Pages

quarta-feira, 31 de julho de 2019

ALCOCHETENSE»» Conhece a sua história de Samuel Nnoruka?

Sonho de Sam tem o quádruplo do Atlântico...

JOVEM NIGERIANO ATRAVESSOU O ATLÂNTICO QUATRO VEZES PARA CONCRETIZAR O SONHO


As histórias de jogadores que atravessam o Atlântico rumo ao sonho de vingar enquanto profissionais na Europa não são novidade e já se foram multiplicando com o tempo. Já o sonho de um jovem que para o fazer já atravessou o Atlântico…quatro vezes, esse será bem mais raro e é o caso de Samuel Ifeanyichukwu Nnoruka, que presentemente se encontra em Portugal e iniciou a sua caminhada no seu país natal, a Nigéria, onde “não era um jogador federado, apenas jogava por uma equipa mais pequena, local, perto de minha casa. Apenas estive lá para jogar alguns jogos.”

Das suas origens em África, Samuel Nnoruka atravessou o Atlântico pela primeira vez - emigrou para o Canadá - pouco mais tarde enveredou por nova viagem transatlântica, rumo à Alemanha, onde treinou no TSV 1860 Munique, a “equipa oposta ao Bayern na Alemanha, quando lá estive percebi que não gostavam uns dos outros (risos)…“

Depois de Nigéria, Canadá e Alemanha, Samuel rumou a Portugal para trabalhar no Belenenses.


“Estive lá por uma semana, penso que tinha 15 ou 16 anos na altura, penso que inicialmente treinei com os sub-14 ao início, quando lá cheguei, por isso estive bem e eles levaram-me para os sub-16, a equipa seguinte, e estive com eles por dois dias”, recordou o jovem atleta que realizaria depois a terceira viagem pelo Oceano Atlântico, de regresso ao Canadá, até que esse caminho seria feito pela...quarta vez e conduzi-lo-ia até Portugal e mais precisamente ao Belenenses:
“Era tudo tão profissional e organizado, tinha apenas de olhar para o quadro antes do treino, ir para o campo e jogar…tudo era muito organizado lá, no Belenenses, e foi lá que aprendi a jogar como lateral direito e a forma mais indicada de jogar futebol “, conta, salientando que lá poderia ter permanecido, mas sem possibilidades de competir, o que o levou a arriscar novamente e desta feita a atravessar não pela quinta vez o oceano, mas a passar pela primeira vez o Rio Tejo para passar a representar o Alcochetense.


Sam mudou-se para Alcochete já em 2019, mas não a tempo de se poder estrear oficialmente.
Essa será a primeira equipa na qual ao que tudo indica irá representar enquanto futebolista sénior. No emblema de Alcochete, que disputará a I Divisão da AF Setúbal, Sam, como é conhecido, espera “ter mais tempo de jogo esta época porque na época passada não tive tempo de jogo. Cheguei a estar registado na AF Setúbal, mas foi já no fim da época, à volta de Maio, porque tive um assunto com o meu passaporte, que expirou e não podia jogar porque tinha de obter um novo e a época estava perto do fim.”

“Se o treinador pretender utilizar-me tanto como extremo como lateral eu irei dar o meu melhor,” promete o versátil atleta de 20 anos, nigeriano que também possui cidadania canadiana, que já sonha em português depois de um percurso já longo.

Rafael Batista Reis

HÓQUEI EM PATINS»» Já é conhecido o calendário da 2.ª Divisão

Campeonato começa a 12 de Outubro...

SESIMBRA COMEÇA EM CASA COM O ALVERCA E HC GRÂNDOLA JOGA EM OEIRAS

O Grupo Desportivo de Sesimbra vai iniciar a sua participação no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão em casa defrontando o Alverca e o HC Grândola joga em Oeiras, na 1.ª jornada. Assim ficou definido, no sorteio realizado nas instalações da Federação Portuguesa de Patinagem, em Lisboa. 

A competição tem início no dia 12 de Outubro e os jogos da primeira jornada, são os seguintes:

Candelária – Sp. Torres; Sesimbra – Alverca; Oeiras – HC Grândola; HC Sintra – Biblioteca; Alenquer – Juventude de Viana; Murches – Sp. Tomar; Campo de Ourique – Parede.

De referir que as duas equipas da região, que disputam a competição, se encontram na segunda jornada, precisamente na terra da fraternidade, onde a equipa de Grândola será anfitriã dos sesimbrenses, no dia 19 de Outubro.


