Pages

quarta-feira, 31 de março de 2021

FUTSAL»» Selecção Nacional na Torre da Marinha

 


Devido aos constrangimentos provocados pela pandemia…

 


QUINTA DOS LOMBOS SUBSTITUI SELECÇÃO DE MARROCOS QUE ESTÁ IMPEDIDA DE VIAJAR



A Selecção Nacional de Futsal não vai poder realizar o jogo de preparação diante de Marrocos, agendado para o dia 8 de Abril, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia Covid-19 que impedem a deslocação da formação africana a solo luso.



Assim, a equipa das quinas realizará oito sessões de treino e um jogo-treino diante do CRC Quinta dos Lombos no dia 8 de Abril (pelas 19h00, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha) antes do primeiro de dois encontros diante da Noruega (12 e 14 de Abril), a contar para o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos, que será disputado entre 19 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2022, em Amesterdão e em Groningen.



O Seleccionador Nacional de Futsal, Jorge Braz, já anunciou a lista de convocados que se concentram no próximo domingo, 4 de Abril, numa unidade hoteleira, em Belverde. 


Eis a lista de convocados:


GUARDA-REDES: Bebé (Leões Porto Salvo), Edu (Vina Albali Valdepeñas) e Vítor Hugo (SC Braga);



FIXOS: André Coelho (Barcelona), João Matos (Sporting), Nilson (Benfica) e Tomás Paçó (Sporting);



ALAS: Bruno Coelho (Futsal Asnieres – Villeneuve), Mário Freitas (Fundão), Miguel Ângelo (SC Braga), Pany (Sporting), Pauleta (Sporting), Silvestre (Benfica) e Tiago Brito (Benfica);


UNIVERSAIS: Erick (Sporting) e Fábio Cecílio (Benfica);



PIVÔS: André Galvão (Leões Porto Salvo) e Zicky (Sporting).

loading...

TAÇA DAS NAÇÕES AFRICANAS» Cabo Verde apurado para a fase final

 


Selecção moçambicana foi eliminada…



BRUNO LANGA, GILDO (AMORA) E KAMO-KAMO (V. SETÚBAL) FORAM TITULARES POR MOÇAMBIQUE

 



Cabo Verde, que venceu Moçambique por 1-0, garantiu o apuramento para a fase final da Taça das Nações Africanas (CA N), em jogo a contar para a sexta e última jornada do Grupo F, realizado no Estádio Nacional do Zimpeto, nos arredores de Maputo.


Um golo marcado na própria baliza aos 58 minutos pelo avançado Faisal Bangal, a actuar no Caravaggio da Série D italiana, que havia entrado ao intervalo em substituição de um companheiro de equipa, ditou a derrota da selecção moçambicana que utilizou no onze titular os amorenses Bruno Langa e Gildo, que jogaram os 90 minutos, e o setubalense Kamo-Kamo, que foi substituído aos 78 minutos.



No outro jogo, os Camarões, treinados pelo português António Conceição, e o Ruanda empataram a zero bolas.


Cabo Verde termina o Grupo em segundo lugar com 10 pontos, menos um que os Camarões. Ruanda fez cinco, Moçambique somou quatro.


Os Tubarões Azuis foram a única selecção a não perder neste grupo: quatro empates nas quatro primeiras rondas e duas vitórias nos últimos dois jogos.


A selecção cabo-verdiana é a segunda de origem lusófona a ser apurada para a fase final do CAN 2021, depois de a Guiné-Bissau ter garantido também o apuramento.



Camarões, Etiópia, Mauritânia, Senegal, Argélia, Mali, Guiné-Conacri, Tunísia, Egipto, Gâmbia, Gabão, Gana, Burkina Faso, Zimbabué, Guiné-Equatorial, Marrocos, Costa do Marfim, Comores, Nigéria, Sudão e Malawi são as outras selecções igualmente apuradas para a competição que irá decorrer nos Camarões, entre 15 de Janeiro e 28 de Fevereiro de 2022.

loading...

terça-feira, 30 de março de 2021

FUTEBOL DISTRITAL»» Ponto da situação nas diversas Associações Distritais

 


10 associações vão retomar, três põem um ponto final e cinco ainda ponderam…


 

MAIORIA DAS PROVAS DISTRITAIS REGRESSAM À COMPETIÇÃO

 

 

 


O nosso jornal tem vindo a dar conta daquilo que as várias associações distritais têm decidido sobre a retoma das competições.

 

Hoje, damos conta da informação publicada no “Jornal de Notícias” sobre o ponto da situação a nível nacional.


