores de todas as competições por si organizadas no concelho do clube campeão da 1.ª divisão distrital de seniores. Na cerimónia, que servirá também para distinguir os árbitros promovidos, serão contemplados o Barreirense (campeão distrital da 1.ª divisão de seniores), Monte de Caparica (2.ª divisão de seniores), Barreirense (1.ª divisão de juniores), Alfarim (2.ª divisão de juniores), Desp. Fabril ou B. Mar de Almada (1.ª divisão de juvenis), Vasco da Gama de Sines (2.ª divisão de juvenis), Olímpico do Montijo (1.ª divisão de iniciados), Almada (2.ª divisão de iniciados), Vale de Milhaços (3.ª divisão de iniciados), V. Setúbal (infantis), Leão Altivo (infantis, equipas B), Desp. Fabril (benjamins e escolas), no que respeita ao futebol. E, Clube Recreativo Piedense (seniores masculinos), Estrelas do Feijó (seniores femininos), Bairro Miranda (juniores masculinos), Estrelas do Feijó (juniores femininos), Santa Casa da Misericórdia do Seixal (juvenis), Escola D. João I (iniciados), Núcleo Sportinguista da Costa de Caparica (infantis) e Estrelas do Feijó (benjamins), relativamente ao futsal. Na organização do evento a AFS conta com a colaboração da Câmara Municipal do Barreiro na cedência da Casa da Cultura.
Selecção Distrital de Sub-14 participa
nos Açores no Torneio "Lopes da Silva"


O V. Setúbal é o clube mais representado mas Ginásio de Corroios, Beira Mar de Almada, C. Piedade, Pescadores da Caparica, Pinhalnovense, Desp. Fabril e “Os Amarelos” também deram jogadores à selecção.


  A comitiva da Associação de Futebol de Setúbal chefiada pelo dirigente Armando Paixão, parte este sábado para os Açores onde vai participar no Torneio Nacional Inter-Associações “Lopes da Silva”, antigo Presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Esta é uma competição de grande tradição, que sucede a 20 edições de Torneios Inter-Associações que, desde 1974, tiveram diferentes denominações e concepções competitivas. A importância deste torneio é tanto mais relevante em termos desportivos quanto este representa uma verdadeira antecâmara da Selecção Nacional de Sub-15, que a partir da época desportiva 2007/08, voltou a ser a primeira representação nacional a que um jovem futebolista pode aspirar. Nesta prova, estão presentes os melhores jogadores nacionais que são observados pelos treinadores da Federação Portuguesa de Futebol, que têm, aqui, uma excelente base de trabalho para elaborar uma futura convocatória. Desde que a prova se passou a designar ‘‘Lopes da Silva”, a AF Lisboa obteve nove triunfos (vencendo as últimas sete edições), AF Porto ganhou seis, Algarve e Aveiro uma vez, cada um.
Casa do Povo de Corroios
é vice-campeã regional de Juniores

ATLETISMO - No Sector Feminino

   A equipa feminina da Casa do Povo de Corroios sagrou-se vice-campeã regional de juniores ao classificar-se em segundo lugar na competição realizada no passado fim de semana, dias 16 e 17 de Junho, na Pista Municipal de Setúbal. As míudas de Corroios, que formaram uma equipa de apenas quatro elementos, estiveram ao seu mais alto nível e, para além do 2.º lugar em juniores, conquistaram também o 3.º lugar em absolutos. A jornada começou da melhor maneira para a CPC com Raquel Lourenço a estabelecer um novo record pessoal nos 100 metros barreiras, com a marca de 15.45, que lhe dá os mínimos para os nacionais de juniores e campeonatos de Portugal. De destacar também os 26,86m alcançados no lançamento do dardo por Sara Miranda, que ficou apenas a 14 cm dos mínimos para os nacionais de juvenis e também Rute Lourenço e Paula Gouveia que obtiveram, ambas, nos 5000 mil metros marcha, novos recordes pessoais. No escalão masculino, a CPC apresentou-se bastante desfalcada, devido ao facto do período ter coincidido com os testes escolares. Mas, mesmo assim, André Leal, com uma excelente vitória na prova extra de 100 metros, também conseguiu os mínimos para o Campeonato Nacional de Juniores ao fazer a marca de 11.34 uma hora depois de se ter classificado em 7.º lugar na série da prova principal, após péssima partida. Raquel Lourenço, Sara Miranda, Paula Gouveia, Rute Lourenço, André Leal, Bruno Branco, Pedro Almeida, Pedro Santos, Luís Natal, Tiago Sénico, Élio Ourives, Luís Petisca e Guilherme Jacinto foram os elementos que formaram a equipa da Casa do Povo de Corroios, na competição.
Mousinho Mosse precisa de si 

