Pages

domingo, 30 de junho de 2013

FUTEBOL DE PRAIA»» Alfarim conquistou 3.º Torneio Aberto

Ao derrotar o Arrentela na final, por 4-0

O Grupo Desportivo de Alfarim foi o grande vencedor do 3.º Torneio Aberto de Futebol de Praia que se realizou na Praia do Ouro, em Sesimbra.

 No jogo da final, a equipa de Alfarim foi mais forte e superiorizou-se ao Atlético Clube de Arrentela que acabou por ser sofrer uma pesada derrota por quatro bolas a zero. Com este resultado o Alfarim conquistou a 3.ª edição da competição organizada pela Associação de Futebol de Setúbal remetendo a equipa arrentelense para a segunda posição.

 Em terceiro lugar classificou-se o Sesimbra que derrotou o Charneca de Caparica por 3-2, num jogo que também prendeu a atenção e o interesse do público presente no areal, apesar do intenso calor que se fazia sentir. Com a derrota sofrida, o Charneca de Caparica voltou a terminar, tal como aconteceu nas edições anteriores, em quarto lugar.

O insólito aconteceu no jogo que decidia as duas últimas posições. Provavelmente desgastado com as goleadas sofridas nos jogos do dia anterior, a jovem equipa de Santa Marta do Pinhal não compareceu no areal sendo a vitória atribuída ao Comércio e Indústria por falta de comparência do adversário.

No próximo fim-de-semana tem início o campeonato nacional onde participam na Série G, o Charneca de Caparica, Arrentela, Amora, Belenenses e Futebol Benfica; e na Série H, o Sesimbra, Alfarim, V. Setúbal e Praia de Milfontes.

 RESULTADOS DE 3º. TORNEIO ABERTO 

 Dias 29 e 30 de Junho - Praia do Ouro, em Sesimbra




Sábado dia 29/Junho

9 horas - Arrentela 4 Charneca Caparica 3
10 horas - Alfarim 5 Com. Industria 1
11 horas - Charneca Caparica 9 St. Marta Pinhal 1

17 horas - Com. Industria 1 Sesimbra 2
18 horas - St. Marta Pinhal 2 Arrentela 11
19 horas - Sesimbra 3 Alfarim 4




Domingo dia 30/Junho 

17 horas – St.ª Marta do Pinhal - Com. Indústria (o St.ª Marta fez falta de comparência)
18 horas – Charneca de Caparica 2 Sesimbra 3
19 horas – Arrentela 0 Alfarim 4

CLASSIFICAÇÃO FINAL: 1.º Lugar, Alfarim; 2.º Lugar, Arrentela; 3.º Lugar, Sesimbra; 4.º Lugar, Charneca de Caparica; 5.º Lugar, Com. Indústria; 6.º Lugar, St.ª Marta do Pinhal

FUTEBOL JUVENIL»» Lobatos Foot vencem Summer Cup 2013

Derrotaram na final o C. Piedade por 3-1

Realizou-se este fim-de-semana o Torneio de Futebol Juvenil (Sub 16) Lobatos Foot Summer Cup 2013.

O Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento foi o palco para quatro jogos bem disputados entre as equipas do Cova da Piedade, ADQC, CAC (Pontinha) e Lobatos Foot. No sábado jogaram-se as meias-finais onde os Lobatos Foot e o Cova de Piedade se superiorizaram aos seus adversários, ADQC (2-0) e CAC (1-0) respectivamente, assegurando o lugar na tão desejada final que se jogaria no dia seguinte. Apesar do forte calor que se fez sentir, a bancada central apresentava uma excelente moldura humana.

No domingo, no primeiro jogo da manhã, a ADQC levou de vencida com relativa facilidade, uma equipa do CAC que se apresentou bastante fragilizada, obtendo assim o 3.º lugar na classificação, enquanto a turma da Pontinha se quedava pelo 4.º lugar. Na final do torneio, os Lobatos Foot demonstraram ser uma equipa mais forte e levaram de vencida por 3-1, a equipa do Cova da Piedade que se bateu sempre com galhardia.

Recordamos que estas duas equipas vão estar presentes na Gothia Cup, já no próximo dia 14 de Julho, em Gotemburgo, na Suécia.

Na entrega de prémios estiveram presentes, pela Junta de Freguesia de Amora, Custódio Carvalho; o presidente do CAC, Vítor Cacito; o director do futebol juvenil do CD Cova da Piedade, António Gouveia; e, o jovem treinador luso que tem feito sucesso por terras finlandesas, Diogo Nobre.


DIOGO NOBRE (treinador na Finlândia):

“Esta é uma nova abordagem 
do que deveria ser o verdadeiro desporto escolar”

Foi com muito agrado que aceitei o convite que o meu ex-professor Armando Lopes me endereçou, para estar presente neste torneio cheio de qualidade e talento jovem, aproveitando as minhas férias por terras lusas. Sempre existiu muito talento na Margem Sul, isso já eu sabia, mas é sempre bom saber de novos projectos, que fazem sentido e trazem algo novo. Este projecto dos Lobatos, que penso ser inovador, não só a nível de Portugal mas também Europeu, é uma nova abordagem do que poderia (e se calhar deveria) ser, o verdadeiro desporto escolar. Estamos a falar de boa formação, não só futebolística, no campo através dum treinador/professor de créditos firmados, mas também, todo o forte incentivo que se faz para os alunos darem o máximo também na sala de aulas. Não sabemos, com certeza, quantos jogadores destes serão profissionais, mas sabemos que têm de ter uma profissão e ser formados como homens (para além de jogadores), para terem sucesso na sua vida futura. Portanto, este projecto faz todo o sentido e da minha parte vai ter o apoio que merece. Quero deixar também uma mensagem de apreço ao Prof. Armando que se lembrou de mim, passados todos estes anos em que estudei na EB Vale de Milhaços, porque é bom voltar a casa e ver o meu trabalho reconhecido, independentemente de todos os km que nos separam. A verdade é que vivi mais de 25 anos em Corroios, e é um orgulho enorme estar presente neste tipo de eventos e poder dar conselhos a jovens que tal como eu, um dia ambicionaram ser jogadores da bola”.

sábado, 29 de junho de 2013

FUTEBOL DE PRAIA 3.º Torneio Aberto da AF Setúbal

 Arrentela e Alfarim disputam final inédita


O Atlético Clube de Arrentela e o Grupo Desportivo de Alfarim são os finalistas do 3.º Torneio Aberto de Futebol de Praia que está a decorrer na Praia do Ouro, em Sesimbra, numa organização da Associação de Futebol de Setúbal.