 

Após uma paragem de dois meses e meio, a partir de maio regressam as competições distritais e dez associações de futebol, a maioria no mapa continental, está a planear terminar as provas dentro de campo, mesmo que tenham de reformular os formatos dos campeonatos para conseguirem completá-los antes do final da época, a 30 de Junho.

 

 


Em Castelo Branco, Portalegre e Évora, o campeonato distrital só regressa na próxima época.

 

 

Ao que o JN apurou, a opinião dos clubes foi preponderante na grande parte das decisões e a vontade de jogar pesou muito para as associações de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu validarem o regresso da competição.

 

 

Por outro lado, Algarve, Bragança, Porto, Santarém e Setúbal ainda avaliam a possibilidade de retomarem os campeonatos, depois de ouvirem os clubes filiados.

 

 

A AF Leiria, por exemplo, vai concluir a primeira volta dos  campeonatos, daí resultando os clubes promovidos e os despromovidos, com a particularidade de suportar as taxas de jogo.

 

 

O presidente, Manuel Nunes, deixa ainda uma ressalva importante: “Sem recomeço, a vida dos clubes começa a ficar cada vez mais complicada. Além disso também teremos de recuperar os árbitros e isto tudo é uma máquina pesada de reiniciar”.

 

 

Por outro caminho vão seguir Castelo Branco, Portalegre e Évora, todos a favor de dar por concluídos os campeonatos do distrito, seguindo a vontade dos clubes.

 

 


No entanto, a AF Évora vai realizar uma prova extra facultativa só para definir a segunda vaga que dá acesso à Taça de Portugal “O número de jogos em falta para o final da primeira volta é muito reduzido para tentar concluir o campeonato”, explicou António Pereira, presidente da AF Évora.

 

 

Enquanto uns já sabem o rumo a tomar, há cinco associações que ainda estudam a possibilidade de retomarem os campeonatos. José Manuel Neves, presidente da AF Porto, defende a “necessidade de tempo para maturar na decisão final”.

 

 

Nas ilhas, o panorama é diferente, porque a pandemia teve um impacto menor na população local. Nos Açores, as ligas decorreram com alguma normalidade, o que os campeonatos cheguem ao fim. Na Madeira, a associação espera por uma decisão do governo regional, mas, segundo apurou o JN, está preparada para iniciar.






















loading...

segunda-feira, 29 de março de 2021

FUTEBOL FEMININO»» Amora tem duas jogadoras convocadas para a Selecção Nacional

 


Estágio de seis dias decorre em Guimarães…

 


ANA RITA OLIVEIRA E JOANA PRAZERES FORAM CHAMADAS PARA OS TRABALHOS DA SELECÇÃO “BB”

 

 


O Amora Futebol Clube tem duas jogadoras, Ana Rita Oliveira e Joana Prazeres, convocadas para o primeiro estágio da recém-criada Selecção “BB” de futebol feminino.

 

Marisa Gomes, a seleccionadora nacional, irá trabalhar entre os dias 5 e 10 de Abril, em Guimarães, com as seguintes jogadoras:

 

Ana Rita Oliveira e Joana Prazeres (Amora); Joana Gomes (Ovarense); Andreia Neves e Catarina Pereira (Boavista); Juliana Domingues (Ouriense); Ana Rute (Condeixa); Diana Oliveira, Leonor Alves, Rita Coutinho e Rita Dias (Clube Albergaria); Daniela Silva, Maria Miller, Maria Negrão e Mariana Campino (Famalicão); Beatriz Fonseca (Estoril); Ana Teles e Sofia Silva (SC Braga); Angeline Costa e Raquel Ferreira; (Torreense); Adriana Rocha, Ana Assucena e Daniela Santos (Damaiense); Ana Seiça, Beatriz Cameirão e Carolina Vilão (Benfica) e Bruna Costa, Joana Martins, Mariana Rosa e Marta Ferreira (Sporting).

Ao longo de seis dias está prevista a realização de cinco treinos no campo da unidade hoteleira onde ficará instalada a Selecção e um jogo-treino diante do SC Braga no Estádio 1.º Maio.




Ana Rita Oliveira é guarda-redes, tem 23 anos, e cumpre a sua primeira época ao serviço do Amora para onde se transferiu vinda do Famalicão. Começou a jogar futebol no Emilianos (Póvoa de Lanhoso), e representou também o Sandinenses (Guimarães), SC Braga e Vilaverdense. No seu percurso de jogadora conta já com 28 internacionalizações, sendo 8 pelas Sub-19, 11 pelas Sub-17, 3 pelas Sub-16 e 6 pela selecção A de Futebol de Praia.