Seja solidário…



 O ex-jogador e actual treinador de futebol tem uma doença neuromuscular, incurável e, até agora, fatal. Em menos de um ano viu reduzidas as suas capacidades de andar e está quase totalmente dependente. Vai ter que ficar 10 dias em Londres e depois continuar o tratamento em casa talvez para o resto da vida. O problema é que o tratamento enquanto não for oficializado não vai ser financiado.



Mousinho Mosse, natural de Moçambique, actualmente com 48 anos de idade, que se notabilizou como jogador de futebol em vários clubes, nos mais diversos escalões do futebol nacional e distrital, nomeadamente, Seixal, Montijo, Alcochetense, Vendas Novas, Palmelense, Luso e Quintajense, está a passar por momentos complicados na sua vida. Ao agora treinador de futebol, com funções exercidas no Desp. Fabril, Quintajense, 1.º Maio Sarilhense e Alcochetense foi diagnosticado E.L.A. (esclerose lateral amiotrófica), uma doença neuromuscular, degenerativa, progressiva, incurável e, até agora, fatal. Em menos de um ano viu reduzidas as suas capacidades de andar, ser autónomo, estando quase totalmente dependente. O problema é grave mas a esperança existe. O programa chama-se AIMSPRO e é em Londres. Trata-se de umas injeções feitas de um componente do sangue de umas cabras especiais da Austrália, que já tem vindo a ser usado na esclerose múltipla, mas que só há pouco tempo foi experimentado na E.L.A., com muito bons resultados. O problema são os custos, porque como ainda é experimental, tem de se pagar tudo. Cada injeção custa 200 libras e pode ter de levar uma por dia, dependendo do peso da pessoa e da gravidade da doença. (já foram enviados todos os exames para o médico em Londres e o Mousinho já está a fazer preparação com produtos naturais). Tem de ficar em Londres 10 dias e depois pode continuar o tratamento em casa, por um tempo indeterminado. A neurologista diz que talvez para o resto da vida. Mas, enquanto o tratamento não for oficializado não vai ser financiado. Por isso, apelamos à vossa solidariedade.

Conta solidária: NIB: 001800032248615302092 

POR FAVOR PARTILHE

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Juvenis do Olímpico do Montijo
vão participar na Gothia Cup 



Pela primeira vez no seu historial o clube vai ter uma equipa de juvenis a participar no estrangeiro, numa competição internacional. Joaquim Conceição, o grande responsável pelo projecto, diz que não foi fácil mas sente-se satisfeito por ter conseguido concretizar o sonho.


