Pages

quarta-feira, 31 de maio de 2023

BANHEIRENSE»» Treino de observação para a equipa sénior

Sexta-feira, pelas 20 horas…

 

CLUBE ABRE AS PORTAS DO COMPLEXO DESPORTIVO A NOVOS JOGADORES

 



O União Banheirense, que terminou o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão em sétimo lugar com 52 pontos, e esteve 12 jogos consecutivos sem perder na segunda volta [entre a 22.ª e 33.ª jornada, com 9 vitórias e três empates], já trabalha na construção do plantel para a época desportiva de 2023/24.


Neste sentido, o clube acaba de anunciar que vai realizar um treino de observação para atletas que se mostrem interessados em representar o emblema presidido por Helena Mira, que tem Ricardo Jesus como treinador.



O treino referido terá lugar já na próxima sexta-feira, dia 2 de Junho, e terá lugar no Complexo Desportivo Avelino Costa Rodrigues, na Baixa da Banheira, às 20 horas. 


De salientar que a observação se destina apenas a jogadores que queiram integrar o plantel da equipa sénior.    

BARREIRENSE»» Troféu foi entregue no Campo da Verderena

Jogadores festejaram fortemente a conquista do título…

 


BARREIRENSE CONSAGRADO PELO TÍTULO DE CAMPEÃO DISTRITAL DA PRIMEIRA DIVISÃO 

 



Terminou o campeonato com 12 pontos de vantagem, foi a equipa mais concretizadora, a que mais vitórias obteve e a que aplicou mais goleadas.

 


 



O Futebol Clube Barreirense teve no passado domingo o momento de consagração pelo título de campeão distrital, brilhantemente conquistado esta época. Os adeptos corresponderam à chamada e marcaram forte presença no Campo da Verderena onde tiveram também a oportunidade de agradecer aos jogadores a excelente temporada que fizeram.


 

O último jogo do campeonato era com o Sesimbra que se encontrava na zona de despromoção e precisava de ganhar para alimentar o sonho de poder continuar na principal competição do futebol setubalense e o Barreirense só teve que respeitar o adversário.

 

A equipa sesimbrense começou melhor e adiantou-se no marcador com um golo de Fábio Freitas aos 28 minutos, mas a resposta da equipa comandada por Gonçalo Cruz não demorou e ao intervalo o Barreirense vencia por 2-1, com dois golos de Bruninho, marcados aos 32 e 45 minutos.

 

As notícias que chegavam de Cabanas não eram as melhores porque o Botafogo ao intervalo estava a ganhar e isso fez com que o Sesimbra desse tudo o que era possível e o esforço feito valeu a igualdade (2-2) que chegou com um golo de Tomás Dias, aos 75 minutos. Só que no minuto seguinte Bruninho voltou a fazer das suas e colocou de novo o Barreirense na frente do marcador que não sofreu alteração até ao fim, resultando daí a descida de divisão do histórico Grupo Desportivo de Sesimbra.


 


No final do jogo havia um misto de emoções, tristeza por parte dos sesimbrenses e alegria por parte dos barreirenses que festejavam a conquista do título. As medalhas aos jogadores e a taça de campeão foram entregues em cerimónia que contou com a presença do presidente da CM Barreiro, Frederico Rosa, e do presidente da AF Setúbal, Francisco Cardoso, entre outros.

 

A propósito do título a opinião é unânime; foi inteiramente merecido. Terminou o campeonato em primeiro lugar com 12 pontos de vantagem sobre o segundo classificado [Comércio Indústria], foi a equipa mais concretizadora com 91 golos marcados, teve a segunda defesa menos batida com 30 golos sofridos, o melhor marcador do campeonato [Bruninho, com 28 golos marcados], a equipa com mais vitórias [26], mais goleadas [9], e a equipa que teve o máximo de jogos sem perder (14).   

 

Os dez jogadores mais utilizados durante a época foram os seguintes: Janita (3265 minutos), Diogo Lobo (3149), Vítor Rodrigues (3060), Bruninho (2823), João Bandeira (2798), Heta (2702), Ety Lopes (2580), Diogo Lopes (2215), Cajó (2053), Fred Garcia (2013).

