ARBITRAGEM»» NAFAS encerrou mais uma época - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

segunda-feira, 8 de junho de 2015

ARBITRAGEM»» NAFAS encerrou mais uma época

Hernâni Fernandes faz balanço positivo…

ALMADA / SEIXAL TEM VINTE NOVOS ÁRBITROS DE FUTEBOL

O NAFAS – Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada / Seixal assinalou o encerramento de mais uma época desportiva com a realização de um jogo de futebol no Campo Rocha Lobo, no Monte de Caparica, entre solteiros e casados que terminou com a vitória dos solteiros por 4-1 ao qual se seguiu um almoço na Quinta da Adega, na Sobreda, que serviu também para premiar os árbitros que mais se distinguiram em 2014/2015.

Na cerimónia estiveram presentes várias personalidades ligadas ao mundo da arbitragem e alguns convidados especiais. Na globalidade foram cerca de 70 pessoas de se reuniram à volta da mesa contando-se entre elas Aníbal Guerreiro, em representação da AF Setúbal e Conselho de Arbitragem; Jorge Lage, em representação do Monte de Caparica; Sérgio Jesus, do Núcleo do Barreiro; Miguel Figueiredo, do Núcleo de Setúbal; David Salvador, do Pinhal Novo; Valter Pereira, de Santiago do Cacém; e, José Pina como elemento da comunicação social.

O presidente do NAFAS, Hernâni Fernandes começou por agradecer a presença de todos e realçou o número significativo de presenças na festa de encerramento das actividades bem como o facto de o Núcleo passar a ter vinte novos árbitros que receberam durante a semana os respectivos diplomas.

Seguiu-se depois a entrega de prémios onde em destaque esteve João Marques que foi distinguido por três vezes. Bruno Esteves, o dinamizador do momento começou por chamar os premiados pela assiduidade individual que foram por esta ordem: João Marques, Rui Nunes e Lourenço Abrantes; testes escritos, orais e vídeos, João Marques; prémio de equipa, João Marques, Rui Nunes e Micael Rechena; melhor estagiário do NAFAS, Gonçalo Gil.


“João Marques com 7 / 8 anos já se mostrava interessado pela arbitragem”

No período de intervenções, José Peixoto, a propósito dos prémios recebidos por João Marques recordou quando ele “com 7 ou 8 anos ia com o pai às sessões do Núcleo e se mostrava sempre muito interessado naquilo que ouvia. Não admira que hoje seja como é”.

Nas palavras de José Manuel Esteves, coordenador da CAT, o que mereceu melhor atenção foi a chamada de atenção para a “importância das leis do jogo na formação. É essencial e imprescindível que as saibam interpretar e aplicar”, referiu.


“UEFA impressionada com a nossa capacidade de formação”

Aníbal Guerreiro, presidente do Conselho de Arbitragem que também representou a AF Setúbal por indisponibilidade do presidente Sousa Marques, falou de uma reunião que tinha tido durante a manhã com elementos da UEFA onde foram abordados assuntos de grande interesse para a arbitragem. “Posso dizer que eles ficaram impressionados quando lhes disse que havíamos formado 70 novos árbitros durante a semana e explicámos como conseguimos”. O dirigente máximo da arbitragem no distrito agradeceu também a todos aqueles que colaboraram com o CA para que esta tivesse sido uma época sem problemas de maior. “Durante a época há sempre um ou outro problema mas podemos dizer que funcionou tudo muito bem graças à vossa colaboração”. E, deixou uma palavra para os árbitros que vão fazer o estágio na FPF. “Este ano têm uma coisa boa, na globalidade vão 56 a nível nacional, quer isto dizer que desde que passem nos testes ficam todos e se não houver nada em contrário no final do estágio subirão 14 à categoria C2. Se continuarem a trabalhar os resultados hão-de aparecer”, salientou.      


HERNÂNI FERNANDES, presidente do NAFAS:

“Queremos mais gente nova para continuar a dignificar a imagem da arbitragem na região”


Qual o balanço que faz das actividades desenvolvidas esta época pelo NAFAS?
É um balanço positivo. Chegamos ao fim do ano de muito trabalho, com muitos jogos e de muita entrega. Ainda esta semana o NAFAS teve 20 rapazes que acabaram o curso e receberam o diploma. Quer isto dizer que vamos ter 20 novos árbitros que nos vão ajudar na progressão no trabalho para conseguirmos daqui a alguns anos ter árbitros de referência do nível do Bruno Esteves que está na 1.ª categoria.

Vinte novos árbitros é um nível considerável…
Sim, é verdade, porque a captação é sempre muito difícil. Não é fácil cativar um jovem de 15, 16 ou 18 anos a vir tirar o curso de árbitro perante a sociedade actual em que vivemos.

E em termos gerais a nível de classificações dos árbitros do NAFAS aqui no distrito?
Foram positivas. No quadro superior da AF Setúbal o André Duque volta a subir ao quadro da FPF porque foi um dos três indicados. Portanto, o balanço é positivo mas queremos sempre mais e melhor.

“Não percebo porque os dirigentes que também foram árbitros continuam a adiar durante tanto tempo as classificações”

Em termos nacionais ainda não saíram as classificações, mas quais são as perspectivas. Há alguma indicação?
Não. Continua tudo no segredo dos deuses. Esta é uma lacuna que já vem de anos e as pessoas continuam a não perceber que nós fazemos a época e quando chegamos ao fim queremos saber a nossa classificação o mais depressa possível para podermos ir descansar. Os campeonatos acabaram já há duas semanas e a indicação que temos é que as classificações saem daqui a cerca de 15 dias. Vamos estar cerca de um mês sem sabermos a nossa classificação quando as coisas são fáceis porque está tudo informatizado. Praticamente no dia a seguir a acabarem os campeonatos podíamos ter a nossa classificação. Portanto, não percebo como é que os dirigentes que também foram árbitros continuam a adiar durante tanto tempo as classificações.

Em termos de Núcleo há uma direcção eleita, ou se quisermos praticamente reeleita. Quais são os objectivos para os dois anos que se seguem?

A direcção é de facto praticamente a mesma, não há grandes alterações. Os objectivos passam sempre por fazer melhor, trabalhar mais e melhor para conseguirmos que a arbitragem aqui de Almada e Seixal seja mais forte e consiga uma maior projecção tanto a nível distrital, como a nível nacional. Em tempos tivemos bastantes árbitros e assistentes na 1.ª categoria e neste momento temos o Bruno Esteves, eu e mais quatro assistentes, mas queremos mais gente nova para conseguir dignificar a imagem desta região.        

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here