BASQUETEBOL»» Seixal e Galitos são campeões regionais

Na categoria de Sub-16

Foi uma excelente jornada de propaganda para a divulgação da modalidade

Seixal e Galitos são os novos campeões regionais de basquetebol, no escalão de sub-16, o Seixal no sector feminino e o Galitos no sector masculino. Os títulos foram conquistados na fase final das respectivas competições que decorreram no passado fim-de-semana no pavilhão-sede do Seixal, onde o público compareceu em grande número.

Na prova feminina as jovens seixalenses terminaram em primeiro lugar só com vitórias e o triunfo foi consumado apenas na derradeira partida disputada com o GDESSA que terminou com o resultado de 56-43, favorável às anfitriãs. No jogo que decidira o terceiro e o quarto lugar o Montijo Basket derrotou o Basket Almada por 77-50. Resultados das duas primeiras rondas: GDESSA 75 BAC 38 e Seixal 65 Montijo Basket (1.ª jornada); GDESSA 65 Montijo Basket 50 e BAC 34 Seixal 64 (2.ª jornada). Classificação: 1.º lugar, Seixal, 6 pontos; 2.º lugar, GDESSA, 5 pontos; 3.º lugar, Montijo Basket, 4 pontos; 4.º lugar, Basket Almada, 3 pontos.

Com o título conquistado, a equipa do Seixal FC, apurou-se automaticamente para a Fase Zonal do respectivo Campeonato Nacional. O GDESSA e o Basket Almada Clube irão disputar a Taça Nacional do escalão. De referir que as almadenses se apuraram em virtude do Montijo Basket, que terminou em 3.º lugar, ter abdicado de participar.

Na prova masculina a vitória foi do Galitos que derrotou no jogo decisivo, realizado no último dia da competição, o Barreirense por apenas três pontos (65-62). Resultados completos das três jornadas: Galitos 65 Scalipus 62 e Seixal 43 Barreirense 68 (1.ª jornada); Seixal 30 Galitos 48 e Barreirense 65 Scalipus 35 (2.ª jornada); Seixal 53 Scalipus 47 e Barreirense 62 Galitos 65. Classificação. 1.º lugar, Galitos, 6 pontos; 2.º lugar, Barreirense, 5 pontos; 3.º lugar, Seixal, 4 pontos, 4.º lugar, Scalipus, 3 pontos.

O Galitos por se ter sagrado campeão regional ficou apurado para o campeonato nacional. Acompanham este clube na Fase Zonal Sul do Campeonato Nacional do escalão o Barreirense e o Seixal FC. O Scalipus ficou apurado para a respectiva Taça Nacional.

Concursos de Lançamentos

Nos concursos de lançamentos de 3 pontos e lances livres. Os resultados foram os seguintes:

CONCURSO DE 3 PONTOS:
1º. João Guerreiro e Pedro Melo (Seixal FC)
2º. David Vaz e Diogo Valente (FC Barreirense)
3º. Ricardo Guerreiro e Bogan Lupu (Galitos FC)

CONCURSO DE LANCES LIVRES:
1º. Dinis Rodrigues e João Silva (FC Barreirense)
2º. Ângelo Bumanglag e Gonçalo Cardoso (Scalipus CS)
3º. João Leão e Ricardo Oliveira (Seixal FC)

CONCURSO DE 3 PONTOS:
1º. Beatriz Roque e Ana Lúcia (Montijo Banda Basket)
2º. Mafalda Coisinha e Filipa Carvalho (Seixal)
3º. Débora Fernandes e Catarina Ferreira (GDESSA)

CONCURSO DE LANCES LIVRES:
1º. Inês Leça e Margarida Junqueira (Seixal)
2º. Marta Chambel e Mariana Ferreira (GDESSA)
3º. Daniela Caraballo e Inês Rebelo (Montijo Banda Basket)


Cincos 5 ideais por votação dos treinadores:

MASCULINOS
1 – Diogo Valente (Barreirense)
2 – Daniel Silva (Galitos)
3 – David Vaz ( Barreirense)
4 – Ibrahim Conte (Barreirense)
5 – Miguel Moriés (Galitos)

FEMININOS
1 – Inês Dias (GDESSA)
2 – Mariana Ferreira (GDESSA)
3 – Margarida Junqueira (Seixal)
4 – Tatiana Jordão (Seixal)
5 – Eliana Cabral (Montijo Banda Basket)


Clinic do Seixal Fisiobasket

Durante o evento realizou-se também o Clinic do Seixal Fisiobasket que contou com a participação do ex-atleta Aniceto do Carmo (que iniciou a sua carreira desportiva de sucesso no Seixal), prof. doutora Catarina Godinho, dr. Duarte Galvão e mestre Filipa Vicente, da Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, e fisioterapeuta Miguel Caeiro, que abordaram matérias directamente relacionadas com o jogo de Basket e outras relativas à fisiologia do treino, prevenção de lesões, nutrição, aquecimento para a competição e estiramentos.

A fase final dos campeonatos decorreram numa organização conjunta da Associação de Basquetebol de Setúbal e do Seixal Futebol Clube com o apoio da Camara Municipal do Seixal e da União de Juntas do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires.

De salientar a boa organização e a elevada correcção de todos os intervenientes tendo sido como nos anteriores eventos uma excelente jornada de propaganda para a divulgação do Basquetebol.
Share on Google Plus