 Para chegar à final o Arrentela derrotou o Charneca de Caparica, por 4-3, no jogo que abriu a sessão da manhã e depois já no período da tarde goleou a equipa mais frágil do torneio, o Santa Marta do Pinhal, por 11-2. Tarefa mais complicada teve o Alfarim que encontrou pela frente as duas equipas finalistas das edições anteriores. As coisas, porém, acabaram por correr bem e a presença na final garantida após a clara vitória alcançada sobre o Com. Indústria, por 5-1 e depois sobre o Sesimbra, por 4-3.

O terceiro e o quarto lugar vão ser disputados pelo Charneca de Caparica e pelo Sesimbra. Nos dois jogos que efectuou a equipa da Charneca perdeu pela diferença mínima com o Arrentela (4-3) e ganhou sem qualquer tipo de dificuldade (9-1) ao Santa Marta do Pinhal. O Sesimbra, por sua vez, começou por ganhar ao Com. Industria (2-1) mas depois perdeu com o Alfarim, por 4-3.

Com duas derrotas nos jogos efectuados, Santa Marta do Pinhal e Com. e Indústria vão discutir os dois últimos lugares. E, se no caso da equipa de Corroios a situação não é nova já o mesmo não se poderá dizer da equipa sadina que até então tinha sido o vencedor das duas competições realizadas. O Santa Marta do Pinhal sofreu duas goleadas (9-1) com o Charneca de Caparica e (11-2) com o Arrentela enquanto o Com. Indústria foi derrotado pelo Alfarim (5-1) e depois pelo Sesimbra (2-1).


3º. TORNEIO ABERTO

Dias 29 e 30 de Junho - Praia do Ouro, em Sesimbra

Sábado dia 29/Junho
9   horas -  Arrentela 4 Charneca Caparica 3
10 horas -  Alfarim 5 Com. Industria 1
11 horas -  Charneca Caparica 9 St. Marta Pinhal 1
17 horas -  Com. Industria 1 Sesimbra 2
18 horas -  St. Marta Pinhal 2 Arrentela 11
19 horas -  Sesimbra 3 Alfarim 4

Domingo dia 30/Junho
17 horas – St.ª Marta do Pinhal – Com. Indústria
18 horas – Charneca de Caparica - Sesimbra
19 horas – Arrentela - Alfarim

ARBITRAGEM »» Árbitros de Setúbal no curso de formação avançada em Rio Maior

João Marques (Almada / Seixal) foi o primeiro classificado

A arbitragem do distrito de Setúbal está de parabéns porque os seus representantes que marcaram presença no estágio realizado em Rio Maior para os árbitros da categoria C3, estiveram em excelente plano.

Entre os 66 candidatos provenientes de todas as Associações do país, João Marques (Núcleo de Almada /Seixal), de 22 anos, foi o primeiro classificado; Miguel Figueiredo (Núcleo de Setúbal), 28 anos, foi terceiro classificado e André Duque (Núcleo de Almada / Seixal), 22 anos, terminou em 36.º lugar. De registar que os 60 primeiros classificados ficaram apurados.

 O curso de formação avançada que teve a duração de uma semana foi bastante exigente. Para dar apenas um exemplo refira-se que logo no primeiro dia os participantes tiveram que realizar teste escrito (8h15), assistir a sessões teóricas e, no final do dia, efectuar as provas físicas (18h00). Depois, ao longo da semana foram muitos os temas abordados: História da Organização e das Competições; Psicologia Desportiva; Técnicas de Arbitragem; Ética e Deontologia Desportiva; Leis do Jogo e Regulamentos; Funcionamento do Corpo Humano, Nutrição e Primeiros Socorros; Metodologias de Treino; Introdução à Tutoria e às Autoscopias e Pedagogia Desportiva. 

Declarações de João Marques e André Duque 

 A propósito, aqui fica o registo das declarações proferidas por João Marques e André Duque, ao “Diário da Academia”.

“Na nossa acção de Tutoria, iremos por em prática muito do conhecimento que hoje aprendemos em Pedagogia. E hoje aprendi que para uma prática de pedagogia temos de ter duas componentes: capacidade e disponibilidade pedagógica. Que resumidamente significam, saber do que estamos a ensinar, e ter uma atitude aberta com o nosso formando, respectivamente”, disse João Marques.

 “Será um sucesso certamente por parte da Academia esta nova aposta de futuro. Tenho como grande expectativa encontrar colegas de diversos pontos do pais, trocar ideologias que não nos são permitidas a nível distrital, mas acima tudo aprender com aqueles que para nós sempre foram uma imagem, um ícone e que agora nos poderão dar o seu contributo a nível formativo”, afirmou André Duque.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

PORTUGUESES LÁ POR FORA»» Malta da margem sul dá nas vistas na Finlândia

Na opinião do treinador Diogo Nobre… 

Com esta qualidade de jogo poderão chegar às ligas profissionais


Tiago Ramalho, Adimar e Pedro Cardoso, os nossos conterrâneos que se encontram na Finlândia, continuam a fazer a delícia dos amantes da modalidade e em particular os adeptos da sua equipa, o Peimari United, que, no final da primeira volta lidera a competição em que se encontra envolvido, só com vitórias.

A segurança defensiva de Pedro Cardoso, que sofreu apenas um golo em nove jogos; a consistência, a força e o poder atlético que Adimar transmite à equipa e a veia goleadora do “matador”, Tiago Ramalho que já leva 13 golos marcados, são bem demonstrativos da sua qualidade que começa a dar que falar naquelas bandas.

 Nesta altura, o campeonato está parado devido ao período de férias dos finlandeses mas nem por isso os portugueses deixam de trabalhar porque há que manter a forma para a segunda volta do campeonato que começa no dia 1 de Agosto. Com o treinador Diogo Nobre de férias em Portugal até ao dia 23 de Julho a equipa ficou confiada ao seu adjunto que se manteve por lá juntamente com Tiago Ramalho e Pedro Cardoso que só vêm para o nosso país no final de Outubro, depois de concluído o campeonato. Adimar, esse vai ter que esperar até Dezembro, para matar as saudades.

 Diogo Nobre, que tem vindo a encantar os dirigentes do clube com os seus métodos de trabalho, foi mais uma vez o porta-voz da “malta” da margem sul do Tejo.

 “Pedro Cardoso sofreu apenas um golo em nove jogos”

Continua tudo a correr bem. O Peimari United até agora não tem dado hipóteses a ninguém. Qual o balanço que faz da primeira volta do campeonato? 
É absolutamente incrível. Nunca tinha estado uma primeira volta inteira só com vitórias. Estou principalmente orgulhoso do registo defensivo que temos apresentado, que é também excelente (um golo sofrido em nove jogos). Os jovens finlandeses tinham alguma qualidade técnica quando os encontrei pela primeira vez há um ano atrás. Mas, neste momento também já sabem o que fazer sem bola, em todas os momentos de jogo, pormenor que foi bastante importante para este registo se concretizar. No primeiro jogo tinha dito ao vosso blog que a transição defensiva tinha também que aumentar velocidade / agressividade e a verdade é que treinámos tanto que não sofrermos mais qualquer golo depois desse encontro.