O Olímpico do Montijo é, para além dos Lobatos Foot e Almada, uma das equipas da nossa região que participam este ano na Gothia Cup, o maior evento do género realizado em todo o mundo, que movimenta mais de 1600 equipas de 70 países. O DIÁRIO DA REGIÃO, que já deu a conhecer os outros projectos, foi agora ao encontro de Joaquim Conceição com o objectivo de divulgar a razão que levou o Olímpico do Montijo a viajar até Gotemburgo (Suécia). “A equipa do Olímpico do Montijo que se desloca à Suécia, é maioritariamente composta por jovens nascidos em 1996, sendo doze, dos dezasseis que a compõem, provenientes da sua escola de formação, que se preparam para iniciar na próxima época o seu segundo ano de juvenis”, começou por dizer ao nosso jornal, Joaquim Conceição, o grande responsável pelo projecto. Não obstante se tratar de uma equipa jovem formada por atletas de grande qualidade a sua participação ficará condicionada porque vai ter que participar no escalão de Sub/18, contra equipas de renome e de maior porte atlético, pelo facto de levar quatro atletas nascidos antes de 1996 e a competição não ter um grupo para atletas Sub/17. De qualquer forma, “porque os homens não se medem aos palmos e a atitude destes pequenos atletas é grande” os montijenses acreditam que “a sua participação falará mais alto do que quaisquer resultados”. Dificuldades de índole financeira foram naturalmente sentidas porque um projecto desta envergadura precisa de dinheiro. Contudo, com o apoio de amigos e algum mecenato, as dificuldades foram superadas e nesta altura pode dizer-se que estão reunidas todas as condições para que nada falte à equipa que, pela primeira vez, vai levar o nome do clube e as suas cores, ao estrangeiro. “A oportunidade que é dada a estes jovens futebolistas de conhecerem outras realidades e espaços é fantástica”, diz Joaquim Conceição que ao longo dos últimos meses se tem dedicado a esta causa desportiva e social, à custa de muito sacrifício pessoal e familiar. Para além dos 16 atletas, a comitiva integra também dois treinadores, um auxiliar e oito acompanhantes familiares, partilhando também da prestação de serviços de um fisioterapeuta para apoio já na Suécia. Joaquim Conceição, secretário-geral adjunto, em nome do clube, enaltece o apoio dado por particulares e amigos, a especial ajuda do prof. Armando Lopes, representante oficial da Gothia Cup em Portugal e o apoio logístico do director geral da Iberlaser, José Luís Morgado Andrade. Os miúdos do Clube Olímpico do Montijo partem de avião para a terra dos Vikings no dia 15 de Julho, estando o regresso marcado para dia 22 do mesmo mês.
AF SETÚBAL Na categoria de Infantis B

 Leão Altivo é campeão distrital

  A equipa de infantis B do Leão Altivo sagrou-se campeã distrital da Associação de Futebol de Setúbal. O título foi conquistado na penúltima jornada da fase final após a vitória alcançada na Quinta do Conde, por 5-1. Com uma vantagem de quatro pontos, os leões, nascidos no ano 2000, partiram completamente à vontade para o último encontro da competição que se realizou no Lavradio, com o Desportivo Fabril, com quem perderam por 3-1. O Leão Altivo, que chegou ao fim com mais um ponto que a Quinta do Conde, para além do título conquistado, pode gabar-se de ter sido também a equipa mais concretizadora da fase final, com 24 golos marcados; a que mais vitórias e goleadas alcançou e a que menos derrotas sofreu. Para chegarem ao título, os leõezinhos superiorizaram-se na fase final à ADQC (Qt.ª do Conde), Alcochetense e Desportivo Fabril; e, na Série A, da primeira fase, ao Cova da Piedade, Pescadores, Almada, Amora, B. Mar de Almada, Seixal, Monte de Caparica, Arrentela, Vale de Milhaços, Charneca de Caparica e Ginásio de Corroios. Pelo feito conquistado, de parabéns estão os jogadores: Francisco, Diogo Carvalha, Diogo Galvão, Rochinha, João Fragoso, Tiago, Alex Ramos, Henrique, João Pereira, Alexandre Graça, Pedro Batista, Afonso, Diogo Pais, Pedro Alves, Severino, Gonçalo Abrantes, Lisandro Tipote, Tomás, Nuno Barbosa, Vítor, o treinador David Carvalho e os delegados Pedro Mendes e Telmo Barroso.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ARBITRAGEM Bruno Esteves faz balanço da época no NAFAS

 “Colocámos dois árbitros
no Quadro Nacional Feminino”

