U. SANTIAGO»» Aposta forte na nova época - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

terça-feira, 4 de agosto de 2015

U. SANTIAGO»» Aposta forte na nova época

Vítor Louricho, presidente do clube…

“SE NOS DEIXAREM ESPREITAR O PRIMEIRO LUGAR, NÃO VAMOS ABDICAR DELE”


O U. Santiago vai apostar forte nesta época desportiva de 2015/2016. Com um novo treinador e alguns jogadores vindos de clubes de outra dimensão o clube alentejano, que na época passada terminou em quinto lugar, parte para o campeonato deste ano com o objectivo de fazer melhor e isso passa naturalmente por andar sempre nos primeiros lugares, incluindo o primeiro.

Em entrevista ao JORNAL DE DESPORTO, o presidente da direcção do clube alentejano falou das razões que levaram à contratação de um treinador que vive na região de Lisboa, da constituição do plantel que mantém muitos jogadores da época anterior mas é também reforçado com atletas de qualidade habituados a jogar em campeonatos de maior dimensão. E, por último fez também questão de abordar a criação da escolinha de futebol que está a ser um sucesso e se reveste de extrema importância para o clube em termos futuros. 

Os jogadores, que realizaram os exames médicos esta quinta-feira, dia 30 de Julho, vão apresentar-se ao serviço no dia 16 de Agosto, data marcada para o arranque da pré-época que vai decorrer sob o comando técnico de Nuno Brites, que tem desenvolvido a sua actividade em clubes da região de Lisboa, nomeadamente no Casa Pia. Wilson Palma (ex-Comércio Indústria] vai ser o treinador de guarda-redes e Pedro Barradas será o médico do clube que conta também com a colaboração do massagista Bejinha.


“Nuno Brites é a pessoa que mais se enquadra no perfil pretendido”

O U. Santiago apostou esta época num treinador que tem desenvolvido a sua actividade em clubes da zona de Lisboa. Houve alguma razão especial para isso?
Nenhuma em especial. Tivemos algumas conversas com o João Direito mas, depois a partir do momento em que ele decidiu ir para outro sítio, nós pusemos pés ao caminho. Apareceram várias propostas e algumas pessoas que mostraram grande vontade em vir para o União mas tal não foi possível por dificuldade de enquadramento financeiro. Tivemos que tomar decisões e optámos pelo Nuno Brites que julgamos ser a pessoa que mais se enquadra no perfil pretendido, dentro das nossas capacidades. Posso também dizer que o treinador de guarda-redes vai ser o Wilson Palma (ex-Comércio Indústria) e que este ano o clube vai ter também um médico ortopedista a chefiar o posto médico. 

Em termos de plantel vai haver muitas alterações?
Pela nossa vontade continuaríamos com 80 ou 90% dos jogadores mas não foi possível, uns por razão profissional, outros por vontade própria e ainda outros por questões monetárias acabaram por sair e nós temos que remodelar, obviamente. Se uns saem outros têm que entrar. Ainda assim, cerca de 70% do plantel continua.

E os restantes 30%?
Estamos a aguardar algumas decisões de jogadores que estavam no Campeonato Nacional de Seniores e que podem vir a acrescentar mais valor ao clube. Quem vem de novo são jogadores de outras zonas, alguns que na época passada estavam no CNS e outros que fizeram a sua formação em clubes dos nacionais nomeadamente no Estoril, Casa Pia e Sporting [dois deles].


“Vamos ter uma equipa muito competitiva”

E o U. Santiago continua a apostar em jogadores vindos de fora?
A formação do U. Santiago esteve parada há muito tempo e agora estamos a pagar por isso. O facto leva-nos a ter que recrutar jogadores de outras regiões. O plantel não dá para ter apenas 5 ou 6 jogadores, mas sim 22, 23 ou 24 e para que haja este número de elementos e para tenhamos qualidade competitiva, temos que recorrer o mais perto possível, dentro das nossas possibilidades.


Na época passada o U. Santiago terminou o campeonato em 5.º lugar. E esta época vai querer fazer melhor?
Se nos deixarem espreitar o primeiro lugar, não vamos abdicar disso. Esta é a nossa vontade. Ainda assim, o que é que pretendemos. Ganhar todos os jogos. Esta é a realidade, se conseguirmos ganhar mais jogos que os outros, vamos ser primeiros, disso não vamos abdicar. A ordem que existe para os jogadores é ganhar todos os jogos. Acredito que, com o trabalho que estamos a fazer, vamos conseguir algo semelhante ao que tínhamos a época passada em termos de competitividade. Vamos ter uma equipa muito competitiva e vamos querer andar sempre nos primeiros lugares da tabela. Vamos ver…

Aposta forte na formação

Ultimamente dá a ideia que o clube está a apostar forte na formação. Daí a criação da escola de formação!
Como disse à pouco, estamos a sentir na pele a razão de não termos tido formação durante algum tempo. E, se formos nós a continuar no futuro, não queremos voltar a passar por isto. Se for outras pessoas, ficam com o caminho aberto para seguir em frente sem passar por estes problemas. 

Este projecto está a decorrer da forma desejada?
Sim, está a decorrer bem. Com muita paciência vamos com certeza levar a água ao nosso moinho; ou seja, preparar os miúdos que em alguns casos nem sequer praticavam futebol, estavam noutras modalidades ou estavam no Luvas Pretas e agora mostraram vontade de vir para o União. Vamos continuar a trabalhar de forma organizada para poder minimizar o estrago e dar qualidade aos jovens com o objectivo de ficarem aptos a integrar a equipa sénior daqui a alguns anos.  

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here