 “Tiago Ramalho tem-se tornado uma estrela local”

Que importâncias têm tido os jogadores portugueses da equipa?
O Tiago Ramalho tem-se tornado uma estrela local devido à quantidade de golos marcados e assistências feitas (13 golos e 10 assistências, em 9 jogos). Mas a verdade é que no meu entender, ter uma grande segurança defensiva é meio caminho andando para fazer um bom campeonato e o Adimar tem estado incrível como recuperador de bolas, dando confiança aos médios para arriscarem mais e fazerem melhor o seu trabalho. O Pedro Cardoso, felizmente, nalguns jogos tem tido pouco trabalho, mas no jogo que tinha de estar à altura, esteve. No jogo mais importante contra o Wolfes, a equipa que está em segundo lugar, entrou no jogo com uma grande defesa que poderia ter ditado um resultado diferente. Depois na segunda parte manteve a qualidade, negando dois golos ao avançado da equipa adversária, que leva nove golos marcados no campeonato. Portanto, não poderia estar mais contente com eles. Penso que se mantiverem esta qualidade de jogo aqui na Finlândia poderão ter um futuro muito promissor nas ligas profissionais a curto prazo, embora eu gostasse de os manter comigo o mais tempo possível no Peimari United, claro.

Terminada a primeira volta, o campeonato sofre agora uma pequena paragem. É isso, não é? 
Sim. Aqui o campeonato pára em Julho, porque é o mês em que a maior parte da população normalmente goza as férias. Recomeçamos no dia 1 de Agosto com a realização do primeiro jogo da segunda volta. Neste mês, até eu voltar, o meu colega Hugo vai dar treino uma vez por semana, para manter a forma do plantel. Depois, quando eu voltar começarmos a trabalhar de novo a 100%. 

Acordo de cooperação com empresa japonesa 

Há mais alguns pormenores que importem referir? 
Depois de vários projecto já lançados, estamos agora a desenvolver um novo e original na Finlândia, que consiste num acordo de cooperação com a empresa japonesa “Traum Japan”, agenciada pelo Rubens Takeda (ex-jogador júnior do União da Madeira) e Yusuke Imai, para num futuro próximo começarmos a receber jogadores jovens japoneses, que se queiram desenvolver como jogadores, num contexto de futebol europeu, aumentando assim as nossas receitas. Esta empresa tem já acordos com clubes como o Marítimo e o Grémio, estando portanto em fase de expansão/crescimento, assim como o nosso clube. Por isso, achamos que seriam os parceiros ideais para nós.

SEIXAL»» Benfica e Câmara Municipal já assinaram o protocolo

Benfica alarga centro de estágio
e Seixal fica com um estádio municipal

A Câmara Municipal do Seixal e o Sport Lisboa e Benfica assinaram esta sexta-feira, dia 28 de Junho, no auditório dos Serviços Centrais, um protocolo que irá permitir a ampliação do centro de estágio – Caixa Futebol Campus e criar um estádio municipal.

Com a concretização do protocolo, assinado por Luís Filipe Vieira e Domingos Soares Oliveira por parte do Benfica e Alfredo Monteiro em representação do município, o Centro de Estágio será dotado com mais dois campos que lhe permitirão maiores valências na formação e melhores condições de treino para as suas equipas e a Câmara Municipal de Seixal passa a contar com mais um campo de treino e um estádio municipal que permitirá melhores condições para a actividade desportiva das colectividades do concelho, nomeadamente o Seixal Futebol Clube.

Neste sentido, o Sport Lisboa e Benfica vai entregar à Câmara Municipal do Seixal, após obras de recuperação, o antigo Estádio do Bravo que terá um novo relvado [sintético] e as infraestruturas que o servem, compostas por recinto desportivo com campo de jogos, bancadas e balneários. Em contrapartida, o município do Seixal irá disponibilizar uma área para equipamentos desportivos com 35 500 m2, sendo que destes, 25 mil serão cedidos ao Benfica para a construção de dois campos de treino e respectivas infraestruturas. No terreno remanescente o Benfica irá construir um campo de futebol que irá substituir o actual pelado do Albano Narciso Pereira, infraestruturas que serão entregues à Câmara Municipal para serem utilizadas também na formação e actividades desportivas dos mais jovens.

 Importa ainda dizer que o Benfica gastou com a transacção cerca de dois milhões, duzentos e sessenta mil euros (530 mil com a aquisição do Estádio do Bravo, 767 mil com a sua recuperação e 963 mil com o novo a construir) enquanto a Câmara Municipal cedeu aquela parcela de terreno no valor de um milhão, quatrocentos e quarenta e um mil euros. Portanto, um negócio altamente rentável para o município que fica também muito mais valorizado em termos de infraestruturas desportivas. No protocolo ficou também estabelecido que a Câmara cederá as suas instalações quando solicitadas pelo Benfica que ficará com o encargo da manutenção quer do Estádio do Bravo quer do campo municipal a construir.





 Luís Filipe Vieira, presidente do SL Benfica:

 “Benfica passou a ser uma bandeira do Seixal” 