Notícia publicada hoje (20-06-2012) no DIÁRIO DA REGIÃO


O Núcleo de Árbitros de Almada e Seixal assinalou o encerramento das actividades relativas à época desportiva de 2011/2012 com uma festa que começou no Campo António Marques Pequeno, em Corroios, local onde se realizou um jogo de futebol entre árbitros solteiros e casados, e terminou com um almoço de confraternização numa unidade de restauração da Sobreda. O convívio decorreu sempre de forma bastante interessante com os árbitros equipados a rigor na qualidade de jogadores e, no final, para animar ainda mais a festa, nada melhor que a cobrança de grandes penalidades para desempatar a partida, que havia terminado igualada a quatro bolas. O troféu em disputa foi atribuído aos solteiros que se mostraram com a pontaria mais afinada nos penaltis. Bruno Esteves, guardião dos casados, aplicou-se a fundo, mas o seu esforço acabou por ser inglório devido essencialmente à ‘actuação’ da equipa de arbitragem que se mostrou algo ‘influenciável’ em algumas situações. José Luís Tavares, sócio n.º 1 do NAFAS e ex-presidente do Conselho de Arbitragem da LPFP, uma das personalidades mais notadas entre os presentes, assistiu a tudo com um sorriso nos lábios, porque o cenário estava bem montado. Bruno Esteves, árbitro de 1.ª categoria nacional e vice-presidente do NAFAS, para a área da formação, em declarações ao nosso jornal, disse que o trabalho desenvolvido ao longo da época foi bastante produtivo: “Tivemos uma média de assiduidade de 32 pessoas, em cada sessão. Para nós, isto é muito importante porque é ali na sala de aula que se aprende a interpretar as leis de jogo, a gerir emoções e comportamentos e onde se aprende a ser árbitro na íntegra. A nível desportivo, este ano, ficámos um pouco aquém do que pretendíamos. Mas, mesmo assim, ainda conseguimos colocar dois árbitros, Sophia Rosa e Mónica Salvador, no Quadro Nacional Feminino”. Em termos pessoais Bruno Esteves disse ao nosso jornal que esta foi “uma época de afirmação, o meu quarto ano na I Liga, onde nos deparamos com um futebol muito exigente e com muito mediatismo em que, tanto eu, como a minha equipa, estabelecemos um objectivo ambicioso". 


 Qualidade de Pedro Proença
e árbitros estrangeiros em Portugal


 Falando da arbitragem a nível nacional e internacional o árbitro mais credenciado do NAFAS disse não acreditar na possibilidade de árbitros estrangeiros apitarem jogos em Portugal. “Em Espanha, Inglaterra, Alemanha e França, os regulamentos também foram aprovados mas isso não acontece. Muito sinceramente, não estou a ver os nossos principais clubes aceitarem árbitros da Macedónia, Letónia, Qatar ou Casaquistão para os seus jogos". Sobre a presença de Pedro Proença no Euro 2012, o árbitro almadense é da opinião que “só demonstra a qualidade do trabalho que os árbitros fazem em Portugal, independentemente de serem uma classe totalmente amadora, no meio de muitos profissionais”.
Cova da Piedade lança as redes na Caparica

Notícia publicada hoje (20-06-2012) no DIÁRIO DA REGIÃO

O C. Piedade vai apostar forte na próxima temporada e, nesse sentido, reforçou-se com jogadores, na sua maioria, provenientes da 3.ª divisão nacional. Pescadores da Caparica, Desportivo Fabril, Alcochetense e Beira Mar de Almada foram a sua principal fonte de alimentação



O Clube Desportivo da Cova da Piedade já tem o seu plantel formado para a nova temporada. Da época passada transitam apenas quatro jogadores e, dos 25 que compõem o plantel, dois foram promovidos dos juniores, tudo o resto são aquisições. Sete oriundas dos Pescadores da Costa de Caparica, três do Desportivo Fabril, três do Alcochetense e três do Beira Mar de Almada, para além de um jogador do V. Setúbal e outro do Monsanto. Sérgio Bóris, que se mantem no comando da equipa técnica, vai ter assim à sua disposição um plantel bastante forte que à partida se pode considerar como um dos principais candidatos à subida de divisão e naturalmente à conquista do título distrital da 1.ª Divisão. António Pataca, Nito e Francisco Guerreiro (Pernas) são os dirigentes agregados ao plantel que terá a seguinte composição: Ruben Carvalho, Catota, Willians, João do Carmo, Tiago Meira, Travassos e Ruben Nunes (todos, ex- Pescadores); Gonçalo Janeiro, Milton e Pedro Henriques (ex-Desp. Fabril); Gaspar, Madureira e Tralhão (ex-Alcochetense); João Marreiros, Hadil e Jessy (ex-Beira Mar de Almada); Rui Pereira (ex-Monsanto); Daniel Pereira (ex-Vitória de Setúbal); Manuel e Costa (ex-juniores); Galo, Serginho, Filipe Rodrigues, Mota e Pipo (transitam da época passada).

