Pages

sexta-feira, 31 de março de 2023

ARBITRAGEM»» Nomeações para o dia 2 de Abril (AF Setúbal)

Rui Ribeiro (Barreiro) no Olímpico do Montijo – Trafaria…

 


TIAGO BOLEGAS (SETÚBAL) ESTÁ NOMEADO PARA O COMÉRCIO INDÚSTRIA – BARREIRENSE

 



Tiago Bolegas, árbitro da categoria C5 Elite, pertencente ao Núcleo de Setúbal, foi escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal para apitar o Comércio Indústria – Barreirense, o jogo mais relevante da 27.ª jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, que se realiza no Campo da Bela Vista, em Setúbal, por se tratar de um confronto entre os dois primeiros classificados que se encontram separados apenas por três pontos. 


 


Para a recepção do segundo classificado [Olímpico do Montijo] ao Trafaria foi nomeado Rui Ribeiro (Barreiro); para o Palmelense – Alcochetense, Henrique Carvalho (Almada / Seixal); e, para o Quinta do Conde – Botafogo, Francisco Veiga (Setúbal).


Na 2.ª Divisão Distrital será de salientar a presença de João Marques (Almada / Seixal), árbitro dos quadros nacionais, categoria C4, no Seixal – Lagameças e Cristiano Lopes (Pinhal Novo) no duelo entre as equipas “B” do Fabril e Vitória Futebol Clube.


Eis o quadro completo das nomeações para as competições mais importantes do futebol setubalense…  

 

 

I DIVISÃO DISTRITAL

27.ª Jornada

Árbitros

Palmelense - Alcochetense

Henrique Carvalho (Almada / Seixal)

Martim Tomé e André Pacheco

Observador: José Garcia

Pescadores - Grandolense

André Vasques (Setúbal)

Ruben Bolegas e João Paixão

Com. Indústria - Barreirense

Tiago Bolegas (Setúbal)

 Alexandre Silva e André Pessoa

Observador: Manuel Pinho

Amora "B" - Banheirense

Pedro Ferreira (Setúbal)

Ivan Grilo e Filipe Costa

Moitense - Monte de Caparica

Bruno Silva (Barreiro)

 

Ruben Dimas e Daniel Jesus

 

Observador: Luís Ramos

V. Gama - Águas de Moura

Miguel Martins (Setúbal)

André Batista e Hugo Almeida

Charneca - Sesimbra

Bruno Costa (Barreiro)

Ulisses Nascimento e Pedro Carapinha

Quinta do Conde - Botafogo

Francisco Veiga (Setúbal)

Eurico Vilela e Tiago Viegas

Observador: Paulo Jorge

Olímpico - Trafaria

Rui Ribeiro (Barreiro)

Lucas Nunes e Catarina Mendes

Observador: Mário Dionísio

II DIVISÃO

Fase Final - 7.ª jornada

Seixal - Lagameças

João Marques (Almada / Seixal)

Rui Chixareiro e José Frade

Juv. Sarilhense - U. Santiago

Mário Quendera (Pinhal Novo)

Tomás Silva e Sónia Viegas

Fabril "B" - Vitória "B"

Cristiano Lopes (Pinhal Novo)

Miguel Bento e Eduardo David

Almada - Alfarim

André Guerreiro (Barreiro)

Miguel Jacob e Diogo Martins

II Divisão - Taça Distrital

6.ª jornada

Santo André - Brejos de Azeitão

Rodrigo Esteves (Almada / Seixal)

Henrique Pires e Sara Cunha

Pinhalnovense - Samouquense

André Reis (Barreiro)

Hugo Morais e Duarte Arroja

Sp. Vinhense - Corroios

André Leiroa (Almada / Seixal)

Diego Silva e Leonardo Fernandes

Afonsoeirense - Pelezinhos

Vitalício Fernandes (Almada / Seixal)

Guilherme Pinto e Daniela Poejo

Zambujalense - Melidense

Gonçalo Veríssimo (Setúbal)

Fábio Duque e Daniel Ferreira

1.ª GALA DO DESPORTO DO CONCELHO DO SEIXAL

 

Sábado, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha…

 

MUNICÍPIO PRESTA HOMENAGEM A ATLETAS QUE SE DISTINGUIRAM NA ÉPOCA TRANSACTA

 


Presentes vão estar campeões regionais e nacionais, vencedores de títulos internacionais e representantes da Selecção Nacional em provas oficiais, num total de 547 atletas

 

 

 


O Pavilhão Municipal da Torre da Marinha foi o local escolhido para a realização da 1.ª Gala do Desporto do Concelho do Seixal que tem como objectivo homenagear os atletas e as equipas que se distinguiram na época transacta mais propriamente no período compreendido entre o dia 1 de Setembro de 2021 e 31 de Agosto de 2022).

