Pages

domingo, 31 de agosto de 2025

TAÇA DE PORTUGAL»» Três equipas da região eliminadas

 1.ª eliminatória não foi famosa ...

 

COMÉRCIO INDÚSTRIA E CHARNECA DE CAPARICA SEGUEM EM FRENTE NA COMPETIÇÃO 

 

 


Charneca de Caparica volta a ganhar ao CO Montijo nos penaltis agora em jogo a contar para a prova rainha do futebol nacional

 


 


O Amora, que foi a primeira equipa da região a entrar em competição, foi eliminado pelo Belenenses em jogo realizado no Estádio Nacional que terminou com o resultado de 1-0, sendo o golo marcado por João Paredes, já na segunda parte do prolongamento (110’).

 


A equipa de Belém - que é comandada por um treinador da margem sul do Tejo, João Nuno, foi mais ofensiva mas teve que suar bastante para desfeitear a bem organizada defensiva amorense. João Paredes, que começou no banco, acabou por ser a grande figura do jogo porque foi ele que colocou o clube do Restelo na segunda eliminatória da prova rainha do futebol nacional.  

 


De assinalar, entretanto, nos momentos que antecederam a partida, a homenagem feita a Jaime Mercês, antigo jogador das duas equipas nas décadas de 80 e 90, do século passado.

 


O Alcochetense, que se deslocou a Marvila, esteve a ganhar por 1-0, mas não conseguiu segurar a vantagem, permitindo a reviravolta protagonizada pelo Oriental que acabou por vencer por 2-1.

 


Excelente foi o resultado obtido pelo Comércio Indústria que levou a melhor sobre o Juventude de Évora, com um golo marcado já relativamente perto do fim que valeu a passagem à segunda eliminatória.


 

No Estádio José Martins Vieira na Cova da Piedade, Charneca de Caparica e Clube Olímpico do Montijo lutaram bastante durante os 120 minutos na procura do golo mas ninguém conseguiu marcar sendo necessário recorrer a penaltis para encontrar o vencedor e aí o Charneca de Caparica foi mais assertivo porque marcou três enquanto os montijense apenas conseguiram concretizar um.   

 


Resultados: Belenenses 1 Amora 0; Oriental 2 Alcochetense 1; Comércio Indústria 1 Juventude de Évora 0; Charneca de Caparica 3 CO Montijo 1 (no desempate por penaltis, depois de 0-0 no final do tempo regulamentar e prolongamento).

TAÇA AF SETÚBAL»» Foram várias as surpresas


Grandolense - Arrentela foi adiado para 4.ª feira ...



 

AFONSOEIRENSE QUE GANHOU NO BARREIRO FOI A GRANDE SENSAÇÃO DA PRIMEIRA JORNADA 

 

 


 

Cláudio Pires, treinador do Afonsoeirense
O destaque da primeira jornada da fase de grupos da Taça AF Setúbal, que marcou o arranque da nova época desportiva, vai para o Afonsoeirense que foi ao Campo da Verderena vencer o Barreirense por 3-0.


 

Para além deste resultado será de salientar também a vitória do Pinhalnovense, na Charneca, sobre o Almada, do U. Santiago na Quinta do Conde e do Sesimbra na Moita, onde a equipa local terminou o jogo com 9 jogadores.


 

De realçar ainda os quatro golos marcados pelo Palmelense ao Botafogo, pelo Paio Pires ao Zambujalense e pelos Pescadores ao Trafaria.


 

Resultados

 

Série “A”: Almada 2 Pinhalnovense 3 (no Campo do Cassapo, na Charneca de Caparica) e Lagameças 3 Vasco da Gama 3

 

Série “B”: Quinta do Conde 0 U. Santiago 1 e  Vinhense 0 Seixal 3

 

Série “C”: Palmelense 4 Botafogo 0 e Moitense 0 Sesimbra 1

 

Série “D”: Grandolense - Arrentela (adiado para 3 de setembro, às 20h 30m), Vitória FC 1 Alfarim 0 e Barreirense 0 Afonsoeirense 3  

 

Série “E”: Desportivo Fabril 0 Cova da Piedade 1, Pescadores 4 Trafaria 0 e Paio Pires 4 Zambujalense 0

FUTEBOL DE PRAIA»» Sesimbra subiu à Divisão de Elite

Venceu o Chelas na final ...

 


SESIMBRA É CAMPEÃO NACIONAL DE FUTEBOL DE PRAIA 

 



O título, que é inédito na história do clube, foi conquistado na final da competição disputada com o Chelas, que terminou com a vitória da equipa sesimbrense, por 6-2.    

 


 


O
Grupo Desportivo de Sesimbra, ao vencer o Caxinas, por 4-3, nas meias finais do Campeonato Nacional de Futebol de Praia, garantiu a subida à Divisão de Elite, juntamente com o Chelas que levou a melhor (7-5) sobre o Varzim, na outra meia final.



A equipa da nossa região, o Sesimbra, que disputou a segunda meia final, conseguiu o seu objetivo mas a vitória não foi nada fácil devido à excelente réplica dada pela equipa de Caxinas, que um digno vencido.