segunda-feira, 18 de junho de 2012

ARBITRAGEM

Bruno Esteves fala de si 
do NAFAS, de Pedro Proença…

Oiça também a entrevista no JORNAL DE DESPORTO, vá a ENTREVISTAS, barra lateral, lado direito)


O Núcleo de Árbitros de Almada e Seixal assinalou no passado sábado o encerramento das suas actividades com uma festa que culminou com um almoço de confraternização numa unidade de restauração da Sobreda depois da realização de um jogo de futebol entre árbitros solteiros e casados, no Campo António Marques Pequeno, em Corroios. No final do encontro, que terminou com a vitória dos solteiros, conseguida no desempate por grandes penalidades, depois de 4-4 no final do tempo regulamentar, falámos com o guarda-redes dos casados, o árbitro da I Liga, Bruno Esteves, que é também vice-presidente do NAFAS. Na conversa que tivemos, falámos do trabalho realizado no Núcleo, da forma como decorreu a época em termos pessoais, dos seus projectos futuros, da presença de Pedro Proença mo Europeu e da possibilidade dos árbitros estrangeiros poderem vir a apitar em Portugal.

 “Gente jovem faz prever futuro risonho” 

Qual o balanço que se pode fazer de mais um ano de actividade do NAFAS? 
Na parte que diz respeito à formação, um dos objectivos desta direcção era ter muitas pessoas nas sessões porque é ali, na sala de aula, que se aprende a interpretar melhor as leis, gerir emoções, comportamentos e a ser árbitro na íntegra. E, neste sentido conseguimos, porque, este ano, tivemos uma média de assiduidade de 32 pessoas. Quer isto dizer que estamos bem vivos e em nítido crescimento devido sobretudo ao aparecimento de muita gente jovem que faz prever um futuro risonho. Em termos desportivos, não conseguimos concretizar os três objetivos que tínhamos que consistia em colocar nos quadros federativos, um árbitro, um árbitro assistente e um observador. Ficámos nos primeiros lugares dos últimos; ou seja, logo atrás dos primeiros. Embora não tenha sido uma época famosa podemos dizer que o balanço é positivo.

 Mas ainda assim houve algumas promoções no quadro feminino? 
Sim, tivemos a promoção da Sophia Rosa que fez um excelente teste e uma excelente prova física e para surpresa de todos nós a Mónica Salvador que fez também com sucesso as provas. Portanto, neste momento o NAFAS vai ficar com três equipas femininas no nacional que, segundo creio, é inédito. “Espero ficar entre os 10 primeiros” Em termos pessoais como correu a época? Foi uma época de afirmação, o meu quarto ano na I Liga, onde nos deparamos com um futebol muito exigente e com muito mediatismo. Eu, e a minha equipa, estabelecemos um objectivo ambicioso. Espero que isso se possa reflectir na pauta classificativa porque fizemos uma época positiva.
BEISEBOL No Euro Cup Qualifier

