Pages

sábado, 31 de agosto de 2013

ALMADA»» Fernando Matos, presidente da direcção:

Há muita vontade de vencer mas ninguém se assume...

“Clube ainda não tem estruturas para pensar em grandes voos”


Fernando Matos, presidente da Direcção
O Almada Atlético Clube apresentou-se ao trabalho na passada sexta-feira, dia 30 de Agosto, no Campo do Pragal. Equipa técnica, jogadores e dirigentes reuniram-se para fazer uma primeira abordagem àquilo que poderá vir a ser a nova época desportiva.

Depois da excelente temporada realizada na época anterior que culminou com a conquista do segundo lugar é natural que as expectativas sejam grandes sobretudo junto dos associados e adeptos mas a grande verdade é que ninguém no grupo de trabalho se assume como candidato à subida de divisão.

Há o desejo de querer fazer melhor e muita vontade em ganhar mas o Almada “não quer dar o passo maior que a perna” porque neste momento “não tem estruturas para pensar em grandes voos”. As palavras são do presidente da direcção, Fernando Matos, que se recusa a criar falsas expectativas. Talvez daqui a quatro ou cinco anos tenhamos condições para pensar nisso. “O nosso objectivo é ambicioso porque passa por elevar todos os escalões a um patamar superior, mas temos consciência que isso só se consegue com tempo e trabalho estruturado. Outro dos objectivos é tentar equilibrar as contas porque continua a ser difícil pagar as despesas do dia-a-dia”, frisou também o dirigente almadense na entrevista que concedeu ao nosso jornal.

Principal objectivo não passa pela subida de divisão

Quais são os objectivos para esta nova época?
Os objectivos da equipa de futebol sénior acabam por estar integrados num objectivo que é global do clube. Temos estado a apostar num projecto que é de longo prazo. Portanto, não passam por dizer que é este ano que vamos subir de divisão, seja em que escalão for. O nosso objectivo é ambicioso porque passa por elevar todos os escalões a um patamar superior, mas temos consciência que isso só se consegue com tempo e trabalho estruturado. Uma vez que o ano passado estivemos muito próximo, poderia fazer algum sentido dizer que este ano é que é, mas não queremos dar um passo maior que a perna e muito menos criar falsas expectativas. O clube neste momento não tem ainda estruturas para pensar em grandes voos. Primeiro há que tentar o equilíbrio financeiro e económico. Portanto, não estamos em condições de propor, pedir ou almejar grandes objectivos. O que nós realmente ambicionamos é ter equipas mais competitivas que o ano passado em todos os escalões. Se o trabalho for bem feito vai com certeza dar frutos, com o tempo. Talvez daqui a quatro ou cinco anos o clube tenha condições para pensar noutros objectivos, mas não este ano.

Seria hipócrita da nossa parte colocar a fasquia mais elevada

Relvado do Pragal já está em muito boas condições...
Mas se na época passada ficou em segundo lugar é natural que esta época queira fazer melhor e isso passa naturalmente por chegar ao fim em primeiro lugar...
Isso é o que todos desejam naturalmente. Mas, no nosso caso, a acontecer, teríamos no próximo um grande problema orçamental. Como já disse, não definimos isso como objectivo. Temos um excelente plantel, uma equipa bastante competitiva e vamos querer andar nos lugares da frente, mas volto a frisar, não queremos definir um objectivo para o qual o clube não está ainda preparado. Com o tipo de condições que oferecemos aos jogadores seria hipócrita da nossa parte colocarmos objectivos mais ambiciosos. Por outro lado, também sabemos que vai ser um campeonato mais competitivo devido às equipas que desceram da 3.ª divisão. Vamos querer ganhar todos os jogos, jogo a jogo, e depois ver como as coisas correm mas não vamos fazer disso o nosso cavalo de batalha.

E no que respeita às camadas jovens há a ambição de colocar algumas equipas nos campeonatos nacionais?
É na verdade uma ambição que temos mas talvez para daqui a dois ou três anos. Estamos a construir plantéis bastante interessantes e competitivos, portanto é uma coisa que pode acontecer mas não vamos pedir isso a nenhum treinador. Não o queremos fazer para não criar pressão em ninguém e muito menos nos atletas que não têm ainda grande maturidade. Se trabalharem bem e se o grupo for coeso, com a qualidade que temos nas equipas, é uma coisa que pode acontecer de forma natural. Se acontecer já este ano vamos ficar felizes se não acontecer não será um problema.