O Sesimbra adiantou-se no marcador nos momentos iniciais do encontro, depois permitiu o empate, mas, logo de seguida, voltou a ganhar vantagem com dois golos de rajada marcados por Bernardo Paulo e Pedro Canana.  Numa altura em que jogava com menos um elemento, o Caxinas encurtou a distância com a marcação de dois golos, mas o Sesimbra voltou a aumentar vantagem por Lucas Honorato que colocou o marcador em 4-2. Apesar da desvantagem o Caxinas continuou a lutar por um resultado diferente mas o melhor que conseguiu foi reduzir para 4-3.



Chelas e Sesimbra, para além de terem garantido subida de divisão, ficaram também apurados para disputarem a final do campeonato que se realize no Estádio Matosinhos Beach Sports; ou seja, no mesmo local onde se realizaram as meias finais.


 

Alfarim foi despromovido na Divisão de Elite

 

Na Divisão de Elite jogou-se a última jornada da fase regular  ficando tudo definido tanto no que respeita ao apuramento para as meias finais como a relação às despromoções.



As meias finais da presente edição que serão disputadas por Buarcos, Vila Flor, Sótão e Leixões, estão agendadas para a próxima sexta-feira, dia 5 de setembro, no Estádio do Viveiro - Jordan Santos, que será também o palco da final que se realiza no dia seguinte, igualmente na Nazaré.




Resultados (14.ª jornada): AD Torre 2 Buarcos 5; Sótão 5 Vila Flor 4; GRAP / Amigos da Paz 8 Leixões 5; Ericeirense 5 Alfarim 4. 



Classificação final: 1.º lugar, Buarcos, 28 pontos; 2.º lugar, Vila Flor, 22 pontos; 3.º lugar, Sótão, 22 pontos; 4.º lugar, Leixões, 18 pontos; 5.º lugar, Ericeirense, 18 pontos; 6.º lugar, GRAP / Amigos da Paz, 18 pontos; 7.º lugar, AD Torre, 18 pontos; 8.º lugar, Alfarim, 15 pontos.



Como já foi referido, Buarcos, Vila Flor, Sótão e Leixões ficaram apurados para a fase final, Ericeirense e GRAP / Amigos da Paz  asseguraram a manutenção e AD Torre e Alfarim foram despromovidos.

 

sábado, 30 de agosto de 2025

TAÇA DE PORTUGAL»» Cinco equipas da região em competição

Primeira eliminatória disputa-se este fim de semana ...



AMORA DEFRONTA BELENENSES SÁBADO AO FIM DA TARDE NO ESTÁDIO NACIONAL 

 



No domingo, o Alcochetense desloca-se a Marvila, o Comércio Indústria recebe o Juventude de Évora e o Charneca de Caparica será anfitrião do Montijo, na Cova da Piedade

 


 


A Taça de Portugal desta nova época desportiva tem início no próximo fim de semana com a realização da primeira eliminatória que conta com a participação de clubes das associações regionais e distritais, Campeonato de Portugal e Liga 3.



A nossa região está representada por cinco equipas: Amora, Comércio Indústria, Charneca de Caparica, Clube Olímpico do Montijo e Alcochetense. A primeira a entrar em competição é a do Amora que defronta o Belenenses no sábado, dia 30 de agosto, às 19 horas, no Estádio Nacional, jogo que será transmitido em direto pelo canal 11



As outras equipas jogam todas no domingo, dia 31, às 17 horas. O Charneca de Caparica - CO Montijo, no Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade; o Alcochetense, em Marvila, onde joga com o Oriental, no campo engenheiro Carlos Salema; e o Comércio Indústria, no Estádio da Bela Vista, com o Juventude de Évora.



Nesta primeira eliminatória da prova rainha do futebol nacional será de destacar o confronto entre o Belenenses e o Amora, duas equipas da Liga 3 onde ambas já realizaram 3 jogos. A equipa de Belém com duas vitórias e um empate e o Amora com uma, vitória, um empate e uma derrota. Este é um jogo a eliminar onde ninguém vai querer perder; ou seja,é um jogo onde tudo pode acontecer. O Belenenses poderá ser considerado favorito mas o Amora também tem os seus argumentos e está motivado pelo facto de já ter realizado dois jogos fora de casa e ainda não ter perdido nenhum.



De realçar será também a receção do Comércio Indústria ao Juventude de Évora, duas equipas que disputam o Campeonato de Portugal, onde ambas têm percursos diferentes. A equipa alentejana segue em primeiro lugar na tabela classificativa com duas vitórias e um empate e a formação sadina, em penúltimo lugar, com apenas um ponto conquistado. Teoricamente os alentejanos apresentam-se com alguma dose de favoritismo mas, os sadinos, a jogarem em casa tudo irão fazer certamente para inverterem a situação.



Tarefa complicada deverá ter também o Alcochetense em Marvila. Trata-se também de um jogo entre duas equipas do mesmo campeonato onde o fator casa por vezes é determinante por colocar o fiel da balança mais para o seu lado mas o Alcochetense, tendo em conta a qualidade do seu plantel, também tem as suas armas para tentar contrariar essa tendência e lutar pela passagem à fase seguinte da competição.



Na Cova da Piedade, casa emprestada do Charneca de Caparica, defrontam-se duas equipas da nossa região que ainda não disputaram qualquer jogo de cariz oficial e que ambas se apresentam neste encontro com muitas caras novas. Quer isto dizer que se trata de um jogo que não dá para fazer qualquer tipo de previsão. De qualquer forma, independentemente daquilo que for o resultado, há uma certeza. A nossa região fica com a garantia de que na segunda eliminatória vai ter pelo menos um representante.