JOSÉ MANUEL ALMEIDA De treinador do Almada a adjunto no Belenenses - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

JOSÉ MANUEL ALMEIDA De treinador do Almada a adjunto no Belenenses


 “É uma honra trabalhar com Mitchell van der Gaag”

José Manuel Almeida, de 44 anos, é um dos muitos treinadores de futebol do nosso país. Mas, neste caso, é um homem que merece destaque porque, num ápice, passou de um clube da 2.ª Divisão Distrital (Almada) para um clube da Segunda Liga (Belenenses). No seu curriculum conta um título distrital de juniores e uma subida de divisão no escalão sénior pelo Beira Mar de Almada. Mas, o tempo do amadorismo já lá vai porque agora acabou de concretizar um sonho antigo que passava pelo profissionalismo sendo o seu destino o Belenenses, onde entrou pela mão de Mitchell van der Gaag. José Manuel Almeida começou a sua carreira de treinador nas camadas jovens do Almada, passou depois pelos juniores e posteriormente pelos seniores do Beira Mar de Almada de onde saiu depois de ter recebido uma proposta para trabalhar no estrangeiro que fracassou, por divergências entre o empresário e o clube para onde ia, regressou a Almada para treinar a equipa principal na 2.ª Divisão Distrital. Como as coisas não correram bem em termos de resultados acabou por abandonar de forma prematura. “Saí magoado, não com o clube, mas, sim, com a atitude de alguns dirigentes. O Almada é um clube pelo qual tenho um carinho muito grande e assim vai continuar a ser. Já o mesmo não direi de algumas pessoas que lá estavam naquela altura. De qualquer forma, desejo ao clube as maiores felicidades”, disse a propósito.

 “Sou um apaixonado da laranja mecânica” 

 A hipótese de ir para o Belenenses surgiu na sequência de um estágio que fez com Mitchell van der Gaag, pessoa com quem tem uma boa amizade. “Já tinha colaborado com ele no Marítimo. Agora, como veio para o Belenenses, surgiu esta oportunidade que, como é lógico, não desperdicei. Para mim, é uma honra trabalhar com o Mitchel van der Gaag porque tem uma cultura futebolística muito acima do normal. Baseia-se muito nos métodos holandeses pelos quais também eu sou um apaixonado desde os tempos da famosa laranja mecânica, do Johan Cruyff”. Esta sua primeira experiência no futebol profissional está ser bastante positiva, confessou ao nosso jornal, José Manuel Almeida: “Tem sido uma experiência muito enriquecedora porque tenho aprendido muito. Para mim era um sonho trabalhar a nível profissional. O Mitchel van der Gaag deu-me essa possibilidade e eu estou muito satisfeito e ao mesmo tempo muito orgulhoso por ser no Belenenses”. Com quatro vitórias e uma derrota nos cinco jogos até agora realizados, a equipa de Belém - que tem um grande número de adeptos no concelho de Almada, nomeadamente da Trafaria e Costa de Caparica - está colocada em 2.º lugar, com menos dois pontos que o líder (Sporting B) sinal de que o trabalho desenvolvido está a correr bem. “Temos uma equipa muito jovem, com uma média de idades ligeiramente acima dos 20 anos, com jogadores de muita qualidade, mas, sem experiência de II Liga que precisam de tempo para se afirmar. De qualquer forma, não há dúvida, estamos a fazer um bom campeonato”, disse o adjunto de Van der Gaag que compreende o desejo dos adeptos que querem ver o clube na principal Liga do futebol português. “Todos desejam isso, é um facto. E, nós também queremos, mas não vamos sonhar alto porque o campeonato é muito longo, tem muitas equipas, jogos à 4.ª feira e ao fim-de-semana, para além da Taça de Portugal e Taça da Liga. Temos que nos preparar muito bem para tentarmos ganhar jogo após jogo. É este o nosso principal objectivo. Depois, no final fazemos as contas”.

 “Quero evoluir e tirar o próximo nível de treinador” 

 Em termos pessoais, José Manuel Almeida confidenciou ao nosso jornal que quer continuar a merecer a confiança de Mitchell van der Gaag. “O meu objectivo passa por continuar a fazer parte da equipa técnica do Mitchell, seja em Portugal ou no estrangeiro, evoluir e tirar o próximo nível de treinador. Quero manter este laço de amizade e sobretudo de profissionalismo com a pessoa que me deu esta fantástica oportunidade de trabalhar no futebol profissional”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here