Continua a ser difícil pagar as despesas do dia-a-dia

Que projecto tem a direcção para os tempos mais próximos?
Este ano criámos uma modalidade nova, a patinagem artística. Uma oferta que não tínhamos e que vem possibilitar a prática do desporto feminino no Almada Atlético Clube, embora seja uma modalidade para ambos os sexos. Esperamos ter bons espectáculos no nosso pavilhão e fazer alguns campeões. Quando viemos para a direcção um dos nossos objectivos era criar outras modalidades para além do futebol e andebol. Para além desta [patinagem] temos como hipótese o atletismo e também chegámos a apresentar à CMA um projecto de triatlo e tivemos em avaliação um outro projecto de voleibol. Queremos também proporcionar melhores condições aos atletas e planeados alguns torneios ao longo do ano para os diversos escalões sobretudo no que respeita à formação, junto dos mais jovens. Outro dos objectivos é tentar equilibrar as contas. Já regularizámos algumas mais urgentes nomeadamente com as Finanças e a AF Setúbal mas o clube ainda não está livre de todas as dívidas porque continua a ser difícil pagar inclusivamente as próprias despesas do dia-a-dia.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

TAÇA DE PORTUGAL»» Amora joga na Quarteira

A vitória é o único resultado que interessa

“Respeitamos o adversário mas vamos querer ganhar”


A afirmação é do treinador Pedro Amora que, embora consciente das dificuldades, acredita na capacidade e na grande vontade que os seus jogadores têm de seguir em frente na competição.

O Amora vai ter uma tarefa bastante complicada na primeira eliminatória da Taça de Portugal onde lhe calhou em sorte defrontar uma equipa de escalão superior e ainda por cima em casa do seu adversário, precisamente na Quarteira.

No passado domingo, a equipa algarvia que participa no Campeonato Nacional de Seniores foi ganhar ao Pinhal Novo e nesta partida tudo joga a seu favor mas toda a gente sabe que no futebol nem sempre os favoritos ganham e que nestes jogos da Taça as surpresas acontecem com mais frequência.

Com pouco mais de uma semana de trabalho é natural que o Amora em termos físicos não se apresente ao mesmo nível do adversário, mas na opinião do técnico Pedro Amora isso não constitui grande obstáculo porque a sua equipa vai entrar em campo determinada e com a ambição de ganhar o jogo.

“Estamos a construir um grupo forte”

Quais são as perspectivas do Amora para esta 1.ª eliminatória?
Sabemos que vai ser um jogo muito difícil para nós, dado os poucos dias de trabalho. Respeitamos o adversário mas também vamos querer ganhar porque é um jogo da Taça; ou seja, um jogo onde apenas a vitória interessa.

O sorteio não foi nada favorável porque ditou um adversário de uma divisão superior, já com outro andamento e ainda por cima fora de casa. Quererá isto dizer que o Amora parte em desvantagem?
É um facto que poderíamos ter tido melhor sorte mas a grande desvantagem que vejo é o tempo de trabalho e por consequência a condição física. Sabemos dessas dificuldades todas mas do nosso lado vão encontrar uma equipa determinada, com ambição e com muita vontade em querer ganhar o jogo. Dito isto, vamos à Quarteira cientes das dificuldades mas para ganhar, porque é esse o único resultado que interessa nesta competição.

E fase preparatória do Amora como está a decorrer?
Está tudo a correr conforme o previsto. Estamos a construir um grupo forte com jogadores de caracter onde a amizade e a união são fundamentais mas tudo isto leva o seu tempo. Temos pouco tempo de trabalho e nesta fase basicamente todo ele tem sido desenvolvido tendo em conta a preparação do jogo da taça. Para todos os efeitos e em termos de planeamento a nossa pré-época só terá início depois deste jogo.

SEIXAL»» Clube vai competir com dois nomes

A vice-presidente, Elsa Valentim esclarece a situação:

O Seixal Clube 1925 é como um filho do Seixal Futebol Clube

O Seixal inscreveu-se esta época nas competições da Associação de Futebol de Setúbal com dois nomes, Seixal Futebol Clube que vai competir em Iniciados B e Seixal Clube 1925 desde os Benjamins B até aos Juniores. Mas, por que razão é que isto acontece. Eis o esclarecimento feito pela vice-presidente, Elsa Valentim:

O Seixal Clube 1925 é o novo clube criado para que o Seixal possa começar a crescer livrando-se de todo o peso das dívidas que tem carregado até aqui. Este clube é uma continuação do Seixal Futebol Clube; ou seja, não será um irmão mas sim um filho, por assim dizer, que começará uma nova vida seguindo a história do pai. Por outro lado o Seixal Futebol Clube não poderá desaparecer completamente devido a questões judiciais e financeiras”.