White Sharks de Almada
terminam em quinto lugar 

  Duas vitórias e três derrotas foi o saldo dos White Sharks de Almada no "Qualifier" do Europeu de Clubes que se disputou de 11 a 16 de Junho, em Namur, na Bélgica. A equipa almadense, que a nível nacional conquistou nove títulos, em nove anos de existência, mediu forças com formações de seis países diferentes: Finlândia, França, Bélgica, Rússia e Suécia e, não se saiu nada mal porque acabou por se classificar, em termos colectivos, em quinto lugar, em igualdade pontual com o quarto classificado que, neste caso, foi a equipa da casa, o Namur Angels (Bélgica). No jogo de estreia, a equipa almadense bicampeã nacional, não foi feliz e acabou por perder com os franceses do Barracudas de Montpellier; por 16-4. No segundo dia de competição os White Sharks de Almada melhoraram substancialmente a sua prestação e ganharam, por 11-1, a partida que disputaram com o Espoo Expos (Finlândia). Na quarta-feira, frente ao Tornado de Moscovo (Rússia), os almadenses regressaram às derrotas, perdendo, desta vez por, 20-4. Na quinta-feira, voltaram a perder, neste caso, com o Namur Angels (Bélgica), por 18-3. E, no último dia da competição obtiveram a segunda vitória frente ao Gotenborg Baseball (Suécia), por 5-2. Os Barracudas de Montpellier foram os vencedores da competição só com vitórias e o Espoo Expos (Finlândia), que perdeu o seu jogo cos os White Sharks de Almada, terminou em segundo lugar. Esta foi a terceira vez que o clube almadense participou no Euro Cup Qualifier.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ALMADA promove treinos de observação
para seniores e restantes escalões

 
O Departamento de Futebol do Almada Atlético Clube está a promover treinos de observação para atletas seniores que pretendam integrar a equipa do clube na época 2012/13. Os candidatos deverão comparecer no Complexo Desportivo do Pragal nos dias 14, 19 e 21 de Junho, às 20 horas, mas antes devem agendar o treino contactando 968567396 - Pedro Silva (pedro.silva@almadaatleticoclube.com). Treinos a realizar para outros escalões, durante o mês de Junho: Juniores (Sub-19) – 1995-94 / dias 13, 18 e 20 – 20:00h; Juvenis A (Sub-17) – 1996 / terça, quarta e sexta – 19:50h; Juvenis B (Sub-16) – 1997 / terça, quarta e sexta – 19:50h; Iniciados A (Sub-15) – 1998 / segunda e quinta - 19:50h / sexta – 18:40h; Iniciados B (Sub-14) – 1999 / segunda e quarta / 19:50h / quinta – 18:40h; Infantis A (Sub-13) – 2000 / segunda, quarta e quinta – 18:40h; Infantis B (Sub-12) – 2001 / segunda, terça e quinta – 18:40h; Benjamins A (Sub-11) – 2002 / segunda, terça e sexta – 18:40h; Benjamins B (Sub-10) – 2003-04 / terça e sexta – 18:40h
QUINTA DO CONDE - Lívio Semedo explica o que falhou

 “Quem treina apenas com 
sete jogadores não pode subir de divisão”

  Lívio Semedo chegou à Quinta do Conde com o objectivo de fazer história. A subida de divisão era a meta delineada pela direcção e na verdade a princípio as coisas até não correram mal de todo. Um dos momentos mais altos da época foi a final da Taça AF Setúbal onde se bateu de igual para igual com o Barreirense mas a partir daí tudo se começou a complicar. Ficou agora a saber-se que um dos factores principais teve a ver com o abandono de jogadores que deixaram o clube mais fraco e órfão de opções. “Quem treina com apenas sete jogadores não pode subir de divisão”, disse o, agora, ex-treinador quintacondense no final do jogo com o Monte de Caparica, numa altura em que ainda nada estava decidido quanto ao seu futuro, embora as perspectivas apontassem para a sua saída devido a algumas divergências.
A equipa foi-se abaixo na segunda fase do campeonato, o que aconteceu? 
Melhor do que eu, quem poderia responder a essa pergunta era o director desportivo. Mas, porque nunca fujo às responsabilidades direi que tudo tem a ver com a própria orgânica do clube que não conseguiu investir como fez por exemplo o Almada, na segunda fase da competição. Quando cheguei à Quinta do Conde apanhei um plantel de 27 jogadores, quando iniciámos a segunda fase tínhamos cerca de 16 ou 17 e acabámos com apenas 12 seniores. Isto reflecte bem o que se passou na segunda fase. Não há milagres. Tivemos que recorrer a juniores de uma equipa que ficou em sexto ou sétimo lugar na 2.ª divisão distrital, com muita coisa para aprender. A partir daqui, creio que está tudo dito. Uns reforçaram-se e outros perderam jogadores. Se não tem saído aquela gente toda se calhar a festa que o Monte de Caparica fez poderíamos ser nós a fazê-la.
Ficou desiludido? 
Desiludido, não. Fiquei, acima de tudo, triste, por não ter conseguido dar a alegria que o presidente e o director desportivo desejavam. Mas, era complicado liderar um grupo que foi diminuindo treino após treino. Posso dizer que fizemos muitas vezes treinos com apenas sete jogadores. A trabalhar assim, nenhuma equipa consegue subir de divisão. Se calhar, muitas pessoas no meu lugar, tinham abandonado deixando a batata quente nas mãos do presidente e do director desportivo mas eu entendi que era melhor levar o barco até ao fim, mesmo sabendo que ia ser quase impossível subir de divisão. Fiz o meu papel, saio com dignidade e com a noção de que fiz tudo o que era possível fazer.
C. PIEDADE - Dos 18 reforços 7 vêm dos Pescadores 

