Pages

quinta-feira, 3 de julho de 2025

ATLETISMO»» Torneio das Coletividades do Município da Moita

Prova movimentou centenas de atletas ...

 

 

ESCOLA DE ATLETISMO MOITA TEJO VENCE COLECTIVAMENTE 7.ª LÉGUA DO CHÃO DURO



 

Hélder Santos (individual) e Miriam Silva (Pegada) foram os vencedores individuais da prova de cinco mil metros

 


 


O Grupo Desportivo e Popular do Chão Duro, com o apoio da Câmara Municipal da Moita e da Junta de Freguesia da Moita, organizou no dia 21 de junho, a 7.ª Légua do Chão Duro, prova integrada no Torneio das Coletividades do Município da Moita, em Atletismo - Atletismoita.

 


A competição, aberta a atletas federados e não federados, de ambos os géneros, foi disputada em vários escalões, sendo a prova principal na distancia de 5000 metros destinada a juniores, seniores e veteranos.

 


Hélder Santos (individual) e Miriam Silva (Pegada) foram os vencedores individuais e a Escola de Atletismo Moita Tejo o vencedor colectivo com 286 pontos, contra 234 do Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho, 87 do Grupo Pegada Ribeirinha, 78 do Aguaciclo / Live Hall Running Team e 68 do Grupo Desportivo e Popular do Chão Duro que  fechou o top 5.

 


Hélder Santos, o vencedor absoluto, gastou 15:32 para percorrer os cinco mil metros, menos 24 segundos que Sandro Candeias (individual), Ivo Coelho (Aguaciclo) foi o terceiro classificado, André Fernandes (CDR Ribeirinho) terminou em quarto lugar e Luís Reforço (Aguaciclo) cortou a meta em quinto lugar.

 


Na prova feminina Miriam Silva (Pegada) concluiu a prova com 18:54, Tânia Santinho (CDR Ribeirinho) foi a segunda com 19:02 e Sara Antunes (Pegada) a terceira com 19:07.


 

 

Vencedores Individuais

 

Benjamins - Carolina Vieira (Chão Duro) e Ianis Botas (CDR Ribeirinho)

 

Infantis - Cataleia Borges (CDR Ribeirinho) e Francisco Silva (Moita Tejo)

 

Iniciados - Raquel Barrenho e Natham Candé (ambos, CDR Ribeirinho)


Juvenis - Raquel Ramalho e Renato Pires (ambos, Moita Tejo)

 

Juniores - Cristiana Mabiala (GD Fabril) e Tiago Correia (Moita Tejo)

 

Seniores - Tânia Santinho (CDR Ribeirinho) e Hélder Santos (individual)


 

F 35 - Ana Veloso (CDR Ribeirinho); F 40 - Miriam Silva (Pegada); F 45 - Dina Oliveira (Pegada); F 50 - Gizela Mota (Moita Tejo); F 55 - Maria Lopes (Estrela Negra); F 60 - Maria Eugénia Borracha (Pegada); F 65 - Maria Henriques (Moita Tejo)

 

M 35 - Bruno Carvalho (Bandidos); M 40 - Ivo Coelho (Aguaciclo); M 45 - David Oliveira (individual); M 50 - Luís Reforço (Aguaciclo); M 55 - Cândido Boças (Bandidos); M 60 - João Correia (Estrela Negra); M 65 - José Lourenço (Aguaciclo)

PESCADORES DA CAPARICA»» Chegaram mais reforços

Já foram apresentadas sete caras novas ...


 

FRED GARCIA (EX-MONTIJO) E BAMBO (EX-CHARNECA) SÃO AS MAIS RECENTES NOVIDADES

 



Presidente do clube, Edel Lima, em jeito de balanço da época desportiva que agora terminou, deixa mensagem em que agradece a colaboração dos sócios, atletas, pais, diretores, equipas técnicas e patrocinadores.

 


 


O Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Caparica continua a reforçar o seu plantel para a nova época desportiva. Depois de ter anunciado a contratação de Duarte Algarvio (ex- C. Piedade), Neca e Fabinho (ex-Charneca de Caparica), Lucas Alves (ex-Almada), chegaram agora mais três, Pedro Carvalho (ex-C. Piedade), Fred Garcia (ex-CO Montijo) e Bambo (ex-Charneca de Caparica).



Para além destes jogadores foi divulgada também a promoção de mais dois juniores, Luís Pedro e Jorge Ferraz, que se vão juntar a Tomás Silva, que já havia sido promovido.



Pedro Carvalho, chega do Cova da Piedade. Trata-se de um reforço que traz experiência de competições mais exigentes. Nas  duas últimas épocas em que esteve ativo disputou a Liga 3 e a Liga Revelação.