Assim sendo, prossegue a vice-presidente dos seixalenses, “esta nova época, praticamente todas as equipas já estão inscritas na AFS como Seixal Clube 1925, com excepção da equipa de Iniciados B (2000), uma vez que devido à mudança de nome do clube as equipas de futebol 11 tiveram de descer de divisão. Como a equipa de Iniciados A (1999) já está na 3ª divisão, não poderia ter outra equipa com o mesmo nome na mesma divisão. Desta forma, a solução encontrada foi inscrever a equipa de Iniciados B como o nome de Seixal Futebol Clube para poder entrar no campeonato distrital da 3ª Divisão, ficando todas as outras equipas, desde Benjamins B até aos Juniores, inscritas como Seixal Clube 1925 nos respectivos campeonatos da Associação de Futebol de Setúbal”.


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

JUNIORES 1.ª Divisão»» Campeonato Distrital começa no dia 5 de Outubro


Competição apresenta quatro novidades

O Campeonato Distrital de Juniores da 1.ª Divisão, que apresenta esta época quatro novidades [o Olímpico do Montijo, que desceu do Nacional da 2.ª Divisão; o União Sport Clube de Santiago do Cacém e o Clube de Recreio e Instrução, que foram promovidos; e o Arrentela que foi repescado, em virtude da desistência do Desportivo de Portugal] começa no dia 5 de Outubro.


A competição será quase toda ela realizada em campos de piso sintético. As excepções são o União de Santiago que apresenta o campo alternativo (pelado) e o Almada e o Desportivo Fabril que vão jogar em relva natural.


O sorteio realizado esta tarde na sede da Associação de Futebol de Setúbal ditou o seguinte resultado:

Jornada: 1 - 05/10/2013
ALMADA ATL. CLUBE

CLUBE F. TRAFARIA
G. D. ALCOCHETENSE

GINASIO C.CORROIOS
CL.REC. INSTRUÇÃO

ATL C ARRENTELA
CD COVA PIEDADE

UNIÃO SPORT CLUB
GD P COSTA CAPARICA

CLUBE OLIMPICO MONTIJO
VASCO GAMA A.C.

G. D. DE SESIMBRA
AMORA FUTEBOL CLUB

G. DESPORTIVO FABRIL
Jornada: 2 - 12/10/2013
CLUBE F. TRAFARIA

AMORA FUTEBOL CLUB
GINASIO C.CORROIOS

ALMADA ATL. CLUBE
ATL C ARRENTELA

G. D. ALCOCHETENSE
UNIÃO SPORT CLUB

CL.REC. INSTRUÇÃO
CLUBE OLIMPICO MONTIJO

CD COVA PIEDADE
G. D. DE SESIMBRA

GD P COSTA CAPARICA
G. DESPORTIVO FABRIL

VASCO GAMA A.C.
Jornada: 3 - 19/10/2013
CLUBE F. TRAFARIA

GINASIO C.CORROIOS
ALMADA ATL. CLUBE

ATL C ARRENTELA
G. D. ALCOCHETENSE

UNIÃO SPORT CLUB
CL.REC. INSTRUÇÃO

CLUBE OLIMPICO MONTIJO
CD COVA PIEDADE

G. D. DE SESIMBRA
GD P COSTA CAPARICA

G. DESPORTIVO FABRIL
AMORA FUTEBOL CLUB

VASCO GAMA A.C.
Jornada: 4 - 26/10/2013
GINASIO C.CORROIOS

AMORA FUTEBOL CLUB
ATL C ARRENTELA

CLUBE F. TRAFARIA
UNIÃO SPORT CLUB

ALMADA ATL. CLUBE
CLUBE OLIMPICO MONTIJO

G. D. ALCOCHETENSE
G. D. DE SESIMBRA

CL.REC. INSTRUÇÃO
G. DESPORTIVO FABRIL

CD COVA PIEDADE
VASCO GAMA A.C.