Calendário Completo:





DESPORTIVO FABRIL»» Equipa de futsal praticamente formada

Regresso a um clube onde já foi jogador e treinador…
FILIPE AZINHEIRINHA (EX-COVA DA PIEDADE) É O NOVO TREINADOR
Filipe Azinheirinha, que na época passada representou o Cova da Piedade, clube pelo qual venceu a Taça da AF Setúbal, está de regresso ao comando técnico Grupo Desportivo Fabril que se prepara para disputar o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

O técnico de 36 anos, que há duas épocas atrás treinou o Desportivo Fabril na Liga Sport Zone, conta já com vários jogadores no seu plantel.
Pelo clube do Lavradio renovaram o seu vínculo os seguintes jogadores: Motoca, João Rebocho, Kiko e Bruno Espalha. De regresso ao clube está também Sandro Noronha, jogador que iniciou a última época no clube e depois se transferiu para o Belenenses.
Asseguradas estão também as contratações de Vale (ex-Portela), Ivan, David Pinto e Rui Castro (todos ex-Cova da Piedade), André Chabi, guarda-redes (ex-Escola Básica D. João I), Edgar Caetano (ex-União da Qt.ª Conde), Ricardo Batista (ex-Ladoeiro) e Eddy (ex-Santa Clara), jogador que fez a sua formação no Sporting e Belenenses e jogou também no Viseu 2001.
Contratado foi também Ricardo Francisco que vai desempenhar as funções de Mental Coach.
O sorteio do Campeonato Nacional da 2.ª divisão realiza-se no dia 12 de Agosto, pelas 15 horas, na Cidade do Futebol.

BARREIRENSE»» Plantel apresenta oito reforços


Sorteio realiza-se no dia 12 de Agosto, pelas 15 horas…

FUTSAL VAI DISPUTAR ESTA ÉPOCA O CAMPEONATO NACIONAL DA 2.ª DIVISÃO 

O Futebol Clube Barreirense, que na época passada conquistou o título de Campeão Distrital Futsal e a Supertaça da AF Setúbal, no ano de estreia na modalidade, tem vindo a trabalhar no sentido de formar a equipa que irá disputar o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

O plantel, que já está definido, integra 16 jogadores, oito que transitam da época anterior e outros tantos que foram apresentados como reforços, que são fundamentais para tornarem a equipa mais competitiva num campeonato que é muito mais exigente por se tratar de um nível superior.

Nesta época de 2019 / 2020 o grupo de trabalho vai continuar a ser comandado por Fernando Paiva, que será o treinador principal. Adil Ahmed e Paulo Papa serão os seus adjuntos.


Constituição do plantel sénior:

GUARDA-REDES: Ivo Coelho, André Rosa e David Pedreiro (ex-Cova da Piedade)

JOGADORES DE CAMPO: Paulinho, João Milhães, Ruben "Pierre", Elvis Luz, Thiago Negri, João Neves, Américo Oliveira (ex-CR Piedense), Raphael Fraga (ex-Cova da Piedade), Amilton Tavares (ex-Escola D. João I), João Conceição (ex-CR Piedense), João Velez (ex-CR Piedense), Miguel "Ketchup" (ex-São Francisco) e Luiz Fassy (ex-Portimonense).


Camadas Jovens

Definidas estão também as equipas técnicas que vão orientar o clube nos diversos escalões, sendo de referir que em Iniciados o Barreirense vai entrar esta época com duas equipas.

Rui Lima, Bruno Fernandes, Nuno Carreira, Diogo Trindade e Pedro Neves são os técnicos responsáveis pelos Iniciados. João Nascimento, Duarte Cruz e Mauro Machado, os treinadores dos Juvenis e Pedro Varela (ex-Escola D. João I), Bruno Carvalho e Gerson Brazão formam a equipa técnica que vai orientar os Juniores.

COMÉRCIO E INDÚSTRIA»» Há 50 anos atrás também foi campeão distrital da 2.ª Divisão



Joaquim Amador era naquela altura o guarda-redes...

ANTIGO JOGADOR DO COMÉRCIO E INDÚSTRIA RECORDA TÍTULO CONQUISTADO HÁ 50 ANOS 

O que recebemos naquela altura como prémio foi a camisola do jogo em que nos sagrámos campeões e um jantar para todos os jogadores numa discoteca que havia na zona de Palmela, a Cubata, conta Joaquim Amador.