Piedenses lançaram as redes na Caparica 

 O C. Piedade vai apostar forte na próxima temporada e, nesse sentido, reforçou-se com jogadores, na sua maioria, provenientes da 3.ª divisão nacional. Pescadores da Caparica, Desportivo Fabril, Alcochetense e Beira Mar de Almada foram a sua principal fonte de alimentação.

  O Clube Desportivo da Cova da Piedade já tem o seu plantel formado para a nova temporada. Da época passada transitam apenas quatro jogadores e, dos 25 que compõem o plantel, dois foram promovidos dos juniores, tudo o resto são aquisições. Sete oriundas dos Pescadores da Costa de Caparica, três do Desportivo Fabril, três do Alcochetense e três do Beira Mar de Almada, para além de um jogador do V. Setúbal e outro do Monsanto. Sérgio Bóris, que se mantem no comando da equipa técnica, vai ter assim à sua disposição um plantel bastante forte que à partida se pode considerar como um dos principais candidatos à subida de divisão e naturalmente à conquista do título distrital da 1.ª Divisão. António Pataca, Nito e Francisco Guerreiro (Pernas) são os dirigentes agregados ao plantel que terá a seguinte composição: Ruben Carvalho, Catota, Willians, João do Carmo, Tiago Meira, Travassos e Ruben Nunes (todos, ex- Pescadores); Gonçalo Janeiro, Milton e Pedro Henriques (ex-Desp. Fabril); Gaspar, Madureira e Tralhão (ex-Alcochetense); João Marreiros, Hadil e Jessy (ex-Beira Mar de Almada); Rui Pereira (ex-Monsanto); Daniel Pereira (ex-Vitória de Setúbal); Manuel e Costa (ex-juniores); Galo, Serginho, Filipe Rodrigues, Mota e Pipo (transitam da época passada).
QUINTA DO CONDE 

 Manuel Pinéu é o novo treinador

  Manuel Pinéu é o treinador da equipa de futebol sénior da ADQC para a próxima época. Após dois anos a desempenhar as funções de Director Desportivo, a Direcção decidiu endereçar-lhe o convite para o cargo de treinador principal, que foi aceite de imediato. Para a formulação do convite muito contribuiu a sua forte capacidade de liderança, bem como a clara identificação com os princípios e estratégia do clube e o excelente relacionamento com quem o dirige e também com os jogadores. Acresce a grande organização que coloca em tudo o que faz e a sua longa experiência, de mais de vinte anos como jogador, tendo passado pelo Pastilhas, Belenenses (quatro anos no campeonato nacional da 1ª divisão de juvenis e juniores), Monte da Caparica, Charneca da Caparica, Moitense (como sénior, na AF Setúbal), Almada, Cova da Piedade, Vendas Novas e Ferreirense (na 3ª divisão nacional). O cargo de director desportiva será agora ocupado por Amândio de Jesus.

