ÁGUAS ABERTAS»» Rafael Gil [Amorense] surpreende em Castelo de Bode - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ÁGUAS ABERTAS»» Rafael Gil [Amorense] surpreende em Castelo de Bode

Tem apenas 17 anos e um futuro muito promissor

Nadador da Associação Naval Amorense foi o vencedor absoluto da Travessia dos Templários


Foto: José Pinheiro - ANA
Rafael Gil, nadador da Associação Naval Amorense, de apenas 17 anos, foi o vencedor absoluto da prova de 5.000 metros da 25.ª edição da Travessia dos Templários que se realizou no passado sábado, dia 28 de Setembro, na Ilha do Lombo, situada na Barragem do Castelo de Bode.

A prova que decorreu debaixo de grande temporal, com muito vento e chuva, contou com a participação de 55 nadadores de diversas categorias e de ambos os sexos, sendo de realçar a presença de alguns dos melhores nadadores de águas abertas nacionais.

Apesar das condições climatéricas não serem muito favoráveis aos nadadores pode dizer-se que a competição decorreu de forma bastante interessante com um bom ritmo de braçada, sendo de destacar a actuação dos representantes dos clubes da margem sul do Tejo e em especial de Rafael Gil (Amorense) que já havia dado mostras do seu real valor noutras competições. No final, o jovem nadador da Associação Naval Amorense surpreendeu ao terminar no primeiro lugar, sagrando-se assim vencedor absoluto da prova que concluiu com o tempo de 1:05.17,01. Em segundo lugar, classificou-se o actual campeão nacional da distância Mário Bonança (Sporting) com mais 28 centésimos de segundo. Vasco Gaspar (SFUAP) foi o terceiro sénior e quarto absoluto a completar a prova com 1:05.20,27. Depois de terminada a competição os grandes especialistas mostravam-se surpreendidos com a ponta final de Rafael Gil porque não contavam com a força do jovem, nos últimos metros.

Foto: José Pinheiro - ANA
Outros nadadores da margem sul que estiveram também em plano de destaque: Marina Sequeira (SFUAP), por ter vencido a categoria de juniores; Afonso Queiroga (SFUAP), que conquistou a medalha de ouro no escalão de juvenis; Paulo Carvalho (SFUAP) pelo triunfo obtido em masters escalão F [50-52 anos); assim como, Rafael Nunes (Amorense) que foi o segundo classificado no escalão de juniores; Diogo Silva (SFUAP), que já se encontra a residir e estudar no Centro de Estagio de Alto Rendimento, da FPN, em Rio Maior, pela medalha de bronze no escalão de juniores; Hugo Torres (SFUAP) medalha de prata, em juvenis; Diogo Pinheiro (Luz e Vida), medalha de bronze, em juvenis; e, Cládio Pinheiro (SFUAP) por ter terminado em 4.º lugar no escalão de seniores. No sector feminino, em plano de maior evidência estiveram Marta Saraiva (SFUAP) e Helena Carvalho (SFUAP) que se classificaram respectivamente em terceiro e quinto lugar, no escalão de seniores. .

Vasco Gaspar premiado pela CM Almada

O nadador internacional da SFUAP, Vasco Gaspar, foi um dos vencedores do “Concurso Jovens Talentos 2013” promovido pela Câmara Municipal de Almada com o objectivo de distinguir estudantes e residentes que desenvolvem actividade relevante no concelho com idade compreendida entre os 12 e os 35 anos. Vasco Gaspar, actualmente com 23 anos, começou a praticar natação na SFUAP aos 14 tendo conseguido ao longo dos tempos conciliar a natação de alto rendimento com o curso de medicina, onde também é investigador.

Na cerimónia de entrega dos prémios que decorreu no auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correia, esteve presente Maria Emília de Sousa, que terá exercido um dos seus últimos actos políticos. 

JOSÉ FREITAS



Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here