 

Joana Prazeres é defesa-central, tem apenas 18 anos, e também chegou esta época ao Amora. Vinda do Benfica, representou também o Sporting, Galitos (Barreiro) e Playhouse (Pinhal Novo). Apesar da sua juventude já vestiu a camisola das Quinas em 13 ocasiões, cinco pela selecção de Sub-17 e oito pela selecção de Sub-16.       

loading...

FUTEBOL FEMININO»» Damaiense 0 Amora 3

 


Ana Rocha (bis) e Sara Brasil foram as marcadoras…

 

AMORA VAI JÁ NA OITAVA VITÓRIA CONSECUTIVA 

 

 

“Sinto uma equipa muito madura, muito personalizada, com muito carácter e muita inteligência”, diz o treinador Tomás Tengarrinha

 


 

 


A equipa de futebol feminino do Amora está verdadeiramente imparável na fase de manutenção e descidas da Liga BPI, contando por vitórias os jogos disputados, e já lá vão oito.


 

Depois de terem garantido o primeiro lugar e a consequente permanência na principal competição do país, as amorenses conquistaram na Damaia mais uma vitória, num jogo que se previa complicado devido à necessidade que o adversário tinha de pontuar para não se atrasar na luta que vem travando, com o Estoril Praia e Atlético Ouriense, pelo segundo lugar que também garante a manutenção.


 

Nos primeiros minutos a equipa da casa esteve melhor mas as meninas de Tomás Tengarrinha aos poucos foram equilibrando e acabaram por inaugurar o marcador por intermédio de Ana Rocha, aos 36 minutos, saindo para o intervalo a vencer por 1-0.

 

 

Na segunda parte as amorenses perceberam aquilo que o jogo pedia e corresponderam em pleno com a obtenção de mais dois golos. Ana Rocha, bisou aos 58 minutos e Sara Brasil fechou a contagem já relativamente perto do fim (88’).


 

 

Sara Brasil e Tomás Tengarrinha

 

Após o jogo, na flash interview, a marcadora do último golo o Amora, Sara Brasil disse que “como já tínhamos a manutenção garantida, a pressão estava do lado delas, e assim foi durante o jogo. Elas quiseram muito mas nós conseguimos controlar defensivamente a aproveitámos as oportunidades que tivemos da melhor forma possível, daí os três golos”.


 

Para o treinador, Tomás Tengarrinha, foi um jogo difícil mas “nós estávamos preparados para isso. O Damaiense esteve por cima durante os primeiros 15 a 20 minutos de jogo. A partir daí a nossa equipa reagiu bem e tivemos a capacidade de marcar. Na segunda parte a exibição traduz bem aquilo que é a equipa nesta fase. Sinto uma equipa muito madura, que realizou uma exibição muito personalizada, com muito carácter e muita inteligência”.


 

Quando faltam disputar apenas duas jornadas, o Amora segue em primeiro lugar com 12 pontos de vantagem sobre o segundo classificado que passou a ser o Atlético Ouriense, 13 sobre o Estoril Praia e 14 pontos sobre o Damaiense.


 

Devido ao adiamento [sem data marcada] da eliminatória da Taça de Portugal, que estava agendada para o próximo fim-de-semana, a competição sofre a paragem de três semanas, regressando apenas no dia 25 de Abril.   

loading...

FUTEBOL DISTRITAL»» AF Porto recomeça a 8 e 9 de Maio

 


Falta agora saber qual o formato em que as competições vão ser disputadas...

 

VONTADE DA ESMAGADORA MAIORIA DOS CLUBES FOI IMPORTANTÍSSIMA PARA A DECISÃO DE RETOMAR

 

 

O presidente da AF Porto, José Manuel Neves, revelou que a vontade da esmagadora maioria dos clubes em voltar a competir foi importantíssima para a decisão de retomar, ainda que o formato das provas esteja por definir. Ajudas do governo vão significar cerca de 300 mil euros para a maior associação de futebol do país.

 



A confirmação que todos esperavam. A Associação de Futebol do Porto, uma das cinco indecisas quanto à retoma das competições, assumiu o regresso das provas, no fim-de-semana de 8 e 9 de Maio, apesar de o formato das mesmas ainda não ser conhecido. Em entrevista ao Porto Canal o presidente, José Manuel Neves, confirmou a decisão anunciando o retorno dos treinos a 19 de Abril e também a expectativa do regresso da formação acontecer na mesma data.





Numa altura em que as receitas dos clubes são cada vez mais escassas, o líder da AF Porto anunciou os valores das verbas que vão ajudar os emblemas a manter-se à tona, combatendo o "desaparecimento de alguns clubes", um problema no horizonte.


