ARBITRAGEM»» AF Setúbal lança o cartão branco - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ARBITRAGEM»» AF Setúbal lança o cartão branco

Projecto-piloto arranca no próximo mês de Março…

Equipas, jogadores, técnicos, dirigentes e mesmo o público irão ser premiados pelos seus actos de desportivismo

As fases finais de seis campeonatos distritais da Associação de Futebol de Setúbal, nos escalões de benjamins e infantis, vão marcar o arranque da instituição, a nível nacional, do Cartão Branco/Fairplay.

A Associação de Futebol de Setúbal, em parceria com o PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto/IPDJ, a CAJAP - Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, e a APAF – Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, irá no próximo mês de Março lançar o projecto-piloto do Cartão Branco/Fair-Play e os prémios Fair-Play.

O presidente da AF de Setúbal, Joaquim Sousa Marques, explicou em declarações ao site da FPF que esta ideia surgiu da parceria existente, há já algum tempo, com o Plano Nacional de Ética no Desporto do IPDJ.


“A possibilidade de fazer este projecto-piloto existe há algum tempo. Esta é uma ideia que coloca a possibilidade de introduzir um novo cartão em jogos de futebol e de futsal distritais que premeie pela positiva os intervenientes do jogo pelos seus comportamentos.”

Joaquim Sousa Marques adiantou como vai funcionar a mostragem deste cartão na prática:

“Os jogadores, os técnicos, os dirigentes e o público, inclusivamente, podem ver o cartão branco quando o árbitro entender que há, no decorrer do jogo, comportamentos que são dignos de poderem ser destacados pela positiva, pelo Fair-Play, pela defesa do futebol. O árbitro, tal como mostra os cartões amarelos e vermelhos, mostrará o cartão branco ou cartão do Fair-Play durante o decorrer do jogo e dará nota desse cartão no relatório explicando o motivo da mostragem. No final da época vão ser premiadas as equipas que mais se tiverem destacado pela positiva. Entendemos que estes comportamentos devem ser realçados e destacados, no sentido de os premiar e, desta forma, incentivar os jogadores, as equipas e todos os restantes intervenientes no jogo a terem um comportamento positivo e assertivo na defesa do futebol.”

“Este cartão branco nada tem a ver com o cartão branco de que se fala e que pretende ser de castigo intermédio entre o amarelo e o vermelho. A cor é a mesma, mas pretende, pelo contrário, premiar os comportamentos positivos”, sublinhou.


O presidente da AF de Setúbal acrescentou que este projecto-piloto irá ser implementado, num primeiro momento, nas fases finais das competições de futebol 7 e futsal nos escalões de benjamins e infantis. “Vamos avaliar como é que a iniciativa decorreu no final da época e se tivermos o êxito que esperamos alargá-la a outras competições da AF de Setúbal”, sintetizou.

Este é um projecto que envolve várias instituições e que conta com a participação de um patrocinador. “Existem quatro entidades envolvidas e contamos também com a parceria de um patrocinador que irá suportar todos os materiais necessários para a implementação.”

Para colocar em prática o projecto existe a necessidade de formar os árbitros e uniformizar critérios, reconhece o líder da AF de Setúbal. “Estamos a trabalhar para que haja uma aplicação correta e uniforme desta introdução efectuada. Há um regulamento, mas ainda estamos a começar. Começar era o passo mais difícil e vamos tentar melhorar à medida que esta experiência for avançando. Há questões que naturalmente irão surgir com a prática que vamos tentar procurar resolver. Acima de tudo o nosso grande objectivo é defender o futebol e é nesse sentido que vamos continuar a evoluir”, concluiu.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here