Pages

sábado, 31 de julho de 2021

FUTEBOL DE PRAIA»» Alfarim vence Série Setúbal

 

 

São Domingos vai disputar a prova de acesso que será sorteada 2.ª feira, às 16 horas…

 

 

ALFARIM VAI AGORA LUTAR PELA SUBIDA Á DIVISÃO DE ELITE

 

 


Alfarim garante apuramento directo para a segunda fase onde o São Domingos também pode chegar se vencer o play-off  

 

 

 


O Grupo Desportivo de Alfarim, ao concluir a fase regional do Campeonato Nacional de Futebol de Praia em primeiro lugar, garantiu o apuramento directo para a segunda fase da competição, a realizar na Nazaré, que permite lutar pelo regresso à Divisão de Elite.

 

À partida para a última jornada havia três equipas envolvidas na luta pelo apuramento, com duas delas (São Domingos e Charneca de Caparica) a defrontarem-se e a outra (Alfarim) na disputa de um dérbi.



 


No primeiro jogo do dia o São Domingos conseguiu aquilo que queria e com a vitória alcançada (11-3), que foi a mais dilatada da jornada, liquidou por completo as aspirações do Charneca de Caparica, que acabou por ficar em terceiro lugar.

 

O Alfarim precisava de ganhar para chegar ao fim em primeiro lugar e garantir desde logo a presença na fase que vai decidir o título de campeão e a consequente subida de divisão.

 


Porque se tratava de um dérbi, não se previa tarefa fácil para os alfarinheiros mas a verdade é que estes se impuseram de forma categórica, resultando daí a vitória por 5-0, com golos marcados por Mantorras, Paulo Victor, Rui Cláudio, Danny e Rui Santos.
 

 


Com esta vitória a equipa de Alfarim conquistou o título de campeão da Série Setúbal, mais um troféu para a sua montra onde se encontra já a taça de campeão nacional.



 

Nos outros jogos da jornada houve muito equilíbrio, o Sesimbra venceu a Quinta do Conde por 4-3 após prolongamento, depois de 3-3 no final do tempo regulamentar, e o Barreiro Stara Zagora levou a melhor sobre os Pescadores da Caparica no desempate por penaltis.

 


Resultados da 7.ª jornada: São Domingos 11 Charneca de Caparica 3; Sesimbra 4 Quinta do Conde 3, após prolongamento; Zambujalense 0 Alfarim 5; Barreiro Stara Zagora 5 Pescadores da Caparica 4, nos penaltis, depois 3-3 no fim do prolongamento.

 

Classificação Final: 1.º lugar, Alfarim 17 pontos; 2.º lugar, São Domingos, 17 pontos; 3.º Charneca de Caparica, 12 pontos; 4.º lugar, Zambujalense, 9 pontos; 5.º lugar, Sesimbra, 8 pontos; 6.º lugar, Quinta do Conde, 7 pontos; 7.º Pescadores da Caparica, 3 pontos; 8.º lugar, Barreiro Stara Zagora, 2 pontos.  

ALMADA»» Plantel em fase de construção

 


Nove renovações e cinco aquisições…


 

DAVID MASIDE É O NOVO TREINADOR DA EQUIPA DE FUTEBOL SÉNIOR


 

Rúben Guerreiro será adjunto e Paulo Loureiro treinador de guarda-redes. Ricardo Bulhão e David Pinto, que jogavam no Barreirense, são reforços já assegurados.

 

 

 


O Almada Atlético Clube já começou a preparar a nova época desportiva. O primeiro passo a ser dado foi no sentido de preencher a vaga deixada em aberto com a saída do treinador Ricky Nelson, que, por questões profissionais e pessoais, regressou a Inglaterra, não sendo possível dar continuidade ao projecto que iniciou na época de 2020/2021.

 

Assim sendo, o Almada Atlético Clube convidou David Maside, de 34 anos, para exercer o cargo de treinador principal, que aceitou. Rúben Guerreiro irá desempenhar as funções de treinador adjunto e Paulo Loureiro (um homem da casa) terá a missão de preparar os guarda-redes.


 

David Maside, 34 anos, depois de três experiências como treinador adjunto no Amora, Desportivo Fabril e Académico de Viseu, assume agora no Almada, pela primeira vez, o cargo de treinador principal. O filho de Rui Maside, na época de 2019/20 fez uma perninha nos Pescadores como jogador e nessa condição passou também pelo Amora, Charneca de Caparica, Barreirense, Fabril, Olímpico, Crato, Gavionenses, Eléctrico, Igreja Nova, Sertanense e Messinense. Nas camadas jovens representou o Abrantes, Eléctrico e Ginásio de Corroios.

