Pages

quarta-feira, 30 de junho de 2021

CANOAGEM»» Atleta do CC Amora foi vice-campeão da Europa

 

 

Momento histórico para o clube…


 

PEDRO CASINHA CONQUISTOU A MEDALHA DE PRATA NA POLÓNIA

 

 


Pedro Casinha, atleta do Clube de Canoagem de Amora, em representação da selecção nacional, sagrou-se vice-campeão da Europa em K1 200 metros, prova que se realizou em Poznan, na Polónia.

 

Este foi, sem dúvida alguma, um momento histórico para o clube que conseguiu pela primeira vez, numa distância olímpica, na categoria de juniores masculinos, uma medalha num Campeonato da Europa.


 

De salientar será também o bem resultado obtido pela equipa das quinas (da qual fazia parte também João Duarte) em K4 500 metros, que ficou em 4.º lugar a escassos centésimos do pódio, tendo ainda o João Duarte ficado na mesma posição em K1 1000 metros.

 

Tiago Henriques, também atleta do CCA, que participou na prova de K2 1000 metros, na categoria de sub-23, terminou em 12.º lugar.


 

Sete campeões nacionais de Esperanças

 

Este fim-de-semana decorreu também o Campeonato Nacional de Esperanças em Ponte de Lima, onde o CC Amora conquistou um total de 14 pódios e sete títulos de Campeão Nacional por Luís Serôdio, Guilherme Relvas, Maria Craveirinha, Laura Craveirinha, Guilherme Casinha, Francisco Batista e Duarte Cerdeira, que, juntamente com os outros 29 atletas, contribuíram o quinto lugar colectivo.

 

E, como não há duas sem três, o CC Amora teve ainda três atletas a iniciar uma semana de estágio em Montemor-o-Velho; Davide Marques e Duarte Cerdeira, na categoria de Cadetes, para efectuarem treinos de preparação para eventuais participações em provas internacionais, e Alex Santos, da Paracanoagem, para mais uma semana de preparação para os Jogos Paralímpicos.

loading...

terça-feira, 29 de junho de 2021

BOTAFOGO»» Treinador João Gomes em entrevista

 


Os jogadores foram extraordinários…


 

“FOI UMA GRANDE DESILUSÃO NÃO TERMOS PODIDO DISPUTAR O PLAY-OFF DE SUBIDA”


 

 

Clube coloca em causa a verdade desportiva porque antes do jogo já se sabia quem iria subir de divisão.

 


 


O Botafogo Futebol Clube, que esta época regressou ao futebol sénior, fez uma época bastante positiva tendo terminado a Série A do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão em terceiro lugar, posição que levou o clube a pensar que poderia disputar o play-off de subida, pelo facto da equipa B do Comércio Indústria, à luz dos regulamentos, não poder ser promovida.

Face às circunstâncias, o nosso jornal foi ao encontro de João Gomes, o treinador da equipa, a quem colocou algumas questões sobre o assunto: 


 

 

Considera justo ter sido o Comércio Indústria B a disputar o 3.º e 4.º lugar do campeonato?

Completamente injusto. Não se consegue perceber esta decisão, o próprio treinador do Comércio Indústria no final do jogo com o Brejos de Azeitão nem sequer sabia se poderia disputar o terceiro lugar, mesmo sabendo que não podia subir. Resumo dos factos, duas semanas antes do campeonato terminar enviámos um e-mail para a AF Setúbal a pedir esclarecimentos sobre se o Comércio Indústria, mesmo não podendo subir, poderia disputar o 3.º lugar para efeitos de subida ou se no caso de ficar em segundo lugar seria substituído pela equipa com classificação imediatamente abaixo, que poderia ser o Botafogo ou o Brejos de Azeitão. No jogo que disputámos com o Comércio ganhámos por 5-3, sem termos qualquer resposta da AF Setúbal, estávamos convencidos ao falarmos com muita gente, com critério de avaliação, todos nos diziam que se conseguíssemos o 3.º lugar iríamos disputar o play-off porque o Comércio Indústria não o poderia disputar. Preparámos o último jogo com Lagoa da Palha sabendo que, se na última jornada o Comércio ganhasse ao Brejos, tínhamos que marcar à Lagoa da Palha o maior número de golos possível para ficarmos com os mesmos pontos do Brejos mas com melhor diferença entre golos marcados e sofridos. Desilusão completa na sexta-feira, dia de convocatória, quando recebemos o tão esperado e-mail da AF Setúbal com uma decisão completamente ao contrário.

