ARBITRAGEM - Aniversário do NAFAS - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ARBITRAGEM - Aniversário do NAFAS

 Com a presença de muita gente ilustre

 Árbitros de Almada e Seixal comemoraram 53 anos de vida


O Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada e Seixal, o mais antigo do país, assinalou no passado sábado, no Manjar das Laranjeiras, em Fernão Ferro, a passagem do seu 53.º aniversário. A festa começou com a realização de um colóquio sobre futebol feminino em Portugal e a sua conexão com a arbitragem moderado pelo presidente do NAFAS, António Sérgio.

Mónica Jorge, ex-seleccionadora nacional de futebol feminino e actual dirigente da Federação Portuguesa de Futebol, Mafalda Marujo, jogadora da “Escolinha de Futebol Feminino de Setúbal”, que participa na 1.ª Divisão Nacional; e, Sophia Rosa, árbitra do quadro feminino da FPF foram as palestrantes que tiveram o condão de cativar e prender a vasta assistência com as suas interessantes intervenções.

Depois de um pequeno intervalo seguiu-se então o jantar comemorativo que contou com a presença de várias personalidades ligadas ao mundo desportivo e autárquico, sendo de destacar o sócio n.º 1 do Núcleo, José Luís Tavares; Joaquim Santos, vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal; Luís Guilherme, em representação do Conselho de Arbitragem da FPF; Sousa Marques, presidente da Associação de Futebol de Setúbal; Aníbal Guerreiro, presidente do Conselho de Arbitragem da AFS; Eduardo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Corroios, representantes dos diversos núcleos do distrito e alguns antigos árbitros, como o ex-internacional António Costa, entre outros. A anteceder os habituais discursos protocolares foram entregues prémios a Pedro Tomé, pela sua promoção à 1.ª categoria nacional de futsal; e ainda a Sophia Rosa e Mónica Salvador, pela subida ao quadro nacional feminino.

 Novo CA empenhado em
melhorar a qualidade da arbitragem 

 Na sua intervenção, José Luís Tavares começou por lembrar os outros dois fundadores do Núcleo já desaparecidos, deixou uma mensagem aos familiares dos árbitros pelos incómodos causados com o exercício da sua actividade e mostrou-se algo preocupado em relação ao futuro face às dificuldades em encontrar alguém para substituir António Sérgio que vai deixar o cargo de presidente do Núcleo. Aníbal Guerreiro dividiu o seu discurso em duas partes. Na primeira, na qualidade de sócio do NAFAS, deixou alguns recados internos relacionada com a formação técnica dos árbitros e da sua necessária revitalização com a inclusão de mais formadores. E, na segunda, como presidente do Conselho de Arbitragem fez questão de salientar que era apenas o “líder de uma equipa que trabalha para um fim comum, a arbitragem”. Chamou a atenção para o “momento delicado” que a arbitragem distrital está a passar não só devido à saída de dois internacionais mas também porque “a nossa representatividade na 1.ª e 2.ª categoria nacional atingiu níveis demasiados baixos”. Num breve resumo ao trabalho desenvolvido desde que está à frente do CA, Aníbal Guerreiro disse que a primeira tarefa passou por “arrumar a casa” e que uma das maiores dificuldades encontradas foi “o processo das nomeações”. Em relação ao futuro a ideia passa por “melhorar a qualidade da arbitragem”. Nessa perspectiva, “está já agendada uma reunião com os núcleos para debater os problemas da arbitragem distrital”. Aumentar o quadro de observadores é também um dos objectivos. 

Os núcleos necessitam de continuar unidos


Sousa Marques, começou por dizer que os núcleos são fundamentais para o desenvolvimento da arbitragem e deixou uma palavra aos mais novos para que aprendam com os formadores e trabalhem com vontade para seguirem o exemplo de José Luís Tavares, António Costa e Lucílio Batista.

Luís Guilherme afirmou que o NAFAS é motivo de orgulho para o Conselho de Arbitragem, tanto distrital e nacional, e falou dos novos caminhos que se perspectivam para a arbitragem que vai ter uma nova mecânica e mais horas de formação.

Joaquim Santos, por sua vez, salientou a importância do trabalho sem paralelo que está a ser feito no país. Apesar dos momentos difíceis que vivemos, “a CM Seixal vai continuar a disponibilizar a Pista Carla Sacramento mantendo a parceria com o NAFAS”, contribuindo assim para o desenvolvimento do desporto e apoio aos jovens.

Antes de serem cantados os parabéns, falou António Sérgio, presidente do NAFAS, que começou por dizer que este seria o seu último discurso naquela condição. Depois dos agradecimentos a algumas pessoas e entidades, António Sérgio fez questão de frisar que “os sucessos desportivos foram evidentes no NAFAS, onde nenhum dos seus associados desceu de categoria e alguns foram premiados. Quer isto dizer que a formação está bem e recomenda-se. Importa, agora, pensar em novas ideias, alinhadas com as novas tecnologias e em sintonia com a nova dinâmica do Conselho de Arbitragem. Os núcleos necessitam de continuar unidos e reunir periodicamente para funcionarem em rede, falando a uma só voz”. E, por último, deixou algumas mensagens para as entidades oficiais presentes com o intuito de poderem contribuir para um melhor desenvolvimento da arbitragem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here