 

Rúben Guerreiro, 32 anos, com um vasto percurso como jogador e passagem por Alcochetense, Barreirense, Desportivo Fabril, Casa Pia, Cova da Piedade onde fez grande parte da sua formação, e Sporting, em infantis e iniciados, vai ter a sua primeira experiência como treinador.

 

Com a equipa técnica formada as atenções viraram-se depois para a constituição do plantel que está ainda em fase embrionária mas já com algumas certezas.

 


Joel Correia, Pedro Freitas, Rúben Leston, Denis Morais, Jeffrey Rodrigues, João Pereira, Pedro Ferreira, Ivan Landim e Paulo Ramos são jogadores que vão continuar a vestir a camisola do clube almadense e a estes juntam-se, para já, como reforços, Carlos André (Barreiro Stara Zagora), Ricardo Bulhão e David Pinto (ex-Barreirense), Tiago Campos (ex-Charneca de Caparica) e Chiquinho (Belenenses, Fut. Praia).

 

Ricardo Bulhão, 34 anos, defesa-esquerdo, representou na época transacta o Alcochetense mas no seu currículo contam-se também passagens pelo Barreirense, Cova da Piedade, Loures, Oeiras, Carregado, Atlético, Sintrense, 1.º Dezembro, e nas camadas jovens SL Benfica, desde as escolinhas aos juniores.


 

David Pinto, médio de 31 anos é também reforço do Almada para a nova época desportiva. Deu os primeiros pontapés na bola no Ginásio de Corroios, depois passou pelo Estrela da Amadora, Atlético, Alfarim, C. Piedade, Alcochetense e Barreirense.

 

Carlos André, 36 anos, defesa, actualmente joga futebol de praia no Barreiro Stara Zagora, mas antes disso representou o Fabril, Barreirense, Joane e V. Setúbal.

 

Chiquinho, 33 anos, avançado, na época passada jogou futebol de praia no Belenenses. Antes disso, jogou futebol no Grandolense, Almada, Amora, Louletano, Barreirense, Moura, Caldas, Rio Maior, Estoril e Ginásio de Corroios.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

JUNIORES»» Campeonato Nacional começa a 7 de Agosto

 


 No Estoril e Vila Franca de Xira…


 

VITÓRIA DE SETÚBAL E AMORA JOGAM FORA DE CASA NA PRIMEIRA JORNADA

 

 


Depois da paragem de ano e meio devido à pandemia de Covid-19, o Campeonato Nacional de Juniores da 1.ª Divisão está de volta com a realização da primeira jornada, no dia 7 de Agosto.

 

Na temporada de 2019/2020 ainda se disputou a primeira fase, mas a segunda parou definitivamente a 7 e 8 de Março de 2020. Já este ano, em Maio e Junho, a Federação Portuguesa de Futebol promoveu um torneio, mas sem valor competitivo.



O formato para a época 2021/22 mantém-se o mesmo: na primeira fase participam 24 equipas divididas por duas séries (Norte e Sul), com os quatro primeiros de cada a passarem para a fase de apuramento de campeão. Os oito restantes de cada série vão disputar a permanência, com os três últimos a descerem à 2.ª Divisão. 


De acordo com o sorteio realizado, os jogos da 1.ª jornada são os seguintes:


Série Norte: Oliveirense - Gil Vicente; Tondela - V. Guimarães; Rio Ave – Vizela; Famalicão - P. Ferreira; Feirense - FC Porto; Leixões - Braga.

 


Série Sul:
Estoril - V. Setúbal; Sacavenense – Sporting; Académica – Alverca; Vilafranquense – Amora; Belenenses – Nacional; U. Leiria - Benfica.


 

Como se pode verificar, Vitória de Setúbal e Amora começam o campeonato fora de casa, acontecendo o mesmo ao Sporting e Benfica.

 

Na segunda jornada, marcada para 14 de Agosto, o Vitória de Setúbal recebe o U. Leiria no Campo Municipal da Várzea e o Amora joga no Campo do Serrado com a Académica de Coimbra.