 

“Vimos informar que em conformidade com o descrito no CO n.º 17: No caso de a equipa pertencer ao escalão de seniores, a inscrição é condicionada a: d) No caso da equipa “B”, obter classificação que desportivamente lhe confira o direito de acesso à divisão superior, onde esteja inscrita a equipa “A”, apurar-se-á para efeitos de subida, o clube classificado imediatamente abaixo;” Desta forma, cumpre-nos informar que a equipa “B” poderá disputar a fase final, se garantir desportivamente esse direito, mesmo não podendo subir.


 

 


Qual o balanço que faz do trabalho desenvolvido pela equipa ao longo do campeonato?

Os jogadores foram extraordinários, trabalharam de uma forma espectacular. Nós, equipa técnica, sentíamos um prazer muito grande em trabalhar com este grupo de trabalho porque de facto foram todos fantásticos. Neste campeonato fomos dos mais prejudicados, quando fomos aos Brejos de Azeitão tínhamos zero jogos e zero pontos quando as outras equipas já iam fazer o seu terceiro jogo. Perdemos com o Brejos no jogo menos conseguido da nossa parte e fomos para a 4.ª jornada em último lugar com zero pontos. Num campeonato muito curto não é fácil recuperar mas com estes jogadores foi possível. Quero agradecer à direcção do Botafogo todo o esforço, dedicação e compromisso em todos os momentos da época. São pessoas do melhor que tenho apanhado no futebol, nunca nos faltou rigorosamente nada, alguns jogadores até ficaram muito admirados por em todos os treinos terem sempre lanche completo. As pessoas que estão nesta direcção fazem das tripas coração para dar tudo o que podem de uma forma carinhosa para os jogadores. Muito obrigado.

 

 

Na próxima temporada o Botafogo vai fazer uma aposta mais forte para tentar subir de divisão? 

A grande maioria dos jogadores vai continuar e isso dá a garantia de sermos candidatos aos primeiros lugares. Iremos contratar três ou quatro jogadores para posições que entendemos ser necessário reforçar. Esses jogadores já estão identificados e serão com toda a certeza mais-valias para este grupo.

 

loading...

2.ª DIVISÃO DISTRITAL»» Comércio Indústria B 1 Trafaria 1 (4-5, nos penaltis)

 


Jogo terminou empatado no fim do tempo regulamentar…



TRAFARIA FOI MAIS EFICAZ NOS PENALTIS E GARANTIU LUGAR NO PÓDIO





loading...

1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» U. Santiago 4 Palmelense 1

 


Todos os golos foram marcados na segunda parte…



U. SANTIAGO INVICTO APÓS A RETOMA TERMINA EM QUARTO LUGAR





loading...

1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» Pescadores 4 Seixal 1

 


Seixalenses foram os primeiros a marcar…

 


PEDRO DAVID FEZ UM HAT-TRICK NO ÚLTIMO JOGO DO CAMPEONATO





loading...

PINHALNOVENSE»» Melhoria das infraestruturas

 


Será inaugurada na próxima quarta-feira…



CAMPO SANTOS JORGE VAI TER UMA SALA MULTIUSOS


 



O Clube Desportivo Pinhalnovense vai inaugurar esta quarta-feira, dia 30 de Junho, pelas 18h 30m, nas suas instalações, no campo Santos Jorge, a “Sala Multiusos” que será fundamental para um melhor desenvolvimento das suas actividades.

 

A recepção aos convidados começará a ser feita às 18h 15m e para assinalar o momento será descerrada uma placa alusiva por representantes da Câmara Municipal de Palmela e Clube Desportivo Pinhalnovense.


 


Para a cerimónia estão convidados Álvaro Amaro, presidente da CM Palmela e Francisco Cardoso, presidente da AF Setúbal, para além de António Sousa, presidente da direcção do CD Pinhalnovense e Paulo Pinho, presidente da mesa da Assembleia Geral. No final dos discursos de circunstância será servido um abafadinho de honra.

loading...

segunda-feira, 28 de junho de 2021

BOTAFOGO»» Inaugura sintético com o pensamento em novos projectos

 

 

Para além de uma aposta nos escalões de formação… 

 


FUTEBOL FEMININO PODERÁ SER EM BREVE UMA REALIDADE 

 

 

 


O Botafogo Futebol Clube cumpriu no domingo, dia 27 de Junho, o sonho de inaugurar o relvado sintético e o sistema de aquecimento de águas dos balneários do Campo António Henrique de Matos, em Cabanas.