Fred Garcia, avançado de 25 anos, conta no seu currículo com dois campeonatos e uma Taça na AF Setúbal, uma taça transmontana e uma supertaça da AF Vila Real. Fez também parte da equipa do Comércio Indústria que subiu de divisão na época de 2023 / 2024. Fred Garcia começou a jogar no Monte de Caparica, depois passou pelo Almada, Beira Mar de Almada, Pinhalnovense, C. Piedade, Alverca “B”, Desportivo Fabril, Vilar de Perdizes, Barreirense, Comércio Indústria e CO Montijo.


 

Frederico Pimentel, mais conhecido no futebol por Bambo (ex-Charneca de Caparica) vai assumir na próxima época a sua terceira passagem pelos Pescadores onde foi formado e onde jogou desde os Iniciados aos Juniores, fez também parte da equipa que alcançou a subida de divisão na época 2018/19, com grande destaque, já sob orientação do mister Nuno Ferreira.


 

Mensagem do presidente

 

De salientar será também o facto do presidente do clube, Edel Lima, ter deixado nos meios de comunicação dos caparicanos, uma mensagem dirigida aos sócios, simpatizantes, atletas, pais, PCS, diretores, equipas técnicas e respetivos patrocinadores, onde fez um breve balanço daquilo que foi a época desportiva de 2024/2025.


 


"Obrigado aos sócios pela oportunidade que me deram para comandar / servir este fantástico clube e registar este crescimento em termos de estrutura material, humana e desportiva; aos simpatizantes que, todos dias sem exceção, acompanham o clube e manifestam interesse em fazer parte desse mesmo crescimento.


 

Obrigado aos atletas que sempre demonstraram vontade e acreditaram em fazer crescer este gigante adormecido; aos pais por todos os dias nos fazerem a vontade de formar, educar todos estes atletas que nos enchem de orgulho e obrigado aos amigos que, mesmo por fora, corre o sangue verde nas veias no apoio a nossa instituição.


 


Obrigado a todos os PCs que ao fim de semana deixam as suas vidas pessoais para vestir o manto sagrado na defesa dos superiores interesses do clube; aos diretores de equipas que todos os dias preparam a semana de trabalho e respetivos jogos ao fim de semana; às equipas técnicas que tanto dão ao nosso clube e aos nossos meninos; a todos os patrocinadores por nos ajudarem na vertente financeira, porque sem vocês dificilmente estaríamos num patamar de excelência.

 


Há tanta coisa ainda por fazer, que não posso deixar de manifestar a minha satisfação pelo desempenho da minha direção”.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

ARBITRAGEM»» Novo projeto arrancou esta quarta-feira

É o início de uma nova época e de uma nova era ...



ENVOLVIDOS NO PROJETO DE PROFISSIONALIZAÇÃO PASSAM A TRABALHAR NA CIDADE DO FUTEBOL


 

Foi explicada a nova especialização da carreira na videoarbitragem. Também aqui vamos liderar um processo quase mundial.

 




A temporada 2025-26 da arbitragem iniciou-se hoje, com a passagem dos árbitros envolvidos no projeto de profissionalização para a Cidade do Futebol. Este conjunto de árbitros vai passar a trabalhar, diariamente, na casa da Federação Portuguesa de Futebol, mantendo-se em funções o polo da Maia, para os árbitros que habitam no norte do País.



O projeto arrancou esta quarta-feira, com a abertura do centro de treinos a cargo de Pedro Proença, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem, e de Duarte Gomes, novo Diretor Técnico para a arbitragem.



Pedro Proença deu as boas-vindas aos árbitros e explicou os objetivos da passagem dos treinos para a Cidade do Futebol. Ali os árbitros terão ao dispor as melhores condições e acompanhamento em todos os níveis. Para o líder federativo, a FPF irá proporcionar todas as condições para uma arbitragem de topo.



“Vamos dar todas as condições. Abrimos as portas da Cidade do Futebol para que os árbitros possam fazer da Cidade do Futebol a sua casa, para que possam ser a nossa 30.ª seleção. Dar condições para a profissionalização para depois exigir a um setor que precisa de capacitação e formação. Estamos esperançados em dar condições a uma nova geração de árbitros que possam, de forma regular, estar nas grandes decisões provas internacionais”, sublinhou Pedro Proença.