 

VEJA AQUI O CALENDÁRIO COMPLETO DA COMPETIÇÃO

 

LIGA BPI»» Amora começa com o Atético, na Tapadinha

 


Campeonato tem início a 5 de Setembro…


NA PRIMEIRA FASE JOGA TRÊS VEZES EM CASA E QUATRO EM TERRENO ALHEIO 



Decorreu esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, o sorteio da 1.ª fase da liga BPI para a época 2021/22, que vai ser disputado por 16 equipas distribuídas por duas séries (Norte e Sul), de acordo com a sua localização geográfica.


O sorteio ditou que, na primeira jornada, a Sul, o SL Benfica, campeão em título, receba o CA Ouriense, e o Sporting, segundo classificado na época anterior, se desloque à Madeira para defrontar o Marítimo. 



Na segunda jornada há dois jogos “grandes”, Sporting – Benfica e Famalicão – SC Braga.


No que respeita ao Amora, de acordo com o sorteio realizado, na primeira fase vai realizar três jogos em casa (Marítimo, Torreense e Ouriense) e quatro em terreno alheio (Atlético, Benfica, Estoril e Sporting).


A Norte, o SC Braga, que ficou em terceiro lugar na edição anterior, inicia a competição em casa frente ao Gil Vicente e o Famalicão, quarto classificado da época passada, vai jogar ao terreno do Albergaria. 


Eis os jogos da primeira jornada, na Zona Sul: Torreense – Estoril; Marítimo – Sporting; Benfica – Ouriense; Atlético – Amora.


Zona Norte: SC Braga – Gil Vicente; Valadares Gaia – Varzim; Clube Albergaria – Famalicão; Condeixa – Vilaverdense.



A primeira jornada está agendada para o dia 5 de Setembro.


Na primeira fase, os clubes jogam todos entre si, uma vez, numa competição por pontos. No final os quatro melhores classificados vão disputar o apuramento de campeão e os restantes a manutenção e descida. 

 

CONSULTE AQUI O CALENDÁRIO COMPLETO


FUTEBOL DE PRAIA»» Fase distrital termina este sábado

 


Última jornada é decisiva…


 

ALFARIM, SÃO DOMINGOS E CHARNECA DE CAPARICA LUTAM PELA PASSAGEM À FASE SEGUINTE

 

 



Termina amanhã, sábado, dia 31 de Julho, com a realização da 7.ª jornada, a fase distrital do Campeonato Nacional de Futebol de Praia que se tem vindo a realizar no Estádio Multiusos de Areia, na Quinta do Conde.

 

Os jogos que encerram a prova na região, são os seguintes: São Domingos – Charneca de Caparica (9h 30m); Barreiro Stara Zagora – Pescadores (11 h); Zambujalense – Alfarim (15h 30m) e Sesimbra – Quinta do Conde (17 h).


 

De todos estes jogos, há dois que sobressaem pela importância que têm, o São Domingos - Charneca de Caparica e o Zambujalense - Alfarim.  


Para a segunda fase da competição é apurado directamente o primeiro classificado. Os segundos classificados de Bragança, Porto, Leiria e Setúbal disputam entre si o play-off de acesso já garantido pelo Alfarim, independentemente daquilo que vier a acontecer nesta jornada. 

 

Seja como for, uma coisa é certa, na luta pelo apuramento (directo ou indirecto) para a segunda fase estão envolvidas três equipas, Alfarim e São Domingos que repartem o primeiro lugar com 14 pontos e o Charneca de Caparica, terceiro classificado com 12 pontos.

 

SEIXAL CLUBE 1925»» Novos projectos para este ano

 


Essenciais para o desenvolvimento do clube…

 


A GRANDE NOVIDADE É A CONSTRUÇÃO DE UM SALÃO NOBRE QUE FICARÁ COM VISTA SOBRE OS RELVADOS

 


Na vertente desportiva, o presidente do clube, Hugo Rodrigues, diz que o basquetebol vai de vento em popa e que no futebol é para manter a aposta na formação.

 

 


 O Seixal Clube 1925 tem projectado alguns melhoramentos no Estádio Municipal do Bravo no sentido de colmatar lacunas existentes nas suas infra-estruturas.

A grande novidade é a construção no estádio de um salão nobre que incluirá uma sala de reuniões, uma área de trabalho administrativo e outra área para apoio ao projecto social que tem vindo a ser desenvolvido pelo clube.