 

Emocionado, o presidente do clube, Belarmino Marques, agradeceu o apoio da sua equipa, bem como do Município de Palmela, da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e do conjunto de empresas e associados que ajudaram a concretizar este desejo antigo do Botafogo.


 

Apesar do período de enormes dificuldades que o movimento associativo atravessa e da paragem forçada da actividade devido à pandemia, o clube continua a sonhar e está já a trabalhar em futuras candidaturas ao PRID (Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, do Instituto Português do Desporto e da Juventude) com vista à instalação de iluminação eficiente e de um sistema de rega.

 

Fazer do Botafogo uma referência enquanto escola de futebol é a prioridade do clube, que aposta nos escalões de formação e prevê, também, a constituição de uma equipa feminina.




Município cumpriu objectivo de dotar todos os clubes com campos sintéticos

 


O Município de Palmela, que comparticipou os investimentos agora inaugurados em 81.925 euros, manifestou abertura para continuar a acompanhar as ambições do clube, no âmbito da sua política de apoio à requalificação das instalações desportivas do movimento associativo do concelho.





 

Na ocasião, o presidente Álvaro Amaro sublinhou que o município ultrapassou, até, neste caso, a percentagem de apoio habitual para estes equipamentos, considerando a importância do Campo António Henrique de Matos na freguesia e no lugar de Cabanas, não só na promoção da prática desportiva, mas como ponto central e de encontro desta comunidade, que conta, agora, com um equipamento de qualidade à sua disposição.

 

Com a instalação do sintético em Cabanas, o município cumpriu o compromisso assumido para o presente mandato, de dotar com relva sintética os campos de jogos de todos os clubes do concelho que têm ou pretendem ter actividade federada. 

loading...

 

1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» Sesimbra 1 Charneca de Caparica 1

 



Samuel Sobral e Edilson marcaram…


 

EQUIPAS DESPEDEM-SE DO CAMPEONATO COM EMPATE





loading...

1.ª DIVISÃO DISTRITAL»» Comércio Indústria 4 Grandolense 1

 


Alentejanos foram os primeiros a marcar…



VITÓRIA GARANTE TAÇA DE PORTUGAL AOS SADINOS





loading...

2.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Monte de Caparica 2 Vitória FC 4

 


Ruben Nicolau inaugurou o marcador aos oito minutos...


 

VITÓRIA FUTEBOL CLUBE É CAMPEÃO DISTRITAL

 



O Monte de Caparica foi um adversário incómodo e atirou duas bolas à barra mas os setubalenses acabaram por ser mais eficazes e conquistaram o troféu.

 


 


O Vitória Futebol Clube venceu o Monte de Caparica por 4-2, na final disputada no Campo Vale da Abelha, em Paio Pires, conquistando assim o título de Campeão Distrital da 2.ª Divisão.


Os setubalenses concluíram a época desportiva de 2020/2021 de forma brilhante comprovando a sua qualidade nesta partida, contra um adversário que também estava invicto.




O jogo começou com as duas equipas a tentarem explanar o seu futebol e, numa altura em que pouco ainda haviam feito, o Vitória abriu o activo por intermédio de Ruben Nicolau que se escapou pela esquerda e com um remate cruzado atirou a contar.


O Monte de Caparica procurou reagir mas somente aos 27 minutos criou algum perigo num lance de bola parada, seguiram-se duas situações claras desperdiçadas por Alex Dâmaso (30’ e 33’) e pouco depois (34’) um grande golo de Dino que ganhou a bola na zona do meio campo, deu duas passadas e, tirando partido de um ligeiro adiantamento do guarda-redes Alisson, colocou a bola no fundo da baliza com um remate a mais de 40 metros, empatando o jogo, só que, ainda antes do intervalo (38’), Rafael Cabrita voltou a colocar o Vitória na frente do marcador na recarga a uma bola atirada à barra por Rodrigo Cunha.




Logo no início da segunda parte (48’), na sequência de um pontapé de canto batido ao primeiro poste, surgiu o terceiro golo da equipa orientada por Paulo Martins, ficando dúvidas sobre o seu marcador.


O Monte de Caparica reagiu fazendo três substituição de uma só vez e, aos 62 minutos, Tiago Pereira atirou à barra para logo a seguir Rafael Cândido fazer o segundo golo das azuis e brancos que, inconformados, iam insistindo no ataque à procura do empate que só não aconteceu porque o ferro da baliza vitoriana devolveu mais um remate de Rafael Cândido.