 

A iniciativa levada a efeito pela Câmara Municipal do Seixal realiza-se no sábado, dia 1 de Abril, tem início às 21 horas e conta com a presença de 547 atletas, em representação de 77 clubes.

 

 

“Esta gala é uma forma de reafirmarmos os nossos valores desportivos e de reconhecer publicamente os atletas e as equipas que se distinguiram recentemente. Este é um concelho com tradições no desporto, que queremos preservar e valorizar, respeitando a máxima do Desporto para Todos que já é uma imagem de marca deste município, que faz um forte investimento nesta área”, refere a propósito o presidente da autarquia, Paulo Silva.

 

O concelho do Seixal é reconhecido pela forte dinâmica do seu movimento associativo e pelas inúmeras conquistas desportivas dos seus atletas, factores que contribuem, não só para a afirmação dos clubes desportivos, mas também dos seus inúmeros praticantes, pelo que a realização da I Gala do Desporto do Concelho do Seixal – evento anual de reconhecimento público dos agentes desportivos (atletas e equipas) que se distinguiram na época anterior, faz todo o sentido para a autarquia.



Serão atribuídos prémios aos praticantes e equipas de modalidades individuais e colectivas, nomeadamente aos campeões regionais e nacionais, vencedores de títulos internacionais e representantes da Selecção Nacional em provas oficiais.

 

Importa ainda referir que serão apenas reconhecidas modalidades e resultados homologados por associações distritais ou regionais de modalidade, assim como federações desportivas nacionais e internacionais.

 

E serão considerados para nomeados os praticantes inscritos em clubes ou associações do concelho, assim como praticantes que tenham obtido um desempenho desportivo de destaque e que residam no concelho do Seixal.

quinta-feira, 30 de março de 2023

LIGA 3»» Fase de Subida vai ter VAR

Foi anunciado esta quinta-feira pela FPF…

 

FERRAMENTA DE APOIO AOS ÁRBITROS ESTARÁ DISPONÍVEL NOS JOGOS DAS DECISÕES DA SUBIDA DE DIVISÃO

 

 


À semelhança do que aconteceu na época passada, a fase de subida da Liga 3, que tem início esta sexta-feira (com a realização do Belenenses – Lank Vilaverdense), terá tecnologia VAR em todos os jogos.

 

Depois desta fase, que termina no dia 7 de Maio, haverá igualmente VAR no play-off a duas mãos (nos dias 14 e 20 de Maio) entre os segundos classificados, bem como no jogo da final e nos dois jogos do play-off entre o vencedor deste e o antepenúltimo classificado (16.º) da Liga 2.

CICLISMO»» Odemira recebe troféu José Poeira

Este fim-de-semana, sábado e domingo…

 


ZAMBUJEIRA DO MAR, VILA NOVA DE MILFONTES E BOAVISTA DOS PINHEIROS SÃO LOCAIS DE PARTIDA

 

  


O concelho de Odemira vai receber a 8.ª edição do Troféu José Poeira, no próximo fim-de-semana, dias 1 e 2 de Abril, que engloba duas etapas da Taça de Portugal de Paraciclismo e Taça de Portugal de Ciclismo, na categoria de Juniores.

 

Para o dia 1 de Abril estão agendadas a 1.ª etapa da Taça de Portugal Paraciclismo, pelas 14 horas e a 1.ª etapa da Taça de Portugal de Ciclismo Juniores, pelas 15 horas, ambas com início na Zambujeira do Mar, num percurso contra-relógio individual de 23,4 km.


 

Para a manhã do dia 2 de Abril estão agendadas a 2.ª etapa da Taça de Portugal de Ciclismo Juniores e a 2.ª etapa da Taça de Portugal Paraciclismo.

 

A 2.ª etapa da Taça de Portugal de Ciclismo Juniores terá início pelas 10.20 horas, com partida simbólica na Avenida Marginal em Vila Nova de Milfontes e meta na vila de Odemira, num percurso de 129 km.

 

A 2.ª etapa da Taça de Portugal Paraciclismo será realizada na localidade de Boavista dos Pinheiros, a partir das 11 horas.  


 

A organização pertence à Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Município de Odemira.

 

O Troféu José Poeira presta homenagem ao odemirense que ingressou no ciclismo em 1977, construindo uma carreira de sucesso na competição e que é actualmente o Seleccionador Nacional das categorias Elites, Sub-23, Juniores e Cadetes.

PAULO CATARINO»» Ex-treinador do Comércio Indústria

 

A saída nada tem de misterioso…

 

“NADA DO GRANDE TRABALHO QUE O COMÉRCIO TEM FEITO É DA MINHA RESPONSABILIDADE”

 


“A metodologia de treino e a ideia de jogo são da grande competência do responsável máximo da equipa técnica, mesmo que o seu nome não conste na ficha de jogo”, refere a propósito Paulo Catarino.

