FUTEBOL DE PRAIA Francisco Palas, o grande impulsionador do projecto - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 27 de junho de 2013

FUTEBOL DE PRAIA Francisco Palas, o grande impulsionador do projecto

Charneca de Caparica foi o clube
que nos acolheu e nos deu mais garantias

Francisco Palas, tem apenas 19 anos, mas no seu curriculum conta já com dois títulos distritais, um conquistado na época de 2008/2009 ao serviço dos juvenis do Beira Mar de Almada e o outro em 2011/2012 pelo Monte de Caparica que se sagrou campeão distrital da 2.ª divisão na categoria de seniores, apesar de ter ainda idade de júnior.

Na época passada regressou ao seu clube de origem, o Beira Mar de Almada, e agora surge como guarda-redes da equipa de futebol de praia do Charneca de Caparica Futebol Clube que se prepara para participar no campeonato nacional que se realiza no próximo mês de Julho, aos fins-de-semana.

Os torneios abertos promovidos pela AF Setúbal acabaram por funcionar para Francisco Palas como o ponto de partida para uma nova experiência na sua ainda curta mas já enriquecedora carreira desportiva. A ideia surgiu, meteu mãos à obra, falou com um grupo de amigos, apresentou o projecto ao Charneca de Caparica e tudo está a decorrer de forma bastante satisfatória.

O Jornal de Desporto, que dado grande destaque à modalidade, quis saber junto do jovem guardião e actual capitão de equipa o que o levou a avançar com o projecto e como está a viver a experiência…

 “Só quem vive esta experiência
percebe a dificuldade e as diferenças
 de praticar futebol num relvado ou num areal” 

Sendo um jogador mais habituado aos relvados, como é que estás a viver esta experiência no futebol de praia? 
Com grande entusiasmo. Só quem vive esta experiência percebe realmente a dificuldade e as diferenças de praticar futebol num relvado ou num areal. Realço que o entusiasmo se estende à parte organizacional da equipa, a área onde pretendo trabalhar no futuro. Quero seguir Gestão Desportiva e a parte de organizar a equipa, como jogadores, equipa técnica, equipamentos, patrocínios, alimentação, deslocações, etc., ajuda-me a adquirir algumas bases e a prepara-me para o futuro.

Segundo consta a criação desta equipa partiu de ti. Qual a razão para a sua criação e como é que foi formada? 
Essencialmente, assim foi. Tudo teve a ver com a falta de competição nesta altura da época, ao gosto pela praia e à vontade de partilhar esta experiência com amigos, antigos e actuais colegas de equipa.

Estão a representar o Charneca, mas curiosamente na sua maioria são jogadores de outros clubes. Porquê? 
Porque foi o clube que nos acolheu e nos deu mais garantias. Não sendo o areal a nossa "praia" o Charneca de Caparica Futebol Clube não hesitou em apoiar esta equipa pioneira e nós cá estamos dispostos a dar o nosso melhor para honrar condignamente o seu emblema

Como capitão de equipa, como é que analisas o comportamento do grupo de trabalho até agora?
Quando criámos este projecto sabíamos que iríamos defrontar equipas mais experientes e dado o equilíbrio nos jogos em que temos participado, só posso considerar a nossa prestação positiva, onde a vontade é regra e o prazer um estímulo.

Quais são os objectivos para o 3.º Torneio Aberto? 
O terceiro e último torneio, antes do Campeonato Nacional, vai servir para ultimar alguns aspectos dentro e fora do campo. Acima de tudo será mais um momento para pôr a equipa à prova, continuando a criar o hábito ao novo terreno e solidificando os laços entre os elementos da equipa. O objectivo passa por melhorar o 4.º lugar.

Há alguma coisa que gostarias de dizer nesta altura sobre o projecto? 
Sim. Gostaria de agradecer à equipa técnica por nos acompanhar, ao Charneca de Caparica Futebol Clube por nos acolher e também à Escola Profissional de Almada, à ZA Contabilidade e Informática e à Clínica Maxfac pelo apoio dado à equipa. .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here