CHARNECA DE CAPARICA»» A manutenção é o objectivo - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 17 de junho de 2014

CHARNECA DE CAPARICA»» A manutenção é o objectivo

José Carlos Santos (ex-Arrentela) é o novo treinador

“Clube tem uma dinâmica de fazer inveja a outros do distrito”


José Carlos Santos, de 58 anos, ex-treinador do Arrentela, foi o homem escolhido para liderar o Charneca de Caparica que esta época ascendeu ao Campeonato Distrital da 1.ª Divisão.


Para o treinador, que dedicou grande parte da sua actividade desportiva nos escalões de formação, trata-se de um regresso à Charneca de Caparica clube onde se sagrou campeão distrital de juvenis (2.ª Divisão), na época de 2002/2003.

Da equipa técnica fazem parte também como adjuntos, Artur (treinador de guarda-redes) e Paulo Loureiro, que se encontrava ao serviço do Almada.

Na Charneca de Caparica, que dispõe agora de excelentes infra-estruturas graças ao notável trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos tempos pela direcção do clube liderado por José Manuel Santos, a expectativa é grande porque todos estão empenhados na realização de uma boa temporada de forma a poder estabilizar o clube no principal escalão do futebol setubalense onde, há alguns anos atrás, já havia estado com o nome de Canários.


Vamos então saber quais as perspectivas do novo técnico para a época desportiva de 2014/2015.


“Desafio aliciante”

Alguns anos depois está de regresso à Charneca de Caparica…
É verdade. Há quem diga que não se deve regressar aonde se foi feliz mas eu não penso assim. Da outra vez só estive uma época e com um grupo de jogadores de grande qualidade conseguimos um brilharete que foi subir a equipa de juvenis à 1.ª divisão distrital mas com condições muito diferentes das que existem hoje porque o campo era pelado e as dificuldades muito grandes. Agora é tudo muito mais aliciante porque para além de ser o escalão de seniores, o campo é sintético e o clube está muito diferente para melhor.

E certamente um desafio mais aliciante para si
Sim, sem dúvida. Depois de alguns anos nas camadas jovens entrei no futebol sénior na sequência de um convite feito pelo Arrentela onde permaneci uma época e meia e alcancei uma subida de divisão. Na segunda época as coisas não correram tão bem mas acabei por ficar satisfeito com o facto de a equipa não ter descido à 2.ª divisão, porque ficaria também ligado a isso. Agora a página virou-se e como tal é o Charneca de Caparica que está à minha frente. O clube está diferente, porque tem pessoas e estruturas também diferentes e uma dinâmica de fazer inveja a outros clubes do distrito que não conseguem ter tanta gente interessada em remar para o mesmo lado.

O que lhe foi pedido esta época para o Charneca de Caparica?
Foi-me pedido para tentar manter a equipa na 1.ª divisão e tentar estabilizá-la por lá. Mas, já agora aproveito para realçar o excelente trabalho desenvolvido pela equipa de trabalho liderada pelo Tiago Morais. Não é nada fácil subir da 1.ª à 2.ª divisão porque é uma competição disputada em duas fases e a primeira nada tem a ver com a segunda. Eu e a minha equipa técnica vamos tirar dividendos disso. Quero também dizer que quando recebi o convite ainda não se sabia se o clube ficaria na 2.ª ou na 1.ª divisão, porque ainda faltavam dois jogos. A resposta que dei foi que aceitaria o desafio independentemente de ser numa ou noutra divisão. A manutenção é um desafio mas algo que está perfeitamente ao nosso alcance, embora tenha que haver muito trabalho.

Quem é que vai trabalhar consigo na equipa técnica?
Vamos ser três pessoas. Eu, o Artur que vai trabalhar especificamente com os guarda-redes e o Paulo Loureiro que era adjunto do Élio Santos, no Almada. Assim que tive conhecimento que não ficava no Almada apressei-me logo a telefonar-lhe porque já havíamos trabalhado juntos no Ginásio de Corroios. Conheço-o bem e sei como ele se relaciona com as pessoas por isso estou convicto que as coisas entre nós vão correr na perfeição.

O Charneca de Caparica vai ser um clube organizado

A época já está a ser planificada ou ainda é cedo?
Ainda é cedo. Estamos nesta altura numa situação de saber quem quer ficar e quem não quer ficar. Não vou ficar à espera, independentemente de ser o jogador A, B ou C. Da forma como o futebol está a nível distrital há muitos jogadores de qualidade que querem jogar. De forma que não há necessidade de esperar pela decisão dos jogadores. O que está estipulado é que até ao final do mês vão ter de confirmar se querem ou não continuar. O plantel que subiu tinha qualidade mas a 1.ª divisão tem outras exigências e por isso temos que ter uma qualidade individual superior para depois poder passá-la para o colectivo. Não fizemos grandes alterações, dos que estavam prescindimos de três, agora há que saber quais os que se vão auto-rescindir. Como é óbvio irão entrar também alguns jogadores para acrescentar mais qualidade à que já existe. Mas, quem vier tem que ter também qualidade humana para que possa haver um bom balneário. Isso é fundamental para que as coisas comecem a correr bem. Já temos referenciado alguns. Dentro de muito pouco tempo os seus nomes serão divulgados.

Que mais há a acrescentar nesta altura?
Dizer que o Charneca de Caparica vai ser um clube organizado, que vai dar trabalho aos outros e que vai entrar no campeonato [onde já estivemos mas com outro nome – Canários] para fazer boa figura. Vamos ter muitas dificuldades pelo caminho mas tenho a certeza que as iremos ultrapassar. Pelos contactos que tenho tido, vejo nas pessoas uma grande vontade de apoiar o clube e em especial o escalão sénior. Estou motivado, esperançado e agradecido pela lembrança de me terem dado a oportunidade de voltar a estar com uma equipa de seniores na 1.ª divisão distrital. Penso que esta vai ser uma época positiva para o Charneca de Caparica e isso passa naturalmente pela manutenção. As condições existem porque temos um bom sintético e outros pormenores logísticos bastante agradáveis, agora há que formar o tal grupo de jogadores para atingir o objectivo a que nos propusemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here