 

 


A saída de Paulo Catarino do comando técnico do Comércio Indústria, que está a realizar um excelente campeonato, causou alguma surpresa na opinião pública. 



Com o objectivo de esclarecer o que de facto se passou, convidámos o ex-treinador da equipa sadina a falar sobre o assunto. 



Quer explicar porque deixou o comando técnico do Comércio Indústria?

Primeiro gostava de realçar que aceitei falar sobre a minha saída do Comércio Indústria por respeito e consideração ao José Pina que merece sem dúvida uma palavra de apreço pela divulgação que faz do futebol distrital. A saída não tem nada de misterioso porque nunca fui o treinador principal, apenas fazia parte de uma equipa técnica de 5 ou 6 elementos. Como tal, e para que fique esclarecido na opinião pública, nada do grande trabalho que o Comércio tem feito é da minha responsabilidade. A metodologia de treino e a ideia de jogo é tudo fruto da grande competência da pessoa que é o responsável máximo da equipa técnica, mesmo que o seu nome não conste na ficha de jogo. A minha saída acontece porque senti que o pouco contributo que dei estava esgotado e na minha vida tudo é mais importante que ser treinador de futebol. Algumas preocupações a nível de saúde também contribuíram para a minha decisão, assim como o facto de ser treinador amador e ter que pensar em outros caminhos que não o futebol.


 

Considera positiva a sua passagem pelo clube?

Sim, considero. O Comércio Indústria é um clube de que gosto muito e tem pessoas fantásticas. Por isso, aproveito para agradecer a todos com quem convivi diariamente pela forma como sempre me trataram, desde os elementos da equipa técnica que estiveram e saíram; Jorge Arruda e Bruno, e até os que estão, Laurentino, Daniel, Caneco e Rijo, passando pelos directores António, Valdo e Cancela, o João do corpo clínico, o grande Zé sempre disponível para tudo, a Susana da rouparia, até ao presidente Vítor Augusto e ao grande Tavira por tudo o que tem feito no clube. Um agradecimento especial à pessoa que me convidou para o acompanhar, ele sabe quem é. E também aos jogadores que são miúdos extraordinários carregados de qualidade humana e futebolística.

 

O campeonato está a entrar na fase derradeira. É da opinião que tudo se vai decidir entre Comércio e Barreirense porque o Olímpico já está longe?

À partida já se antevia uma luta entre os três da frente. O Barreirense tem uma excelente equipa técnica, um orçamento para ter os excelentes jogadores que tem. O Montijo igual, e o Comércio já com dois ou três anos a ficar no top 3 que precisou de alguns retoques no início da época para poder estar onde está hoje. Mas existem muitas outras equipas no campeonato com excelentes jogadores e equipas técnicas que trabalham bem e por isso cada jogo é muito difícil de ganhar. Penso que será uma luta a três, há duas semanas atrás o Comércio estava a oito pontos e hoje está a depender apenas de si próprio. Este pode ser o ano do Comércio e seria muito justo porque sei o que esta equipa trabalha todos os dias, sei o carácter que todos eles têm, sei o sonho que todos carregam e como tal eles e a equipa técnica actual merecem sem dúvida tudo o que de bom acontecer.


 


Depois de ter sido adjunto no Torreense, Oriental Dragon e Amora, teve agora no Comércio Indústria a sua primeira experiência como treinador principal. É nesta situação que pretende continuar no futebol?

Foram experiências fantásticas em todos eles. No Torreense, três anos com o mister Rui Narciso, trabalhei com atletas como o Eustáquio e o Esgaio entre outros que hoje estão em patamares mais elevados. No Oriental Dragon, sob a liderança do mister Edmundo construímos um excelente grupo que não deu a mínima chance aos adversários de discutir a subida connosco. E no Amora com o mister Sandro Mendes foi feito um trabalho enorme em que falhámos a fase de subida no pormenor mas onde os adversários muitas vezes reconheceram que o Amora era a equipa que melhor jogava. Como já referi não era o treinador principal do Comércio Indústria e, muito sinceramente, não tenho essa ambição, porque sei bem que a minha forma de estar no futebol tem pouco ou nada a ver com a generalidade das pessoas que hoje andam por lá. Eu já referi muitas vezes que não mudo a minha forma de estar no futebol por nada, nem ninguém. Se não couber no futebol da forma que sou, prefiro nem fazer parte dele. O futebol não é vida ou morte é apenas um jogo que tem três resultados possíveis pelos quais podes lutar em todos eles. Não procuro ser o melhor treinador do mundo, mas sim a melhor pessoa do mundo, isso sim vale a pena e faz-me feliz.


