TORNEIO LOPES DA SILVA»» Selecção de Setúbal está no grupo da frente - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 23 de junho de 2014

TORNEIO LOPES DA SILVA»» Selecção de Setúbal está no grupo da frente

Esta 3.ª feira Setúbal defronta Braga

Porto, Setúbal e Braga são os primeiros...


A selecção de Setúbal voltou a vencer no Torneio Lopes da Silva. Desta vez, a vitória foi alcançada sobre a selecção da Guarda por duas bolas a uma.


A selecção do Porto que nesta segunda jornada goleou a Horta por 4-0, assumiu o primeiro lugar da competição [porque tem melhor diferença de golos] mas a selecção de Setúbal e a de Braga também estão no grupo da frente com o mesmo número de pontos.


Face à posição das equipas na tabela classificativa em perspectiva está um grande jogo entre Setúbal e Braga que se disputa esta terça-feira às 17 horas no Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade.


Resultados dos jogos da segunda jornada:


9h30m
Horta 0 Porto 4
V. Castelo 1 Leiria 0
Aveiro 0 Évora 0
Lisboa 1 Algarve 1

11h00
P. Delgada 2 Madeira 1
Bragança 0 Santarém 1
Beja 1 Vila Real 0
Portalegre 0 Viseu 1

17h00
Angra do Heroísmo 0 Castelo Branco 3
Guarda 1 Setúbal 2
Braga 1 Coimbra 0


Classificação**:

**A classificação de cada selecção é obtida a partir da pontuação alcançada nos cinco jogos disputados, segundo o seguinte critério: três pontos por vitória, um ponto por empate e zero por derrota. Se duas selecções obtiverem o mesmo número de pontos, aplicar-se-ão os critérios pela seguinte ordem:

 1.º Maior número de pontos obtidos entre si;
2.º 'goal average' (diferença entre golos marcados e sofridos);
3.º Número de golos marcados;
4.º Número de vitórias;
5.º Menor média de idades;
6.º Sorteio.

Se três ou mais selecções obtiverem o mesmo número de pontos, aplica-se como critério de desempate e pela mesma ordem os números 2 a 6.


Jogos a realizar do dia 24 de Junho:

9h30m
Ponta Delgada - Horta (Campo dos Pescadores, na C. Caparica)
Porto - V. Castelo (Campo Pepita, na Trafaria)
Leiria – Aveiro (Campo do Cassapo, Charneca de Caparica)
Évora – Lisboa (Campo Rocha Lobo, no Monte de Caparica)

11h00
Algarve - Bragança (Campo dos Pescadores, na C. Caparica)
Santarém – Beja (Campo Pepita, na Trafaria)
Vila Real - Portalegre (Campo do Cassapo, Charneca de Caparica)
Viseu . Angra do Heroísmo (Campo Rocha Lobo, no Monte de Caparica)

17h00
Castelo Branco - Guarda (Campo do Pragal, em Almada)
Setúbal – Braga (Estádio Municipal José Martins Vieira, na C. Piedade)
Madeira - Coimbra (Campo da Mutela, em Cacilhas)


Tal pai, tal filho?

A genética não garante que os descendentes de grandes futebolistas herdem o talento dos pais, mas há três jovens Sub-14 que prometem mostrar que sim, na XX Edição do Torneio Lopes da Silva.
Afonso Sousa, número 7 da AF Porto, é filho de Ricardo Sousa e neto do António Sousa que brilhou na Seleção Nacional e no FC Porto, na década de oitenta. Diogo Carvalha, central da AF Setúbal, é filho ex-jogador do Sporting Litos. E Rodrigo, extremo da AF Aveiro, é filho do internacional português Sérgio Conceição.

Não sei se herdei o jeito do meu pai ou do meu avô, mas sei que quero chegar ao nível deles. E ninguém anda comigo ao colo por ter o nome Sousa”, afirma Afonso, de olhos bem abertos, para acentuar o tom dramático com que fala: “Estive nas escolinhas do FC Porto, fui dispensado e só não desisti porque a minha mãe me motivou todos os dias. Voltei agora ao clube porque dei o litro”.

Para o jovem Afonso, “não há milagres nem genes que influenciem no futebol”: Para sobressair, “é preciso trabalhar muito e ser humilde”. É o que lhe diz o avô e o seu sonho é ser como ele, “campeão da Europa” e “vencedor de várias Taças”. Também admira o pai e quer “ter os pés do Deco”, mas por enquanto quer mostrar-se no Torneio Lopes da Silva:
Estão aqui os Treinadores das Seleções Nacionais e não vou mentir: o meu objetivo é ser chamado à Seleção Sub-15 no final do ano. Se fico nervoso por saber que estou a ser observado? Não”.


Diogo Carvalha é o mais reservado deste trio de jovens. Também é o melhor aluno dos três. E, após uma longa conversa com o fpf.pt, confessa que se sente “pressionado” quando as pessoas o confrontam com os feitos do pai. “Porque dizem sempre a mesma coisa: ‘ai, o teu pai era um prodígio na tua idade; ai, era ele e o Futre. Ai, ele era único. Ai, vais ter muito que andar’”.

Para evitar comparações, escolheu cedo o que queria fazer em campo: “defender, cortar, recuperar”. Joga no eixo da defesa na seleção da AF Setúbal, mas é trinco no clube Leão Altivo. Passar para os leões de Alvalade seria “um sonho, nunca uma obsessão”. “Gosto tanto do futebol como dos livros. A minha mãe é diretora da minha escola [E.B. Carlos Cagaré] e cedo me fez ver que a formação é muito importante na vida. Tive oito cincos este ano e quero tirar um curso superior, seja ou não futebolista”.


Para Rodrigo, extremo da seleção da AF Aveiro e filho de Sérgio Conceição, o futebol sempre foi encarado “como uma diversão”, até porque jogou em vários clubes, consequência da carreira internacional do pai, primeiro como jogador e depois como treinador. “Ele nunca me exigiu que fosse jogador, eu é que quero. Agora estou no Anadia, amanhã posso ir para o Minho. Logo se verá”.

Fonte: FPF e AFS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here