O salão nobre será construído por cima do edificado já existente, que está com problemas de infiltração, e no dizer do presidente da direcção, Hugo Rodrigues, funcionará como um miradouro sobre os relvados.



“A importância desta obra é enorme. No projecto de reabilitação do Estádio do Bravo não se projectaram determinadas áreas, o projecto estava carente de algumas nomeadamente no que diz respeito a uma sala de reuniões e uma sala para apoio administrativo. É isso que vamos fazer agora para dotar o Estádio Municipal do Bravo de melhores condições de trabalho para fazer face ao crescimento do clube”, começou por dizer ao nosso jornal o presidente do clube.


“O salão nobre vai ser construído por cima do edificado já existente, no edifício central onde está a secretaria, que tinha problemas de infiltração. A Câmara Municipal do Seixal deu um apoio financeiro para o projecto que apresentámos, em função dos problemas existentes e nós, com algum dinheiro que conseguimos amealhar, aliás, o maior investimento será mesmo do clube, vamos construir o salão nobre que vai ter como principal característica uma grande amplitude de visão que irá funcionar como um miradouro sobre os dois relvados do estádio municipal”, esclareceu Hugo Rodrigues.



Em relação à nova época desportiva, o dirigente seixalense adiantou que “no basquetebol vamos manter as dinâmicas. Ainda na semana passada tivemos um atleta da nossa formação ser internacional. Vai tudo de vento em popa, por isso vamos continuar com a mesma dinâmica. No que respeita ao futebol, a nossa aposta continua a ser claramente na formação, foi nesse sentido que escolhemos o Nelson Costa para treinador da equipa sénior”.



E, continuando adiantou: “a nossa ideia passa pela continuidade da maior parte dos atletas da época anterior mas sabemos que não vai ser fácil devido aos subsídios que grande parte dos clubes da 1.ª divisão distrital está a oferecer aos atletas. O Seixal é um clube com visibilidade e isso faz com que os nossos atletas sejam reconhecidos e recebam propostas mais vantajosas mas ainda assim vamos tentar manter a maior parte deles e depois cirurgicamente tentaremos acrescentar valores ao plantel que poderá vir a receber também alguns jogadores dos sub-22. O principal objectivo é consolidar a equipa sénior na 1.ª Divisão Distrital”.


Para além do que foi referido os seixalenses têm projectado outros projectos que querem ver concluídos ainda este ano, conforme referiu o presidente da direcção.



“Iremos proceder à abertura do bar do estádio, serão construídos balneários de apoio no campo n.º 2, vamos também apresentar um projecto para fazer crescer esse campo que tem um tamanho muito reduzido e não permite a realização de jogos oficiais de futebol de 11 e temos queremos também construir um posto médico que é outra lacuna existente, bem como uma sala para os treinadores poderem reunir e preparar os treinos e os jogos”.


Entretanto, voltando ao futebol, importa dizer que os seixalenses já começaram a apresentar o plantel para a nova época desportiva. Neste sentido, já foi anunciada a renovação com João Marcelino, Pedro Costa, Bruno Corte Real e Duarte Brás.

LIGA 3»» Amora joga os três primeiros jogos, como visitado, no Estádio Alfredo da Silva

 


Será também a “casa” do Oriental Dragon…

 

OBRAS NO COMPLEXO MUNICIPAL CARLA SACRAMENTO LEVAM AMORA A JOGAR NO BARREIRO

 





O Grupo Desportivo Fabril, em comunicado, deu conta do acordo estabelecido com o Oriental Dragon Football Club para a realização dos seus jogos no Campeonato da Liga 3 da época 2021/22, como visitado, no Estádio Alfredo da Silva.


 

No mesmo comunicado, o Desportivo Fabril informa ainda que, para a mesma competição, também o Amora Futebol Clube vai realizar os seus primeiros três jogos, como visitado, no Estádio Alfredo da Silva.


 


A propósito recorda-se que devido à impossibilidade de utilizar o Estádio da Medideira, por falta de condições, o Amora indicou à FPF como “sua casa” o Complexo Municipal Carla Sacramento que se encontra em obras. Neste sentido, vai receber no Estádio Alfredo da Silva no dia 22 de Agosto, o Cova da Piedade (2.ª jornada); no dia 19 de Setembro o Oriental Dragon (4.ª jornada) e no dia 3 de Outubro a U. Leiria (5.ª jornada).  