Veja o vídeo


A cerimónia começou com uma intervenção do vice-presidente e actual vereador do pelouro de desporto da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos que esclareceu alguns pormenores sobre o teor do protocolo e localização dos novos campos. Depois foi a vez de Luís Filipe Vieira que começou por realçar as excelentes relações entre o clube e o município: “ No Seixal, o Benfica sente-se em casa. O grau de colaboração que temos mantido com os vereadores e com o presidente desta Câmara tem sido exemplar a todos os níveis, e tem-nos permitido desenvolver parcerias que beneficiam o concelho e o Sport Lisboa e Benfica. O futuro do Seixal, como de qualquer outro concelho em Portugal, tem de assentar na diversificação das ofertas e na requalificação do tecido urbano e o Caixa Futebol Campus serviu precisamente para requalificar uma parte da área urbana do Seixal e para diversificar a oferta do concelho. Desta forma, o Benfica passou a ser, desde Setembro de 2006, uma bandeira do Seixal, algo que estou certo é motivo de orgulho para esta autarquia. Mas mais, o Caixa Futebol Campus passou a ser uma estrutura que aumentou a notoriedade do concelho a nível internacional, tantos são os clubes que nos visitam para verem o exemplo do que aqui foi construído. O Benfica e esta autarquia estabeleceram, desde o primeiro dia em que decidimos construir o Caixa Futebol Campus, uma relação equilibrada e muito rigorosa entre a preservação do património, o respeito pelo meio ambiente e a requalificação urbana. É verdade que as necessidades que o Benfica tinha em 2006 eram bem diferentes daquelas que temos neste momento, e por isso, há mais de um ano, de forma paciente, com os vereadores e com o presidente Alfredo Monteiro, temos vindo a trabalhar numa solução de ampliação do Caixa Futebol Campus, mas também numa solução que não deixasse a população do Seixal de fora porque o Benfica está cá como parceiro e não como mero convidado. O Benfica já é um clube do Seixal e este protocolo é bem prova disso. Por tudo o que atrás ficou expresso, tenho orgulho que, em resultado deste protocolo, o Seixal passe a ter um estádio municipal que até agora não tinha e que estou certo a sua população irá valorizar”. E, a concluir o elogio a Alfredo Monteiro. “Este é o seu último mandato. Por isso, quero aproveitar esta oportunidade para dar o meu testemunho público da sua dedicação a este concelho pela maneira como sempre defendeu de forma convicta os interesses do Seixal, sempre de forma séria e leal. Um autarca que honra a política e o poder local”.

 Alfredo Monteiro, presidente da Câmara Municipal do Seixal:

 “Sentimos orgulho por ter o Benfica no concelho” 

 “A presença do Benfica tem prestigiado o concelho do Seixal porque se trata de um clube que é também um embaixador da diáspora dos portugueses que estão por esse mundo fora. Luís Filipe Vieira tem sido a alma de um projecto que garantiu sustentabilidade, património e um bom futuro. Este é o resultado de um projecto construído em parceria e com uma cooperação exemplar, entre a CM Seixal e o SL Benfica, na forma como sempre trabalhámos na procura de soluções e em relação à forma e ao modelo deste centro de estágio. O Benfica veio dar mais qualidade a toda a frente ribeirinha e a esta magnífica baía do estuário do Tejo e veio também contribuir para a promoção e desenvolvimento do concelho do Seixal. Sentimos orgulho por ter o Benfica no concelho do Seixal. Este protocolo significa que foi possível ao Benfica alargar o seu centro de estágio correspondendo à necessidade de ter mais jovens e fazer um melhor trabalho e para o município a possibilidade de construirmos em conjunto um estádio municipal que significa que neste caso significa a recuperação do Estádio do Bravo, que tem seis décadas de história. Portanto, o Seixal Futebol Clube vai ser também um parceiro importante neste projecto porque vai ter também melhores condições com a construção de um novo campo para treinos e beneficiar da utilização do estádio municipal”.


Joaquim Santos, vereador do pelouro de desporto:

“Dentro de um ano deveremos ter
as novas infraestruturas a funcionar” 

No final, Joaquim Santos esclareceu algumas dúvidas sobre a calendarização das obras: “Com a concretização deste protocolo vai agora iniciar-se um processo de execução de projectos. Isto é, já estão a ser feitos alguns estudos prévios mas os projectos de execução só agora vão começar. Prevê-se que por volta de Setembro estejam já concluídos. Depois de aprovados pelo município e pelo Benfica, as obras começarão então a ser feitas havendo um prazo de seis meses para a sua execução; ou seja, para a construção de três campos de futebol e requalificação do Estádio Municipal. Por isso, creio que no máximo dentro de um ano deveremos ter as novas infraestruturas a funcionar”.

Jornal de Desporto atingiu as 200 mil visitas

“O sucesso desta iniciativa deve-se
especialmente a si por ter acreditado em nós”

Quando em Maio de 2012 iniciámos este projecto nunca pensámos que ele pudesse ganhar a projecção que alcançou, em tão pouco tempo.

O Jornal de Desporto tem vindo a crescer e a aumentar significativamente o seu número de visitas. Por isso, é com grande satisfação que estamos neste momento a partilhar consigo o fantástico número das 200 mil visitas.

É claro que nos temos esforçado para isso procurando dar notícia em tempo útil do que de mais importante vai acontecendo a nível desportivo na nossa região. Mas, o sucesso desta iniciativa deve-se especialmente a si por ter acreditado em nós.

Desta forma, queremos agradecer publicamente a todos os leitores o interesse demonstrado pela nossa publicação e ao mesmo tempo deixar uma palavra de gratidão à gerência da PicapauCenter pelo apoio prestado de algum tempo a esta parte, que tem sido extremamente importante no desenvolvimento e manutenção do projecto.

A título de curiosidade, aproveito para vos dizer que estamos com uma média incrível de visitas diárias que faz aumentar ainda mais a nossa responsabilidade.

Só no último mês, numa altura em que os campeonatos estão inactivos, o Jornal de Desporto atingiu 28.300 visitas; ou seja uma média superior a 900 por dia.

 Temos a noção que não será fácil fazer muito mais e melhor porque seria ultrapassar a capacidade do ser humano. Mas, confesso que gostaria pelo menos de manter o mesmo nível e o mesmo rigor na informação prestada.

Continuar a divulgar a actividade dos clubes da nossa região por forma a colmatar a grande lacuna existente será sempre o nosso grande objectivo.

Assim sendo, seria óptimo se pudéssemos não só manter as colaborações já existentes como também alargar o leque a outros clubes e a outras modalidades.

Os interessados em colaborar connosco podem-nos contactar pelo seguinte e-mail: jornaldedesporto.1052@gmail.com

quinta-feira, 27 de junho de 2013

FUTEBOL DE PRAIA»» José Gomes, treinador do Sesimbra

“Desta vez, é mesmo para ganhar”

No próximo fim-de-semana realiza-se em Sesimbra, na Praia do Ouro, o terceiro e último torneio aberto de futebol de praia organizado pela Associação de Futebol de Setúbal.

Nos dois anteriores torneios a vitória foi sempre do Com. Indústria que derrotou em ambos os casos na final precisamente o Sesimbra e se no primeiro torneio a vitória não merece qualquer tipo de contestação tal a superioridade evidenciada já o mesmo não se poderá dizer do segundo devido ao equilíbrio registado que obrigou ao desempate por penaltis.

 Os sesimbrenses têm vindo a subir de rendimento e agora no último torneio tudo prometem fazer para colocar o seu nome na lista dos vencedores.

O Comércio e Indústria será o seu primeiro adversário no sábado às 17 horas, seguindo-se, depois, no mesmo dia, às 19 horas, o Alfarim.

O treinador, José Gomes, numa pequena conversa que teve connosco mostra-se confiante e acredita que à terceira será de vez.

