ORIENTAL DRAGON»» Estreia com o Grandolense - JORNAL DE DESPORTO

Última hora...

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ORIENTAL DRAGON»» Estreia com o Grandolense

No Campo Santos Jorge, no Pinhal Novo

CLUBE FAZ A SUA ESTREIA EM COMPETIÇÕES OFICIAIS

O Oriental Dragon Football Club ainda não tem o seu plantel completo mas está devidamente preparado para fazer o seu jogo de estreia em competições oficiais, no próximo domingo, frente ao Grandolense, a contar para a 1.ª jornada da Taça AF Setúbal.

A equipa que integra sete jogadores chineses dos quais apenas cinco estão em condições de alinhar porque dois, com 16 anos, ainda não têm idade para actuar na categoria de seniores, é formada essencialmente por jogadores jovens com 19 e 20 anos mas integra também quatro jogadores mais maduros, o guarda-redes Pedro Cardoso (ex-Alcochetense), de 25 anos; o defesa Alexandre Santos (ex-Bobadela), de 29 anos, que é o capitão de equipa; e os médios Filipe Pinto e Flávio Costa (ambos, ex-Paio Pires), de 28 e 27 anos, respectivamente.

Aposta clara na juventude

José Toureiro, o treinador da equipa, em declarações exclusivas ao JORNAL DE DESPORTO, salientou o facto da equipa ser formada essencialmente por jovens e que o objectivo passa por formar jogadores com o objectivo de reforçar as equipas do Torreense e Pinhalnovense, que pertencem ao mesmo investidor.

Sobre a participação na Taça da AF Setúbal, José Toureiro, diz que a intenção é preparar a equipa para o campeonato. “Estamos a trabalhar jovens. O nosso grande objectivo, tal como o professor Carlos Gomes já tinha dito, é tentar que estes jovens não se percam, que ganhem confiança e que consigam explanar alguma mais-valia e que possamos lançá-los no Campeonato Nacional de Seniores, tanto para o Torreense como para o Pinhalnovense ou até mesmo para um clube mais acima, quem sabe”.

O técnico, porém, realça também a necessidade de ter no plantel alguns jogadores mais maduros para de certa forma ajudarem os mais novos. "Entre os jovens tem que haver também um bocadinho de maturidade para eles poderem perceber alguns aspectos que são necessários ponderar e acalmar mais em certas situações. Mas acho que temos qualidade. Os jogos e os treinos irão ditar cada vez mais o nível de confiança que eles possam atingir".




"A Taça é uma forma de preparar o Campeonato"

Desta forma, José Toureiro considera a sua participação na Taça da AF Setúbal "como uma forma de preparar a equipa para o campeonato. É nesta competição que temos que cometer erros [o mais possível] para depois corrigirmos e quando entrarmos no campeonato, em Outubro, podermos limar todas as arestas e potenciar os jogadores. O que lhes vai dar motivação não são apenas os treinos mas sim os jogos para eles poderem reagir de uma situação formal. Em treinos os jogadores por vezes têm uma postura e depois em jogo podem acusar essa responsabilidade. O que pretendo é desmistificar um pouco isso, dar-lhes segurança e tempo para poderem ter margem de progressão e a confiança necessária para se poderem superar".


"Quem me convenceu a aceitar este desafio", confessou José Toureiro, "foi o professor Carlos Gomes. Eu sempre trabalhei com jovens da formação do Barreirense e depois nos seniores mas sempre gostei de poder dar chances a jovens com valor que no fundo procuram uma oportunidade. Para um treinador é muito mais cómodo ter jogadores experientes, com um nível de maturidade e de segurança porque erram menos. Mas estes jogadores se não lhe dermos margem de progressão eles nunca vão conseguir dar o salto qualitativo. Como em qualquer profissão, quando a confiança se instala conseguimos superar e render mais, é isso que pretendo transmitir-lhes".


"Estamos a trabalhar com o intuito de incutir confiança a esta massa humana"

E a concluir a nossa conversa referiu: "Acredito nestes jovens. Aliás, a escolha foi criteriosa e tem havido a colaboração de todos os técnicos que estão envolvidos neste projecto cujo mentor é o professor Carlos Gomes que está ligado ao Chen, o investidor chinês. Estamos a trabalhar com o intuito de incutir confiança a esta massa humana a neste potencial que temos, num horário que não é para todos. Treinar às 16 horas é só para alguns que ainda têm ilusão que podem vir a ser jogadores profissionais de futebol e outros que estudam e que querem canalizar os estudos ou trabalho com o futebol e conseguem ter horário para treinar porque acreditam que têm uma palavra a dizer neste mundo do futebol".




A constituição do plantel

Do grupo de trabalho comandado por José Toureiro [que ainda está incompleto] fazem parte os seguintes jogadores:  

 GUARDA-REDES: Pedro Santos (ex-Alcochetense) e Ricardo Cruz

DEFESAS: Qin Cheng, Miguel Rodrigues (ex-Paio Pires), Nelson Almada (Outurela), HanXitzeng, Luís Barbosa (ex-Real), Rafael (ex-Real), Ma Chad, Alexandre Santos (ex-Bobadelense)   

MÉDIOS: JinShang (Sacavenense), João Caldeira, David Figueiredo (ex-Real), Marcelo (ex-Real), Filipe Pinto (ex-Paio Pires), Flávio Costa (ex-Paio Pires), SunHao, Guga (ex-Paio Pires) 

AVANÇADOS: Li Jianhen (Cacém), Guo Tianyu, Pajó (ex-Outurela), JailsonBaldé (ex-Montelevarense), João Silva (ex-Luso do Barreiro), Ruben Abreu (Paio Pires) e Pedro Xavier (Brejos de Azeitão).

EQUIPA TÉCNICA: José Toureiro (treinador principal), Pedro Santos, João Delgado e João Silva (treinadores adjuntos).  

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here