 

O clube fabril adianta que havendo a possibilidade de existência de público, os sócios do Grupo Desportivo Fabril terão entrada gratuita.


 

Independentemente do acordo estabelecido com os dois clubes, os jogos do Grupo Desportivo Fabril no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, na condição de visitado, estão salvaguardados.

quinta-feira, 29 de julho de 2021

CAMPEONATO DE PORTUGAL»» Miguel Pinéu no Idanhense

Ricardo Cravo é treinador adjunto…


 

JOGADOR CONTINUA NA REGIÃO DE CASTELO BRANCO MAS TROCOU A SERTÃ POR IDANHA-A-NOVA

 




Miguel Pinéu, lateral-direito de 25 anos, que na época passada foi um dos jogadores que mais se destacou no Sertanense, onde realizou 22 jogos sempre como titular e ostentava a braçadeira de capitão, no Campeonato de Portugal, vai representar esta época o Idanhense promovido agora ao quarto escalão do futebol nacional.


Com um vasto percurso no futebol, Miguel Pinéu começou a praticar futebol com 10 anos no Grupo Desportivo de Fernão Ferro, depois ingressou na Escola António Pica, representou o Belenenses, Ginásio de Corroios, Barreirense, Vitória de Setúbal, Naval (Figueira da Foz), Alfarim, Fátima, Moura, Aljustrelense, Atlético, Pinhalnovense, Amora, Sacavenense, Olímpico do Montijo, Oliveira do Hospital e Sertanense.



A equipa de Idanha-a-Nova (Castelo Branco), que participa pela primeira vez no Campeonato de Portugal, tem como treinador principal Vasco Guerra, de 38 anos, que vai cumprir a sua terceira época no clube e da equipa técnica fazem parte também Ricardo Cravo e Guilherme Giovety.


Do plantel para esta época de 2021/2022 fazem parte alguns jogadores que já actuaram no distrito de Setúbal, como é o caso de Bruno Jesus, Bernardo Dias, Diogo Lobo, Rúben Ribeiro, Karamoko, Alphonse Mendes que, curiosamente, todos eles passaram pelo Olímpico do Montijo).

FUTEBOL JUVENIL»» Escola D. João I esteve em grande na Iberleague

 

 

Conquistou dois títulos na fase regional …


 

TEM SETE EQUIPAS APURADAS PARA A FINAL NACIONALQUE SE DISPUTA EM CASCAIS

 




A Escola de Futebol D. João I teve uma prestação brilhante na fase regional (Setúbal e Lisboa) do torneio nacional Iberleague que decorreu durante o mês de Julho.

 

As equipas dos escalões de 2011 e 2010 foram campeãs ao derrotarem o Belenenses e as dos escalões de 2012 e 2009 também marcaram presença na final mas não conseguiram o título, sendo de salientar o facto do escalão 2009 só ter cedido nos penaltis.


 

A equipa 2007 nas meias-finais empatou 1-1 e, também nos penaltis, ficou de fora da grande decisão.

 

Escalões de base como 2013 e 2014 garantiram o pódio e foram também apuradas para a final nacional.

 

As gerações de 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009 e 2007 foram apuradas para a grande final nacional que se disputa entre 16 e 22 de Dezembro, em Cascais.

 


Pedro Machado, também conhecido por treinador Dito, o grande impulsionador do projecto, em declarações ao nosso jornal adiantou que “foi um mês intenso com dezenas de jogos de todos os escalões inscritos da D. João I. Era o que procurávamos, competir com a maior qualidade possível, colocar o maior número de jogadores em acção e, como não podia deixar de ser, estar nas decisões finais e lutar pelos títulos. Este torneio também permitiu preparar o arranque da próxima época e em Dezembro temos a final nacional”.

 

 


O responsável pela Escola D. João I deixou também “uma palavra especial para as equipas que não conseguiram a fase final nacional e para as que conseguiram. Todas lutaram com garra e ambição e, quando assim é, temos que ficar todos muito satisfeitos”.

 

 

Por fim, deixou também “uma palavra de agradecimento a todo o staff D. João, coordenadores, team manager, treinadores e aos pais e familiares por conseguirmos este mês louco de jogos e sempre disponíveis com a máxima dedicação”.

 

Na Escola de Futebol D. João I, a nova época desportiva tem início dia 1 de Setembro “com a confiança redobrada e com o desejo de estar sempre presente nas fases finais dos campeonatos, como é costume”.