 “Já se nota um melhor entrosamento” 

Qual a análise que faz ao comportamento da equipa nos dois torneios já realizados. Nota-se alguma evolução? 
A equipa tem tido uma atitude excelente. Naturalmente, com o decorrer dos jogos os jogadores vão assimilando o que se pretende e já se nota um entrosamento maior entre eles. Quer isto dizer que o trabalho desenvolvido começa a dar frutos.

Em dois torneios, o Sesimbra esteve nas duas finais mas perdeu ambas. Será que à terceira é de vez?
Estamos convencidos que sim. Desta vez, é mesmo para ganhar. Na Arrentela não vencemos, por manifesta falta de sorte. No jogo, fomos superiores ao Comércio e Indústria e tivemos mais e melhores oportunidades de golo. Na lotaria dos penaltis eles foram mais felizes e acabaram por ganhar mas nós não merecíamos perder

O facto de jogar em Sesimbra trás alguma motivação extra. Ou aqui o factor casa não é importante? 
Jogar em Sesimbra, com adeptos a apoiar é sempre motivador. Mas, nem que fosse na China. Quando entramos em campo, seja onde for e contra quem for, o nosso objectivo passa sempre por jogar para ganhar. As coisas nem sempre correm bem mas o nosso objectivo é sempre o mesmo.


3º. TORNEIO ABERTO

Dias 29 e 30 de Junho - Praia do Ouro, em Sesimbra

Sábado dia 29/Junho
9   horas -  Arrentela - Charneca Caparica
10 horas -  Alfarim - Com. Industria
11 horas -  Charneca Caparica - St. Marta Pinhal
17 horas -  Com. Industria - Sesimbra
18 horas -  St. Marta Pinhal - Arrentela
19 horas -  Sesimbra – Alfarim

Domingo dia 30/Junho
17 horas - 3º. Classificado Serie A - 3º. Classificado Serie B
18 horas - 2º. Classificado Serie A - 2º. Classificado Serie B

19 horas - 1º. Classificado Serie A - 1º. Classificado Serie B

FUTEBOL DE PRAIA»» Arrentela procura ganhar ritmo

Paulo Graça vai estar em Sesimbra
somente na condição de treinador

O Atlético Clube de Arrentela surgiu esta época com uma equipa bastante remodelada em relação à temporada anterior e, como é compreensível, os resultados têm sido bem diferentes.

Sem poder contar com o seu treinador e actual titular da sua baliza, Paulo Graça, devido ao facto de se encontrar ao serviço da selecção nacional, nos dois torneios já realizados a equipa do ACA classificou-se em quinto lugar mas nas últimas exibições já se notou um melhor entrosamento entre os seus jogadores.

No próximo fim-de-semana, em Sesimbra, joga-se o último dos torneios abertos promovidos pela AF Setúbal que têm serviço de ensaio para o campeonato nacional que se aproxima. Paulo Graça, desta vez já vai poder estar presente mas não irá jogar porque o objectivo passa por dar mais experiência aos seus companheiros.

Apesar de ausente, o guarda-redes da selecção nacional e actual treinador do Atlético Clube de Arrentela, tem acompanhado o trabalho realizado pela sua equipa, daí a conversa que mantivemos.

 “Neste momento os resultados não são muito importantes” 

Quais as indicações que tens sobre o comportamento da equipa nos dois torneios já realizados? 
Estes torneios estão a servir para treinar a equipa e para os jogadores se habituarem a competir e ganhar ritmo. Portanto, para mim, neste momento o resultado é o menos importante.

Da equipa da época passada ficaram poucos jogadores. A que se ficou a dever a mudança? 
São situações perfeitamente naturais quando se transita de uma época para a outra. Houve jogadores que quiseram sair e eu tive que me conformar com isso e arranjar novos jogadores para a equipa.

Os resultados não têm sido famosos e a classificação final tem andado muito longe daquilo que fizeram no ano anterior. Neste terceiro torneio o que é que pretendem fazer? 
Como disse anteriormente para mim neste momento os resultados não são importantes. Neste 3.º torneio vamos continuar a aproveitar a oportunidade para treinar os aspectos menos positivos com a vertente competitiva. Para mim, é isto o mais importante neste momento.

Estes torneios organizados pela AFS são importantes? 
Claro que sim. São muito importantes para ver se aparecem mais praticantes para a modalidade. Espero que estes sejam o ponto de partida para muitos outros.

E o Paulo Graça já vai poder dar o seu concurso à equipa? 
Poder, pode. Mas não vai jogar no torneio aberto. O meu objectivo passa por dar experiência e competição aos guarda-redes que tenho na equipa. Portanto, vou ficar de fora apenas a orientar. Como nos últimos dois torneios estive ausente por causa da Selecção Nacional, creio que é melhor assim.

FUTEBOL DE PRAIA Francisco Palas, o grande impulsionador do projecto

Charneca de Caparica foi o clube
que nos acolheu e nos deu mais garantias

Francisco Palas, tem apenas 19 anos, mas no seu curriculum conta já com dois títulos distritais, um conquistado na época de 2008/2009 ao serviço dos juvenis do Beira Mar de Almada e o outro em 2011/2012 pelo Monte de Caparica que se sagrou campeão distrital da 2.ª divisão na categoria de seniores, apesar de ter ainda idade de júnior.

Na época passada regressou ao seu clube de origem, o Beira Mar de Almada, e agora surge como guarda-redes da equipa de futebol de praia do Charneca de Caparica Futebol Clube que se prepara para participar no campeonato nacional que se realiza no próximo mês de Julho, aos fins-de-semana.

Os torneios abertos promovidos pela AF Setúbal acabaram por funcionar para Francisco Palas como o ponto de partida para uma nova experiência na sua ainda curta mas já enriquecedora carreira desportiva. A ideia surgiu, meteu mãos à obra, falou com um grupo de amigos, apresentou o projecto ao Charneca de Caparica e tudo está a decorrer de forma bastante satisfatória.

O Jornal de Desporto, que dado grande destaque à modalidade, quis saber junto do jovem guardião e actual capitão de equipa o que o levou a avançar com o projecto e como está a viver a experiência…

 “Só quem vive esta experiência
percebe a dificuldade e as diferenças
 de praticar futebol num relvado ou num areal” 

Sendo um jogador mais habituado aos relvados, como é que estás a viver esta experiência no futebol de praia? 
Com grande entusiasmo. Só quem vive esta experiência percebe realmente a dificuldade e as diferenças de praticar futebol num relvado ou num areal. Realço que o entusiasmo se estende à parte organizacional da equipa, a área onde pretendo trabalhar no futuro. Quero seguir Gestão Desportiva e a parte de organizar a equipa, como jogadores, equipa técnica, equipamentos, patrocínios, alimentação, deslocações, etc., ajuda-me a adquirir algumas bases e a prepara-me para o futuro.