 Lívio Semedo ficou com a porta aberta 

 Entretanto, a Direcção do clube agradece ao professor Lívio Semedo a disponibilidade que teve para abraçar o projecto, a meio da época, bem como o seu profissionalismo, dedicação e competência. “A saída de vários jogadores influentes na equipa, o guarda-redes por lesão e os restantes por razões profissionais (foram trabalhar para o estrangeiro), juntamente com vários erros graves de arbitragem, em jogos decisivos, foram as principais razões para uma ponta final de campeonato menos conseguido e para que não fosse alcançado o objectivo proposto. A presença na final da Taça da AFS foi, sem dúvida, um marco importante na carreira da equipa e cujo mérito cabe quase por inteiro ao treinador”. A ADQC reiterou os agradecimentos ao prof. Lívio Semedo bem como ao seu adjunto, Carlos Ribeiro, desejando-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais, deixando uma porta aberta na Quinta do Conde.
Núcleo Sportinguista da C. Caparica
conquista título Distrital de Infantis

FUTSAL Pela segunda vez consecutiva 

  A equipa de Infantis do Núcleo Sportinguista da Costa da Caparica sagrou-se bicampeã distrital da Associação de Futebol de Setúbal. O título foi conquistado na penúltima jornada, após a vitória alcançada alcançada sobre a Casa do Benfica de Alcochete, por 9-2, de nada valendo a goleada do Águias de Vale de Milhaços (9-0) na partida que disputou com a Baixa da Serra. A formação sportinguista, que na última jornada defronta exactamente o Águias de Vale de Milhaços, vai procurar obter a sua sexta vitória na fase final para concluir da melhor forma (100% vitoriosa) a competição. Nos cinco jogos efectuados, a equipa leonina obteve outras tantas vitórias, possui o melhor ataque com 44 golos marcados e a melhor defesa conta apenas com quatro golos sofridos.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

GINÁSTICA RITMICA

 Campeonato Distrital
realiza-se no Alto do Moinho

O Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios, recebe no próximo sábado, dia 16 de junho, a partir das 9 horas, o Campeonato Distrital de Ginástica Rítmica. Participam no Campeonato Distrital de Conjuntos e Torneio de Grupos cerca de 80 atletas nos escalões esperanças, juvenis, juniores e seniores dos clubes: Casa do Povo de Corroios, Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro, Clube Recreativo Charnequense, Clube Recreativo Desportivo de Miratejo, Clube Recreativo do Feijó, Clube Recreativo Piedense e Sociedade Filarmónica União Artística Piedense. O campeonato começa pelas 9 horas, com a abertura do recinto; às 9h 30m terá lugar a reunião de juízes; às 10 horas, desfile de apresentação de conjuntos e de grupos; 10h 15m, início da competição – esperanças/ juvenis/ juniores/ seniores; 11h 20m, início da competição – grupos; 11h 40m, cerimónia protocolar; 12 horas, encerramento.
Basket Almada Clube brilha
no Campeonato Nacional de Sub 16 

A vitória sobre o FC Porto foi um dos momentos altos da equipa que teve também excelente desempenho nas partidas com o Benfica e Ginásio Figueirense. A nível individual, em destaque estiveram também Francisco Amiel e Diogo Freire.

O Basket Almada Clube teve uma prestação bastante positiva no Campeonato Nacional de Sub 16, que se disputou no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz. A equipa almadense, que evidenciou grande qualidade, terminou a fase final da competição em terceiro lugar, à frente do FC Porto. O vencedor da competição foi o Benfica e em segundo lugar classificou-se o Ginásio Figueirense. Nos dois jogos da primeira jornada, o Benfica derrotou o FC Porto (62-53) e o Ginásio Figueirense ganhou ao BAC (63-48). No segundo dia, o Benfica venceu BAC (56-51) e o Ginásio Figueirense derrotou o FC Porto (60-58). E, na última jornada, no jogo decisivo para a atribuição do título, o Benfica levou a melhor sobre o Ginásio Figueirense (79-65) enquanto a equipa da cidade do Cristo-Rei superava o FC Porto (59-54), num jogo onde o base Francisco Amiel esteve em particular evidência ao conseguir 21 pontos, 7 ressaltos, 7 assistências e 4 roubos de bola.