Joaquim Amador foi atleta do Comércio e Indústria, jogava na posição de guarda-redes e em 1968/1969 integrava a equipa que conquistou o título de Campeão Distrital da 2.ª Divisão. Agora, 50 anos depois da primeira conquista, o clube alvinegro voltou a levantar o troféu, mas o ex-atleta ainda não se esqueceu da forma como tudo aconteceu naquela altura.

“O Comércio e Indústria esteve muitos anos sem futebol sénior e, quando pensou em regressar, formou uma equipa com alguns juniores e outros jogadores que já tinham passado pelo clube”, começou por referir para depois acrescentar. 

“O campeonato era disputado em duas fases e nós ficámos apurados para a fase final que seria disputada por quatro clubes. Entretanto, houve um problema detectado pela AF Setúbal relacionado com uma equipa do Barreiro (Quinas) que tinha jogadores mal inscritos e acabou por ser afastada da competição, que prosseguiu apenas com três equipas; Pinhalnovense, Marítimo Rosarense e Comércio e Indústria. Nós, só fizemos um jogo em Setúbal, os outros foram realizados no Pinhal Novo e os dois restantes à noite no Montijo. A época já ia longa e tivemos que jogar à noite no campo do Montijo porque era onde havia iluminação. Mas, mesmo assim fomos campeões e subimos de divisão”, realça Joaquim Amador.


O antigo guarda-redes do clube sadino diz que “houve jogadores desta equipa que depois ainda chegaram a jogar na 1.ª divisão, estou a lembrar-me do Trindade que foi depois para o Boavista onde esteve muitos anos”.

Naquela altura quase que se pagava para jogar e o futebol era muito diferente do que é hoje mas havia muita camaradagem e jogava-se por amor à camisola, daí os festejos não terem sido muito relevantes.

“O que recebemos naquela altura como prémio foi a camisola que vestimos no jogo em que nos sagrámos campeões e depois um jantar com todos os jogadores, numa discoteca que havia na zona de Palmela, a Cubata. A festa não foi muito grande porque o Comércio e Indústria tinha poucas condições”, contou Joaquim Amador que antes de ingressar no clube alvinegro representou também o Vitória Futebol Clube.


“Passei também por outros clubes mas terminei no Faralhão na altura em que lá estava o Vítor Batista, que também se despediu como jogador. Nós já nos conhecíamos do tempo em que estivemos ambos no Vitória, eu jogava nos juvenis e ele nos juniores porque havia uma diferença de dois anos. Depois voltamo-nos a encontrar e acabámos por terminar a carreira de jogador no mesmo clube”, contou o antigo jogador do Comércio e Indústria que guardava religiosamente consigo a foto publicada pelo Setubalense, em Julho de 1969.

terça-feira, 30 de julho de 2019

FUTEBOL DE PRAIA»» Taça de Portugal, 2.ª eliminatória

Jogos realizam-se no próximo sábado…

SÃO DOMINGOS DEFRONTA CHARNECA E COSTA DE CAPARICA JOGA COM CHAFÉ 

A segunda eliminatória da Taça de Portugal que se realiza no próximo sábado, dia 3 de Agosto, no Estádio do Viveiro, na Nazaré, vai colocar frente-a-frente duas equipas da nossa região.

Quer isto dizer que, na pior das hipóteses, a AF Setúbal vai ter na próxima eliminatória três equipas em competição porque ao vencedor do São Domingos – Charneca de Caparica vai juntar-se também o GD Sesimbra e o GD Alfarim, dado que na 3.ª eliminatória já participam as equipas da divisão de Elite.


De acordo com o sorteio realizado na sede da FPF, a outra equipa da região, os Pescadores da Costa de Caparica vão defrontar a Associação Desportiva de Chafé, equipa do concelho de Viana do Castelo, que se encontra em 4.º lugar na zona norte do Campeonato Nacional.

Resultado completo do sorteio: Olival e Basto – Sótão; Varzim – Belenenses; Biblioteca – Âncora Praia; Buarcos – Praia de Milfontes; São Domingos – Charneca de Caparica; Costa de Caparica – Chafé e Casa do Benfica Caldas da Rainha – Chelas.

CLUBE DE VELA DO BARREIRO»» Classe Optimist

No Campeonato de Portugal realizado em Peniche...

MADALENA WANZELLER REVALIDA TÍTULO DE CAMPEÃ NACIONAL DE INFANTIS 

A velejadora Madalena Wanzeller, do Clube de Vela do Barreiro, revalidou o título de Campeã Nacional de Infantis Femininos, ao classificar-se em primeiro lugar da geral no Campeonato de Portugal de Juvenis e Infantis – Classe Optimist, que se realizou de 24 a 28 de Julho, em Peniche.