Segundo consta a criação desta equipa partiu de ti. Qual a razão para a sua criação e como é que foi formada? 
Essencialmente, assim foi. Tudo teve a ver com a falta de competição nesta altura da época, ao gosto pela praia e à vontade de partilhar esta experiência com amigos, antigos e actuais colegas de equipa.

Estão a representar o Charneca, mas curiosamente na sua maioria são jogadores de outros clubes. Porquê? 
Porque foi o clube que nos acolheu e nos deu mais garantias. Não sendo o areal a nossa "praia" o Charneca de Caparica Futebol Clube não hesitou em apoiar esta equipa pioneira e nós cá estamos dispostos a dar o nosso melhor para honrar condignamente o seu emblema

Como capitão de equipa, como é que analisas o comportamento do grupo de trabalho até agora?
Quando criámos este projecto sabíamos que iríamos defrontar equipas mais experientes e dado o equilíbrio nos jogos em que temos participado, só posso considerar a nossa prestação positiva, onde a vontade é regra e o prazer um estímulo.

Quais são os objectivos para o 3.º Torneio Aberto? 
O terceiro e último torneio, antes do Campeonato Nacional, vai servir para ultimar alguns aspectos dentro e fora do campo. Acima de tudo será mais um momento para pôr a equipa à prova, continuando a criar o hábito ao novo terreno e solidificando os laços entre os elementos da equipa. O objectivo passa por melhorar o 4.º lugar.

Há alguma coisa que gostarias de dizer nesta altura sobre o projecto? 
Sim. Gostaria de agradecer à equipa técnica por nos acompanhar, ao Charneca de Caparica Futebol Clube por nos acolher e também à Escola Profissional de Almada, à ZA Contabilidade e Informática e à Clínica Maxfac pelo apoio dado à equipa. .

FUTSAL»» Estrelas do Feijó são vice-campeãs

Taça Interdistrital de Juniores Femininos

A equipa júnior feminina do Estrelas do Feijó classificou-se em 2.º lugar na terceira edição da Taça Interdistrital de Futsal que se realizou no Pavilhão da Escola Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, numa organização do GEJUPCE (Gil Eanes Juventude Portimonense Clube).

 Na competição participaram as seguintes equipas, que se classificaram por esta ordem: Leões de Porto Salvo, Estrelas do Feijó, Quinta dos Lombos, Casa do Benfica de Alcochete, Che Lagoense, Gejupce, Louriçal e Inter de Évora.

 De referir que as equipas do SL Benfica, campeã da AF Lisboa e do Barbus Futsal, campeã da AF Évora, abdicaram da sua participação neste torneio.

Integrada na Série A, a equipa do Feijó começou por derrotar o Gejupce por 8-1, e depois os Leões de Porto Salvo por 3-0 e o Louriçal por 3-1. Nas meias-finais venceu a Casa do Benfica de Alcochete por 3-1 e na final disputada com os Leões de Porto Salvo, perdeu por 2-1.

 Patrícia Silva, do Estrelas do Feijó, venceu o prémio de "Melhor Guarda Redes" da Taça. Concluída a 3.ª edição da Taça Interdistrital Feminina de Futsal e verificado mais um sucesso destas iniciativas, organizadas pelos clubes, desde 2010/11, em substituição da entidade oficial que tem o dever de o fazer (FPF), a pergunta impõe-se: “quando vai a Federação Portuguesa de Futebol exercer a sua competência e assumir o seu dever de organização, formal, desta prova de futsal (Taça Nacional) em juniores femininos”.


RESULTADOS:

GRUPO A - 22 de Junho
Gejupce (1 x 8)  ESTRELAS FEIJÓ
Louriçal (2 x 5) Porto Salvo
Gejupce (3 x 1) Louriçal 
ESTRELAS FEIJÓ  (3 x 0) Porto Salvo
Louriçal (1 x 3)  ESTRELAS FEIJÓ
Gejupce (2 x 8) Porto Salvo

GRUPO B - 22 de Junho
Che Lagoense (3 x 0) Internacional Évora
CB Alcochete (1 x 6) Quinta dos Lombos
Che Lagoense (0 x 1) CB Alcochete
Internacional Évora (1 x 7) Quinta dos Lombos
CB Alcochete (3 x 0) Internacional Évora
Che Lagoense (2 x 3) Quinta dos Lombos 

FINAIS - 23 de Junho

Meias-Finais: ESTRELAS FEIJÓ  (3 x 1) CB Alcochete
Meias-Finais- Quinta dos Lombos (1 x 1) (6 x 7 GP) Porto Salvo 
7º/8º - Louriçal (3 x 1) Internacional Évora
5º/6º - Gejupce (1 x 1) (3 x 4 GP) Che Lagoense 
3º/4º - Quinta dos Lombos (5 x 0) CB Alcochete
Final - ESTRELAS FEIJÓ  (1 x 2) Porto Salvo


CLASSIFICAÇÃO FINAL 2013:

1º) LEÕES DE PORTO SALVO (AF Lisboa)
2º) ESTRELAS DO FEIJÓ  (AF Setúbal)
3º) QUINTA DO LOMBOS (AF Lisboa)
4º) CB ALCOCHETE (AF Setúbal)
5º) CHE LAGOENSE (AF Algarve)
6º) GEJUPCE PORTIMÃO (AF Algarve)
7º) LOURIÇAL (AF Leiria)
8º) INTER ÉVORA (AF Évora)

FUTEBOL JUVENIL»» Lobatos Foot Summer Cup 2013

Realiza-se este fim-de-semana no 
Complexo Municipal Carla Sacramento

O Clube de Praticantes de Futebol “Lobatos Foot” vai realizar nos próximos dias 29 e 30 de Junho, no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, o seu torneio de verão.

O torneio destina-se ao escalão de Juvenis, jovens nascidos em 1997/98, e tem como principal objectivo a preparação da equipa dos Lobatos Foot para os dois grandes torneios em que irá participar na Suécia e na Dinamarca.

 As equipas convidadas são o campeão do distrital de juvenis da 2ª divisão da AF Setúbal, a ADQC (Qt.ª do Conde; o C. Piedade com a sua equipa de 1998 que se sagrou campeã distrital da 1ª divisão de iniciados e garantiu, desta forma, a subida ao campeonato nacional; e, o Clube Atlético e Cultural da Pontinha (CAC) que disputou o campeonato nacional de juvenis, série D.

 “A ideia era ter connosco também o GD Fabril que se sagrou campeão distrital da 1ª divisão de juvenis, mas por motivos de calendário não foi possível termos entre nós 3 campeões distritais”, disse a propósito o prof. Armando Lopes.