O jogo estava dividido e numa das suas saídas para o ataque a equipa sadina ganhou um livre à entrada da área do qual resultou o quarto golo com um remate muito bem colocado de Eric Sousa que não deu qualquer hipótese a Miguel Santos, guarda-redes do Monte de Caparica.


No final os vitorianos receberam a taça e festejaram o título em pleno relvado onde também permaneceu o adversário demonstrando assim o seu fair-play.  

loading...

domingo, 27 de junho de 2021

FUTEBOL DE PRAIA»» Resultados da Taça de Portugal

 


1.ª Eliminatória jogou-se este sábado…

 

CHARNECA DE CAPARICA, S. DOMINGOS e ZAMBUJALENSE SEGUEM EM FRENTE



Charneca de Caparica, S. Domingos e Zambujalense estão apurados para a segunda eliminatória da Taça de Portugal de Futebol de Praia face às vitórias obtidas nos confrontos da Série Lisboa que realizaram com o Sesimbra, Casa do Benfica das Caldas da Rainha e Casa Pia, respectivamente, na Arena Manuel Ferreira, em Chelas.


Tanto Charneca de Caparica como S. Domingos venceram pela margem mínima e o Zambujalense só foi apurado no desempate por penaltis.



O Charneca de Caparica derrotou o Sesimbra por 6-5, com o golo da vitória a ser marcado a dois segundos do fim por Rafael Cândido num jogo em que Rodrigo Marques (Sesimbra) esteve em grande evidência ao marcar quatro dos cinco golos da sua equipa, o S. Domingos levou a melhor sobre a Casa do Benfica das Caldas da Rainha (4-3) e o Zambujalense afastou da competição o Casa Pia num jogo de grandes emoções que terminou com o resultado de 5-5 onde César Meira se destacou com um hat-trick. No desempate por penaltis, a equipa do Zambujal, treinada por Paulo Graça, venceu por 2-0, com golos de César Meira e Gonçalo Quinta-Feira.


Na segunda eliminatória, que se disputa no dia 3 de Julho, sábado, o Charneca de Caparica defronta a Casa do Benfica de Viseu, o S. Domingos joga com o Torreense e o Zambujalense tem como adversário o Quinta do Conde. Nesta eliminatória entra também o Alfarim que defronta o Leixões.  

 

loading...

2.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Trafaria fica em terceiro lugar

 


Depois de 1-1 no tempo regulamentar…


 

TRAFARIA VENCE (5-4) NO DESEMPATE POR GRANDES PENALIDADES


 


O Trafaria terminou o Campeonato Distrital da 2.ª Divisão em terceiro lugar após vitória obtida sobre o Comércio Indústria B no jogo de apuramento para o terceiro e quarto lugar disputado no Juncal Desportos, na Moita.


O jogo, que foi muito disputado, chegou ao fim do tempo regulamentar empatado a uma bola, tendo a equipa setubalense marcado nos momentos finais do primeiro tempo (45+2’) na cobrança de um livre directo e o empate surgido aos 87 minutos, sendo o golo do Trafaria obtido na sequência de um pontapé de canto.


De acordo com o regulamento, seguiu-se o desempate através de pontapés de grande penalidade e aqui o melhor foi o Trafaria que acabou por concretizar cinco, contra quatro do Comércio Indústria.


 

Presidente está orgulhoso

 


Para Wilson Lima, presidente do clube, o jogo que definiu o escalonamento final “foi uma demonstração da união do grupo, pois só tínhamos 12 jogadores disponíveis e dois deles [o guarda-redes e um dos centrais] fizeram os primeiros minutos nesta época. Por isso, foi uma vitória saborosa”.

 

Quanto à subida de divisão, “depois da derrota na primeira jornada as esperanças não eram muitas mas com o espírito que este grupo demonstrou, jogo a jogo fomos ficando mais fortes e acabámos por ter um final feliz porque o objectivo foi conseguido”.


 

Wilson Lima adiantou ao nosso jornal que “é um orgulho liderar este grupo de trabalho, com treinadores e jogadores que residem longe da Trafaria a fazerem um grande esforço para que este objectivo fosse alcançado. O Trafaria esteve vários anos sem seniores e não foi fácil colocar o clube no lugar que merece. Como jogador estive nos melhores momentos do clube na 3.ª divisão nacional e agora como presidente, conseguir esta proeza é uma alegria enorme”, rematou.