"O Governo vai dar um apoio no valor de 60 milhões ao futebol, dos quais 30 serão para os clubes e a outra metade vai para associações e federações. A AF Porto vai receber em média cerca de 1250 euros por clube, o que perfaz um total de 300 mil euros", começa por explicar o dirigente. "Esta medida só peca por tardia, visto que devido à falta de receitas com bilheteira, formação ou até do bar, há emblemas que nem sequer têm 20 euros para pagar o IUC da carrinha de transporte. Espero que o dinheiro chegue rápido", alertou.


Estas ajudas financeiras foram direccionadas para apoiar o desporto depois de a AF Porto, juntamente com a AF Lisboa e a AF Madeira, ter reunido com os partidos políticos, o que resultou numa revelação esclarecedora. "A maioria dos partidos não fazia ideia de quanta gente está envolvida no futebol distrital. Foi bom termos tido a chance de os relembrar desta questão", afirmou José Manuel Neves.



A pandemia veio alterar muitas coisas na vida quotidiana e a comunicação também sentiu esses efeitos. "Desde que isto começou passamos a adoptar a via telemática para mantermos a proximidade com os nossos filiados. Começámos a utilizar muito mais outro tipo de plataformas como o Facebook ou o Instagram e acho que tem sido bastante benéfico para todos".


Quanto ao regresso do público aos recintos desportivos, a opinião do presidente da A. F. Porto vai no sentido de apelar a uma reflexão sobre a melhor maneira de fazer as coisas. "Não entendo como num estádio com capacidade para 5000 pessoas, por exemplo, não possam estar 200 adeptos. O público faz parte do espectáculo e das receitas de todos os emblemas e por isso não consigo entender porque é que outras actividades já tiveram assistência e o futebol não pode ter. Gostava de perceber qual é o critério", concluiu o líder da AF Porto.

loading...

domingo, 28 de março de 2021

LIGA PORTUGAL 2 SABSEG»» Académica protesta jogo com Vilafranquense

 


No “site” da Liga nem sequer aparece a substituição…

 

 

CLUBE DE VILA FRANCA DE XIRA FEZ ALINHAR UM JOGADOR QUE NÃO CONSTAVA NA FICHA DE JOGO  

 

 

 


O jornal “Diário de Coimbra” avança com a informação de que a Académica de Coimbra, actualmente em terceiro lugar no campeonato da II Liga, decidiu protestar o jogo que disputou com o Vilafranquense, relativo à 26.ª jornada, que se realizou nesta manhã de domingo e terminou empatado sem golos.

 

Na base desta decisão da Briosa está o facto de, aos 80 minutos, o Vilafranquense ter lançado em campo um jogador que não constava da ficha oficial do encontro, nem da que foi distribuída aos jornalistas, nem da que estava no sítio oficial da Liga Portugal.


 

Rodrigo Rodrigues, camisola 11, entrou para o lugar de André Claro, mas não estava na lista de elementos divulgada que contemplava apenas 18 jogadores.

 

De resto, no "site" da Liga nem sequer aparece que André Claro foi substituído, quando efectivamente foi.

 

loading...

CAMPEONATO DE PORTUGAL»» Oriental Dragon 2 Olímpico do Montijo 1

 


Olímpico do Montijo ficou em muito maus lençóis …

 

 

ORIENTAL DRAGON GARANTE PRESENÇA NA PROVA DE ACESSO À 3.ª LIGA

 

 


No Juncal Desportos, o Oriental Dragon regressou às vitórias e, com esta obtida sobre o Olímpico do Montijo, garantiu o apuramento para a prova de acesso à 3.ª Liga, enquanto os montijenses ficaram praticamente condenados à descida de divisão.


O jogo, relativo à 13.ª jornada da Série G do Campeonato de Portugal, que era extremamente importante para as duas equipas, começou melhor para o Oriental Dragon que se adiantou no marcador por intermédio de Nico, que prevaleceu até ao intervalo.



Na segunda parte, como o resultado não satisfazia as suas pretensões, o Olímpico do Montijo foi à procura do golo que acabou por acontecer por Rui Batalha.


Com a partida igualada a expectativa aumentava à medida que o tempo ia passando até que já relativamente perto do fim Tiago Caeiro carimbou a vitória da equipa de Luís Manuel, que garantiu desde logo a sua continuidade no Campeonato de Portugal.


Na próxima jornada, que se realiza no dia 3 de Abril, sábado, o Oriental Dragon volta a jogar em casa, desta vez com o Praiense e o Olímpico do Montijo será anfitrião do Real (Massamá), em ambos os casos às 16 horas.


(Em actualização)...

loading...