No escalão de Juvenis Tiago Wanzeller terminou em sexto lugar mas ficou a apenas cinco pontos do terceiro classificado.

A prova, que foi organizada pela Federação Portuguesa de Vela e pelo Clube Naval de Peniche em conjunto com a Associação Regional de Vela do Centro, ficou marcada pelo vento fraco e muito mar que permitiram realizar apenas 5 das 10 regatas previstas no programa. 



O Clube de Vela do Barreiro participou com sete atletas (6 Juvenis e 1 Infantil), liderados pelo treinador Gonçalo Boto e as classificações foram as seguintes:

INFANTIS: 1.º lugar, Madalena Wanzeller (Clube de Vela do Barreiro); 2.º lugar, Mariana Martins (Clube Náutico de Tavira); 3.º lugar, Sara Aguiar (Clube Naval do Funchal).

JUVENIS: 1.º lugar, Mário Soares (Associação Náutica da Madeira); 2.º lugar, Augusto Castelo Branco (Sport Algés e Dafundo); 3.º lugar, Filipe Lopes (Clube Naval de Portimão).

Atletas do Clube de Vela do Barreiro, Tiago Wanzeller (6.º), Vasco Soares (27.º), Filipa Romão (39.º), Joana Paleta (43.º), José Cópio (72.º) e Maria Leonor Coelho (84.º).

HÓQUEI EM PATINS»» Sorteio dos Campeonatos Nacionais

Competição começa a 12 de Outubro...

2.ª DIVISÃO SERÁ SORTEADA ESTA QUARTA-FEIRA E A TERCEIRA NO DIA 6 DE AGOSTO

O GD Sesimbra, esta época promovido ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, e o HC Grândola que assegurou a manutenção, vão ficar a conhecer esta quarta-feira, dia 31 de Julho, o calendário de jogos e os adversários que irão fazer parte da zona sul.

Dado que o Sporting não irá participar na competição com a equipa “B”, a vaga deixada em aberto será preenchida pelo Clube Atlético Campo Ourique.


Na 3.ª Divisão Nacional, onde deverão participar as equipas do Desportivo Fabril, Vasco da Gama, Azeitonense e HC Grândola “B”, o sorteio realiza-se apenas no dia 6 de Agosto. 

De salientar será também que a habitual Reciclagem Anual de Árbitros de Hóquei em Patins, se realiza nos dias 7 e 8 de Setembro, não sendo por isso mesmo autorizada a realização de jogos ou torneios, para que todos os árbitros possam estar presentes na Reciclagem.

PINHALNOVENSE»» Já foram apresentados 22 jogadores


Amanhã joga em Vila Franca de Xira…

CHEGOU MAIS GENTE NOVA E O PLANTEL ESTÁ MAIS COMPOSTO


O Pinhalnovense continua a fazer ajustes no seu plantel com a entrada e saída de alguns jogadores.

Neste momento o plantel integra 22 atletas, três guarda-redes, oito defesas, seis médios e cinco avançados. Os últimos a entrar foram Adilson (ex-Loures), defesa, 31 anos; João Bagão (ex-júnior do V. Setúbal), defesa, 19 anos; Sandro Costa (ex-FC Rieti, Itália), médio, 23 anos; David Calderón (ex-Linda-a-Velha), avançado, 19 anos; Ma Chao (ex-Torreense), defesa, 24 anos e Marlon Costa (ex-sub-23 do Portimonense), médio, 24 anos.

Até ao momento a equipa treinada por Luís Manuel realizou dois jogos de preparação, no primeiro derrotou os juniores do Amora por 3-0 e no segundo perdeu com o Loures por 1-0 e amanhã, quarta-feira, dia 31 de Julho, desloca-se a Vila Franca de Xira para defrontar o Vilafranquense, que este ano disputa a II Liga.


Eis a composição do plantel, nesta altura:

GUARDA-REDES: Paulo Ribeiro, Antenor Debona (ex-Reborelo), Rodrigo Coelho (ex-Barreirense)


DEFESAS: Alain Pilar, João Pinto, Diogo Vilela (ex-júnior do Barreirense), Adilson (ex-Loures), Yuran Lopes (ex-Olhanense), João Bagão (ex-júnior do V. Setúbal), Sandro Costa (ex-FC Rieti, Itália), Ma Chao (ex-Torreense)


MÉDIOS: João Bandeira, Carlitos, Flávio Patermeu (ex-júnior), Pendão (ex-Barreirense), Gonçalo Silva (ex-Loures), Marlon Costa (ex-sub 23 do Portimonense)

AVANÇADOS: Diego Zaporo, Leandro Morais (ex-Torreense), Tidjane Silla (ex-Oliveira do Bairro), Nico (ex-V. Gama da Vidigueira), David Calderón (ex-Linda-a-Velha).