 

 

 “É um orgulho representar este clube”

 

João Bandeira, um dos jogadores que mais se destacou ao longo da época, deixou nas redes sociais, a seguinte mensagem:

 


"Termina esta época tal e qual como começou, com uma felicidade enorme. Felicidade por voltar a jogar pelo clube do meu coração. Felicidade por estar perto das pessoas que eu mais amo. Felicidade por ser campeão pelo FC Barreirense. Foram 10 meses de empenho máximo, onde sacrifiquei muito para estar ao meu melhor nível e poder ser importante para a minha equipa. Dei tudo o que tinha, sem nunca desfocar do que realmente interessava. Joguei lesionado, joguei doente, mas acima de tudo joguei sempre com amor e paixão. É um orgulho para mim representar este clube e poder ter os meus pequenos atletas da Academia presentes na Verderena semana após semana. Espero ter sido e espero continuar a ser um exemplo e uma inspiração para os mais jovens, que estiveram presentes em quase todos os jogos e deram cor às nossas bancadas. Não consigo transportar para este texto todas as emoções que vivi ao longo desta época, por isso só me resta agradecer a quem contribuiu para o nosso sucesso”.

1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Trafaria 2 Monte de Caparica 0

Com golos de Carlos Loby e Jason Fortes …


TRAFARIA VENCE DERBI NO ÚLTIMO JOGO DA TEMPORADA




ANDEBOL»» Pinhal de Frades ganhou em Alverca

Sábado recebe o Oriental na última jornada…



SUBIDA DE DIVISÃO APRESENTA-SE COMPLICADA MAS A ESPERANÇA É A ÚLTIMA COISA A PERDER

 



O Pinhal de Frades foi ganhar a Alverca, por 36-23, em jogo a contar para a 9.ª jornada da zona 4 da segunda fase do Campeonato Nacional de Andebol da 3.ª Divisão, seguindo em segundo lugar na tabela classificativa. 

 


A vitória da equipa da equipa do concelho do Seixal não merece qualquer tipo de contestação porque foi claramente superior ao seu adversário, como se pode verificar pela marcha do marcador.



O domínio começou logo após o apito inicial do árbitro e ao intervalo a vantagem era já de cinco golos (12-17). Na segunda parte a vantagem foi ainda mais acentuada (11-19) e no final a diferença era de 13 golos.



A equipa valeu pelo seu conjunto mas ainda assim houve alguns jogadores que se destacaram sobretudo pelos golos que marcaram, nomeadamente Diogo Rodrigues (8 golos), Bruno Gomes, Duarte carvalho e João Moura, cada um com sete golos.


À partida para a última jornada o Pinhal de Frades segue no topo da tabela classificativa em igualdade pontual com o Esfera Andebol, mas em desvantagem no confronto directo porque empatou em casa e perdeu por apenas um golo no jogo realizado no pavilhão do adversário. 


Como à fase final passam apenas os primeiros classificados de cada série [que também sobem de divisão], o Pinhal de Frades corre o risco de “morrer na praia” porque o Esfera Andebol Masters na última jornada joga em casa com o CC Loulé.



Resultados (9.ª jornada): Oriental 22-27 Esfera Andebol Masters, CC Loulé 32 Almada “B” 28; Alverca 23 Pinhal de Frades 36.  


Classificação: 1.º lugar, Esfera Andebol Masters e Pinhal de Frades, 24 pontos; 3.º lugar, Oriental, 21 pontos; 4.º lugar, Alverca e CC Loulé, 14 pontos; 6.º lugar, Almada “B”, 11 pontos.


Última jornada (03 de Junho): Esfera Andebol Masters - CC Loulé; Almada “B” – Alverca; Pinhal de Frades - Oriental.   

PINHALNOVENSE»» Coentro Faria deixou o comando técnico da equipa sénior

Jogadores foram exemplares pela dedicação ao clube …



“QUANDO UM TREINADOR FAZ BOM TRABALHO E SAI CAUSA SEMPRE ALGUMA SURPRESA”

 


Foi uma opção minha porque era director desportivo e estou no clube para ajudar com a minha experiência”, esclarece Coentro Faria.

 

 


Coentro Faria, actualmente com 71 anos, é uma personalidade que dispensa apresentações devido ao protagonismo que obteve no futebol, primeiro como jogador [com passagem por diversos clubes, CUF, Benfica, V. Setúbal, Barreirense, Estoril, Estrela da Amadora, só para citar alguns] e depois como treinador de norte a sul do país, incluindo Açores e Madeira, sempre como profissional.

 

Depois de um longo período de ausência, em grande parte devido a uma operação à cabeça do fémur e consequente recuperação, voltou à actividade no decorrer desta época sendo chamado para substituir Jaime Margarido no comando técnico do Pinhalnovense, na parte final da primeira fase do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão.


 


Na Taça Distrital o trabalho realizado foi de tal ordem que a equipa de Pinhal Novo foi a vencedora da competição com cinco pontos de vantagem sobre o Paio Pires que foi o segundo classificado e com um registo notável; oito vitórias, um empate e uma derrota nos 10 jogos efectuados, com 22 golos marcados e apenas três sofridos (melhor defesa). Por isso, causou alguma estranheza o facto de ter anunciado a intenção de deixar o cargo de treinador.

