Pages

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

BASQUETEBOL»» Fase Final sub-16

Escalões de formação ...

 

SCALIPUS E BARREIRENSE SÃO CAMPEÕES DISTRITAIS

 

 

Após a Fase Final Distrital, FC Barreirense garante presença no Campeonato Nacional, Scalipus e o Seixal seguem para a Taça Nacional Masculina. Em Femininos, Scalipus vai participar no Campeonato Nacional, GDESSA e BSA seguem para a Taça Nacional

 




Scalipus Clube de Setúbal e Futebol Clube Barreirense conquistaram os títulos feminino e masculino, respetivamente, no Campeonato Distrital de Basquetebol de Sub-16, cuja fase final decorreu no passado fim de semana no Pavilhão Municipal das Manteigadas, em Setúbal.

 


Na competição masculina registaram-se os seguintes resultados: Barreirense 75 ABC Santo André 48; Seixal 66 Scalipus 73; Barreirense 76 Seixal 36; Scalipus 65 ABC Santo André 40; ABC Santo André 52 Seixal 80; Barreirense 66 Scalipus 39.


 


O Barreirense terminou em primeiro lugar com três vitórias, seguido do Scalipus (duas vitórias), Seixal (uma vitória) e ABC Santo André (sem vitórias).

 


Tomé Barão (Scalipus) foi o MVP e o cinco ideal composto também por Gonçalo Manaia, Francisco Ferreira e Hiarley Araújo, todos do Barreirense, e, Gabriel Pereira (ABC Santo André).


 


Na prova feminina, na primeira jornada o Scalipus venceu o ABC Santo André por 84-39 e o GDESSA levou a melhor sobre o BAC 69-52. Outros resultados: Scalipus 88 BAC 41; GDESSA 69 ABC Santo André 48; ABC Santo André 65 BAC 63; Scalipus 64 GDESSA 41.

 


O Scalipus concluiu a competição em primeiro lugar, seguido do GDESSA, ABC Santo André e Basket Almada (BAC).

 


Kendra Lima (BAC) foi a MVP e do cinco ideal formado também por Leonor Silva (BAC), Inês Rico e Adriana Van Duném (Scalipus) e Bárbara Klementsova (ABC Santo André).  

 

Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, entregou os troféus aos campeões, perante muito público, que esgotou praticamente a lotação do pavilhão.

AD ALMADA 2015»» Mau tempo causa prejuízos

 Prejuízos devem rondar os 10 mil euros ...

 


ESTRUTURA DA BANCADA DESABOU MAS A ATIVIDADE DESPORTIVA NÃO FOI INTERROMPIDA

 


Campo Dr. António Oliveira Cruz foi atingido pela segunda vez no espaço de um ano

 


 


O mau tempo que se tem feito sentir no nosso país continua a causar estragos em infraestruturas desportivas. Foi o que aconteceu no campo Dr. António Oliveira Cruz, no Instituto Piaget, nas instalações da Associação Desportiva Almada 2015. A chuva intensa e as fortes rajadas de vento destruíram grande parte da bancada pela segunda vez no espaço de apenas um ano.


 


“A estrutura da bancada desabou toda para trás com a força do vento mas para além disso não aconteceu mais nada para além dos danos materiais”, contou Pedro Alves, presidente do clube, que, numa breve estimativa ao prejuízo causado, adianta que “deve rondar os 10 mil euros”.



Porque a bancada desabou para a parte de fora do recinto desportivo não houve qualquer influência negativa no que respeita à prática desportiva. “O ano passado, quando passou o Martin, foi bem pior porque foram destruídos os postes e as redes de proteção. Entrou tudo para dentro do campo e causou um estrago enorme. Já  conseguimos recuperar a parte das proteções à volta do campo que foram reforçadas assim como a bancada mas esta agora voltou a ceder”, realçou Pedro Alves.   



“Agora vamos vamos limpar toda aquela zona e depois logo se vê o que iremos fazer. Temos que arranjar forma de voltar a colocar a bancada para dar mais comodidade aos pais que acompanham os filhos na prática desportiva. Ou seja, vamos limpar as feridas e seguir em frente”, refere o presidente do clube que se dedica apenas à prática do futebol de formação com títulos conquistados na AF Setúbal e presença em competições nacionais, esta época na 2.ª Divisão de Iniciados (sub-15).  

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

LIGA 3»» Calendário da fase de manutenção

Primeira jornada realiza-se a 15 de Fevereiro ...

 

AMORA COMEÇA LUTA PELA MANUTENÇÃO A JOGAR EM CASA COM O COVILHà

 

 

Na primeira volta realiza três jogos em casa com o Covilhã, Atlético e 1.º Dezembro e na segunda volta apenas dois, com o Caldas e Lusitano de Évora

 


 


O Amora começa a fase de manutenção e descidas da Liga 3, no dia 15 de Fevereiro, a jogar em casa, precisamente contra o adversário que defrontou na última jornada da primeira fase, o Sporting da Covilhã, assim ficou definido no sorteio realizado ontem à tarde no auditório n.º 1 da FPF na Cidade do Futebol.