Em relação ao plantel da época anterior, saíram: Pedro Carvalho (1.º Dezembro), Pedro Caeiro (Felgueiras), Miguel Ângelo, Martim Águas, Tiago Feiteira (todos para o Sintrense), Gonçalo Reys (Sp. Ideal), João Guilherme (Lusitano Vildemoinhos), Ivan Reis (Sacavenense), Diogo Tavares (Oriental) e Nii Plange (Turquia).

CORFEBOL»» Selecção Nacional do Campeonato do Mundo


No Grupo de Portugal estão também a África do Sul, Japão e Alemanha…

COMPETIÇÃO DECORRE NA ÁFRICA DO SUL DE 1 A 10 DE AGOSTO 

Após uma preparação intensa na Escola Secundária da Ramada e Pavilhão Multiusos, com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas, a Selecção Nacional de Corfebol chega hoje a Durban, na África do Sul para representar Portugal no 11.º Campeonato do Mundo de Corfebol que decorrerá de 1 a 10 de Agosto. A chegada a Durban está prevista para as 16h35 (hora local), mais uma hora que em Portugal Continental.

O 11.º Campeonato do Mundo de Corfebol este ano abrangerá o maior número de participantes na história do Corfebol. O número de 16 países durante o Campeonato do Mundo de 2015 na Bélgica cresceu para 20 países participantes na edição realizada este ano. Todos os países participantes qualificaram-se durante os seus Campeonatos Continentais em 2018.

Os 20 países foram divididos em 5 grupos através de um sorteio aberto. Portugal iniciará os seus trabalhos com o primeiro jogo de grupo, no dia 1 de Agosto, contra a Selecção Nacional da casa e tem como outros oponentes do seu grupo, as selecções nacionais do Japão e da Alemanha. 

Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
República Checa
Polónia
Bélgica
Hungria
Alemanha
Catalunha
China Taipei
Inglaterra
China
África do Sul
Holanda
Austrália
China Hong Kong
China Macau
Portugal
Nova Zelândia
Irlanda
Eslováquia
Suriname
Japão

A comitiva portuguesa é liderada pela Selecionadora Nacional Isabel Teixeira e o seu Selecionador Adjunto Rui Malcata e é constituída pelos atletas: Ana Cordeiro, Ana Curva, Catarina Correia, Celise Ribeiro, Isabel Almeida (capitã de equipa) Luíse Paz Costa Ruivo, Bruno Amaral, Hugo Fernandes, Jean Ayres, Júlio Ruivo, Pedro Correia e Tiago Luz.


Jogos dos 3 primeiros dias de competição:

1 de Agosto
Equipa Visitada
Equipa Visitante
Horas Locais
China Taipei
Irlanda
10h00
Holanda
Nova Zelândia
11h00
Austrália
Polónia
11h45
República Checa
Catalunha
12h45
China
China Macau
13h30
Bélgica
Eslováquia
14h30
Portugal
África do Sul
17h30
Hungria
Suriname
18h15
Alemanha
Japão
19h15
Inglaterra
China Hong Kong
20h00



2 de Agosto
Equipa Visitada
Equipa Visitante
Horas Locais
Austrália
Irlanda
12h00
República Checa
Nova Zelândia
12h00
China Taipei
Polónia
13h45
Holanda
Catalunha
13h45
Inglaterra
Eslováquia
15h30
Portugal
Japão
15h30
Hungria
China Macau
17h15
Bélgica
China Hong Kong
17h15
China
Suriname
19h00
Alemanha
África do Sul
19h00


3 de Agosto
Equipa Visitada
Equipa Visitante
Horas Locais
Catalunha
Nova Zelândia
12h00
China Taipei
Austrália
12h00
Holanda
República Checa
13h45
Polónia
Irlanda
13h45
Alemanha
Portugal
15h30
Suriname
China Macau
15h30
China
Hungria
17h15
África do Sul
Japão
17h15
Bélgica
Inglaterra
19h00
China Hong Kong
Eslováquia
19h00