 


Com o intuito de saber as razões que o levaram a tomar a decisão, o nosso jornal falou com o treinador.                         

 

O Pinhalnovense conquistou a Taça Distrital mas o Coentro Faria anunciou que iria deixar o cargo de treinador. Porquê?

Quando um treinador faz um bom trabalho e sai causa sempre alguma surpresa aos adeptos e simpatizantes do respectivo clube. Mas, neste caso não existe qualquer constrangimento no processo, foi uma opção minha, porque era director desportivo e estou no clube para ajudar com a minha experiência. Por isso, vou continuar como director desportivo.


 


Que análise faz a esta passagem pelo Pinhalnovense?

A passagem pelo Pinhalnovense foi positiva, porque fiquei a conhecer as dificuldades de treinar no distrital. Sempre treinei nos campeonatos nacionais e foram 16 equipas, desde o Norte ao Sul e Ilhas (Açores e Madeira). Consegui subidas em todas as regiões por onde passei e as diferenças são enormes: começando nos horários de treino, pelo compromisso dos jogadores com os treinos e jogos, embora o Pinhalnovense ofereça boas condições de trabalho. Quero enaltecer todos os jogadores pela entrega e resiliência, sem usufruírem qualquer verba foram exemplares pela dedicação ao clube.

 


O Coentro Faria é um treinador com muitos anos de futebol. Como vê a nova geração de treinadores? 

Eu sou um treinador que procura estar sempre actualizado, até porque faço parte do Núcleo de Setúbal (ANTF) e estou atento à nova geração de treinadores. O treinador de hoje é mais um objecto de interesse no espectro do futebol mundial. O treinador de hoje tem de estar preparado, não só no futebol, mas, ter outros conhecimentos que possam abranger o comportamento dos jogadores a vários níveis. O crescente mediatismo concedido ao treinador principal, a forma como centra atenções, antes, durante e após os jogos. Não tenho dúvidas que a nova geração de treinadores vai dar continuidade ao bom desempenho dos treinadores mais experientes. No entanto, não há treinadores experientes e treinadores novos, mas sim: competência.


 


Que opinião tem sobre os clubes da nossa região no que respeita à competição e aos campeonatos em que participam?

Os clubes da nossa região, são iguais aos das outras regiões, a diferença é a falta de dinheiro, a paixão em defesa dos clubes e não o aproveitamento de protagonismo. O distrito de Setúbal continua a ser um viveiro de jogadores que chegam no máximo a um Campeonato de Portugal. Alguns anos atrás tínhamos o V. Setúbal, Barreirense, Montijo, Amora e CUF onde a maioria dos planteis eram formados por jogadores da região. Quando joguei no V. Setúbal, o plantel tinha 14 ou 15 jogadores do distrito de Setúbal. Penso que quem dirige as instituições deve reflectir e não assobiar para o lado. O distrito precisa de uma ou duas equipas na 1.ª Liga. Caso curioso: a população na margem sul aumentou significativamente e os adeptos nos estádios baixou.

 

Na próxima temporada vai continuar no activo?

Vou continuar como director desportivo no Pinhalnovense, mas se surgir o convite de algum clube com um projecto credível poderei aceitar. 

terça-feira, 30 de maio de 2023

1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Olímpico 4 Pescadores 3

Jogo teve três penaltis …


OLÍMPICO DO MONTIJO VENCE PESCADORES NA DESPEDIDA DE NUNO PINTO 




2.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Alfarim 8 Almada 1

Ao intervalo já havia 6-1 …


ALFARIM TERMINA CAMPEONATO COM GOLEADA SOBRE UM ADVERSÁRIO BASTANTE FRÁGIL



















FUTEBOL FEMININO»» Racing Power conquista Taça AF Setúbal

Venceu o Amora na final por 2-0…

 

“NÃO NOS QUEREM RECONHECER COMO O PROJECTO MAIS PODEROSO DO CONCELHO DO SEIXAL”

 


Presidente do clube descontente deixa “recado” mas adianta que o clube vai continuar a trabalhar em prol do futebol feminino e de novas conquistas  

 

 


O Racing Power Football Clube conquistou a Taça da AFSetúbal, no escalão de seniores, ao vencer o Amora Futebol Clube, por 2-0, na final disputada no passado domingo no Complexo Municipal do Vale da Rosa, em Setúbal.

 

A equipa comandada por João Marques, que já havia derrotado (3-0) o seu adversário em jogo a contar para a Taça de Portugal, voltou a ganhar, desta vez por 2-0, com golos marcados no decorrer da primeira parte por Evy Pereira e Juliana Santos.