 


Na segunda jornada, no dia 22 de Fevereiro, o Amora desloca-se a Évora para defrontar o Lusitano, na terceira jornada (1/3) joga nas Caldas, na quarta jornada (8/3) recebe o Atlético e na quinta jornada, a última da primeira volta (15/3), recebe o 1.º Dezembro.


 

Na segunda volta começa por deslocar-se à Tapadinha para defrontar o Atlético, depois recebe o Caldas (12/4), desloca-se ao reduto do 1.º Dezembro (18/4), joga em casa com o Lusitano (26/4) e termina na Covilhã (3/5).   


 


Neste mini-campeonato os clubes jogam entre si, duas vezes, numa competição por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante. Os dois últimos classificados descem de divisão.


 

Para esta fase os clubes partem com a seguinte pontuação: Atlético, 8 pontos; Lusitano, 7 pontos; Amora, 6 pontos; Caldas, 5 pontos; 1.º Dezembro, 3 pontos; Covilhã, 1 ponto. 

ANDEBOL»» Campeonato Nacional da 2.ª Divisão

 Está agora no quarto lugar ...

 

PINHAL DE FRADES VOLTA A GANHAR E SOBE NA TABELA CLASSIFICATIVA

 


O Alto do Moinho perdeu na sua deslocação à Amadora e o mesmo aconteceu ao Naval Setubalense na partida que disputou no seu pavilhão com o Oriental.





O Pinhal de Frades foi a única equipa da região a vencer na 14.ª jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de andebol. A equipa do concelho do Seixal recebeu e venceu o Alverca, enquanto o Ato do Moinho foi derrotado na sua deslocação à Amadora e o Naval Setubalense, mesmo jogando em casa, também não conseguiu evitar a derrota no jogo que disputou com o Oriental. 


 

A vitória obtida pela equipa de Pinhal de Frades foi inteiramente justa porque foi superior no cômputo geral. Ao intervalo vencia por 4 golos de diferença (11- 7) e na segunda parte, apesar do maior equilíbrio, voltou a vencer, desta vez por 12-11. No final a diferença de cinco golos espelha na perfeição o que se passou. Diogo Rodrigues com 6 golos, João Jorge (5) e Guilherme Moniz (4), foram os melhores marcadores do Pinhal de Frades. 


 

O Alto do Moinho, que se deslocou a Amadora, perdeu com o Estrela num jogo em que a primeira parte decorreu equilibrada (15-14) mas que na segunda parte evidenciou maior superioridade da equipa da Amadora que venceu por 22-14, obtendo desta forma uma vitória que não merece contestação. No Alto do Moinho o destaque individual vai para Francisco Cruz que marcou 7 golos e João Machado que marcou seis.



O Clube Naval Setubalense, apesar de jogar no seu pavilhão, foi impotente para travar o Clube Oriental de Lisboa que foi efetivamente superior tanto na primeira como na segunda parte. Filipe Crispim com seis golos e Duarte Caseiro com cinco foram os jogadores que mais se destacaram na equipa sadina. 



De salientar que a jornada ficou incompleta devido ao adiamento do 1.º Dezembro - Samora Correia devido a problemas no piso. O jogo, que durou apenas 18 minutos, ficará completo no dia 12 de fevereiro. 


 

Resultados: Naval Setubalense 21 Oriental 28; Pinhal de Frades 23 Alverca 18; Benfica “B” 26 Rangers Telheiras 22; Estrela da Amadora 36 Alto do Moinho 26; 1.º Dezembro 7 Samora Correia 9 (INTERROMPIDO).



Classificação: 1.º lugar, Benfica “B”, 41 pontos; 2.º lugar, Rangers Telheiras, 32 pontos; 3.º lugar, Estrela da Amadora, 30 pontos; 4.º lugar, Pinhal de Frades e 1.º Dezembro (menos um jogo), 29 pontos;  6.º lugar,  Alto do Moinho, 28 pontos; 7.º lugar, Samora Correia, 27 pontos; 8.º lugar, Oriental, 22 pontos; 9.º lugar, Alverca, 20 pontos; 10.º lugar, Naval Setubalense, 18 pontos.

 

1. ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Charneca 1 Amora “B” 4

Jogo em atraso da 13.ª jornada ...

 

AMORA “B” VENCE NA CHARNECA DE CAPARICA E SOBE NA TABELA CLASSIFICATIVA  





terça-feira, 27 de janeiro de 2026

2. ª DIVISÃO AF SETÚBAL»» Com. Indústria “B” 5 Quintajense 5

Jogo em atraso da 12.ª jornada ...

 

DAVID DIAS (QUINTAJENSE) MARCOU 4 GOLOS E MICAEL RAMOS (COM. IND.) FEZ UM HAT-TRICK  



  

TAÇA AF SETÚBAL»» U. Santiago 6 Pinhalnovense 1

Diferença de escalão ficou bem patente ...  

 

EQUIPA ALENTEJANA AOS 20 MINUTOS JÁ GANHAVA POR 3-0