A passagem dos árbitros englobados no projeto de profissionalização para a Cidade do Futebol é apenas uma medida numa estratégia maior, que culminará com o Plano Nacional de Arbitragem. “Hoje marca o início de uma nova época e de uma nova era. O que foi explicado aos árbitros por parte do presidente da FPF e do presidente do Conselho de Arbitragem foram os objetivos desta nova época. Foi também apresentado o novo Diretor Técnico para a arbitragem, que ficará responsável pelas áreas de formação e evolução dos árbitros”, vincou Pedro Proença. A especialização na videoarbitagem e a transparência serão outros dois pilares para a nova temporada.



“Foi explicada a nova especialização da carreira na videoarbitragem. Também aqui vamos liderar um processo quase mundial. Teremos videoárbitros especializados. Foi explicado aos árbitros que as suas classificações, num princípio de responsabilização, serão tornadas públicas. Toda a gente terá conhecimento das prestações dos árbitros, num processo de absoluta transparência”, referiu também o líder federativo

HÓQUEI EM PATINS»» Equipas da região terminam a época

Seixalenses foram promovidos à 2.ª Divisão ...

 



GRUPO DESPORTIVO CRIAR-T FOI VICE-CAMPEÃO NACIONAL DA 3.ª DIVISÃO



 

Sesimbra perde jogo decisivo com o FC Porto “B”, disputado em Fânzeres, e falha subida à 2.ª Divisão Nacional

 


 


O Grupo Desportivo Criar-t, que já havia garantido a subida de divisão por ter sido um vencedor da zona sul do campeonato nacional da terceira divisão, terminou a sua participação na fase de apuramento do campeão em segundo lugar, após a vitória obtida no jogo que disputou com o Infante de Sagres, no Pavilhão de Lordelo do Ouro, no Porto, relativo à sexta jornada da competição.



O Jogo começou com a equipa da casa a adiantar-se no marcador (14’) mas a resposta da formação do Seixal não demorou e pouco depois Henrique viçoso (18’)  e Rogério Maia (21’) deram a volta ao marcador colocando o resultado em 2-1, a seu favor.



Na segunda parte, apesar do esforço desenvolvido pelos jogadores das duas equipas, ninguém conseguiu marcar tendo o jogo terminado com a vitória do Criar-t pela diferença mínima que acabou por ser insuficiente para conquistar o título porque o OC Barcelos “B” foi a Almeirim vencer “Os Tigres”.



Fazendo um breve resumo daquilo que foi a prestação da equipa seixalense nesta fase da competição deve dizer-se que começou muito bem porque venceu o OC Barcelos “B” e “Os Tigres” nos dois primeiros jogos mas depois mas depois perdeu perdeu em casa com o Infante de Sagres (derrota que acabou por ser fatal para a não concretização do objectivo) e foi derrotada em Barcelos, vencendo depois os dois últimos encontros.




Resultados da última jornada: “Os Tigres 3 OC Barcelos “B” 7; Infante de Sagres 1 Criar- t 2.



Classificação final: 1.º lugar, OC Barcelos “B”, 13 pontos; 2.º lugar, Criar-t, 12 pontos; 3.º lugar, Infante de Sagres, 7 pontos; 4.º lugar, “Os Tigres”, 3 pontos.



O OC Barcelos “B” sagrou-se campeão nacional da terceira divisão e o Grupo Desportivo Criar-t foi vice-campeão.


 

GD Sesimbra termina em terceiro lugar

 


No play-off de promoção, o Grupo Desportivo de Sesimbra não conseguiu o seu objetivo que passava pela promoção e acabou por ficar na tabela classificativa em terceiro lugar atrás do Termas OC que foi o primeiro classificado e do FC Porto “B” que terminou em segundo lugar.



À partida para a última jornada a equipa sesimbrense estava em posição de ser promovida mas a derrota sofrida no jogo que disputou com o FC Porto “B” no Pavilhão Municipal de Fânzeres (Gondomar), acabou por inverter as posições e quem foi promovido foi o FC Porto “B” e o Termas de São Pedro do Sul.



O jogo era decisivo para ambos e os sesimbrenses até começaram bem porque aos sete minutos já venciam por 2-0 com golos de André Raposo e Rúben Martins mas os dragões conseguiram empatar ainda antes do intervalo. No decorrer da segunda parte houve mais três golos mas todos eles foram obtidos pelos dragões que se sagraram vencedores.



Resultados (6.ª jornada): FC Porto “B” 5 Sesimbra 2; Termas OC 7 Vilafranquense 2



Classificação: 1.º lugar, Termas OC, 15 pontos; 2.º lugar, FC Porto “B”, 10 pontos; 3.º lugar, Sesimbra, 8 pontos; 4.º lugar,  Vilafranquense, 1 ponto.



Por terem ficado nas duas primeiras posições, Termas de São Pedro do Sul e FC Porto “B” foram promovidos à segunda divisão nacional.