BARCOS DRAGÃO»» Naval Amorense brilha em Macau - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 26 de junho de 2015

BARCOS DRAGÃO»» Naval Amorense brilha em Macau

Foi necessário recorrer à photo-finish para encontrar o vencedor…

equipa PORTUGUESa termina em segundo lugar na final b

Pela primeira vez, a equipa da Associação Naval Amorense foi a Macau representar Portugal nas tradicionais regatas dos Barcos-Dragão, acabando por conseguir uma classificação honrosa na final “B”.

Numa final emocionante, na prova de 500 metros em grandes embarcações, a Indonésia acabou por levar a melhor sobre a China.

As regatas dos Barcos-Dragão contaram este ano, pela primeira vez, com a presença de uma equipa portuguesa vinda directamente do Seixal.

Foi com expectativas “moderadas” que Luís Moreira da Silvachefe da delegação dos Barcos-Dragão de Portugal, encarou a primeira competição em Macau que terminou com um segundo lugar na final “B”.

Apesar das diferenças entre a canoagem, desporto que estão habituados a praticar, foi rápida a adaptação que os levou a uma classificação honrosa.

“Nós estamos a desenvolver na margem sul, uma zona operária, actividades com Barcos-Dragão para crianças, jovens e para uma infinidade de pessoas como deficientes e reformados”, explicou o responsável, em declarações ao JORNAL TRIBUNA DE MACAU, acrescentado que a RAEM, ao tomar conhecimento, resolveu convidar a equipa para participar.

Apesar de pensarem inicialmente que iriam encontrar equipas fortíssimas, Luís Silva pensa terem correspondido às expectativas. “Nas regatas que disputámos tivemos um segundo lugar entre seis, depois um terceiro lugar também entre seis e agora o segundo na final ‘B’”, disse.

Embora admita que esta modalidade não é um desporto de eleição em Portugal, o responsável reconheceu o êxito que tem tido como um tipo de desporto que está a ser desenvolvido pela Associação Naval Amorense, com atletas de canoagem.

“Todos os anos, em Maio, fazemos corridas Barcos-Dragão para crianças das escolas. São cerca de 800 crianças a fazer provas que estão inseridas numa actividade escolar”, revelou. Quanto ao próximo ano, caso voltem a Macau, Luís Moreira espera vir em “melhores condições”.



Após finalizar a prova que lhes concedeu o segundo lugar, Orlando Silva disse ter sido uma final que “correu muito bem”, apesar de não ter começado como esperava. “Nós tentámos largar com mais intensidade mas o início não correu como estávamos à espera, apesar de termos depois conseguido impor o nosso ritmo e subir até ao segundo lugar, disputando quase a vitória por uma unha negra”, salientou.   

Nas eliminatórias, onde passavam às semifinais a equipa vencedora de cada eliminatória mais os 6 melhores tempos entre os vencidos, a equipa portuguesa surpreendeu, ao terminar na segunda, atrás da Macau Selection Team, averbando um tempo entre os 6 melhores, dispensando a disputa da repescagem. O tempo da eliminatória foi de 2:02,251 minutos.

Nas 3 semifinais onde passavam à final A os vencedores e os 3 melhores tempos entre os vencidos, a equipa portuguesa terminou em 3.º lugar com o tempo de 2:00,990 minutos. Abaixo do tempo averbado na eliminatória e o 11.º melhor tempo entre os semifinalistas o que garantiu o acesso à final B.

De notar que as duas primeiras regatas foram disputadas pelos portugueses, utilizando as pagaias de madeira fornecidas pela organização, e que apenas a equipa portuguesa estava a utilizar. As pagaias de madeira são mais pesadas e menos eficazes que as de carbono de utilização generalizada pelos atletas. Felizmente o engenho de um dos atletas [Flávio Pereira] e a boa vontade da Associação de Barcos Dragão de Macau permitiram o empréstimo desse material para a disputa da final B.

A final B não começou como os portugueses antecipavam porque a largada foi bastante lenta, no entanto, a recuperação foi espectacular e na linha de meta a organização não conseguiu estabelecer se os vencedores eram os portugueses ou a Macau Selection Team. Após recorrer ao photo finish a vitória foi atribuída à Macau Selection Team pela margem mínima de 0,053 segundos. O tempo do vencedor foi 2:00,295 contra 2:00,348.


Mike Haslam, presidente da Federação Internacional de Barcos-Dragão, olha para este evento como algo que tem despertado muito interesse em Macau por ser uma das melhores regatas do ano e que muitas vezes acaba por gerar uma necessidade de manter os números mais baixos para que haja um equilíbrio entre qualidade e quantidade. Ao comparar o número de participantes deste ano com os anos anteriores, o responsável disse que tudo depende da escolha que as equipas internacionais fazem. “Talvez escolham Macau este ano e Hong Kong para o ano, por isso os números são praticamente os mesmos todos os anos no que toca às equipas internacionais, só as equipas é que são diferentes”, revelou.

A edição deste ano teve também uma grande vertente cultural, com várias demonstrações ao longo do evento, incluindo danças.

Fonte: Jornal Tribuna de Macau


Post Bottom Ad

Responsive Ads Here