 


Com esta vitória o Racing Power termina em beleza a época de 2022/23 juntando este troféu ao título de Campeão Nacional da 2.ª Divisão e consequente subida à Liga BPI.

 

No final do jogo, o presidente do clube, Nuno Painço, disse que “a sala de troféus começa a ficar pequena” e recordou que em três anos a Rpower já conquistou cinco troféus, salientando que “não é para todos”.


 

E, deixando entre linhas um recado para “alguém”, rematou: “Mesmo que não nos queiram reconhecer como o projecto mais poderoso do futebol feminino no concelho do Seixal, vamos continuar a trabalhar em prol do futebol feminino e nas conquistas que continuaremos a alcançar.”

 

Os troféus conquistados pelo Rpower são os seguintes: Campeão da 3.ª Divisão Nacional, Campeão da 2.ª Divisão Nacional; Taça AF Setúbal; Troféu Anabela Santos e Taça Rpower Cup.

1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Moitense 3 Palmelense 0

Foram eles que marcaram os golos …


MOITENSE GANHA NA DESPEDIDA DE DJÁ E PATRICK 




2.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Lagameças 1 Seixal 2

Lagameças jogou com mais um desde os 13 minutos …



SEIXAL MESMO EM INFERIORIDADE NUMÉRICA DEU A VOLTA AO MARCADOR COM UM BIS DE BANANA 



  

1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Águas de Moura 2 Charneca 0

Daniel Ferrão marcou os golos …


ÁGUAS DE MOURA DESPEDE-SE DA PRIMEIRA DIVISÃO COM UMA VITÓRIA 



 

segunda-feira, 29 de maio de 2023

2.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» U. Santiago 2 Juv. Sarilhense 1

  

Equipa de Sarilhos esteve na frente do marcador…


U. SANTIAGO DEU A VOLTA E ASCENDEU AO QUINTO LUGAR  



 

2.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Vitória “B” 1 Fabril “B” 1

Empate não ofuscou a festa …


SETUBALENSES RECEBERAM A TAÇA DE CAMPEÃO EM PLENO ESTÁDIO DO BONFIM




1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Botafogo 2 Grandolense 2

Equipa de Cabanas alcançou o objectivo …


BOTAFOGO ESTEVE A GANHAR POR 2-0 MAS DEPOIS CONSENTIU A IGUALDADE 



 

1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Comércio Indústria 9 Quinta do Conde 0

Moussa Diarra fez um hat-trick …


SADINOS CONFIRMAM SEGUNDO LUGAR COM GRANDE GOLEADA



 

1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Barreirense 3 Sesimbra 2

Bruninho marcou todos os golos do Barreirense …


SESIMBRA FEZ TUDO O QUE ERA POSSÍVEL MAS NÃO CONSEGUIU AQUILO QUE QUERIA 




1.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Alcochetense 2 Banheirense 1

Alcochetense regressou às vitórias na última jornada …


BANHEIRENSE VOLTA A PERDER DEPOIS DE 12 JORNADAS CONSECUTIVAS A PONTUAR




domingo, 28 de maio de 2023

2.ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Vitória “B” consagrado no Bonfim

Empate no último jogo do campeonato …

                    

SADINOS FESTEJARAM A CONQUISTA DO TÍTULO E RECEBERAM O TROFÉU

 



Na segunda divisão distrital o Vitória “B” não conseguiu melhor que um empate na recepção ao Fabril “B” no dia em que foi consagrado como campeão e recebeu o respectivo troféu. A equipa do Lavradio foi a primeira equipa a marcar e foi para o intervalo em vantagem mas na segunda parte João Marouca empatou.

 

Curioso foi também o facto do Lagameças, a outra equipa promovida, ter sido derrotada pelo Seixal, num jogo em que até esteve a vencer.


 

De destacar igualmente a goleada que o Alfarim aplicou ao Almada, que ao intervalo perdia já por 6-1 e ainda a vitória do U. Santiago que colocou a equipa alentejana no 5.º lugar.


 

Resultados: Lagameças 1 Seixal 2; Alfarim 8 Almada 1; Vitória “B” 1 Fabril “B” 1; U. Santiago 2 Juventude Sarilhense 1.

 

 

Classificação Final: 1.º lugar, Vitória “B”, 31 pontos; 2.º lugar, Lagameças, 24 pontos; 3.º lugar, Alfarim, 23 pontos; 6.º lugar, Seixal, 17 pontos; 5.º lugar, U. Santiago e Fabril “B”, 16 pontos: 7.º lugar, Juventude Sarilhense, 15 pontos; 8.º lugar, Almada, 10 pontos.