 

Há algo mais que queira acrescentar?

Deixar apenas mais uma palavra aos atletas, a todos eles. Acreditem em vocês como acreditaram sempre, nunca ponham em causa o vosso valor enquanto atletas e homens e continuem a treinar da forma fantástica como o fazem todos os dias, vão falhar muitas vezes mas vão acertar muitas mais e no final fazem-se as contas. Obrigado pelo respeito e pelo carinho que sempre tiverem comigo. Serei o primeiro a ficar felicíssimo se atingirem o vosso objectivo e serei o primeiro a dar-vos um abraço se por acaso o objectivo não for conseguido.

BASQUETEBOL»» Galitos, Barreirense e Santo André vencem

No campeonato da Proliga …



JORNADA TOTALMENTE VITORIOSA PARA AS EQUIPAS DA REGIÃO

 


O GDESSA, que terminou a fase regular em 3.º lugar, vai disputar já a partir de domingo o play-off com as madeirenses da Escola Francisco Franco

 



A jornada do último fim-de-semana foi totalmente vitoriosa para as equipas da nossa região porque todas elas venceram; o Galitos, Santo André e Barreirense na Proliga e o GDESSA na Liga Feminina.

 

 

O Galitos levou a melhor no confronto realizado no Parque das Camélias, no Porto, com o Vasco da Gama, por 80-69, num jogo em que andou sempre na frente do marcador. A equipa do Barreiro que ganhou vantagem nos dois primeiros períodos (24-26 e11-19) foi para o intervalo a vencer por 10 pontos de diferença. No terceiro período a equipa da cidade invicta recuperou três pontos mas na parte final a formação da margem sul do Tejo voltou a ser mais forte e carimbou a vitória que foi inteiramente justa. O americano Tamyrik Fields foi o jogador que mais deu nas vistas com sete ressaltos, três assistências, dois roubos de bola e 21 pontos marcados.

 

 


Excelente foi também o resultado obtido pelo Santo André na Madeira onde derrotou o Galomar [primeiro classificado do Grupo de Promoção] por oito pontos de diferença (71-79). A equipa madeirense começou melhor e venceu o primeiro período (20-13) mas o Santo André deu a volta no segundo (11-25) e foi para o intervalo com mais sete pontos. No regresso dos balneários o Galomar venceu o terceiro período (26-20) e ficou apenas a um ponto mas no derradeiro quarto a formação do litoral alentejano voltou ao seu melhor (14-21) e no final cantou vitória. Keith Carter foi a grande figura do jogo com 37 pontos marcados, 13 ressaltos, sete assistências e seis roubos de bola.

 

 

No Grupo de Promoção o Galomar segue em primeiro lugar com 21 pontos, seguido do Portimonense com 20, Illiabum e Santo André com 19 e Galitos com 18 pontos.

 

 

No próximo sábado, o Santo André recebe o Vasco da Gama e no domingo há um confronto de Galitos, no Barreiro.

 

 

No Grupo de manutenção o Barreirense venceu o Sampaense em jogo realizado no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, por 90-87. A equipa forasteira superiorizou-se na primeira metade do encontro e foi para o intervalo a vencer por 44-39. O Barreirense entrou determinado em alterar o rumo dos acontecimentos e com um terceiro período de grande nível (31-21) passou para a frente do marcador, acabando por vencer uma partida que não foi nada fácil. Como tem sido hábito, Micah Downs foi o melhor jogador do Barreirense com 34 pontos, 11 ressaltos, 8 assistências e dois roubos de bola.

 

 

Com esta vitória a equipa do Barreiro colou-se aos adversários da manutenção sul seguindo todos com o mesmo número pontos. Na próxima jornada o Barreirense desloca-se à Maia. 

 

 

 

Liga Feminina

 

 

Na Liga Feminina jogou-se a última jornada da fase regular tendo o GDESSA vencido o Galitos (Aveiro) por 70-67. A diferença é curta mas o jogo foi inteiramente controlado e dominado pelo GDESSA embora na segunda parte a equipa aveirense tenha melhorado substancialmente a sua produção.

 

 

Concluída a fase regular a competição avança para a fase decisiva sendo já conhecidas as oito equipas que avançam para a disputa do título, bem como as que descem de divisão.

 

 

O GDESSA que terminou a fase regular em terceiro lugar vai agora disputar já no próximo domingo, dia 2 de Abril, a primeira ronda do play-off com as madeirenses da Escola Francisco Franco. Outros jogos, Benfica – Imortal; Sportiva – CAB Madeira e Esgueira – Quinta dos Lombos.

 

 

Galitos (Aveiro) e CP Natação asseguraram a manutenção enquanto Vagos e Olivais (Coimbra) desceram de divisão.