 A presença do C. Piedade surge também como um último teste na preparação destes jovens campeões para a difícil participação na Gothia Cup, onde irão defrontar, na fase de grupos, duas equipas suecas e os argentinos do CEF 18 Tucuman, que o ano passado venceram a Gothia Cup no escalão de Sub 13.

O torneio inicia-se no sábado dia 29 com o primeiro jogo marcado para as 16:00, que oporá o CAC ao C. Piedade; pelas 17:30, jogarão Lobatos Foot e ADQC. No dia seguinte, pelas 9:30 disputa-se o jogo de atribuição do 3º e 4º classificado e às 11 horas terá início a final, seguida da entrega de prémios. A organização está a cargo dos Lobatos Foot e conta com o apoio da Câmara Municipal do Seixal e da Junta de Freguesia de Amora.


 A comitiva para a Suécia e Dinamarca


 Os Lobatos Foot, lembramos, é um projecto que nasceu no âmbito do Desporto Escolar na Escola Pedro Eanes Lobato, em Amora, e avançou para a criação de um clube legalmente constituído, onde professores, pais, auxiliares da acção educativa, alunos e ex-alunos participam de forma activa na elaboração de todo um vasto plano de actividades desportivas, sociais e culturais.

Para este final de época, para além da realização do torneio Lobatos Summer Cup 2013, no dia 14 de Julho vão até Gotemburgo onde disputarão pela terceira vez consecutiva a Gothia Cup.

No dia 21, deslocam-se até ao norte da Dinamarca, Hjorring, para disputarem a Dana Cup, evento para o qual foram convidados; no dia 27 vão até à capital dinamarquesa para conhecerem e jogarem com o principal clube da formação daquele país, Lyngby BoldKlub 1921.dk, que é uma referência na formação de jovens futebolistas onde passou Laudrup um dos jogadores de maior craveira internacional.

O regresso está previsto para dia 29 de Julho, a comitiva dos Lobatos Foot para esta digressão é constituída pelos seguintes elementos: Ruben Rocha e David Torres (guarda-redes); Gonçalo Lopes, Hugo Oliveira, João Aiveca, Miguel Torres, Ricardo Marques, Guilherme Cardoso e Gonçalo Abreu (defesas); Daniel Carvalho, Gonçalo Rufio, Lucas Duarte, Gonçalo Santos, Felipe Costa, Ricardo Carvalho e Breno Nascimento (médios); Tiago Lopes, Tomás Santos e Pedro Jerónimo (avançados), Ivo Pinheiro e João Meireles (treinadores); Tiago Silva (fisioterapeuta); Luís Marques (recuperação e nutrição); Vasco Torres (director); prof. Armando Lopes (responsável pela comitiva).

quarta-feira, 26 de junho de 2013

SEIXAL»» Benfica e Câmara Municipal assinam protocolo para ampliação do Centro de Estágio

Na próxima sexta-feira, às 11h 30m 

"A Câmara Municipal do Seixal e o Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD assinam um protocolo que irá permitir ampliar o Centro de Estágio e criar um Estádio Municipal", refere a autarquia.

 A Câmara do Seixal anunciou hoje que vai assinar um protocolo com o Benfica que permitirá ampliar o Centro de Estágio do Seixal e criar um estádio municipal no concelho.

"A Câmara Municipal do Seixal e o Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD assinam um protocolo que irá permitir ampliar o Centro de Estágio e criar um Estádio Municipal", refere a autarquia, em comunicado.

A assinatura do protocolo está agendada para sexta-feira, pelas 11:30, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, estando prevista a presença de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, e Alfredo Monteiro, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

terça-feira, 25 de junho de 2013

PAIO PIRES»» Márcio Rodrigues é o novo treinador

Na época passada orientou o Monte de Caparica

Márcio Rodrigues, de 32 anos, ex-Monte de Caparica, foi o treinador escolhido para suceder a Paulo Cardoso no comando técnico do Paio Pires Futebol Clube que mais uma vez vai participar no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão promovido pela Associação de Futebol de Setúbal.

Com Márcio Rodrigues, segue também a sua habitual equipa técnica constituída pelo adjunto Pedro Carvalhano e pelo treinador de guarda-redes, Frederico Castro. O grupo deverá contar ainda com mais dois elementos que irão ter a seu cargo a observação de jogos das equipas adversárias.

 Nesta altura estão ainda a ser feitos contactos para a constituição do plantel mas sabe-se já que o início dos trabalhos que assinala o arranque da nova época desportiva está marcado para o dia 13 de Agosto. Certa está também a participação da equipa alvinegra na Taça AF Setúbal, que começa a 15 de Setembro.

Márcio Rodrigues que enquanto jogador fez a sua formação no Seixal, Corroios e C. Piedade, também já representou o Paio Pires nessa condição, precisamente na sua primeira época como jogador sénior [era guarda-redes] no tempo em que a equipa paiopirense era treinada por José Carlos, o actual treinador do Alfarim.

Como treinador, começou como técnico de guarda-redes no Ginásio de Corroios, passando depois pelo Vale de Milhaços, onde foi pela primeira vez treinador principal de uma equipa; Costa de Caparica, Charneca de Caparica e Monte de Caparica.

Em declarações ao nosso jornal, Márcio Rodrigues mostrou-se satisfeito pelo facto de ter sido o eleito da direcção para abraçar este projecto que será o primeiro completamente idealizado por si. “Estou muito satisfeito porque é um clube que conheço e também porque já por cá passei como jogador. Sei que as pessoas vivem o futebol de forma apaixonada e que gostam de apoiar a sua equipa. Com esta cumplicidade estou convicto que poderemos fazer uma boa temporada desportiva”.

Falar de objectivos nesta altura é ainda prematuro porque só agora estão a ser dados os primeiros passos para a formação do plantel. “Há que dar tempo ao tempo. A equipa técnica está motivada e preparada para fazer uma boa época. Temos muita vontade e muita ambição. Vamos ter que passar todo este querer e esta mensagem para dentro do balneário, só assim as coisas farão sentido. Para já é importante construir um bom grupo de trabalho para que as pessoas se possam identificar umas com as outras”, disse o novo técnico paiopirense.

FUTEBOL»» Amora já tem plantel definido para a nova temporada desportiva

Serão muitos os regressos e algumas as novidades

Pedro Amora quer uma equipa equilibrada
O Amora Futebol Clube já tem o seu plantel praticamente definido para a próxima época.