GD P COSTA CAPARICA
Jornada: 5 - 02/11/2013
GINASIO C.CORROIOS

ATL C ARRENTELA
CLUBE F. TRAFARIA

UNIÃO SPORT CLUB
ALMADA ATL. CLUBE

CLUBE OLIMPICO MONTIJO
G. D. ALCOCHETENSE

G. D. DE SESIMBRA
CL.REC. INSTRUÇÃO

G. DESPORTIVO FABRIL
CD COVA PIEDADE

VASCO GAMA A.C.
AMORA FUTEBOL CLUB

GD P COSTA CAPARICA
Jornada: 6 - 09/11/2013
ATL C ARRENTELA

AMORA FUTEBOL CLUB
UNIÃO SPORT CLUB

GINASIO C.CORROIOS
CLUBE OLIMPICO MONTIJO

CLUBE F. TRAFARIA
G. D. DE SESIMBRA

ALMADA ATL. CLUBE
G. DESPORTIVO FABRIL

G. D. ALCOCHETENSE
VASCO GAMA A.C.

CL.REC. INSTRUÇÃO
GD P COSTA CAPARICA

CD COVA PIEDADE
Jornada: 7 - 16/11/2013
ATL C ARRENTELA

UNIÃO SPORT CLUB
GINASIO C.CORROIOS

CLUBE OLIMPICO MONTIJO
CLUBE F. TRAFARIA

G. D. DE SESIMBRA
ALMADA ATL. CLUBE

G. DESPORTIVO FABRIL
G. D. ALCOCHETENSE

VASCO GAMA A.C.
CL.REC. INSTRUÇÃO

GD P COSTA CAPARICA
AMORA FUTEBOL CLUB

CD COVA PIEDADE
Jornada: 8 - 23/11/2013
UNIÃO SPORT CLUB

AMORA FUTEBOL CLUB
CLUBE OLIMPICO MONTIJO

ATL C ARRENTELA
G. D. DE SESIMBRA

GINASIO C.CORROIOS
G. DESPORTIVO FABRIL

CLUBE F. TRAFARIA
VASCO GAMA A.C.

ALMADA ATL. CLUBE
GD P COSTA CAPARICA

G. D. ALCOCHETENSE
CD COVA PIEDADE

CL.REC. INSTRUÇÃO
Jornada: 9 - 30/11/2013
UNIÃO SPORT CLUB

CLUBE OLIMPICO MONTIJO
ATL C ARRENTELA

G. D. DE SESIMBRA
GINASIO C.CORROIOS

G. DESPORTIVO FABRIL
CLUBE F. TRAFARIA

VASCO GAMA A.C.
ALMADA ATL. CLUBE

GD P COSTA CAPARICA
G. D. ALCOCHETENSE

CD COVA PIEDADE
AMORA FUTEBOL CLUB

CL.REC. INSTRUÇÃO
Jornada: 10 - 07/12/2013
CLUBE OLIMPICO MONTIJO

AMORA FUTEBOL CLUB
G. D. DE SESIMBRA

UNIÃO SPORT CLUB
G. DESPORTIVO FABRIL

ATL C ARRENTELA
VASCO GAMA A.C.

GINASIO C.CORROIOS
GD P COSTA CAPARICA

CLUBE F. TRAFARIA
CD COVA PIEDADE

ALMADA ATL. CLUBE
CL.REC. INSTRUÇÃO

G. D. ALCOCHETENSE
Jornada: 11 - 14/12/2013
CLUBE OLIMPICO MONTIJO

G. D. DE SESIMBRA
UNIÃO SPORT CLUB

G. DESPORTIVO FABRIL
ATL C ARRENTELA

VASCO GAMA A.C.
GINASIO C.CORROIOS

GD P COSTA CAPARICA
CLUBE F. TRAFARIA

CD COVA PIEDADE
ALMADA ATL. CLUBE

CL.REC. INSTRUÇÃO
AMORA FUTEBOL CLUB

G. D. ALCOCHETENSE
Jornada: 12 - 04/01/2014
AMORA FUTEBOL CLUB

G. D. DE SESIMBRA
G. DESPORTIVO FABRIL

CLUBE OLIMPICO MONTIJO
VASCO GAMA A.C.

UNIÃO SPORT CLUB
GD P COSTA CAPARICA

ATL C ARRENTELA
CD COVA PIEDADE

GINASIO C.CORROIOS
CL.REC. INSTRUÇÃO

CLUBE F. TRAFARIA
G. D. ALCOCHETENSE

ALMADA ATL. CLUBE
Jornada: 13 - 11/01/2014
G. D. DE SESIMBRA

G. DESPORTIVO FABRIL
CLUBE OLIMPICO MONTIJO

VASCO GAMA A.C.
UNIÃO SPORT CLUB

GD P COSTA CAPARICA
ATL C ARRENTELA

CD COVA PIEDADE
GINASIO C.CORROIOS

CL.REC. INSTRUÇÃO
CLUBE F. TRAFARIA

G. D. ALCOCHETENSE
ALMADA ATL. CLUBE

AMORA FUTEBOL CLUB






O campeonato começa no dia 5 de Outubro e termina no dia 10 de Maio sofrendo paragens no dia 21 de Dezembro (Natal), 28 de Dezembro (acerto de calendário), 18 de Janeiro (intervalo entre 1ª e 2ª volta), 1 de Março (Carnaval), 12 de Abril (acerto de calendário) e 19 de Abril (Páscoa).