 

loading...

sábado, 26 de junho de 2021

ZAMBUJALENSE»» Esteve para não participar no campeonato após a retoma

 


Álvaro Mendes faz balanço da época desportiva…


 

“APESAR DOS PROBLEMAS QUE SURGIRAM FIZEMOS UM EXCELENTE CAMPEONATO”

 


Treinador foi convidado para continuar mas ainda não deu resposta porque tem em mãos uma boa proposta de um clube da 1.ª Divisão Distrital.


 

Álvaro Mendes, treinador do Zambujalense, aceitou o convite para fazer o balanço da sua equipa no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão e ficámos a saber que o clube esteve para não participar na retoma por se sentir prejudicado pela lei das inscrições. O treinador recorda também que ao longo do campeonato ficou impedido de utilizar um grande número de jogadores por lesão mas ainda assim, considera que a equipa fez um excelente campeonato.

 

Em relação à próxima época, Álvaro Mendes adianta que foi convidado para continuar no Zambujalense mas fez também saber que tem em mãos uma proposta muito boa de um clube da 1.ª Divisão. Nos próximos dias será tomada a decisão.  


 

“Estivemos para não participar neste reinício de campeonato. Isso foi discutido durante muito tempo porque nos sentimos altamente prejudicados com a alteração da lei de inscrição de jogadores. Inicialmente foi-nos dito que poderíamos inscrever jogadores oriundos de equipas que não estavam em competição. Nós, tínhamos dois jogadores do Sesimbra que estavam connosco desde Janeiro que não foram inscritos porque o campeonato parou. Na retoma do campeonato fizemos as inscrições mas para nosso espanto, uma semana antes de começar, as inscrições foram mandadas para trás porque ao contrário do que tinha sido dito, só podíamos inscrever jogadores de equipas que tinham desistido. Pelos vistos, a lei foi alterada à última da hora, mas que nós fomos claramente prejudicadas é um facto”, disse Álvaro Mendes que sofreu também outro revés.

 


“Para agravar a situação tivemos dois jogadores que foram para a Elite do futebol de praia (João Cabral e Mantorras), estando um deles (João Cabral) na selecção nacional, onde já foi utilizado e a quem aproveito para dar os parabéns. Para além disso tivemos também a infelicidade de ter três lesões graves, o Luís Mantorras ainda voltou a jogar mas o Canana e o Mafra, não. Depois, o nosso maior reforço, o Teixeirinha (ex-Alfarim) que também se lesionou com gravidade após ter sido massacrado em dois jogos, lesionou-se no joelho, foi operado, e não deu mais o seu concurso à equipa. Se fizermos as contas verificamos que ficámos sem 7 ou 8 jogadores que tinham fortes possibilidades de serem titulares. Mas, mesmo assim, creio que fizemos um excelente campeonato. Tivemos dois momentos menos bons no Monte de Caparica e agora na Trafaria, mas aí cerca de 60 a 70% da responsabilidade teve a ver com factores externos ao jogo que nos fizeram perder a cabeça, sofrendo uma goleada”.

 

Na opinião de Álvaro Mendes, “o campeonato teve alguns erros de arbitragem porque os árbitros também não vieram em grande forma após a retoma. Quanto ao resto, tanto um grupo como o outro tinham equipas de qualidade e houve jogos muito competitivos. No nosso caso poderíamos ter feito mais um ou outro ponto, mas também fomos vítimas de alguns erros de arbitragem. Os jogadores deram tudo o que tinham e estão de parabéns. Não tenho dúvidas nenhumas que, se conseguir manter este grupo e com os jogadores recuperados, o Zambujalense para o ano será certamente um fum forte candidato à subida de divisão”.


 


O treinador do Zambujalense aproveitou também para dar os “parabéns ao Monte de Caparica e ao Trafaria pela subida de divisão e pedir desculpa por algum comportamento menos bom que tive, especialmente no último jogo, mas como nós não somos de ferro, por vezes exageramos. Contudo, porque o futebol não é uma guerra quando os jogos acabam, tudo fica bem. Agora vamos de férias, espero que quando for altura de regressar o Covid já se tenha ido embora”.

 

Em relação à próxima época e ao seu futuro como treinador, Álvaro Mendes disse que “o Zambujalense já manifestou interesse na minha continuidade, só tenho que agradecer ao presidente que tem tido um comportamento sensacional comigo, mas a verdade é que tenho uma proposta muito boa de um clube da 1.ª Divisão. Até ao final do mês devo tomar a decisão mas se porventura essa hipótese não se consumar provavelmente continuarei no Zambujalense onde fui muito bem tratado e o projecto para o ano é deveras ambicioso”.

 



loading...