O anúncio oficial da sua constituição ainda não foi tornado público mas o nosso jornal sabe que a equipa técnica constituída por Pedro Amora, treinador principal; Carlos Rebocho, treinador adjunto; e Carlos Manuel, treinador de guarda-redes já garantiram o regresso de alguns jogadores que na época anterior haviam saído para outros clubes da região, como é o caso do Sesimbra, Costa de Caparica, Barreirense, C. Piedade, Eléctrico de Ponte de Sôr e Almada.

Asseguradas estão também algumas novidades e a continuidade da maioria dos jogadores que conseguiram apurar o Amora para a primeira eliminatória da Taça de Portugal, depois do brilharete conseguido na segunda fase da Série E do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão que levou a equipa ao primeiro lugar da tabela classificativa.

Antes de falar sobre aquilo que poderá vir a ser a nova temporada desportiva, o treinador Pedro Amora correspondendo ao nosso pedido e aceitou fazer o balanço daquilo que foi a participação da equipa sob sua orientação na competição.

 “Chegar ao fim em 1.º lugar foi fantástico” 

 O Amora conseguiu o objectivo a que se propôs no início da segunda fase da competição. Quer dizer que o grupo de trabalho chegou ao fim com a noção do dever cumprido? 
É um facto, chegámos ao fim com o dever cumprido. Quando já ninguém acreditava, e com todos os problemas que foram surgindo, chegarmos ao fim e atingirmos os objectivos, bastante ambiciosos, a que nos propusemos, é fantástico. Deve-se única e exclusivamente ao trabalho deste grupo de grandes homens que nunca baixou os braços, mesmo quando tudo parecia perdido. De qualquer forma, queria também agradecer a todas as pessoas envolvidas, nomeadamente à direcção, massagistas, roupeiros e, volto a frisar, aos jogadores que foram fantásticos em tudo o que fizeram.

 A tarefa não foi fácil porque chegaram ao fim três equipas igualadas em termos pontuais. Logo, será fácil constatar que houve muita competitividade? 
É verdade. Acabámos por beneficiar precisamente dessa competitividade, ganhando os nossos jogos e esperando que as outras equipas perdessem pontos, entre elas. Tínhamo-nos proposto fazer 22 pontos e acabámos por só fazer 21. Mas, ainda assim, fomos a equipa que fez mais pontos nesta fase. Não só por isso, mas principalmente por tudo o que passámos, o primeiro lugar assenta-nos muito bem.

 Para além de exibições mais ou menos bem conseguidas. Houve uma outra situação que marcou a carreira do Amora nesta competição. Estamos a falar dos guarda-redes e em especial do jogo com o Real, em Massamá, onde foi obrigado a jogar com um jogador de campo como guarda-redes... 
Herdámos uma situação surreal. De facto, aconteceu o que já se adivinhava à muito tempo porque uma equipa não pode contratar um jogador que não pode treinar durante a semana e que trabalha em dias de jogos, agravada com a situação de ser o único.

 “Queremos uma equipa equilibrada” 

 E, o futuro como vai ser. A próxima época já está a ser preparada? 
Sim, já há algum tempo que a próxima época está a ser preparada. Nesta altura, temos o plantel praticamente definido. Tudo tem sido feito com muita calma e critério para que possamos fazer uma equipa equilibrada. No ano que vem o campeonato distrital vai ser bastante competitivo e nós temos que estar preparados para todas as adversidades

Já há objectivos definidos? 
O clube está numa fase de transição. Por isso, o objectivo passa por fazer um campeonato tranquilo, para o poder reorganizar. Procuraremos andar sempre nos lugares cimeiros mas sem loucuras, com os pés bem assentes no chão e cientes de que a tarefa que temos em mãos não vai fácil. Só com muito trabalho conseguiremos alcançar os objectivos a que nos propomos.

FUTEBOL JUVENIL»» Estoril caça talentos na margem sul do Tejo

Diogo Mandeiro, Wallacy Cardoso e João Louro

Conheceram-se e começaram a jogar juntos a partir do final da época de 2009/2010, ao serviço dos Infantis do Monte de Caparica e, com excepção do 1.º ano de Iniciados onde o Wallacy jogou no Benfica e o Diogo Mandeiro no Futebol Benfica em virtude de ter mudado de residência, foram sempre colegas de equipa e grandes amigos.

Acabaram a época de 2012/2013 no Ginásio de Corroios para onde se transferiram em Dezembro com o objectivo de ajudarem a equipa a assegurar a manutenção no campeonato nacional, que infelizmente não veio a acontecer.

 A qualidade técnica individual e as boas exibições realizadas não passaram despercebidas aos caçadores de novos talentos e como consequência disso mesmo acabou por surgir o convite do Estoril que passará a ser o novo clube dos três futebolistas nascidos para a modalidade na margem sul do Tejo que em 2013/2014 já serão juvenis.


 Os craques um a um



DIOGO MANDEIRO é guarda-redes, tem 1.76 metros de altura, nasceu em 05/08/1998, começou a jogar no Trafaria passando depois pelo Benfica, Monte de Caparica, Futebol Benfica e Ginásio de Corroios. Tem como principais capacidades os reflexos, no 1 contra 1 com os avançados é muito difícil marcar-lhe um golo. A capacidade de liderança, a comunicação (pois passa o jogo inteiro a incentivar e a corrigir os colegas) e a facilidade de jogar com os pés fazem dele um guarda-redes com muito potencial.





WALLACY CARDOSO (na foto ao meio) é ponta de lança e nasceu em 12/03/1998. Chegou do Brasil com 7 anos de idade e só aos 12 começou a jogar futebol como federado. Começou no Monte de Caparica onde, em ano e meio, marcou 113 golos, 12 deles no escalão acima. Na primeira época de iniciados representou o Benfica marcando 36 golos. Na época que agora acabou representou o Casa Pia e o Corroios, no escalão de iniciados, tendo apontado 20 golos. É um ponta de lança muito forte fisicamente e com um excelente pé esquerdo. Para além dos muitos golos que marca destaca-se também pelo fortíssimo remate de meia distância e pela fantástica entrega e dedicação ao jogo. É um avançado com características que não são fáceis de encontrar no futebol português, pois junta o facto de ter excelentes atributos físicos, ser canhoto e ter um instinto finalizador muito apurado.



JOÃO LOURO (na foto à direita) é médio ofensivo e nasceu em 28/03/1998. Jogou no Arrentela até ao escalão de Infantis B tendo depois feito duas épocas no Monte de Caparica onde marcou 59 golos. Na época que agora terminou representou o Casa Pia e o Ginásio de Corroios tendo marcado 12 golos, para além de inúmeras assistências. É um camisa 10 puro, joga com os dois pés com grande à vontade e é um jogador muito forte no último passe, na finalização e no drible sendo também muito inteligente em campo.